Dica, Quantum

Colocar senha no WhatsApp (e outros apps) é fácil, veja como!

Saiba como colocar senha no whatsapp
hexlock_icone
Hexlock

Nossos smartphones carregam uma quantidade imensa de informações pessoais, e é prudente tomar medidas para que elas não caiam em mãos erradas. Já mostramos como colocar uma senha no smartphone, mas isso não evita que uma pessoa mal-intencionada que pediu seu celular para fazer uma chamada dê uma espiadinha no seu WhatsApp ou o GMail. Para evitar isso você precisa de proteção extra, e felizmente existem várias soluções que permitem colocar senha no WhatsApp e em quaisquer outros apps em seu aparelho. Neste artigo iremos focar no Hexlock, um app gratuito e fácil de usar. Com ele, suas informações estarão muito mais seguras.

Colocando senha no WhatsApp

Ao abrir o Hexlock, a primeira coisa que o app irá pedir é para definir um código de acesso, que pode ser uma sequência numérica (PIN) ou um padrão na tela. É muito importante que você se lembre do que escolheu, já que precisará deste código sempre que quiser alterar a configuração do Hexlock ou usar um dos apps bloqueados. Recomendamos que use um código diferente do usado na tela de bloqueio de seu celular.

Para colocar senha no WhatsApp, basta adicioná-lo a um dos perfis do Hexlock
Para colocar senha no WhatsApp, basta adicioná-lo a um dos perfis do Hexlock

Depois de definir um código de acesso, você verá uma tela com o ícone de um perfil de bloqueio padrão (Trabalho). Toque na opção Comece a bloquear os aplicativos e escolha quais apps deseja proteger. Para isso basta tocar no “interruptor” na frente do nome de cada app da lista. Assim que terminar, clique no botão Voltar no canto inferior esquerdo da tela e toque no ícone do perfil para ativá-lo. Se uma mensagem de permissões de acesso surgir na tela, basta seguir as instruções. Ela só aparecerá uma vez.

Com o perfil ativo, você precisará informar sua senha ou padrão de bloqueio para acessar qualquer app protegido
Com o perfil ativo, você precisará informar sua senha ou padrão de bloqueio para acessar qualquer app protegido

A partir daí seu app está protegido. Sempre que tentar abrí-lo, seja usando o ícone, a lista de atividades ou uma notificação, você verá uma tela onde deve informar o código de desbloqueio. Depois disso o app passa a funcionar normalmente. Se você alternar para um outro app ou retornar à tela inicial, o app que estava usando será bloqueado automaticamente.

Entendendo os perfis de bloqueio

O Hexlock usa perfis de bloqueio para controlar quais apps bloquear e como fazê-lo. Por exemplo, no perfil Trabalho você pode bloquear apps com informações de sua vida pessoal (Facebook, WhatsApp, Galeria de Imagens) e no perfil Casa pode bloquear apps com informações do trabalho como GMail, Dropbox ou Google Docs.

Nada te impede de usar um perfil só, mas a possibilidade de ter múltiplos adiciona mais flexibilidade ao aplicativo. Outro recurso útil é a capacidade de alternar entre perfis automaticamente de acordo com sua localização, o que é feito monitorando a quais redes Wi-Fi seu smartphone está conectado.

Para alternar entre perfis, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda na tela inicial do Hexlock. O app já vem com dois perfis pré-configurados (Trabalho e Casa), e há outros quatro que podem ser criados tocando no ícone + no canto superior direito da tela.

O Hexlock pode alternar entre perfis automaticamente, de acordo com a rede Wi-Fi à qual o smartphone está conectado.
O Hexlock pode alternar entre perfis automaticamente, de acordo com a rede Wi-Fi à qual o smartphone está conectado.

Para ativar a troca automática de perfis, toque no botão com as três linhas no canto superior direito da tela de um perfil, em Configurações e na opção Ativar automaticamente. Toque no botão Ativar. Volte para a tela do perfil, toque no item Configurar ativação automática e indique em quais redes Wi-Fi o perfil deve ser ativado.

Mais recursos

Além do bloqueio de apps, o Hexlock tem um “Cofre de Mídias”. Você pode importar para o cofre imagens e álbuns que deseja proteger, e eles só serão acessíveis a quem conhecer o código. E se quiser remover os anúncios da tela de bloqueio, basta pagar R$ 3,24 dentro do app.

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *