Dica, Quantum

Reconhecer o Quantum GO no Computador via USB

Reconhecer o Quantum GO no Computador via USB

Há um bug em versões recentes do Windows (entre elas o Windows 8.1 e Windows 10) que impede o computador de reconhecer o Quantum GO via USB, impedindo o acesso à memória do aparelho como se fosse um HD ou pendrive conectado ao computador. Na verdade o bug é mais amplo, e afeta vários smartphones com o Android 5.1.

Reconhecer o Quantum GO no Computador via USB

Felizmente, isso é fácil de resolver: basta indicar ao Windows para usar o driver correto, o que pode ser feito com poucos cliques. Veja abaixo as instruções que vão te ajudar a fazer o seu computador a reconhecer o Quantum GO novamente.

  • Plugue o Quantum GO ao PC usando o cabo USB incluso na embalagem de seu aparelho.
  • Abra o Gerenciador de Dispositivos: clique no menu Iniciar, digite gerenciador no campo de pesquisa e clique no primeiro item dos resultados, Gerenciador de Dispositivos.

driver_qgo_passo1

  • Expanda a seção Dispositivos Portáteis (basta clicar no triângulo ao lado do nome), clique com o botão direito do mouse sobre o item Quantum GO e selecione a opção Atualizar Driver…

driver_qgo_passo2

  • Escolha a opção Procurar software de driver no computador.

driver_qgo_passo3

  • Na janela seguinte, clique em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador.

driver_qgo_passo4

  • Este é o ponto mais importante! Na próxima tela, escolha o driver Dispositivo USB MTP e clique em Avançar. Ignore outras opções de driver, se existirem.

driver_qgo_passo5

  • Pronto! O driver correto para o Quantum GO foi instalado em seu computador. A partir de agora, seu computador irá reconhecer o Quantum GO corretamente reconhecido como um “disco” quando plugado ao computador, permitindo a transferência de arquivos entre eles via USB.

Lembramos que há uma outra forma de transferir arquivos entre o Quantum GO e seu PC: via Wi-Fi, usando um aplicativo gratuito chamado AirDroid. Além de transferir arquivos, ele também tem muitos outros recursos legais, como a capacidade de visualizar no PC fotos e vídeos armazenados no smartphone e até mesmo de alterar configurações do aparelho como toques e papel de parede. Vale conferir!

76 Comments

  1. Não consigo conectar meu quantum go através do transmitir tela pra minha tv, tenho uma tv samsung EN7000 smart com wi fi, o quantum nem consegue achar minha tv, isto é um bug no quantum?

    1. Anderson, além de Wi-Fi a TV tem que ser compatível com o padrão Miracast, e não são todos os modelos que trazem esta tecnologia. Consulte o manual de sua TV ou o fabricante para saber se ela é compatível e como ativar este recurso.

  2. Boa tarde,

    Fez todo o processo mas continua sem reconhecer o celular, somente encontra o cartao SD que tenho instalado no celular.

    Atenciosamente,

    Alejandro Beas

    1. Alejandro, releia as instruções com atenção e veja se não esqueceu nada, o procedimento foi testado antes da publicação do artigo. Se o problema persistir, entre em contato com nossa equipe de suporte técnico no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

        1. Geosimar, testamos estas dicas antes da publicação. Se ainda assim não resolvem, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

    2. Alejandro,

      resolvi esse problema no meu celular.

      Com o USB do celular conectado no PC, você vai na opção Configurar do seu celular – Sobre o Telefone e toca em “Número dá Versão” até o celular reconhecer que você é um desenvolvedor.

      Em seguida volta em Configurar e lá no final você vai ver que tem a opção nova “Opções do Desenvolvedor”. Nessa opção vai até a última opção na parte de Redes que é “Selecionar Configuração USB”. Toca em PTP e depois volta pra MTP.

      Na hora o PC vai reconhecer as pastas do seu celular e Cartão SD também.

      Enjoy!

  3. O problema de áudio que muitos usuários reclamam, já foi resolvido? Quero comprar um GO pra mim mas tenho receio de que ele venha com esse problema…
    E tem alguma loja física onde eu possa encontra ele a venda?
    (Canoas RS)

      1. Rafael, vi você falando que uma atualizão foi feita pra corrigir o audio da chamada, comprei o meu na black friday, pelo que vi estou na ultima versão mas o audio continua baixo, pode me ajudar?

        Quantum go 3g

  4. entao, fiz tudo ai no processo mais não deu certo, só que é o seguinte, colocando o cabo usb em uma porta comum usb 2.0 no pc ele da esse problema, só que ai colocando em uma porta usb 3.0 ele funciona de boa sem problema

    1. Junior, testamos o procedimento antes da publicação. Se não surtiu efeito, verifique se seguiu corretamente todos os passos e caso persistam dúvidas entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  5. Meu dispositivo não conecta ao PC, quando ligo no USB ele não aparece as opções de coxexao no celular nem no PC, é como se tivesse plugado na tomada, podem me ajudar?

      1. Ja enviei 2 emails a quantum e tem 2 semanas q nao recebo resposta, ja mandei todos os dados e o defeito q apresentou, estou insatisfeito com o atendimento da quantum

        1. João, estamos reforçando a equipe para melhorar o atendimento do suporte. Até lá, sugiro que tente o contato pelo telefone, nos números 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  6. Gostaria de saber como fazer tocas as musicas no quantum, pois adicionei elas mas não sai o som. ou ele nao tem reprodução de ringtones para toques ….

  7. Boa tarde. Já realizei esse passo a passo várias vezes e não adianta não consigo abrir o MTP, apenas a câmera, PTP.
    Por gentileza me ajudem.
    Obrigada!

  8. Meu Quantum nem aparece no meu notebook mais , ele atualizou para o Marshmallow, e quando conecto no note , é igual como conectasse no carregador. Nao aparece nada na tela do celular e nada na tela do notebook. Alguém me socorre !

    1. Laíz, quando conectar o aparelho em seu notebook, abra o painel de notificações e você verá uma mensagem que diz “USB para Caregamento”. Toque nela e selecione a opção “Transferência de Arquivos”.

        1. Estava com esse problema recentemente. Vai em apps e remove o cache para o processo Sistema Android ( algo assim ), reinicie o celular desconectado e conecte ao ligar. Caso esteja com problema tente habiltar o modo desenvolvedor ( depois de remover o cache do sistema ) e habilite a depuração USB.

          1. JellyRoger, muito obrigada mesmo.
            Graças a você eu consegui fazer o computador reconhecer o Quantum GO também por meio da depuração USB.
            Estou muito grata, verdadeiramente.

  9. Boa Tarde
    Vi que em algumas respostas vc manda procurar o surporte, que repete as mesmas coisa que vc #que foi testado e funcionou# mais só que a cores e ao vivo nada dis funciona, tanto é que ate hoje pra atender uma chamada tenho que ligar o viva voz. E tambem no windows 10 nao tem Santo que faça o pc reconhecer o Quantum

  10. Bom dia,

    Tenho um Quantum 4g 32g e ele passou a reconhecer o aparelho no gerenciador de dispositivo após a atualização como “Quantum Android Device / Quantum ADB Interface”. E com isso eu não consigo mais utilizar o aparelho via USB para ler os arquivos.

    E mesmo executando este passo que funcionava perfeito no Android 5.0, também não funciona.

    Alguma luz de como resolver?

    Grato,

    Gilmar

    1. Android Debug Bridge é para transferência de arquivos ou execução de comandos sem intervenção do usuário. Muito usada para desenvolvimento para Android. Se seu problema for só o drive errado no Gerenciador de Dispositivos desinstale o drive, remova e adiciona o dispositivo novamente.
      Para transferência de arquivos o Android se comporta como outros disposivos ( MTP / PTP).

      OBS¹: MTP não é padrão no Windows 10 então talvez você tenha que instalar ou via Android Studio do Google ou via Media Transfer Protocol Porting Kit da Microsoft.
      OBS²: Só consegui fazer funcionar ( MTP, PTP e ADB) depois de habilitar a depuração USB e removendo os caches do sistema operacional Android.

  11. estou com o mesmo problema de todos que atualizaram para o android 6,0 .. o computador nao reconhece mais o aparelho, só carrega , nao tem opção de transferencia de arquivo, outro problema é a hora que para de repente , acontece frequentemente.Td isso depois dessa nova atualização.

  12. Mesmo com esse processo todo meu celular não é reconhecido pelo PC! Depois de muito pesquisare de muita canseira percebi/descobri que o celular fica com a função MTP selecionada mas não “ativa”. Aí vc tem que ficar clicando muitas vezes em MTP para o computador reconhecer. E aí quando desconecto e conecto de novo tenho que repetir todo o processo toda vez! QUE ABSURDO!

    Tá me dando raiva esse celular: o GPS não funciona, o PC não reconhece, a câmera não funciona no snapchat…Tudo é bug dos outros?! Acho que é esse celular que não consegue funcionar em funções básicas e simples de qualquer celular. Até meu Moto E executa 1000 vezes melhor o GPS, a câmera, o computado reconhece…Um celular que não é capaz de executar o básico! Tem que melhorar muuuuuuuito ainda antes de sair lançando um monte de modelo novo. Tem que parender a fazer UM smartphone bem feito primeiro.

  13. O meu aparelho GO após atualizar para o 6.0 não funcionou mais a conexão USB no PC, na versão de fábrica 5.1 funcionava. Vejo que este assunto é compartilhado por muitos usuários, ou seja, é falha no sistema operacional. Peço que a equipe da Quantum dê uma resposta para esta situação, responder automaticamente “entrar em contato com a equipe de suporte” não está funcionando.

    1. Renato, não é uma falha no sistema operacional. Por padrão no Android 6.0, ao conectar o smartphone ao PC ele entra no modo de carga. Basta abrir o painel de notificações (deslize um dedo do topo para o meio da tela) e tocar no painel que diz “USB para Carregamento” e selecionar o modo de Transferência de Arquivos. Testado aqui em um GO 4G 32 GB atualizado para o Android 6.0.

      Se não funcionar, verifique se os drivers USB estão corretamente instalados no micro (vide esta dica). Se não conseguir mesmo assim, aí será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte.

  14. Esse celular tem essa grande falha…se não fosse isso ele seria muito. Já entrei em contato com a Quantum e não resolveram meu problema satisfatoriamente. Esse passo a passo já foi realizado e não funciona de jeito nenhum em computador com windows 10. A quantum não lanca atualizações de driver como suporte. Infelizmente deixa muito a desejar.

  15. Também não consigo, meu Windows é o 8.1, vou ter que escolher entre trocar meu computador ou meu smartphone. Outra coisa, alguém sabe onde encontro bateria para colocar no Quantum GO 16GB 4G? Meu telefone deu problema na câmera, em seguida a bateria parou, já tentei contato com o suporte da Quantum, mas não consegui resposta.

  16. Adquiri um Quantum Müv Pro e não consigo conectar ele ao PC para transferir arquivos. Segui os passos que vocês colocam no blog, mas em meu computador nem sequer aparece nos dispositivos portáteis o Smartphone. Como devo proceder para acessar ele?

    1. Alexandre, ao conectar o aparelho ao computador abra o painel de notificações (deslize dois dedos do topo para o meio da tela) e você deve ver uma opção chamada “USB para Carregamento”. Toque nela e mude para “USB para Transferência de arquivos”. Após alguns segundos seu PC deve sinalizar que reconheceu o smartphone e abrir uma pasta mostrando a memória interna.

      Se não funcionar, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  17. No Meu funcionou com essa dica. não dá pra esquecer que após a atualização de drive aparece um notificação no Quantum pedindo a forma de conexão, com a mensagem USAR USB PARA: é só escolher a opção desejada no meu caso foi Transferência de Arquivos.

  18. Estou utilizando o cabo USB original do meu Quantum GO e mesmo assim o computador não reconhece a conexão (mesmo ao entrar no gerenciador de dispositivos ele não é reconhecido). Ao tentar modificar as opções de compartilhamento do celular percebi que ele também não reconhece uma conexão USB (só reconhece o carregamento). Entrar nas configurações do desenvolvedor e modificar a configuração USB também não adiantou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *