Dica, Quantum

Aprenda a usar o Quantum SKY como controle remoto

Você sabia que é possível usar o Quantum SKY como controle remoto universal? Com isso você poderá comandar sua TV, aparelho de som, de ar-condicionado, DVD Player e a “caixinha” da TV a cabo com um único aparelho que está sempre com você, acabando com a confusão de controles espalhados pela casa.

Isso é possível porque a maioria dos controles remotos funciona com base em um sistema de raios infravermelhos: o controle gera uma sequëncia de pulsos de luz infravermelha, invisível aos nossos olhos, que são detectados e interpretados pelo aparelho. O Quantum SKY tem um emissor infravermelho na tampa traseira, logo abaixo do flash da câmera, que pode ser programado para gerar estes pulsos em qualquer sequência, imitando o funcionamento de qualquer controle remoto.

O Quantum SKY tem um emissor infravermelho na tampa traseira, junto ao flash da câmera.

Para isso tudo o que você precisa é de um app com um “banco de dados” com as sequências corretas para cada modelo de aparelho. Há muitos apps de controle remoto na Google Play Store, entre eles nomes consagrados como o versátil Peel Remote. Neste artigo, iremos mostrar como usar o Mi Remote, da Xiaomi, por ser um app fácil de configurar, gratuito e sem propagandas, ao contrário do Peel. Pronto para assumir o controle?

Configurando o Mi Remote para usar o Quantum SKY como controle remoto

O Mi Remote é gratuito no Google Play. Depois de instalá-lo em seu smartphone abra o app e toque no botão Adicionar Controle no rodapé da tela. O próximo passo é escolher o tipo de aparelho que você quer controlar, em nosso exemplo usaremos uma TV. Na tela seguinte, escolha a marca do aparelho.

usar o Quantum SKY como controle remoto
O primero passo na configuração do Mi Remote é escolher o tipo de modelo do aparelho que você quer controlar.

Agora é preciso encontrar os códigos para seu modelo específico de TV, o que é feito por um processo de tentativa e erro: desligue a TV, aponte o smartphone para ela e toque no botão Power que aparece na tela do smartphone. Aguarde 2 ou 3 segundos, e se a TV não ligar responda Não à pergunta O dispositivo ligou/desligou? no rodapé da tela para tentar uma nova sequência de códigos. Se ligar, responda Sim.

O próximo teste é com o botão Menu. Basta repetir o procedimento: aponte o smartphone para a TV e pressione o botão Menu na tela. Se a TV não reagir, responda Não à pergunta O botão menu funcionou?. Se a TV mostrar o menu, responda Sim.

usar o Quantum SKY como controle remoto
Em seguida é feito um teste com botões padrão, para identificar a qual conjunto de códigos a TV responde.

Pronto, o app está configurado. Agora você só precisa dar um nome a ele (o que ajuda na identificação, caso você use o Mi Remote para controlar múltiplos aparelhos) e indicar em que “ambiente” ele está, um recurso útil para agrupar os controles. Agora vocë já pode usar o Quantum SKY como controle remoto.

Ao fim da configuração, o Mi Remote cria um ícone para o seu novo controle remoto na tela Início do smartphone, assim você pode ter acesso direto a ele sempre que precisar. Ao abrir o controle, o app mostra primeiro as funções básicas (volume, canal, liga/desliga, entradas, etc). Funções usadas menos frequentemente podem ser acessadas tocando no ícone Botões Extras no canto inferior esquerdo da tela.

usar o Quantum SKY como controle remoto
Inicialmente o controle remoto na tela mostra as funções mais comuns (à esquerda), com as funções mais avançadas escondidas em botões extras (à direita).

Os smartphones já substituem o telefone celular, console de videogame portátil, câmera digital, MP3 Player e, agora, os controles remotos. Qual será a próxima vítima destes aparelhos cada vez mais versáteis?

Photo credit: flash.pro via Visualhunt.com / CC BY

4 Comments

    1. Caetano, o Quantum FLY não funciona como controle remoto tradicional, porque não tem o emissor infra-vermelho. Entretanto, alguns modelos de Smart TVs podem ser controlados via Wi-Fi e há apps criados pelos fabricantes no Google Play. Estes apps funcionam com o FLY. Consulte o fabricante da TV para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.