Dica, Quantum

Aprenda a recuperar o launcher original do Quantum GO com o Nova Launcher

A recente atualização do Quantum GO para o Android 6.0 Marshmallow trouxe uma mudança bem visível: o “launcher”, aplicativo responsável pela tela inicial e lista de aplicativos, agora tem uma barra de buscas persistente no topo da tela inicial, e a lista de aplicativos se comporta de forma diferente, com um fundo branco e rolagem vertical. Estas mudanças feitas pela Google tornam o launcher consistente com a aparência e comportamento dos aparelhos da linha Nexus ou o app Google Now Launcher. Mas alguns de vocês preferem o visual “antigo” usado no Android 5.1 “Lollipop” e nos escreveram perguntando como recuperar o launcher original do Quantum GO.

Infelizmente isso não é possível usando o launcher padrão do sistema. Mas não é algo difícil de fazer se você estiver disposto a usar uma alternativa gratuita, como o Nova Launcher. Já falamos dele aqui no blog, abordando sua flexibilidade e a possibilidade de personalização do smartphone com o uso de temas. Agora, vamos usar esta mesma flexiblidade para recuperar a aparência e comportamento do launcher original de seu Quantum GO.

Instalando o Nova Launcher

O primeiro passo para recuperar o launcher original é instalar o Nova Launcher. Há duas versões, uma gratuita (Nova Launcher) e outra paga (Nova Launcher Prime). Para este artigo podemos usar a versão gratuita, e se quiser você pode fazer upgrade para a versão mais completa depois.

Depois de instalar o Nova Launcher, pressione o botão Home (o círculo do rodapé da tela). Uma janela irá surgir perguntando qual aplicativo você quer usar como Página Inicial. Escolha o Nova Launcher e clique em Sempre. Pronto, agora ele é o Launcher padrão.

Personalizar seu Smartphone: Nesta tela, selecione qual será o Launcher padrão em seu smartphone
Nesta tela, selecione qual será o Launcher padrão em seu smartphone

Note que sua Página Inicial está vazia, precisamos importar as configurações de seu Launcher anterior para que todos os seus ícones e pastas voltem ao lugar. Para isso segure o dedo sobre um espaço vazio da tela, toque em Configurações e selecione a opção Backup e importação de configurações. Toque em Importar, em OK, e na janela Import from selecione o Launcher que você estava usando (Launcher3, no caso do Quantum GO). Clique em Importar e pronto!

Personalizar seu Smartphone: Nova Launcher
O Nova Launcher é capaz de importar as configurações do Launcher padrão de seu smartphone

Seus widgets não serão importados automaticamente, em seu lugar haverá um retângulo escuro com o ícone do app e a palavra Instalação. Toque nele, toque em Criar na janela que surge e pronto, o widget estará de volta.

Personalizar seu Smartphone: Para ter um widget de volta, basta clicar sobre seu ícone.
Para ter um widget de volta, basta tocar sobre seu ícone e selecionar a opção Criar.

Fazendo ajustes para recuperar o launcher original do Quantum GO

Com o Nova Launcher instalado, vamos ajustar sua aparência e comportamento. Para isso, vamos trabalhar em várias seções do app Configurações Nova, basta abrí-lo e seguir os passos abaixo.

Vamos começar pela seção Área de Trabalho. Toque em Grade da área de trabalho e ajuste o tamanho para 4 x 4 (4 ícones na vertical, 4 na horizontal). Desmarque a opção Posição em meia grade e toque em Concluído.

Agora toque na opção Layout dos ícones e em Fonte selecione a opção Condensed. Toque em Voltar, e desative a opção Barra de pesquisa persistente. Toque em Voltar.

Ajustes da área de trabalho para recuperar o launcher original de seu Quantum GO
Ajustes da área de trabalho. Itens sublinhados em vermelho serão alterados.

Agora vamos ajustar o comportamento do Drawer, a lista de aplicativos instalados. Toque em Drawer e em Layout dos ícones. Em Fonte selecione Condensed e toque em Voltar.

Desative a opção Apps frequentemente usados e em Estilo do drawer selecione a opção Horizontal. Desative a opção Fundo do cartão. Toque em Plano de fundo e arraste o controle Transparency para 45% (ou ajuste a transparência ao seu gosto). Desative a opção Ativar barra de rolagem rápida e, por fim, desative a opção Barra de pesquisa. Toque em Voltar.

Ajustes no Drawer, a lista de aplicativos, para recuperar o launcher original de seu Quantum GO
Ajustes no Drawer, a lista de aplicativos. Itens sublinhados em vermelho serão alterados.

Já estamos próximos de recuperar o launcher original. Toque em Aparência, e em Tema dos ícones selecione a opção Sistema. Desative o item Normalizar o tamanho do ícone. Toque em Velocidade de Rolagem e selecione a opção Padrão. Faça o mesmo em Velocidade de animação.

Ajustes de aparência para recuperar o launcher original de seu Quantum GO
Ajustes de aparência. Itens sublinhados em vermelho serão alterados.

Pronto! Agora seu Nova Launcher tem a aparência e comportamento do Launcher usado no Android 5.1 “Lollipop” no Quantum GO. Talvez você tenha notado que os ícones são um pouco menores do que os que usávamos. O Nova Launcher permite mudar isso na opção Layout dos icones nas seções Área de Trabalho e Drawer, mas só na versão Prime, que custa R$ 1. Com ela você também ganha recursos como suporte a gestos, marcadores mostrando a quantidade de mensagens não lidas em apps como o GMail, Hangouts, etc, a capacidade de ocultar apps e mais efeitos de animação.

Por fim, faça um backup das configurações para que você não tenha que refazer todo o trabaho no futuro: toque em Backup e importação de configurações e em Backup. Dê um nome para o backup, escolha onde guardar o arquivo e clique em OK. Agora é só curtir seu Marshmallow com um toque de Lollipop!

19 Comments

  1. Ótima materia. Sempre usei o nova launcher em todos os meus smartfones. Ele atende a todos os gostos alem de ser muiiito leve sem diminuir o desempenho do smartfone.

  2. Na real, vocês deveriam fazer o APP nativo de câmera gravar em MP4, tira essa merda desse formato que está atualmente, é horrível!!! Sério, nunca vi um celular MODERNO com essa merda de formato de vídeo que a câmera do Quantum Go tem… Mudem logo.

    1. Não precisa se exaltar amigo, mas concordo plenamente. Quando gravei meu primeiro vídeo e fui enviar me decepcione ao ver q não era mp4. Fica parecendo Celulares de 1550a.c.

      1. Fabio, o 3GP é um dos formatos padrão suportados pelo Android. Apesar de incomum, é tão capaz quanto o MP4 ou outros. Não usamos MP4 pois para isso seria necessário o pagamento de royalties que encareceriam o aparelho.

  3. Atualizei o meu para o Android 6.0 Marshmallow.
    Primeiro tomei um susto. Alguns aplicativos simplesmente paravam.
    O Quantum Go começou a travar e reiniciar. Quase joguei ele na parede.
    Demorou um pouco, depois reiniciou e ficou estável.
    Desinstalei os aplicativos que estavam parando e reinstalei todos novamente. Funcionou.
    Agora recuperei o jeito antigo e agradável do launcher! Muito bom!
    Mas olha!
    Estou saindo de uma crise de angina brava! E vcs me dão um susto desse???
    KKKKK!
    Agora tá quase tudo certo. É aprender e curtir o ótimo aparelho!

  4. Recentemente passei a utilizar o LINE Launcher (antigo Dodol Launcher), pois além de ser gratuito ele permite customizações bem bacanas em relação aos ícones, temas, etc. Deixando o Android com uma interface mais limpa. Mas, acredito que a Google, ou a fabricante do celular, poderia disponibilizar uma funcionalidade que permitisse personalizar o Launcher padrão, sem a necessidade de instalar um aplicativo de terceiro (que consome espaço em disco e uso de memória, além de estar suscetível a vulnerabilidades de segurança).

  5. Boa tarde Rafael Rigues, antes de mais nada, lhe dou parabéns pela paciência e consideração ao responder os comentários aqui no blog. A Quantum está de parabéns pelo seu excelente serviço e estou satisfeito com o celular. O que eu quero sugerir é que se possa remover alguns ícones na tela do drawer, como por exemplo de selfies, e-mail, app secundário de música. Gostaria de poder remover estes e outros apps, mas não dá nem para desativar

  6. Atualizei recentemente o meu Quantum Go para a versão 6.0, mas ao testar a câmera o flash está dando uns pisque estranho, e a foto que deveria ficar clara no escuro nao fica, não sei se é um bug ou um problema do meu Quantum Go.
    Mas ficarei agradecido pela atenção do suporte da Quantum Go

  7. Essa porcaria de permissão que precisa ser dada pra tudo? Agora pra piorar ainda começou a aparecer a necessidade de liberar a sobre tela.Sério, onde eu faço esse Capiroto liberar meus apps. Estou incomodado com essa versão. Está uma bela porcaria.[2]Nada resolve o que faço!?

    1. Fernando, as mudanças no sistema de permissões foram feitas pela Google, não pela Quantum. A partir do Android 6.0, todos os apps devem pedir permissão ao usuário antes de realizar uma ação (por ex: acessar a câmera). Anteriormente isso era feito uma vez só na instalação do app.

      Por segurança não é possível conceder permissões se houver um app que use a sobreposição de tela, já que apps com essa permissão podem mostrar imagens sobre a tela de outros apps, e teoricamente induzir o usuário a conceder uma permissão perigosa ou indevida.

      O que você precisa fazer é desativar a sobreposição de tela em todos os apps que usam este recurso. Isso é feito em Configurar / Apps. Clique no ícone da engrenagem no topo da tela e em Sobrepor a outros apps. Toque em cada um dos apps da lista e desative a opção Permitir a sobreposição a outros apps.

      Se isso não resolver o problema, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  8. Gostaria de deixar uma dica a equipe de tecnologia da Quantum, não esqueçam as atualizações! Estou há meses aguardando a atualização do Android para o modelo 16GB 3G, e o sentimento que tenho é que não foi dada a mesma prioridade nas atualizações, por termos hardware mais simples. No início estava muito feliz com o aparelho, mas os diversos bugs de GPS, Bluetooth, etc… me fizeram ficar descontente com a Marca, já que há meses é esperado uma atualização que resolva estes problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.