Dica, Quantum

Use seu smartphone para acelerar o aprendizado

Uma das mais poderosas ferramentas à disposição de qualquer estudante não está em uma biblioteca pública, nas salas de uma universidade ou nas prateleiras de uma livraria, mas sim em seu bolso: é o smartphone. Especialmente para alunos de ensino médio, vestibulandos e universitários, naturalmente sempre conectados. Escolhendo bem o aparelho e aplicativos você poderá acelerar o aprendizado e tornar a rotina de estudos mais produtiva.

O smartphone perfeito para o estudante

Ao escolher um smartphone para acelerar o aprendizado, é fundamental “optar por um aparelho com uma boa capacidade de armazenamento para guardar e-books e os aplicativos para estudo”, destaca Vinícius Grein, Head of Products da Quantum. Uma câmera que produz imagens e vídeos de qualidade é outra prioridade para registrar atividades para consulta posterior ou desenvolver trabalhos acadêmicos.

“O Quantum GO, por exemplo, conta com modos especiais de fotografia como o HDR, que produz imagens com melhor equilíbrio entre as regiões de luz e sombra. E completamos o pacote com o modo Quantum Resolution, que faz fotos de 24MP, com um nível de detalhe ainda maior do que uma foto comum”, explica Vinícius.

A qualidade da tela também é uma questão importante, já que é nela que livros, vídeos e o conteúdo dos apps serão exibidos. Uma tela de alta-definição, com alto brilho e contraste, facilita a leitura nas mais variadas condições de luz e reduz a fadiga visual. “Com isso é possível estudar até mesmo durante o trajeto de ônibus ou metrô, otimizando o tempo do jovem”, completa Vinícius. Por fim, um aparelho com bateria de alta capacidade e um modo de economia de energia permitirá os estudos por mais tempo, mesmo longe de uma tomada.

O Quantum GO reúne todas as características de um bom aparelho para acelerar o aprendizado
O Quantum GO reúne todas as características de um bom aparelho para acelerar o aprendizado

O custo do aparelho é outro fator que deve ser levado em conta. “A busca por uma melhor relação entre custo e benefício não se restringe aos estudantes. Trata-se de uma tendência global”, lembra Marcelo Reis, General Manager da Quantum.

Por isso, a primeira coisa antes de partir para a compra é pesquisar. “Além de comparar as especificações técnicas do smartphone, atualmente, é muito comum que o consumidor também busque por testemunhos das experiências que as pessoas tiveram com o dispositivo nas redes sociais, blogs e canais de vídeo, detalha. Busque a opinião de especialistas. E após se decidir por um modelo, vale a pena ficar de olho no site do fabricante ou em sua página no Facebook, em busca de ofertas pontuais.

Apps para acelerar o aprendizado

Um bom smartphone é apenas um veículo para o conteúdo. E hoje é possível complementar o material das aulas e acelerar o aprendizado com os inúmeros cursos gratuitos disponíveis na internet. “É possível acessar aulas de nível universitário sobre os mais variados temas por meio do OpenCourseWare, consórcio global que envolve renomadas instituições de ensino de vários países, inclusive o Brasil, ou em sites como o Coursera, por exemplo”, afirma Vinícius.

Apps como o Agenda do Estudante, que ajuda a organizar as tarefas escolares, o Genius Scan para digitalizar documentos usando a câmera do smartphone e o Dropbox ou o Google Drive, que armazenam arquivos na nuvem, também são aliados importantes.

O Duolingo é um dos apps mais populares entre quem quer aprender um idioma no smartphone
O Duolingo é um dos apps mais populares entre quem quer aprender um idioma no smartphone

Quem deseja aprimorar o inglês, ou conhecer outra língua, tem inúmeras opções a disposição. Listamos 5 apps para aprender um idioma em outro artigo aqui mesmo no blog, que permitirão que você estude gratuitamente, de forma divertida e em seu ritmo. E com estes apps para leitura, como o Kindle e o Aldiko, você pode substituir vários livros pesados por versões digitais, muito mais práticas.

E nem entramos em “nichos” de conhecimento. Quem precisa aprimorar o conhecimento em matemática pode estudar no Citizen Maths (em inglês), que foca no ensino usando exemplos práticos do dia-a-dia. Quer se aventurar na eletrônica? Há conteúdo de sobra na Adafruit (também em inglês). Até mesmo o mundo da programação está ao seu alcance com cursos online como o Codecademy.

Com um smartphone no bolso e alguns minutos de seu tempo, não há limites para o aprendizado. Basta querer.

7 Comments

  1. Olá, gostaria de saber se a película de vidro que vendem no site da Quantum é feita de vidro temperado 9H, sabe informar? Não obtive sucesso ao tentar entrar em contato por email :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *