Dica, Quantum

Transferir Arquivos: Do Quantum GO para o PC

Transferir arquivos no quantum GO

Na hora de transferir arquivos do Quantum GO para o PC, ou vice-versa, a primeira reação é procurar um cabo USB. Mas existe uma outra forma de fazer isso, gratuita, rápida e sem fios. É usando o AirDroid, um app da Sand Studio.

O melhor é que o AirDroid é mais do que um simples gerenciador de arquivos remoto. Há muitos outros módulos e recursos interessantes, que permitem usar o PC para fazer “bruxarias” no smartphone como ouvir músicas, baixar fotos, trocar o papel de parede, responder mensagens SMS, instalar ou fazer o backup de apps e até tirar fotos com a câmera do smartphone sem sequer desbloquear a tela.

Mas uma coisa de cada vez, antes de mais nada vamos mostrar como transferir arquivos. O primeiro passo é baixar e instalar o AirDroid, que está disponível na Google Play. No primeiro uso o app vai pedir “login ou registro”. O registro é gratuito, mas na verdade não é necessário para o uso de boa parte dos principais recursos. Toque em “Registrar mais tarde” na tela abaixo.

Toque em "Registrar mais tarde" para usar o AirDroid sem precisar fazer login ou criar um usuário no serviço.
Toque em “Registrar mais tarde” para usar o AirDroid sem precisar fazer login ou criar um usuário no serviço.

Na próxima tela, uma janela oferece um recurso que permite espelhar as notificações do smartphone no PC. É outro item não essencial, você pode ativá-lo se quiser, clicando em Ativar, ou deixar pra mais tarde clicando em Depois.

Para que o AirDroid funcione sem registro, seu Quantum GO precisa estar conectado à mesma rede Wi-Fi à qual o PC está conectado. Com o app aberto no smartphone, abra o navegador no PC e acesse o endereço web.airdroid.com. Você verá um “desktop” e um painel com um código QR, como abaixo. Volte ao celular, toque no código QR na tela dele e use a câmera para ler o código na tela do PC. Pronto! A conexão entre os aparelhos foi estabelecida.

transferir arquivos no quantum go

Transferir Arquivos: Gerenciando

A interface do AirDroid lembra um ambiente desktop de um PC, e cada “app” mostrado na tela é um atalho para uma função diferente do programa. A que nos interessa se chama Arquivos: trata-se de um gerenciador de arquivos que funciona basicamente como o Windows Explorer no PC ou o Finder no Mac, e dá acesso completo à memória interna e cartão SD no aparelho. Com ele você pode tanto baixar arquivos do smartphone como enviar arquivos para ele. As transferências são via Wi-Fi, portanto bem rápidas.

Você pode criar pastas, renomear, copiar e colar arquivos, e até mesmo reproduzir no PC vídeos, músicas e fotos armazenadas no smartphone, basta dar dois cliques no arquivo. Com ele você praticamente elimina a necessidade de um cabo USB para conectar o smartphone ao PC.

Só tenha cuidado: o app permite acesso a pastas usadas pelo sistema ou outros apps, e não vai te impedir de apagar ou renomear um arquivo importante. A não ser que saiba o que está fazendo, recomendo se limitar às pastas mais “comuns” para o usuário, como Downloads, Pictures, Movies, Music, etc. Evite especialmente a pasta Android e seu conteúdo.

Transferir Arquivos: Outros recursos

Como disse anteriormente, o AirDroid é mais do que um gerenciador de arquivos. Dê uma olhada em alguns dos outros “apps” disponíveis na interface:

Mensagens: Aqui você pode ler todas as mensagens SMS já recebidas em seu aparelho, além de responder, excluir mensagens antigas ou criar novas mensagens. Funciona só com SMS, nada de WhatsApp ou outros mensageiros.

Aplicativos: Uma lista com todos os apps instalados em seu smartphone. Pode ser organizada por nome ou tamanho do app, o que é útil se você precisar desinstalar alguma coisa para liberar espaço no aparelho. O botão “Instalar” permite instalar no smartphone um app em formato .APK armazenado no PC. Também é possível baixar um app para o PC, o resultado será um arquivo .APK que pode ser reinstalado depois. Bom para fazer backup de seus apps!

Fotos: Uma lista com todas as fotos armazenadas no smartphone, com direito a miniaturas. Com dois cliques numa foto ela abre em tela cheia no PC. Os ícones debaixo de cada imagem permitem fazer o download da foto (seta para baixo), definir ela como papel de parede do smartphone (ícone da paisagem) ou excluir a imagem (ícone da lixeira). A “caixinha” no canto inferior esquerdo de cada imagem serve para marcar múltiplas imagens para download. Nesse caso o AirDroid cria um arquivo .ZIP com todas elas e baixa ele para o PC.

Com o AirDroid, organizar as fotos no celular fica mais fácil.
Com o AirDroid, organizar as fotos no celular fica mais fácil.

Músicas: Uma lista com todas as músicas encontradas no aparelho, não importa onde estejam armazenadas. É possível tocar a música, baixar para o PC, excluir ou definir como toque, som de notificação ou alarme.

Você pode ouvir no PC as músicas que estão armazenadas no smartphone, ou definí-las como um toque ou notificação.
Você pode ouvir no PC as músicas que estão armazenadas no smartphone, ou definí-las como um toque ou notificação.

Toques: Uma lista com todos os toques de Telefone (Ringtones), de Notificação e Alarmes encontrados no aparelho. Assim como em Músicas, com dois cliques é possível ouvir um toque, e na mesma janela definir o som como toque de notificação/alarme/chamada. Basta clicar no ícone da engrenagem. Também é possível baixar toques para o PC e enviar novos sons para serem usados como toques.

Videos: Assim como em Fotos e Músicas, mostra todos os vídeos armazenados no aparelho. Se o arquivo tiver menos de 100 MB, bastam dois cliques para assistir ali mesmo.

transferir arquivos no quantum go
Bastam dois cliques para assistir a um vídeo armazenado no smartphone, sem precisar fazer o download.

Registro de Chamadas: O nome explica tudo: um registro com todas as chamadas no dispositivo. Abas no topo da janela permitem filtrar por chamadas recebidas ou enviadas. Ícones na frente de cada item da lista permitem ligar para o contato, enviar um SMS, transformar um número em um novo contato ou excluir a chamada do histórico. Só falta uma opção para exportar o histórico de chamadas para o PC.

Contatos: Lista todos os contatos no aparelho, não importa a fonte (WhatsApp, Google, SIM Card, etc). É possível adicionar, editar ou excluir contatos, enviar um SMS ou iniciar uma chamada

Contatos frequentes: Lista os cinco contatos com que você fala com maior frequência.

Captura de Tela: Tira um screenshot (ou “print”) da tela do smartphone, mas só funciona em aparelhos com “root”.

Câmera: Permite controlar remotamente as câmeras do smartphone e tirar uma foto, que pode ser salva no smartphone ou no PC.

Localizar Telefone: Permite localizar um smartphone conectado ao AirDroid. Para usá-lo é preciso criar uma conta gratuita no serviço. É um tanto redundante: a Google tem um recurso nativo, que é a base do nosso Find My Quantum.

Há muito mais recursos disponíveis no app, como um sistema que permite espelhar a tela do smartphone dentro do “desktop” do AirDroid e usar o teclado e mouse do PC para interagir com apps como o WhatsApp. Recomendo a leitura da documentação do app, clicando no ícone Ajuda no destkop.

E você, sabe de algum truque ou recurso do AirDroid que acha sensacional? Tem um app favorito que acha que todos deveriam conhecer? Deixe sua sugestão nos comentários aqui em baixo, quem sabe ela não vira um artigo no futuro? Até mais!

12 Comments

  1. NÚMERO DO ÚLTIMO PEDIDO
    27114
    A confirmação do pedido foi enviada a seu endereço de e-mail
    viniciusagro29@hotmail.com

    Dados de Compra
    Status: Pedido negado pela administradora
    Clique aqui e confirme se foi gerado o código de rastreio
    Valor: R$ 963,59
    Data: 10/11/2015 21:56:16

    Gostaria de falar que meu pedido não foi cancelado pela administradora do meu cartão e sim cancelado por vocês da quantum e nem me disseram o motivo disso, liguei na administradora do cartão e a compra foi autorizada por eles, então porque cancelaram, qual o real motivo sendo que a compra foi liberada, vocês escolhem pra quem vendem? aguardo resposta!
    Grato Ricardo Vinícius Bernardo de Sousa

    1. Vinícius, duas dicas:

      1) NUNCA coloque seu número de telefone num formulário aberto na internet. Você não quer estes dados circulando por aí. Tomei a liberdade de excluí-los de seu comentário acima.
      2) Entre em contato com nossa equipe de atendimento em contato@meuquantum.com.br ou no telefone 3004 2266. O horário de funcionamento de nosso SAC é de segunda à sexta das 8hs às 18hs. Não se esqueça de informar o número do pedido. Mas adianto que a MoIP não informa à nossa equipe o motivo exato do cancelamento, apenas que o pedido foi cancelado.

  2. Meu Quantum esta perfeito, ja testei com varios app e jogos pesados no entanto o fone onde se escuta as chamadas realizadas e recebidas é muito baixo, fora isso nota 1000 parabens

    1. Josehildo, lançamos uma atualização de sistema em novembro que pode ajudar, temos um post aqui mesmo no blog sobre ela. Se não funcionar entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  3. Cara, eu tô com um problema com a google play, ela está pedindo para ativar dados de segundo plano, e não estou conseguindo achar onde é que faz isso. Alguém poderia me ajudar, por favor?

  4. Boa noite,

    não estou conseguindo acessar meu quantum através do cabo USB para transferir arquivos, apenas consigo acessar como câmera.

    1. Filipe, é só seguir as dicas do artigo aqui em cima. Talvez seja necessário mudar o modo de transferência: ao conectar o aparelho ao PC surge no painel de notificação um alerta dizendo que ele está conectado como Câmera. Toque nesta notificação e mude o modo de conexão para Dispositivo de Mídia (MTP). Outra alternativa: use o AirDroid, basta seguir este artigo: http://blog.meuquantum.com.br/2015/10/27/transferir-arquivos-do-quantum-go/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.