Dica, Quantum

Vídeo em time-lapse com o Quantum GO

Vídeo em time-lapse com o Quantum GO

Um vídeo em time-lapse, onde o tempo parece passar de forma acelerada, é uma forma popular de registrar eventos que acontecem em um longo período, seja o movimento de nuvens, o desabrochar de uma flor ou a construção de um navio. Até pouco tempo, fazer um destes vídeos exigia conhecimento e equipamento especializado, com câmeras conectadas a temporizadores e software de edição apropriado.

Mas com a chegada dos smartphones, tudo ficou muito mais fácil. O Quantum GO, por exemplo, tem um recurso de time-lapse integrado ao software da câmera, basta apontar e clicar. Veja como usá-lo.

Vídeo em time-lapse: Cuidados antes de gravar

Um vídeo em time-lapse envolve a captura de uma cena em intervalos de tempo pré-determinados, o que exige que você mantenha o smartphone parado durante todo o período. Segurar o aparelho “na mão” não é uma opção, o correto é providenciar alguma forma de apoio para mantê-lo estável durante a gravação, o que dependendo do intervalo de captura e do tempo total de vídeo desejado pode levar horas.

Também é importante planejar a cena de modo que não haja perturbações no cenário, sejam pessoas passando em frente à câmera ou o objeto sendo movido. Mesmo um simples esbarrão pode prejudicar o resultado final.

Como seu smartphone ficará com a tela ativa e câmera em uso durante todo o período de gravação, é interessante deixá-lo conectado a uma fonte de energia, seja o carregador na tomada ou uma bateria externa. Também recomendamos colocar o aparelho em modo avião, para evitar que notificações e chamadas perturbem a gravação.

Vídeo em time-lapse: Configurando a câmera

Para ativar o modo time-lapse abra o app Câmera e clique no ícone da engrenagem, no canto inferior direito da tela, para abrir as configurações da câmera. No painel que surge clique no ícone da filmadora e no item Intervalo de lapso de tempo. Selecione o intervalo desejado, toque fora do painel para fechá-lo e simplesmente começe a filmar, tocando no ícone da filmadora no lado direito da tela.

Clique no item da engrenagem (1), no da câmera (2) e defina o Intervalo de tempo (3) para fazer um time-lapse
Clique no item da engrenagem (1), no da câmera (2) e defina o intervalo de tempo (3) para fazer um time-lapse.

Depois de fazer seu time-lapse, não se esqueça de desativar esta opção. Basta acessar novamente as configurações da câmera e definir o Intervalo de lapso de tempo para Desligar.

Vídeo em time-lapse: Calculando a duração

No Quantum GO é possível definir intervalos de captura de 1 a 10 segundos para vídeo em time-lapse. Se você definí-lo para 5 segundos, por exemplo, significa que uma imagem ou quadro será capturada a cada 5 segundos. Vídeos feitos pelo Quantum GO tem 30 quadros por segundo, portanto uma fórmula para calcular a duração final de um vídeo é intervalo * 30. Retomando o exemplo anterior, com um intervalo de captura 5 segundos serão necessários 150 segundos de tempo real (2,5 minutos) para cada segundo de vídeo em time-lapse.

O contador no canto superior esquerdo da tela mostra a duração que o vídeo terá ao final da gravação.
O contador no canto superior esquerdo da tela mostra a duração que o vídeo terá ao final da gravação.

Durante a gravação, preste atenção no contador de tempo no canto superior esquerdo da tela: ele mostra a duração que o video terá ao final da gravação.  No exemplo acima, gravei o suficiente para um vídeo de 6 segundos e 66 centésimos.

Vídeo em time-lapse: como compartilhar

GIF gerado a partir de um time-lapse representando 5 minutos de tempo real, condensados em cerca de 6 segundos.
Animação gerada a partir de um time-lapse de 5 minutos de tempo real, condensados em 6 segundos.

Um vídeo em time-lapse aparece no app Galeria junto às outras fotos e vídeos armazenados em seu Quantum GO. Apesar do método diferente para a gravação, ele é um vídeo no formato 3GP como qualquer outro (clique aqui para baixar o exemplo acima) e pode ser compartilhado da mesma forma seja por e-mail, WhatsApp, postado em redes sociais como o Facebook, etc. Use sua criatividade e compartilhe os resultados!

6 Comments

      1. Não consegui localizar o recurso time-lapse no MUV PRO. Aliás, ao abrir o aplicativo da câmera, recebo a mensagem de que não há espaço cartão SD, mesmo com mais de 10Gb livres.

          1. Leandro, você mencionou em outro comentário que tem mais de 10 GB livres. Num cartão ou na memória interna do aparelho? Pode ser que haja espaço em um local, mas o sistema esteja tentando gravar os arquivos em outro. Verifique.

          2. 10 Gb no cartão SD, que eu já havia configurado como padrão para a gravação de arquivos. A memória interna estava praticamente livre, exceto pela parte que vem ocupada de fábrica e alguns poucos apps que instalei. Só consegui usar a câmera quando formatei o cartão SD como memória interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *