Dica, Quantum

Use o Nova Launcher para replicar a tela inicial do Google Pixel 2

Já está virando tradição: sempre que a Google lança um novo smartphone na família Pixel, introduz também algumas mudanças na aparência e comportamento do launcher padrão do sistema, o app que controla a tela inicial. Estas mudanças inicialmente são exclusivas aos novos aparelhos, mas não demora para que os desenvolvedores de launchers alternativos implementem elas em seus apps. No Pixel 2 a Google mudou a posição da barra de buscas (abaixo da Dock) e introduziu um novo widget de previsão do tempo e calendário, mais “clean” e fácil de usar. Mas você não precisa trocar de smartphone para aproveitar estes recursos. Neste artigo vamos mostrar como replicar a tela inicial do Google Pixel 2 usando o Nova Launcher, e dar um ar mais moderno a seu smartphone sem gastar um tostão. Basta seguir os passos abaixo.

Passo-a-passo para replicar a tela inicial do Google Pixel 2

O primeiro passo para replicar a tela inicial do Google Pixel 2 é instalar o Nova Launcher, que é gratuito no Google Play. Com o app instalado, pressione o botão Início (Home) em seu smartphone. Quando o sistema pedir para Selecionar um app de Página inicial, escolha a opção Nova Launcher e toque em Sempre.

Você será levado à página inicial, que por enquanto não se parece em nada com a do Google Pixel 2. Vamos corrigir isso modificando vários ajustes do Nova Launcher. Para isso, segure o dedo sobre um espaço vazio da tela e escolha a opção Configurações.

Os primeiros ajustes serão na Dock, a barra com atalhos fixos no rodapé da tela inicial. Toque em Dock / Plano de fundo da Dock e desligue a opção Ativar. Toque no botão Voltar para retornar à tela anterior. Na opção Searchbar in dock, selecione Below Icons.

replicar a tela inicial do Google Pixel 2
O primeiro passo para replicar a tela inicial do Google Pixel 2 é ajustar as configurações da Dock do Nova Launcher.

Precisamos fazer mais um ajuste na Dock. Toque no botão Voltar e em Apps e widgets do drawer. Marque a opção Deslizar para abrir. Com isso, basta deslizar a Dock para cima na tela inicial para abrir a gaveta de aplicativos. O botão central da Dock, que abre a gaveta, pode ser removido. Basta segurar o dedo sobre ele e selecionar a opção Remover.

Toque no botão Voltar e em Área de trabalho / Estilo da barra de pesquisa. Em Estilo da barra escolha a primeira opção. Em Estilo do logo escolha a última opção (o G colorido).

Ajustes finais

Pronto, o Nova Launcher já tem a aparência e comportamento encontrados no Google Pixel 2. Mas ainda há mais alguns detalhes que você pode ajustar para conseguir replicar a tela inicial do Google Pixel 2 da forma mais fiel possível.

Para ter o widget de previsão do tempo e calendário do Android 8.0, instale o app Another Widget. Depois toque em um espaço vazio da tela inicial e selecione a opção Widgets. Encontre o Another Widget na lista, toque e segure o dedo sobre o widget e arraste-o para o topo da tela inicial.

replicar a tela inicial do Google Pixel 2
O Another Widget reproduz o widget oficial de agenda e previsão do tempo do Google Pixel 2.

Na tela de configurações do Just Another Widget há poucas opções a mudar, as mais importantes são Filter Events, onde você pode selecionar quais os calendários servirão de “fonte” para os eventos na tela. Isso é algo útil se você tem calendários separados para trabalho, vida pessoal, feriados, etc. Em Unit of Measure é possível mudar a escala de temperatura. Mude este item para ºC – Celsius.

replicar a tela inicial do Google Pixel 2
À direita, o resultado final da transformação, aplicada a um Quantum SKY.

Por fim, instale um pacote de tema para deixar os ícones mais próximos do visto no Android 8 e Google Pixel 2. Recomendo o Pixel Icon Pack 2, gratuito no Google Play. Para mudar o tema toque em um espaço vazio da tela inicial e selecione a opção Configurações. Toque em Aparência e Tema dos ícones. Selecione o pacote instalado, e pronto! Você acabou de replicar a tela inicial do Google Pixel 2 em seu smartphone, sem gastar nada. Aproveite!

2 Comments

  1. E não sei o que a Quantum quer… Comprei meu smartphone Quantum Mov pro e com dois meses de uso ele queimou a entrada do carregador é quando faço contato com a Quantum eles pedem para eu mandar o aparelho para São Paulo sem nenhuma garantia, como eu me arrependo de ter comprado…

    1. Marcio, pedimos o envio do aparelho via Correios para um centro de reparos caso o consumidor viva longe de uma de nossas assistências técnicas autorizadas. Você recebe um código para envio do aparelho e pode acompanhar a entrega, e com o número de chamado pode acompanhar o andamento do reparo. Na devolução, outro código de rastreio lhe permite acompanhar o caminho do aparelho até sua casa. Nossa equipe de suporte pode dar mais informações sobre o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.