Dica, Quantum

Super Mario Run chega ao Android

Dois anos atrás a Nintendo anunciou uma parceira com a japonesa DeNA para a criação de cinco jogos para smartphones, sinalizando uma mudança histórica na política de desenvolvimento da empresa, que tradicionalmente se dedicava exclusivamente à produção de software para suas plataformas próprias de hardware como o portátil Nintendo 3DS e o console de mesa Wii U. Um ano e meio depois, durante um evento da Apple para o lançamento de novos iPhones em Setembro passado, o “pai” de Mario em pessoa, Shigeru Miyamoto, subiu ao palco para anunciar o segundo jogo nesta iniciativa: Super Mario Run.

Em Super Mario Run a Nintendo buscou criar uma experiência familiar para os fãs de Mario, mas ao mesmo tempo adaptada para os dispositivos móveis e comportamento de uso do consumidor moderno, com controles simplificados e partidas mais curtas, que podem ser apreciadas em pequenos momentos ao longo do dia. Os fãs ficaram inicialmente apreensivos, mas o resultado final agrada bastante: Super Mario Run é um jogo muito divertido, cheio de detalhes que remetem aos jogos anteriores da franquia e projetado para agradar tanto a novatos quanto a veteranos.

Seis meses depois do lançamento para o iOS, Super Mario Run finalmente chega aos smartphones Android, disponível gratuitamente no Google Play. E para que você possa aproveitar ao máximo esta nova aventura do bigodudo, elaboramos este pequeno guia com algumas dicas que irão ajudá-lo a chegar mais longe. Pronto? Here we go!

Como instalar Super Mario Run em seu smartphone Android

Super Mario Run está disponível gratuitamente no Google Play. O jogo tem cerca de 100 MB, e basta visitar a página do jogo na loja e clicar em Instalar para colocá-lo no smartphone.

Instalado deste modo, o jogo funciona como uma “demo”, com apenas as 4 primeiras fases do modo Mundos e conteúdo limitado nos modos Corrida e Construir. Dentro do jogo, em Tela de Compra (no rodapé da tela com seu reino), há a opção de desbloquear a versão completa, que custa R$ 35 e inclui 24 fases espalhadas em 6 mundos, além de três modos de jogo: Mundos (World Tour), Corrida (Toad Rally) e Construir (Kingdom Builder).

Apesar de muito divertido, Super Mario Run tem um problema: para jogar é necessário ter uma conexão à internet. Ou seja, esqueça as partidas no avião (a não ser que ele tenha Wi-Fi a bordo). Mas o jogo não vai “comer” seu plano de dados: o consumo é mínimo, e segundo a Nintendo a conexão é usada para sincronizar sua pontuação e progresso no jogo com os servidores da empresa e como medida anti pirataria.

Super Mario Run Erro
Super Mario Run só pode ser jogado com uma conexão à internet

Os três modos de jogo

Super Mario Run é dividido em três modos de jogo que se complementam. Itens e resultados obtidos em um modo influenciam os outros, criando um incentivo para que o jogador experimente todos. São eles:

Mundos (World Tour): este é o principal modo de jogo. Mario percorre as fases coletando moedas e itens e enfrentando inimigos variados. São 6 mundos com 4 fases e um chefe cada, totalizando 24 níveis. Parece pouco, mas considere que as fases tem múltiplas passagens que levam a novos caminhos, então você terá de jogar cada uma várias vezes para ver tudo o que o jogo tem a oferecer.

Super Mario Run Modos de Jogo
Da esquerda para direita, os três modos de jogo de Super Mario Run: Mundos, Corrida e Construir

Corrida (Toad Rally): este é o modo de competição. Mario deve percorrer as fases fazendo o maior número de saltos, piruetas e acrobacias possível. Quanto mais complexos os movimentos, mais “fãs” da platéia (os Toads) serão conquistados. Jogadores podem competir contra o “fantasma” de seus amigos para ver quem é o melhor. Vários itens no jogo exigem um número mínimo de fãs antes que possam ser adquiridos, então você com certeza passará bastante tempo por aqui.

Super Mario Run World Tour
Mundos é o principal modo de jogo em Super Mario Run, e o mais parecido com os outros jogos da série.

Construir (Kingdom Builder): neste modo você “brinca de casinha” e constrói sua própria versão do Reino dos Cogumelos. Os fãs conquistados durante as corridas se mudam para seu Reino, aumentando a população e sua experiência e prestígio. Junto com as moedas conquistadas nos mundos, eles são essenciais para conseguir itens para expandir seu reino, como casas para atrair novos personagens.

Dicas para dominar o jogo

Encanador ou canguru?

Saltos são a especialidade de Mario, e a única forma de controle sobre a personagem em Super Mario Run. Há uma variedade deles, e dominá-los é a chave para progredir no jogo. Experimente estes:

Pula-Sela: Super Mario Run tem uma diferença importante em relação aos outros jogos da série: Mario não morre se tocar em um inimigo. Em vez disso, ele salta sobre ele e continua seu caminho. Mas se você pular no exato momento em que Mario estiver sobre o inimigo, ele dará um salto pula-sela (Vault Jump). Este tipo de salto é crucial para você conquistar mais “fãs” (Toads) no modo Corrida, que por sua vez são necessários para desbloquear alguns itens no modo Construir.

Super Mario Run Saltos
Um tutorial no início do jogo explica alguns dos tipos de saltos.

Giros no ar: Se você tocar na tela enquanto Mario estiver no ar, ele dará um giro com os braços abertos, como um helicóptero. Com isso o herói consegue ficar mais alguns momentos no ar, o que pode ajudá-lo a alcançar locais mais difíceis.

Trampolim: Se Mario cair sobre um inimigo, pressione imediatamente o botão de pulo para usá-lo como Trampolim e dar um novo salto mais alto. Pode ser a chave para alcançar lugares e itens antes inacessíveis.

As moedas coloridas

Como em todo jogo do Mario, há inúmeras moedas espalhadas pelas fases, que podem ser usadas para adquirir itens como as casas para o seu reino no modo Construir. As moedas douradas são as mais comuns, mas alguns itens requerem moedas especiais, que estão espalhadas pelas fases. Cada mundo tem 15 moedas especiais, veja como conseguí-las.

  • Moedas Rosa: Há cinco delas espalhadas pelas fases, basta pegar.
  • Moedas Roxas: Aparecem nas fases depois que você pega as cinco moedas rosa. Algumas estão escondidas dentro de blocos de ?, outras podem exigir saltos e acrobacias mais complexos para alcançá-las. Também há 5 delas.
  • Moedas Pretas: As últimas cinco moedas aparecem depois que você encontrar todas as moedas roxas. São as mais difíceis de encontrar, e estão escondidas em blocos de ? ou então fora do caminho comum nas fases.

Como desbloquear personagens extras

Além de Mario, você pode jogar Super Mario Run com vários outros personagens, cada um com uma característica especial que pode ajudá-lo durante o jogo. Mas antes eles precisam ser desbloqueados. Veja como:

Toad: é o personagem mais fácil de desbloquear, basta fazer login com uma conta Nintendo (My Nintendo Account) e ele estará disponível no menu My Nintendo. Toad e sua amiga Toadette são os personagens mais rápidos no jogo.

Super Mario Run Personagem
Para desbloquear Toad, basta fazer login com sua conta My Nintendo.

Princesa Peach: Peach é durona, e para ser digno de jogar com ela você deve completar todas as fases e vencer todos os chefes do jogo no modo Mundos. Ela pode flutuar no ar por alguns instantes.

Yoshi: Conquiste 30 Toads vermelhos e 30 Toads amarelos no modo Corrida para poder comprar a Casa do Yoshi. Coloque a casa em seu reino e Yoshi estará disponível. Assim como Peach, ele pode flutuar no ar por alguns instantes. Há várias cores de Yoshi disponíveis, e cada uma pode ter requisitos diferentes.

Luigi: para jogar como o irmão de Mario você deve conquistar 150 Toads verdes no modo Corrida, e ter moedas suficientes para comprar a Casa do Luigi. Coloque a casa em seu reino e Luigi estará disponível. Ele pula mais alto que seu irmão, o que pode tornar mais fácil alcançar alguns itens e pontos das fases.

Toadette: A amiga de Toad é um dos personagens mais rápidos do jogo, mas também o mais difícil de conseguir. Você precisará conquistar 200 Toads vermelhos, 200 Toads verdes e 200 Toads azuis no modo Corrida para poder comprar a casa dela. Depois, basta colocar a casa em seu reino para poder jogar como a Toadette.

Aprenda a economizar bateria e melhorar o desempenho

Para economizar bateria e ganhar um pouco mais de desempenho em aparelhos menos poderosos, reduza a qualidade gráfica do jogo. Basta mudar as opções Qualidade da renderização e Qualidade dos gráficos em Menu / Configurações / Opções.

Super Mario Run Qualidade
Reduza a qualidade gráfica para fazer o jogo gastar menos bateria ou rodar melhor em smartphones mais modestos.

Personalize seu perfil

Quer usar um avatar (Mii) personalizado em seu perfil? Então você precisa instalar outro app, o Miitomo, a rede social da Nintendo. Lá você encontrará as ferramentas para criar um Mii com a sua cara, e poderá vincular ele à sua conta Nintendo. Depois, basta vincular esta conta a Super Mario Run e pronto! Infelizmente não é possível usar seu Mii como personagem dentro do jogo, mas ele irá representá-lo na hora de selecionar um oponente no modo Corrida, pode exemplo.

Livro de dicas

Tem dúvidas? Precisa de uma forcinha? Super Mario Run tem um “manual” escondido com várias dicas de jogo. Para acessá-lo, basta entrar em Menu e depois em Anotações / Dicas & Truques.

4 Comments

  1. Meu quantum MUV pro só fica no 3g já mudei na configuração coloquei em 4g meu chip da claro e 4g aonde moro tem cobertura 4g e já está na última atualização meu celular oq fazer ? Alguém sabe ? Comprei faz 2 dias

  2. Ola Pessoal da Quantum Queria Saber Quando vcs iram lançar uma atualização pro Quantum Fly pra tirar esses problemas das câmeras e da incompatibilidade do processador com alguns jogos não que o processador seja ruim ao contrário ele é muito bom para o celular e o preço está extremamente bom cara vcs tem que otimizar o quantum fly com uma atualização e continua produzindo celulares bons assim que nem o quantum fly mais vocês tem que otimizar bastante ele é deixar o Android mais puro possível não estou aqui para reclamar do produto e sim para alertar vocês sobre um problema grave se esse quantum fl tivesse bem otimizado e sem problemas de incompatibilidade ele seria o melhor celular do mundo com um preço de 1200 muito obrigado por ler o meu comentário e espero que me ouçam!! 🙂

    1. Renan, há poucos jogos que não rodam (como Asphalt 8 e Real Racing 3), não por problemas de “incompatibilidade” com o processador, mas sim porque a desenvolvedora ainda não certificou os jogos para o FLY. Já entramos em contato com a EA e Gameloft e nos dispusemos a ajudar no processo, mas não há mais nada que possamos fazer a não ser esperar.

      Quanto ao Android, já é um dos mais puros do mercado: as principais mudanças são alguns ícones (que não afetam em nada o desempenho do aparelho) e apps que suprem recursos que não existem por padrão no Android, como Rádio FM, Gerenciador de Arquivos, Gravador de Voz, etc.

      Desde que anunciamos o FLY já lançamos várias atualizações de sistema com correções de bugs e melhorias, e pretendemos continuar esse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *