Dica, Quantum

TrueCaller: o antídoto contra chamadas indesejadas

Todo pessoa com um telefone celular sofre com chamadas e mensagens indesejadas. São ligações automatizadas do banco que desligam assim que você atende, robôs da operadora anunciando promoções, entidades pedindo doações, sem falar nas tentativas de golpe cada vez mais variadas. Você pode atendê-las e passar raiva, ou instalar um software capaz de filtrar ligações e mensagens e separar o joio do trigo, como o TrueCaller.

Usando o TrueCaller

Já explicamos anteriormente como bloquear chamadas usando um recurso nativo do Android, mas o TrueCaller é muito mais poderoso. O app está disponível no Google Play e recursos como a identificação, triagem e bloqueio de chamadas e mensagens são gratuitos. Se quiser o usuário pode fazer o upgrade para a versão Pro (R$ 49,90 ao ano), que entre outros recursos remove alguns pequenos anúncios entre a lista de chamadas.

Depois de instalar o app, sempre que você receber uma chamada um cartão será exibido na tela com informações sobre quem está ligando. Números conhecidos por chamadas indesejadas (spam) são identificados com um cartão vermelho, assim fica fácil saber, de relance, se vale a pena atender.

Ao fim da chamada, o app exibe um cartão com informações sobre quem ligou, e as opções de adicionar o número como um novo contato ou bloqueá-lo. Caso um número bloqueado ligue para você, seu telefone sequer irá tocar. Tudo o que você verá é uma notificação no topo da tela informando que a chamada foi bloqueada.

TrueCaller
Card exibido após uma chamada, com informações do contato

O TrueCaller também pode substituir seu app de mensagens (SMS) padrão, com algumas vantagens, entre elas filtro de mensagens indesejadas (como propaganda, ofertas de operadora e “promoções” suspeitas) e a capacidade de cancelar uma mensagem SMS por alguns segundos após você enviá-la.

TrueCaller
À esquerda, a tela principal do TrueCaller. Chamas vindas de “spammers” são marcadas em vermelho. À direita, a lista de mensagens SMS identificadas como SPAM

Na tela de Configurações o TrueCaller esconde alguns recursos que podem ser interessantes. Em Geral é possível habilitar a identificação da origem das mensagens em apps de bate-papo como o WhatsApp, Line, Viber ou Telegram. Entretanto, sugiro que quem participa de grupos de mensagem com grande número de contatos que não estão na sua agenda (como eu) desative esta opção, para não gerar excesso de notificações de contato identificado.

Em Bloquear é possível bloquear automaticamente todas as chamadas vindas de números ocultos (que geralmente são Telemarketing), ou todos os números identificados como spam por um grande número de usuários. E em Aparência é possível escolher temas de cores para mudar a aparência do app.

O TrueCaller é um app do tipo “instale e esqueça”, que não requer manutenção e faz seu trabalho em segundo plano sem grande alarde. Você só irá se lembrar que ele está em seu aparelho quando perceber que, finalmente, ele não tocou na maior parte do dia 😉

Photo credit: stratman² (2 many pix!) via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.