Smartphones modernos trazem cada vez mais espaço na memória interna, e muitos permitem a expansão com cartões microSD, mas mesmo assim parece nunca ser o suficiente. Cedo ou tarde, você vai se ver lutando para conseguir um “cantinho” para mais uma música, foto ou app e será obrigado a recuperar espaço em seu smartphone.
Há vários apps que prometem recuperar espaço fazendo uma limpeza no seu smartphone, se livrar do lixo e recuperar preciosos Megabytes, e o CCleaner, um app gratuito da Piriform, é um dos mais populares. Neste artigo vamos mostrar como usá-lo para recuperar espaço no smartphone, remover apps inúteis e arquivos desnecessários. Mas o mais importante: vamos explicar o que pode ser removido, o que deve ser deixado em paz e porque. Assim você poderá tomar suas próprias decisões. Pronto para a faxina?
Recuperar Espaço: Desinstale os apps que não usa
O primeiro passo para recuperar espaço no smartphone é se livrar daqueles apps que você quase nunca usa. Para isso o CCleaner tem uma ferramenta que facilita o processo, permitindo a desinstalação de vários apps de uma vez só, economizando tempo em relação ao método tradicional que divulgamos no blog há pouco tempo.
Na tela inicial do CCleaner toque no ícone das três linhas no canto superior direito da tela e escolha a opção Gerenciador de Aplicativos. A lista que surge na tela é divida em três categorias: Installed são os apps que você instalou, System são os que são parte do sistema, ou seja, vieram com o aparelho e não podem ser removidos e Disabled são os apps “desativados”.

Vamos trabalhar na lista Installed. Clique no ícone da lixeira e marque todos os apps que deseja remover. Clique em Desinstalar e pronto, o CCleaner começa o serviço. Você só precisa clicar em OK para confirmar a remoção de cada app.

Mas antes de pedir uma desinstalação “em massa” tenha atenção, pois ela não pode ser desfeita. Você pode até reinstalar o app depois, mas os dados pessoais e configurações excluídos durante a desinstalação não serão recuperados.
Recuperar Espaço: Botando o “lixo” pra fora
Durante o uso normal de um smartphone muito “lixo” pode se acumular na memória interna. Cache de aplicativos, pastas vazias, arquivos temporários ou duplicados, etc. O CCleaner pode fazer uma análise de seu aparelho e determinar o que pode ser excluído, e quanto espaço você irá recuperar com isso.
Na tela inicial do CCleaner, clique em Analisar. Após alguns segundos ele irá mostrar um relatório dividido por categorias, como as abaixo.
Cache: Cache são dados armazenados localmente por aplicativos para uso futuro. Por exemplo, o Google Photos ou o Instagram podem armazenar miniaturas das fotos mais recentes em sua galeria para não ter que baixá-las da internet sempre que forem usados. Com o tempo e o uso o cache pode “inchar” e ocupar um espaço considerável. Em meu aparelho eram 2,73 GB.
Estes dados podem ser apagados sem preocupação. Mas tenha em mente que o cache será reconstruído com o tempo, então trata-se de uma solução temporária. Ainda assim, é uma boa dica para quando você precisa de mais alguns MB para instalar um app da moda.

Histórico do Navegador: é uma lista com todos os sites já visitados no aparelho. Você até pode apagar ele, mas o espaço recuperado será mínimo.
Arquivos baixados: são aqueles que ficam na pasta Downloads na memória do smartphone. Você pode apagá-los, mas convém dar uma olhada na lista (basta tocar na categoria) antes para ver se não há nada importante que você queira manter.
Arquivos APK: são os “instaladores” usados para colocar um app em seu smartphone. Você só irá encontrar itens aqui se tiver o hábito de instalar apps de fora da Google Play, algo que no geral não recomendamos. Novamente, toque na categoria para ver se não há nada importante e pode apagar.
Pastas vazias: o nome diz tudo, elas estão vazias. Você até pode apagá-las, mas não irá recuperar nenhum espaço. Na prática isso não adianta nada, só serve para “arrumar a casa”.

WhatsApp: esta opção apaga imagens enviadas, notas de voz e backups antigos. Se você usa muito o WhatsApp, pode recuperar um bom espaço aqui. Mas convém antes observar a lista do que será apagado para evitar excluir algo importante.
Outros Caches: trate da mesma forma que o item Cache que discutimos anteriormente.
Recuperar Espaço: Limpar a memória RAM adianta?
O CCleaner e vários outros apps oferecem um recurso para “limpar a memória RAM” do smartphone. A lógica é a seguinte: todo aplicativo precisa de uma certa quantidade de RAM (memória de trabalho) para rodar, e quanto mais aplicativos abertos, menos RAM disponível. E se não houver RAM o bastante ao abrir um app o sistema tem que encontrar um app aberto que esteja “ocioso”, fechá-lo para liberar RAM e só então abrir o app desejado. Tudo isso se resume em mais alguns segundos de espera, dando a impressão que o smartphone está “lento”.
O que os “limpadores” fazem é fechar os aplicativos em segundo plano, maximizando a quantidade de RAM disponível. Isso faz sentido em aparelhos com pouca memória, com 512 MB ou 1 GB, mas em um smartphone com 2 GB, como o Quantum GO, nem tanto.
Nesses casos há memória suficiente para manter muitos apps abertos sem prejudicar o desempenho. E mesmo que mais memória seja necessária, o Android faz esse trabalho de fechar apps ociosos e liberar espaço automaticamente. Além disso, do ponto de vista do desempenho é mais rápido (e com menor consumo de energia) manter os dados do app em RAM do que recarregá-los da memória interna sempre que o app for usado.

Mas se você realmente quiser limpar a memória RAM, não precisa de um app extra para isso. Basta abrir o gerenciador de tarefas (toque no ícone do quadrado no canto inferior direito da tela) e tocar no ícone da “vassourinha” no canto inferior direito da tela. Pronto!
Recuperar Espaço: E o resultado da faxina?
Fiz os procedimentos acima em meu Quantum GO (modelo 4G 32 GB). Sempre tenho muitos apps, uso bastante o Instagram e WhatsApp e navego o dia inteiro em busca de notícias do mundo da tecnologia. Logo de início o CCleaner me apontou 2,73 GB de arquivos armazenados em cache, mais uns em 200 MB de downloads e APKs desnecessários acumulados ao longo de meses de uso. Também aproveitei pra desinstalar alguns apps que não uso mais.
Ao final do processo, liberei 3,3 GB de espaço na memória interna, o que equivale a pouco mais de 10% da capacidade total de armazenamento. Nada mal!
Por que o Google Cardboard não funciona no Quantum GO? Nem a câmera 360º?
Ewerton, Cardboard e vídeos em 360º dependem de um giroscópio interno, que o Quantum GO não tem.
Entendo que o blog é voltado também para usuários que não dominam o sistema, agora gostaria de sugerir uma versão “PRO” deste artigo:
Ensinando como limpar o cache pelo próprio sistema;
Como limpar as pastas do whatsapp manualmente;
Como apagar os Thumbnails velhos da galeria para liberar alguns MB preciosos;
Desinstalar apps pelo gerenciador, fazendo antes a limpeza do cache e dos dados do app;
Pois usuários mais experientes, não usam tais ferramentas que muitas das vezes tem permissões abusivas à privacidade do usuário, muitas são lotadas de propagandas ou mesmo consomem muito dos recursos de bateria, processamento e dados em segundo plano.
Tarso, indicamos o CCleaner justamente por ele não ter propaganda nem consumir recursos em segundo plano, como concorrentes como o Clean Master. Sugestão anotada.
Não utilizar o Quantum que adquiri de vocês. Não tem um Manual ? Ele está desligado pois não entendo como fazer.
Boanerges, o manual está no próprio aparelho, no aplicativo Manual do Usuário. Se precisar de ajuda, entre em contato com nossa equipe de suporte no no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.
Gostaria de tirar uma dúvida: a limpeza da seção “Cache” e “Outros Caches” efetuada pelo CCleaner não seria a mesma coisa de deletar os “Dados em Cache” direto em Armazenamento no Android mesmo?
Marcos, é a mesma coisa. Com a diferença de que o CCleaner faz tudo de uma vez só.
Olá, Rafael. Mais um dúvida: pode-se deletar os aquivos que aparecem na seção Armazenamento, logo após o “Dados em Cache”, denominados de “Diversos”?
Marcos, onde isso? Não encontrei por aqui. De qualquer forma, os itens que mencionei são os principais pontos de limpeza em um smartphone. Outros itens vão trazer ou um ganho mínimo de espaço, ou vantagem nenhuma, ou podem até ser perigosos.
Ué, em meu Quantum, acesso Configurar, Armazenamento e descendo logo após “Dados em Cache” tem “Diversos” com 33.80Mb. Ele só aumenta e não sei pra que serve. Ao abri-lo, aparece Arquivos Variados e boa parte dos dados é do Waze e do WhatsApp. Ele permite selecioná-los, só não tive coragem de deletá-los…rsrsrs…
Marcos, agora entendi. Clicando nessa opção você verá que são outros itens variados armazenados pelos APPs, ou mesmo arquivos que você colocou no cartão de memória. Vale a velha máxima: se não tem certeza, não mexa. 33 MB não vão fazer grande falta no dia-a-dia.
Porque meu quantum go demora pra carregar a galeria de fotos e tambem a galeria de fotos como por exemplo no whatsapp?
Filipe, não sei dizer. Você está usando um cartão de memória? Recomendamos cartões Classe 10 ou UHS-1, já que cartões mais lentos podem prejudicar o desempenho do aparelho. Para mais informações entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.
Olá! Na lista de Apps, em nenhum app aparece a opção de “Mover para Micro SD”. Como faço para mover?
Adriano, se a opção não aparece, não é possível mover o app para o MicroSD.
Gostaria de saber como faço para desintalar um programa que veio de fábrica, por exemplo: Apps Brasileiros.
Eu só consigo desativar.
Ricardo, apps que vem de fábrica num smartphone não podem ser desinstalados. Falamos sobre desinstalação de apps em outro post aqui no blog.
gostaria de apostar na compra de um celular ,com boa qualidade de duraçao de bateria ,e com bastante memoria interna .comparando o quantum go com o fly o flay seria melhor mas nao tem diponivel no estoque . podera ter em breve?
Paulo, estamos trabalhando para normalizar os estoques do Fly. Cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.
Olá fiz aquisição de um dos smartphones da Quantum modelo Smartphone Quantum Müv 16 Gb Midnight Blue esse aparelho é bom ou deixa a desejar, voçes já possuem bastante histórico do mesmo necessita realizar alguma configuração ou procedimento para que ele possa rodar com tranquilidade ou terei que me aborrecer com a empresa judicialmente… Quero sinceramente me sentir satisfeito com o uso do mesmo e obter informações para format de fábrica pois se for preciso fazer tenho que saber como, Motorola nokia e outros sempre me foi dito esse não existe tutorial no mercado.. se puder ajudar agradeço. por hora sinto-me contente com a compra mas quero me sentir FELIZ por poder divulgar também o aparelho pros amigos bem como mostrar a alguns para comprar. Inclusive trabalho na B2W e vendemos em nosso site o produto.
att; Murilo.brito
Murilo, uma restauração de fábrica é um procedimento extremo, raramente necessário no uso de um smartphone. De qualquer forma, o caminho é o mesmo em todo smartphone Android recente: Configurar / Fazer backup e redefinir / Configuração original / Redefinir Telefone. Confirme sua senha e aguarde o fim do processo.
EXCELENTE ARTIGO, MUITO ÚTIL, PARABENS !