Quantum, Smart

Câmera versátil: fotografando com o Quantum GO

Dizem que “a melhor câmera é a que está com você”. E na esmagadora maioria dos casos, ela é um smartphone. É com ele que você irá registrar a noite com os amigos no bar, um encontro inesperado com um ídolo no shopping ou uma cena inusitada a caminho do trabalho. Foi por isso que tivemos um cuidado especial com a câmera durante o desenvolvimento do Quantum GO.

Quantum Resolution

Começamos com um sensor traseiro de 13 MP, que pode chegar a 24MP com o recurso Quantum Resolution, que usa software e sofisticados algoritmos para produzir imagens com um nível de detalhes ainda maior do que uma foto comum. O sensor é equipado com a tecnologia BSI (Backside Illumination), que aumenta a sensibilidade à luz, resultando melhores fotos com o Quanutm GO mesmo em locais pouco iluminados. A lente com 5 elementos garante fotos mais nítidas, e a abertura f/2.0 possibilita que mais luz chegue ao sensor, melhorando a qualidade das imagens. Adicionamos também um flash LED, para garantir as fotos noturnas.

Não nos esquecemos dos modos especiais de fotografia como o Multi-Ângulo, que permite fotografar um objeto de vários ângulos com o Quantum GO de uma só vez e o HDR, que combina múltiplas imagens para produzir fotos com melhor equilíbrio entre as áreas de luz e sombra, revelando detalhes que de outra forma seriam perdidos.

Comparacao HDR
Comparação de imagens sem HDR (à esquerda) e com HDR (à direita). Notem a diferença na iluminação dos prédios, e até na tonalidade do céu.

Quer gravar vídeos? Sem problemas: você pode escolher entre várias resoluções (até Full HD), pausar e retomar a gravação quando quiser, usar zoom e até tirar fotos enquanto grava, sem prejudicar o vídeo.

A câmera frontal também se destaca. A começar pelo sensor de 5 MP, que produz fotos muito mais detalhadas do que os sensores de 2 MP encontrados em muitos de nossos concorrentes. E os fãs das “Selfies” podem comemorar: a lente grande-angular (com um ângulo de visão de 84º) permite enquadrar uma área maior da cena numa mesma foto, reduzindo a necessidade do famigerado “Pau de Selfie”.

Além de tudo isso, temos um modo de embelezamento que permite escolher entre uma série de retoques aplicados automaticamente. E para que suas selfies fiquem perfeitas, mesmo com pouca luz, temos um modo “flash frontal” que usa o brilho da tela para iluminar seu rosto e conseguir fotos melhores.

Mas chega de falar sobre fotos, o melhor é mostrar o resultado. Veja abaixo algumas imagens feitas com o Quantum GO, direto da câmera e sem retoques. E você, o que irá registrar?

42 Comments

  1. Quais são os controles à disposição do fotógrafo no Quantum GO nos quesitos foco, abertura, velocidade, ISO, efeitos, flash, disparos contínuos, time lapse etc?

    1. Edson, é possível ajustar ISO, exposição e balanço de branco manualmente, e há 13 modos de cena. Também há alguns modos especiais: HDR, Foto Panorâmica, e captura multi-ângulo. O modo de disparo contínuo faz até 99 fotos de 13 MP a 8 fotos por segundo. Vídeos são em Full HD, com estabilização eletrônica e opção de timelapse, com intervalos de 1 a 10 segundos. A câmera frontal tem 5 MP lente grande angular, que captura um campo de 84º, e há um modo que usa o brilho da tela como “Flash” para melhorar as selfies.

      1. Não encontro o modo time lapse nas opções da camera!

        As vezes o software parece confuso pois tem os comandos muito espalhados, e diversas vezes me pego procurando aonde está a função que procuro.

        Este software parece muito com o da SAMSUNG que é igualmente confuso, mas isso já era esperado devido o sensor da camera ser o ISOCELL fabricado pela SAMSUNG.

        Se der pra melhorar esta questão(de organização dos menus) no software da camera ia ser ótimo!

        1. Tarso, o Time Lapse fica nas configurações do modo de vídeo, opção “Intervalo de lapso de tempo”. Os intervalos possíveis vão de 1 a 10s. Quanto à interface da câmera, concordo que é confusa, mas não é da Samsung (adoraria ter a interface da Samsung :). Estamos estudando formas de melhorar isso, mas sem mais detalhes no momento. Pessoalmente, eu uso o app “A Better Camera” (disponível no Google Play), porque ele oferece controle separado de exposição e foco e um modo “DRO” que funciona como o HDR nativo, mas sem o risco de “fantasmas” em objetos em movimento.

    1. Fabiano, o que você entende por velocidade da câmera? Não há atraso no obturador, a captura é instantânea. Também há um modo de disparo contínuo que faz 8 fotos de 13 MP por segundo, em grupos de 40 ou 99 fotos.

  2. Recebi meu celular e as fotos que tirei não apresentam resultado semelhante nas mesmas condições das fotos apresentadas no post! Infelizmente os resultados são inferiores. Penei um pouco com essa câmera…

    1. Mateus, com o tempo você vai “pegar o jeito” da câmera e conseguir fotos melhores. As que estão aqui no site foram fotografadas com Quantum GO 3G e 4G e vieram direto da câmera, você pode salvar a foto em seu PC e conferir os parâmetros (EXIF) com qualquer software de edição de imagem.

      Teremos aqui em breve um artigo explicando como aproveitar melhor a câmera do Quantum GO, mas adianto algumas dicas:

      1) Ative a opção Sem atraso do obturador nas configurações da câmera (Engrenagem, ícone da câmera, primeira opção). Assim você evita a chance de fotos borradas
      2) Na mesma janela, ative a opção Auto detecção de cena. Assim o Quantum GO irá selecionar o melhor modo de captura automaticamente, de acordo com a cena
      3) Use o modo HDR em cenas de alto contraste (muita variação entre luz e sombra). É um ícone no canto superior da tela.
      4) É óbvio mas não custa avisar: toque na tela para focar ANTES de bater a foto. Se você não fizer isso o Quantum GO fará o foco por você, mas pode acabar focando em outro ponto da cena.
      5) Prenda a respiração, apoie os braços ao lado do corpo e tente não mover o smartphone enquanto faz a foto. Ele é muito leve, e qualquer movimento enquanto o obturador estiver aberto (é uma fração de segundo, mas acontece) pode resultar em fotos borradas. Isso vale pra qualquer câmera. A dica: não mova o aparelho quando ouvir o clique, espere até a miniatura da foto aparecer no canto superior direito da tela. Assim você tem CERTEZA de que a foto já foi feita.
      6) Se preferir, você pode configurar a câmera para usar o botão de volume para capturar a foto, em vez do ícone na tela. Muitas pessoas preferem fotografar desta forma. No app da câmera, clique no ícone da Engrenagem e ative a última opção do Painel de Configuração, chamada Teclas de Volume. Disparar usa elas para capturar uma foto, Zoom faz elas funcionarem como o zoom de uma câmera doméstica.

      Continue praticando, e quando conseguir fotos legais compartilhe com a gente! Eu posto várias no Instagram com a hashtag #meuquantum, dê uma olhada.

  3. Boa tarde.
    Como faço para configurar a camera para não emitir o som do obturador na hora da captura? Nas confugurações não encontrei essa opção.
    Outra coisa: como seleciono onde as fotos serão salvas, se no SD ou na memória interna?
    Grato.

    1. Sérgio, creio que não é possível desativar o som do obturador. Quanto às fotos, vão para o que estiver configurado como “armazenamento padrão” (Flash ou SD) do aparelho. Nossa equipe de suporte pode te dar mais detalhes, fale com eles no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  4. A câmera frontal também se destaca. A começar pelo sensor de 5 MP, que produz fotos muito mais detalhadas do que os sensores de 2 MP encontrados em muitos de nossos concorrentes.

    Pois a câmera frontal do meu Quantum é um lixinho sabe?
    Meu aparelho anterior tinha uma câmera frontal de 2MP, e era de longe bem melhor que essa de 5MP, comparando minhas selfies antigas com as recentes, a qualidade da imagem em relação a uma porção de coisas caiu bruscamente!
    Beijos e parabéns pelo trabalho.

    1. Natanael, lançamos em meados de Novembro uma atualização de sistema que melhora a qualidade de imagem da câmera frontal. Dê uma olhada neste artigo: http://blog.meuquantum.com.br/2015/11/19/novembro-de-2015-novas-atualizacoes-de-sistema-para-o-quantum-go/. Outra dica é que a câmera frontal é menos sensível a luz que a traseira. Para conseguir melhores fotos, procure locais iluminados ou use o recurso Flash na Tela: http://blog.meuquantum.com.br/2015/09/10/faca-selfies-ate-no-escuro-com-o-quantum-go/

  5. Olá, bom dia. Andei testando ajustes nos aplicativos de câmera do Quantum Go, e fiquei bastante satisfeito com os recursos e resultados, porém, não encontrei nenhuma maneira de manter todos os ajustes depois de sair dos aplicativos, câmera traseira e selfie (nitidez, exposição, saturação, HDR, flash, brilho, contraste… nem tudo fica “memorizado” para a próxima vez em que a câmera for usada). Há alguma maneira de “memorizar” as configurações? Se não, sugiro duas opções, tipo: “Iniciar com as últimas configurações”, ou “Iniciar com as configurações padrão”. Obrigado.

  6. Olá!
    Estou muito feliz com meu Quantum Go, realmente é um ótimo aparelho!
    Quero saber como fotografar usando comandos de voz, por gentileza.

    1. Beto, para ativar a detecção de voz abra o app da câmera, clique no ícone da engrenagem no canto inferior esquerdo, toque no ícone da câmera no painel que vai surgir e toque na opção Detecção de Voz. Você pode usar dois comandos para tirar uma foto: “Capture” e “Cheese”.

        1. Beto, quando o comando de voz é habilitado o ícone de um microfone pisca no canto superior direito da tela, e basta dizer a palavra “Capture” ou “Cheese” pra bater a foto. Note que a opção não é permanente: ela fica ativa até você sair do app da câmera. E também precisa ser ativada independentemente para a câmera traseira ou frontal. Por fim, ambientes barulhentos e até mesmo a pronúncia podem influenciar a detecção do comando.

          1. Muito obrigado pela orientações, hoje funcionou! Esse Quantum Go é simplesmente o melhor Smartphone que já tive, sem exageros! Quem estiver com medo de comprar, podem comprar sem medo que não irão se arrepender!

  7. Como ficam as fotos do Quantum Go pelo SnapChat, tanto câmera frontal quanto traseira? Estou interessada em comprar um e apenas esse detalhe está me deixando em dúvida, porque fiquei sabendo que no SnapChat (mais especificamente no sol), a resolução fica bem ruim. Aguardo resposta. Grata!

  8. Gostaria de utilizar a função captura de gesto, mas não consigo. Seleciono a opção é faço o ✌, mas não dá certo. Podem me ajudar, por favor.
    Obrigada.

    1. Ale, pode ser necessário segurar o gesto por alguns segundos antes que a câmera detecte, isso acontece para evitar ativação acidental. Se ainda assim não conseguir, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  9. Boa noite.. estou com um pequeno problema no meu Quantum Go. Pois bem, a câmera frontal está com o chamado “efeito espelho” e nunca foi assim. Não consigo deixar “normal’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.