Dica, Quantum

Usar pendrives no Quantum GO: Saiba como

usar pendrives no Quantum GO

Mesmo em um mundo onde conexões de banda larga são comuns e serviços de armazenamento em nuvem como o Dropbox e Google Drive são populares, muitas vezes a forma mais fácil e rápida de transferir arquivos entre dois aparelhos é com os bons e velhos pendrives. São abundantes, baratos, confiáveis e frequentemente mais rápidos que um upload para a nuvem, especialmente se você estiver lidando com arquivos grandes.

Foi por isso que adicionamos ao nosso smartphone o suporte à tecnologia USB On-The-Go (ou USB OTG), que permite usar pendrives no Quantum GO. Além da transferência rápida de arquivos, ela também pode ser útil como “memória extra temporária”: que tal um pendrive com filmes e músicas para curtir numa viagem, por exemplo? Veja como é fácil usar.

Usar Pendrives no Quantum GO: com um cabo USB OTG

Um cabo USB OTG tem um conector micro USB tipo B macho em uma ponta (o mesmo conector do carregador de seu Quantum GO, por exemplo) e um conector USB Tipo A fêmea na outra. Ele é na prática um adaptador que permite encaixar o conector do pendrive no slot menor do smartphone. Estes cabos são padronizados, baratos e fáceis de encontrar em lojas de acessórios para informática ou na internet.

Usar Pendrives no Quantum GO: Um cabo (ou adaptador) USB OTG padrão.
Um cabo (ou adaptador) USB OTG padrão.

Usar Pendrives no Quantum GO: com um pendrive específico

Fabricantes como a SanDisk, Kingston e muitos outros oferecem o que é conhecido como pendrive “dual”, com um conector USB Tipo A Macho em uma ponta (o mesmo de um pendrive comum) e um conector micro USB tipo B macho na outra. Assim, eles podem ser plugados tanto a um PC quanto a um smartphone. Há várias opções no mercado, com preços por volta dos R$ 50 por um modelo com capacidade de 16 GB.

Usar Pendrives no Quantum GO: Um pendrive "Dual" da SanDisk,com conectores para o PC e o smartphone.
Um pendrive “dual” da SanDisk,com conectores para o PC e o smartphone.

Usar Pendrives no Quantum GO: Usando o Gerenciador de Arquivos

Não importa o método, ao plugar um pendrive em seu Quantum GO surgirá na tela uma mensagem perguntado se você deseja Alterar o disco de gravação padrão. Toque em Cancelar. Agora basta abrir o aplicativo Gerenciador de Arquivos, tocar na aba Arquivos no topo da tela (logo abaixo da lupa) e selecionar Armazenamento USB Externo. Pronto! Lá está todo o conteúdo do pendrive.

Usar Pendrives no Quantum GO: O pendrive aparece como um "disco" próprio na aba Arquivos no app Gerenciador de arquivos. Bastam dois toques para ver seu conteúdo.
O pendrive aparece como um “disco” próprio na aba Arquivos no app Gerenciador de arquivos. Bastam dois toques para ver seu conteúdo.

Os arquivos no pendrive são tratados da mesma forma que os arquivos num cartão de memória ou na memória interna de seu smartphone: você pode assistir vídeos, visualizar fotos e ouvir músicas direto do pendrive, e copiar arquivos dele para a memória interna, ou vice-versa.

Não estranhe se você encontrar três pastas chamadas Android, LOST.DIR e System Volume Information em seu pendrive. Elas são criadas pelo sistema operacional Android, e podem ser ignoradas.

Usar Pendrives no Quantum GO: Ejetando a mídia

Quando terminar de usar seu pendrive, é importante desconectá-lo corretamente do sistema antes de simplesmente desplugar ele do smartphone. Com isso você evita a corrupção de dados no pendrive e garante a integridade de seus arquivos.

Não se esqueça de "ejetar" seu pendrive (em Configurar / Armazenamento) antes de desplugá-lo do aparelho.
Não se esqueça de “ejetar” seu pendrive (em Configurar / Armazenamento) antes de desplugá-lo do smartphone.

Para isso abra o app Configurar e toque na opção Armazenamento. Role a tela até o final, e toque na opção Desconectar armaz. USB. Confirme a ação tocando em OK na janela seguinte e a mensagem O armazenamento USB será desconectado irá aparecer brevemente na tela. Logo em seguida a mensagem O cartão SD já pode ser removido com segurança irá aparecer no painel de notificações. Pronto, agora basta desplugar o pendrive.

Usar Pendrives no Quantum GO: um mouse em seu smartphone

O sistema USB OTG funciona não só com pendrives, mas também com outros periféricos USB, como mouses, desde que eles não tenham consumo superior aos 500 mA que uma porta USB pode fornecer por padrão.

Usar Pendrives no Quantum GO: Plugue um mouse ao Quantum GO usando um cabo USB OTG e um cursor aparece na tela.
Plugue um mouse ao Quantum GO usando um cabo USB OTG e um cursor aparece na tela.

Se você plugar um mouse em um Quantum GO usando um adaptador USB OTG, verá um cursor na tela. Os cliques do botão esquerdo são toques, e clicar e arrastar simula gestos como o deslizar dos dedos sobre a tela. Pode ser útil se você estiver espelhando a tela do smartphone na TV via Miracast.

53 Comments

  1. Prezados,

    Na verdade gostaria de um contato, o fone 3004.2244 e 0800 não atende, direciona ao sítio.

    Meu problema. Fiz uma aquisição de um aparelho quantum 3G/4G, porém o conector da TV não encaixa. Parece não ser do aparelho, existe algum adaptador ou está com defeito.

    Ats.,
    João Gurski

  2. Olá, já tem previsão de quando sai a atualização do Android 6.0 Marshmallow para o Quantum GO? Podem justificar o motivo para tal demora? As demais marcas em sua maioria já está disponibilizando para os seus usuários a atualização

    1. Pedro não temos uma data, e uma atualização de sistema não é uma coisa fácil. Além de nossa equipe, dependemos de parceiros como a Google e a MediaTek, e tudo tem um extenso período de testes para garantir que ela não prejudique o desempenho ou introduza bugs nos aparelhos. Lembre-se que a Quantum tem uma equipe pequena, muito menor que a de multinacionais como a LG, Samsung ou Motorola.

      1. Mas se lançaram um produto para bater de frente com grandes marcas, no mínimo devem ter respeito com o consumidor e manter a tabela e cronograma de atualizações conforme anunciado, independe se a Equipe da Quantum é ou não pequena, simples se não podem cumprir não mintam para clientes! Essa história de sem previsão é conversa, já tem uma atualização pronta de correção de bugs do 5.1 desde o ano passado e não liberam, falta de respeito! Vão perder clientes em massa enquanto não corrigirem esse erro urgente!

        1. Custodio, nunca prometemos uma data ou divulgamos um cronograma para a atualização para o Android 6.0, portanto não estamos mentindo. A atualização da versão 5.1 a que você se refere é uma datada de dezembro? Ela só se aplica a novos aparelhos devido a uma pequena mudança no processo de produção, não aos aparelhos antigos. Teremos mais atualizações para a base já no mercado mas, novamente, não tenho uma data.

          1. Rafa, me refiro a atualização da base do 5.1, para correção, que foi dado um prazo bimestral! Vai desmentir isso? Quanto ao 6.0 tudo certo, é melhor mesmo que analisem bem o novo software para que bugs como estes que os usuários atuais estão enfrentando não sejam repetidos, gosto muito do aparelho, mas parece que estão deixando a desejar! Como consumidor acredito que falta compromisso por parte da empresa! E mais uma vez estão fugindo a realidade foi prometido o 6.0 sim para o Quantum Go, referente a datas OK concordo que não prometeram, mas isso é apenas marketing uma vez que a “bagaceira” de bug’s estão deixando usuários na mão! Mande isso para sua equipe por gentileza! Estão errando feio quanto a isso! Ligação é impossível fazer em movimento pois o volume é baixo demais, pontilhados na tela que dizem ter corrigido na atualização anterior persistem, câmera frontal está parecendo jogo do minecraft, poxa o aparelho é perfeito para o software estar assim tão “zuado” se a Equipe não da conta, manda embora e contratem uma equipe que trabalhe com profissionalismo!

          2. Custódio, não tivemos a atualização bimestral em Janeiro porque desde novembro encontramos alguns novos bugs que merecem atenção e decidimos investigá-los e agrupá-los em uma atualização maior, matando “vários coelhos” de uma só vez.

            Lembrando que não basta desenvolver uma atualização, ela precisa ser testada internamente e aprovada por três empresas (nós, MediaTek e Google) antes de qualquer lançamento, um processo que por si só é longo, detalhado e não está sob nosso controle. Não há falta de comprometimento, pelo contrário: desde o lançamento em Setembro já liberamos três atualizações de sistema.

            Quando ao update para o Android 6.0, sim, foi prometido e será entregue. Mas, novamente, não tenho uma data a informar.

          3. Ok. A mediatek já disponibilizou o kernel para o android 6 marshmallow, o que quero saber é se a equipe quantum já está trabalhando nisso. O que mais afasta o consumidor é o pós-venda, atualizações de S.O. (“durabilidade”), desempenho, etc. Nessa ordem. Espero que não decepcionem

  3. Comprei mas estou devolvendo:

    Comprei um modelo 4g e iniciei os testes, sou profissional de TI e isso reflete o tipo de usuario que sou. Prezo por procesamento multitarefa, nao para jogos pesados mas sim para automacao de minhas tarefas, entao, o aparelho por vezes tem que estar com varios aplicativos rodando em segundo plano e nesse quesito junto com o desenho do aparelho e Android puro me fazem dar os parabéns para toda a equipe Quantum. Usei e aprovei o OTG, apesar de achar uma tecnologia ultrapassada por exigir o uso de adaptadores físicos e fiação, tanto que esse foi o ponto que me levou a desistir de tudo. Uso muito o aparelho como mini PC e para tal faço uso de um mini teclado Microsoft com tecnologia bluetooth(uso esse teclado em outros aparelhos e nunca tive problemas), e foi justamente por não conseguir parear o dispositivo que estou em processo de devolução. Entrei em contato com o suporte, informando que se de alguma maneira houvesse uma correção em particular eu ficaria com o aparelho mas como esperado, essa incompatibilidade foi descoberta por mim e não tem prazo para correção. Dentre ligações para o suporte, emails trocados com a empresa para tentar resolver esse problema e a experiência que tive com o aparelho, me tornei admirador da marca e gostaria muito de ser usuário o que por hora ainda não tem data, também tenho minhas críticas negativas, algo que já foi apontado em conversa por telefone. Enfim, sei que meu caso é ímpar e faz parte de um número pequeno dos motivos de desistência de compra, mas acho importante publicar minha experiência por vários motivos, dentre eles a correção do problema que passei. Tiro meu chapéu para essa empresa brasileira que tem feito um excelente trabalho nesse mercado tão acirrado e fico na torcida pelo sucesso da Quantum.

    Abraços,
    Gabriel Augusto

    1. Gabriel, entendo sua decisão. Particularmente nunca tive problemas de pareamento com acessórios Bluetooth (no meu caso, pulseiras Fitness e caixas de som), mas dada a imensa variedade de periféricos com essa tecnologia no mercado, não me espanta se houverem alguns casos excepcionais. Por curiosidade, qual o modelo do teclado?

  4. Olá Rafael,

    O modelo do teclado é um Micrisoft Wedge Mobile Keyboard. No caso do Quantum fiz o pareamento com um fone de ouvido e também adaptador bluetooth onde não ocorreram problemas, mas no caso do teclado , quando o pareamento ocorria e o sistema iniciava o smart lock android, a conexão caia no mesmo instante, como infelizmente o smart lock não tem como desativar, não posso te dar a certeza de que isso tem influencia(fica pra equipe de engenharia/desenvolvimento), é só uma suspeita e acho que serve como um norte onde inclusive relatei para o suporte. Entendo que podem ocorrer casos excepcionais mas por se tratar de uma tecnologia de padrão global e o gadget ser Microsoft testado em outros android quase puros(moto x2014, moto xplay…sony aqua m4)achei que o risco de fazer parte dessa exceção seria nulo. Mas compreendo perfeitamente o ocorrido e com falei antes, estou na torcida para que as melhorias ocorram e que eu possa me tornar um futuro usuário da marca.

    Abraços,
    Gabriel Augusto

    1. Como assim o smart lock não pode ser desativado?

      Uso meu quantum e ativo e desativo o smart lock quando assim o desejo e não enfrento problemas, infelizmente não tenho mais o Wedge keyboard à mãos para realizar testes, mas o aparelho me deixou muito satisfeito na performance. Espero que as atualizações continuem vindo em breve.

  5. Minha encomenda chegou no dia 04/03/16. Ok. Só agora li o manual no próprio smartphone ( ítem 2.1) e também li ficha técnica no http://www.tudocelular.com/Quantum/fichas-tecnicas/n2988/Quantum-Go.html, e consta a tal TV, mas na caixa do meu celular não veio a tal antena para colocar no mini-usb. Minha nota fiscal é nº 001351114 Série 002 – número de série 1AG52QG42. Favor verificar e mandar receptor de TV digital Play DTVi.

    1. Álvaro, desde meados de fevereiro o Quantum GO não inclui mais o sintonizador de TV Digital. A ficha técnica que você mencionou é de um site de terceiros, e não nos responsabilizamos pela precisão das informações. A oficial fica em http://www.meuquantum.com.br/celular-quantum/t/12. De qualquer forma, entre em contato com nossa equipe de atendimento preenchendo o formulário em http://www.meuquantum.com.br/duvidas e eles irão lhe ajudar.

  6. como assim vcs nao possuem mais o serviço de TV digital nos celulares? que especie de empresa vcs sao? primeiro lançam o aparelho prometendo mundos e fundos. promete atualizaçoes bimestrais que nao sao cumpridas, depois dizem que vai ter atualizaçao para o android 6.0. todos os fabricantes do pior ate o maior tem algum modelo com android 6.0. prometem e colocam inflando o aparelho com tv digital que por sinal nem eh HD. e agora tiram? o que vcs vao retirar mais do aparelho? a versao 32GB ou os 2GB de ram? cansei! vou cancelar meu pedido! iria gastar quase que 1500 reais com vcs. com pelicula, aparelho branco de 32GB 4G, duo case, que por sinal vcs tao vacilando nas cores que so tem uma droga de ROSA feio pra cassete! e eu queria branco. e ate iria comprar o case cristal. mas vcs realmente nao valorizam os consumidores. prometem e nao cumprem. inflam as vendas, criam expectativas nos consumidores e depois voltam atras. essa postura foi porque a motorola lançou o moto G 3 turbo de 2GB sem TV? por que meu caro…vou realmente cancelar meu pedido que gracas a Deus ainda nao paguei o boleto e vou comprar o moto G 3 branco de 16GB, mesmo tendo 1GB de ram mas com tv digital HD, a prova dagua e customizado no motomaker. com android 6.0. perderam um futuro cliente que poderia falar bem do seu produto. infelismente onde puder ja que tenho um blog sobre o mundo mobile, irei falar mal da postura da Quantum diante dos consumidores e clientes.

    1. Anderson, a atualização para o Android 6.0 será realizada, mas ainda não temos uma data para isso. Quanto às atualizações bimestrais de software, teremos uma ainda neste mês: tivemos uma quebra no ciclo para mudanças na infraestrutura do sistema que vão facilitar atualizações futuras. Iremos repor o estoque de DuoCases em breve, e não temos planos para mais mudanças na linha de aparelhos.

  7. Realmente o Alvaro tem total razão! Pois eu comprei um Quantum go 4g 32gb para minha esposa e veio com tv digital, decidi comprar outro pra mim um mês depois e nao veio a tv digital, com certeza isso pesa e muito na hora de comprar o quantum go, pois desde quando foi lançado vinha em todas as versões com o dongle de tv digital, eu comprei mais um e também top da quantum porem não veio com tv, sem duvidas vou devolver pois no manual e na nota consta tv. Fraude! Nao aconselho mais a compra deste celular em nenhuma das versões. Podemos encontrar no mercado muitas outras opções (melhores) nesta faixa de preço. A quantum go deixa a desejar quem compra imagina quem vai se interessar depois desta recaída notável do produto (eu chamo de tiro no pé)! Já vou devolver, não cumpriu com o que promete, haja visto que está como eu disse no manual e nota!

    1. Emerson, os aparelhos produzidos a partir de meados de Fevereiro não tem mais TV digital, e esta informação foi retirada de todos os nossos sites. Na nota fiscal do produto também consta a informação SEM TV. Mas sugiro que entre em contato com nossa equipe de atendimento em meuquantum.com.br/duvidas, ela poderá lhe ajudar a esclarecer tudo ou processar a devolução se desejar.

  8. Sim obrigado pela atenção! Mas vou devolver sim, com havia dito essa decisão de retirar um componente que acompanhava todos os produtos, é com certeza um tiro no pé da empresa Quantum, se ao menos fosse retirado do celulares com 3g mas mantivesse em pelo menos nos 4g ou o que eu comprei dois top da marca 4g 32gb mas não, veio um com tv e esse ultimo sem, isso não é aceitável. A Quantum começa a entrar em descrédito por esse motivo tirando os já relatados acima dos outro clientes. Até mesmo alguns colegas meu, que se interessaram no Celular da Quantum já desistiram depois que eu avisei sobre a decisão da Quantum pois a tv era um bom quebra galho quando não estamos perto de algum televisor. Decepcionado com a Quantum de verdade!

  9. Olá! Possuo um Quantum GO com TV e gostaria de entender porque foi retirado dos lançamentos posteriores já que é tão bom o recurso! Está provocando algum problema desconhecido pelos usuários? É difícil compreender, quando se mexe em time que está ganhando! Deixo aqui de qualquer forma, meus parabéns a Quantum. Agradeço uma resposta!

  10. Olá, Já vi milhares de analises, opiniões sobre o Quantum GO e realmente parece ser um bom celular, mas fico um pé atras referente à algumas coisas. Mas o que me deixa mais em duvida se compro ou não é se virá com o sintonizador de TV Digital. Li em alguns comentários que a partir de fevereiro, esse serviço não estava mais disponível, vi muita reclamação porque realmente era um ótimo serviço. Estamos praticamente em maio, e gostaria de saber se eu comprar, vou receber o sintonizador de TV Digital. Agradeço desde já

  11. Amigo, comprei estes dias o aparelho . no site estava escrito sim com antena de recepção de sinal de tvhd na minha nota veio escrito a tal antena . estou me sentindo lesado sobre isso

  12. Olá. Mesmo não vindo o receptor de tv digital Play DTVi eu consigo ver televisão nele, caso eu compre esse receptor separadamente? Onde eu encontro esse receptor? Percebi que vcs não tem à venda no site e não encontrei em canto nenhum na internet.

  13. Comprei um quantum go 3g e ele veio com problema na tela, no canto superior direito com vários pontos luminosos,. Porém não tive problemas nenhum apenas gostaria de saber se a alguma atualização para corrigir tal defeito. Sim a compra foi feita em fevereiro. Obrigado e parabéns pelo aparelho é perfeito pra mim. Abraço

  14. Fiz uma aquisição de um quantum a uns 6 meses, aparelho para dois chipes porem não funciona,
    o aparelho não reconhece os chipes com isto não sendo possível realizações de uso do mesmo.
    enfim uso só 1 chipe e mesmo assim a todo o momento ele não reconhece o chipe desativa se estiver em ligação a mesma cai…
    cuidado com o que vocês vendem e prometem aos clientes…
    Aos clientes quantum muito cuidado ao querer comprar, o aparelho funciona mal, assistência técnica só na matriz isso é decimo!!!!!
    At,
    Ronaldo Moitinho
    Salvador-BA

    1. Ronaldo, o seu caso não é comum e realmente tem que ser tratado pela equipe de suporte. Expandimos recentemente nossa rede de assistências técnicas, talvez haja uma próxima de você. Fale com nossa equipe no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  15. Olá, gostaria de saber se da para conectar o pen drive com o cabo do carregador, colocando o pen drive no usb do cabo, ou precisa ser aquele adaptador mesmo?

  16. N consegui encontrar o carregador do quantum go no site, não existe carregadores pra venda no site? Caso n tenha a possibilidade de venda do carregador separadamente onde encontro carregador com as mesmas características?

  17. Não estou mais conseguindo transferir arquivos do aparelho para o pen drive agora que atualizei para o marshmallow…
    Será que é eu que não estou conseguindo ou ninguém consegue
    Me ajudem aí fazendo favor

    1. Mayk, depois de conectar o smartphone ao computador abra o painel de notificação no topo da tela, e você verá uma mensagem que diz “USB para carregamento” Toque nela e selecione a opção Transferência de arquivos, e a memória interna do aparelho deve aparecer no PC como um drive externo.

  18. Desde a última atualização do Android do meu Quantum Go, não consigo mais fazer backup dos meus arquivos pro PC. Podem me auxiliar para resolver esse problema? Pois o smartphone já está meio lento, e tenho arquivos aos quais preciso manter, não podendo descartar. Preciso liberar espaço na memória do meu Quantum Go. Me ajudem! Obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *