Dica, Quantum

TinyScanner: transforme seu smartphone em um scanner de mão

Mesmo no mundo atual onde os negócios e comunicações são cada vez mais conduzidos por meios eletrônicos, vira e mexe somos surpreendidos com a necessidade de interação com o “papel” para “escanear” ou digitalizar um documento. Seja para conseguir um comprovante de renda, uma cópia de uma conta de luz ou para digitalizar e compartilhar um documento antigo. Nessas horas, é importante saber que não é necessário correr atrás de um scanner ou impressora multifuncional: basta um smartphone e um app gratuito como o TinyScanner.

Este pequeno aplicativo transforma seu aparelho em um scanner de mão: basta apontar para um documento, apertar um botão e ele se encarrega do resto. Encontra as bordas do papel, corrige a perspectiva, faz os ajustes de contraste e exposição e salva o resultado como um arquivo PDF, que pode ser armazenado no aparelho, em um serviço online ou compartilhado via e-mail. E tudo isso em uma fração de segundos.

Usando o TinyScanner

Para usar o TinyScanner basta abrir o app, tocar no botão da câmera no rodapé da tela, enquadrar o documento que deseja escanear e tocar no botão da câmera para fazer uma foto. Se preferir, você pode tocar no botão da “paisagem”, logo ao lado, para selecionar uma imagem na galeria do aparelho.

tinyscanner captura
Para começar a usar o TinyScanner, basta tirar uma foto do documento

Na tela seguinte o TinyScanner mostra a imagem capturada e já seleciona automaticamente as bordas do documento, representadas pelas linhas azuis. Se elas estiverem incorretas, basta arrastar os círculos azuis para reposicioná-las.

O botão A4 no rodapé da tela permite selecionar o tamanho do papel. A4 é o tamanho mais comum no Brasil, mas também há outras opções como carta (Letter), Legal ou Cartão de Visitas (Business Card).

tinyscanner alinhar
O TinyScanner detecta automaticamente as bordas do documento, e é possivel definir manualmente o tamanho da página.

Com tudo selecionado corretamente, toque no ícone do V no canto inferior direito da tela e o TinyScanner fará sua mágica, extraindo a página de texto para você, já com correção automática de perspectiva. Os seis botões com tons de cinza no rodapé da tela permitem controlar o contraste, e o botão com os três círculos no canto inferior esquerdo permite alterar entre um documento em preto-e-branco (o padrão) ou colorido. Dê mais um toque no V e na tela seguinte defina um nome para seu documento. Toque novamente no V e pronto, você tem um arquivo PDF com o documento escaneado.

tinyscanner cores
O TinyScanner pode produzir documentos em preto-e-branco ou a cores.

Mais páginas?

O TinyScanner é capaz de gerar documentos com múltiplas páginas. Para isso, na tela que mostra o documento gerado, toque no ícone da câmera com o sinal de + e repita o processo descrito acima. A nova página será adicionada ao documento já existente.

Compartilhando

A tela inicial do TinyScanner lista todos os documentos já escaneados. Abra um e clique no ícone de compartilhamento (canto inferior esquerdo) para enviar o documento para serviços como o Dropbox, Evernote, Google Drive, Box e OneDrive, ou então como um anexo via e-mail. O botão Large no canto inferior esquerdo permite definir o tamanho do arquivo que será compartilhado: small (pequeno), medium (médio) ou large (grande).

tinyscanner share
O TinyScanner pode exportar documentos para vários serviços online.

O TinyScanner é uma excelente ferramenta para quem tem de lidar constantemente com documentos impressos: é rápido, leve e fácil de usar. O único “defeito” é que não tem tradução para o português, mas considerando a interface bem-organizada, você raramente terá de se preocupar com o idioma.

3 Comments

  1. CamScanner, tem as mesmas funções, e fácil de usar totalmente em português e ainda faz backup na nuvem até mesmo dos documentos que vc salva no smartphone, com um limite de 200MB na conta gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *