Dica, Quantum

SlimSocial: uma alternativa leve ao app do Facebook

Para muitos o Facebook é uma ferramenta essencial no dia-a-dia. Mas não há como negar que o app, apesar de popular, tem seus defeitos. Ele é um conhecido devorador de memória e bateria, afetando o desempenho especialmente dos smartphones com menor poder de processamento. Felizmente, você não precisa abrir mão do Facebook para preservar o desempenho de seu smartphone. Basta usar um app alternativo para acessar a rede social, como o SlimSocial.

SlimSocial: um Facebook “light”

O SlimSocial está disponível gratuitamente no Google Play e não tem anúncios de qualquer tipo. Só isso já seria o suficiente para chamar a atenção, mas tem mais: o app em si ocupa apenas 90 KB (menos de um décimo de MB) na memória do smartphone, o que é perfeito para os aparelhos com pouca memória interna. Em contraste, o app do Facebook ocupa 68,34 MB, cerca de 700 vezes mais espaço.

Além disso, o SlimSocial substitui não só o Facebook, como também o Facebook Messenger, o que ajuda a economizar ainda mais espaço (e bateria). Ele não tem as “carinhas flutuantes” do app oficial, mas para quem precisa apenas se manter em contato é mais do que suficiente.

SlimSocial Alternativa Facebook
À esquerda, parte da minha timeline. À direita, um exemplo de conversa (mensagens).

O app é muito fácil de usar. Há três ícones em uma barra azul no topo de tela: o primeiro leva para a lista de mensagens, o segundo para o topo de sua timeline, e o terceiro para seu feed. Debaixo de cada post há os tradicionais botões para curtir, comentar ou compartilhar um post.

O botão com os três pontos no canto superior direito dá acesso à tela de Configurações, que tem alguns recursos úteis como bloquear anúncios ou ordenar seus posts por data de postagem (mais recentes antes), em vez de pela ordem sugerida pelo Facebook.

O SlimSocial é um app “direto ao ponto”, que cumpre muito bem a tarefa à qual se propõe: acessar o Facebook. Quem já usou o app oficial se acostumará com a alternativa em questão de minutos. Seu único defeito, por enquanto, é a falta de suporte a notificações. Ou seja, o app não avisa quando você é marcado em um post ou recebe uma nova mensagem..

Uso o SlimSocial há meses sem problemas, e não vejo nenhum motivo para voltar atrás. Experimente você também, a bateria e memória de seu smartphone agradecem.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.