Dica, Quantum

YouTube Kids: uma boa opção para entreter as crianças

Criado há 12 anos, o YouTube é um fenômeno da internet não só entre adultos: assim que aprendem a manipular uma tela de toque as crianças se encantam com o serviço, que oferece episódios de desenhos animados, contação de histórias, clipes musicais e muito mais. Mas o YouTube também tem muito conteúdo inadequado para os pequenos, e pulando de sugestão em sugestão é muito fácil para eles esbarrar em vídeos impróprios para sua idade. Esse foi um dos motivos por trás da criação do YouTube Kids, uma versão do app voltada para as crianças.

Gratuito no Google Play, o app é uma interface para o YouTube, com conteúdo filtrado e adequado para os pequenos. A apresentação é mais lúdica, com ícones grandes, ilustrações e animações para tornar a experiência mais atraente. E para os pais há ferramentas que permitem controlar como, e por quanto tempo, as crianças usarão o app. Vamos conhecer?

Conhecendo o YouTube Kids

Depois de instalar o app, os pais devem passar por um processo de configuração inicial, que inclui verificação de idade, um código de ativação (enviado para seu endereço de email), definição da idade da criança (para que o app possa selecionar melhor o conteúdo) e explicações sobre como funciona o app: o conteúdo é selecionado automaticamente por algoritmos do Google, não por humanos. Por isso é recomendado que a criança tenha supervisão de um adulto enquanto usa o aplicativo. Caso algum conteúdo inadequado seja encontrado, é possível bloqueá-lo e fazer uma denúncia para que seja removido da lista.

YouTube Kids Configurar

Os pais também tem a opção de desativar a busca. Com isso, as chances da criança encontrar algo inadequado diminuem. Por outro lado, com a busca ativa a criança tem mais participação no que assiste, e mais facilidade para encontrar o que lhe interessa. As buscas podem ser feitas digitando um termo ou por voz (basta tocar no Microfone), o que para as crianças é parte da diversão. Minha filha adora fazer buscas dizendo algo como “gatinhos e cachorrinhos fofinhos” e se diverte com os resultados.

O conteúdo é dividido em categorias representadas por ícones no topo da tela: Ler (vídeos incentivando a leitura), Programas (desenhos, séries, etc), Música (videoclipes e musicais), Aprender (vídeos educativos) e Explorar (vídeos que incentivam a curiosidade e descoberta). Uma quinta categoria, Recomendado, surge após a criança começar a assistir vídeos, e é baseada no histórico do que foi visto.

YouTube Kids Tela Principal
Na tela inicial do YouTube Kids, o conteúdo é dividido em categorias.

Enquanto um vídeo toca, sugestões e vídeos relacionados surgem no rodapé da tela. Entre os vídeos há canais oficiais para séries populares como Turma da Mônica, Patati Patatá, Show da Luna, Diário de Mika, Galinha Pintadinha, Pocoyo e muito mais.

Os pais podem tocar no ícone do cadeado (no canto inferior direito da tela) e, após confirmar um código, acessar as configurações do app. Entre elas está um timer que permite limitar o tempo de acesso da criança ao app, de 1 a 120 minutos. Quando o tempo expira o app “dorme”, e para retomar o uso os pais devem digitar um novo código.

YouTube Kids Timer
Um timer permite controlar por quanto tempo as crianças usam o app.

Nem tudo é perfeito

O YouTube Kids é um bom começo, mas poderia ir um pouco mais além. Seria interessante se os pais tivessem mais opções de filtragem, como excluir vídeos por palavra chave, categoria ou similaridade. Por exemplo, eu gostaria de impedir que vídeos de cunho religioso ou de “unboxing” de brinquedos e lanches, que incentivam o consumo, aparecessem na lista. Novamente, é por isso que é importante que os pais estejam sempre atentos ao que as crianças assistem. Nenhum algoritmo é capaz de substituir a supervisão adulta.

YouTube Kids Aviso
O app recomenda claramente supervisão adulta para evitar que as crianças encontrem conteúdo inadequado

Também não encontrei uma opção para criar ou gerenciar playlists. Tenho várias no YouTube com vídeos que selecionei para minha filha, e não vi uma forma de importá-las para o YouTube Kids.

Se usado corretamente, o YouTube Kids é uma ferramenta poderosa para entreter as crianças, auxiliar na educação e conseguir alguns minutos de paz na casa. Recomendo a todos os pais que ao menos experimentem o app.

Uma dica importante

Por fim, uma dica: antes de entregar o celular com o YouTube Kids a uma criança, ative a fixação de tela para impedir que ela saia do app e comece a fuçar em seu smartphone. Assim, você evita que ela abra seus jogos, mande mensagens para seu chefe ou apague suas conversas no WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.