Quantum, Smart

Fôlego para ir mais longe: veja como o Quantum GO controla o consumo de energia

reduzir o consumo da bateria

Por mais que os smartphones tenham evoluído ao longo dos últimos anos, um ponto continua sendo alvo de constantes reclamações por parte dos usuários: a autonomia de bateria.

Mesmo o smartphone mais sofisticado do planeta não passa de um belo peso de papel se não houver energia, e não há nada mais irritante do que encontrar seu aparelho sem carga antes mesmo de voltar para casa no fim do dia. Por isso o Quantum GO traz uma série de recursos para o gerenciamento de energia.

Bateria

Começamos com uma bateria com capacidade de 2.300 mAh. O processador MediaTek, equipado com 8 núcleos, também ajuda bastante neste ponto. Ao contrário do que possa parecer, ter mais núcleos ajuda a reduzir o consumo da bateria. O mecanismo é similar a um carro com mais marchas, onde um piloto capacitado está orientado a economizar consumo de combustível.

processador MediaTek
O processador MediaTek tem 8 núcleos operando de forma extremamente eficiente

O nosso piloto é a tecnologia CorePilot, que distribui de forma inteligente as tarefas entre os núcleos. De acordo com as necessidades do aplicativo eles são ligados ou desligados dinamicamente e sua frequência de operação (clock) é ajustada, evitando desperdício de energia.

A tela AMOLED também faz sua parte. Além de proporcionar imagens mais vibrantes ela tem várias características que ajudam a reduzir o consumo: cada “ponto” na imagem é um LED que emite luz própria, eliminando a necessidade dos poderosos LEDs brancos para iluminar a tela globalmente, usados nos painéis LCD/TFT. Para reproduzir a cor preta, os pontos correspondentes são simplesmente desligados. Estimamos que a melhor eficiência da tecnologia AMOLED consiga reduzir em 17% o consumo de energia em uma tela de 5”, quando comparada ao LCD/TFT.

Por si só o Android 5.1, usado no Quantum GO, é a versão do sistema operacional mais eficiente no gerenciamento de energia. E como se isso não fosse suficiente, fomos além e implementamos também alguns truques no software: um modo especial de economia de energia entra em ação quando a carga chega a 15% e deixa a tela em preto-e-branco. Isso reduz significativamente o consumo e aumenta a autonomia.

Economia Inteligente
No modo Economia Inteligente, a tela fica em tons de cinza quando a carga da bateria cai abaixo de 15%

O resultado de tudo isso? Um smartphone com fôlego para acompanhá-lo por todo o dia: Quantum GO.

70 Comments

  1. Maravilha em, mas será que duraria o dia todo comigo ? rsrs
    a função ativa nos 15% de deixar a tela cinza e preta, ela só funciona quando chega nos 15% ou dá pra editar pra ficar sempre ativa ou em outra porcentagem ?

    1. Há mais uma coisa que esqueci de perguntar, vi que um review que a bateria demora pra carregar… o aparelho é compatível com alguma tecnologia de carregamento rápido ?

    2. É possível definir quando o modo de Economia de bateria inteligente será ativado, se aos 15% ou 5%. Também é possível ativar esse modo manualmente (e deixar forçar a tela no modo monocromático), mas lembre-se que ele restringe os dados em segundo plano. A tela de configuração explica direitinho o que acontece.

    3. Dá pra editar sim, em qualquer porcentagem. É só habilitar o modo de economia de energia e ativar o modo monocromático. Para habiltar o modo de economia de energia o teu quantum não pode estar carregando.

  2. A única coisa que me impede de comprar esse smartphone é a duração da bateria e o tempo de carregamento, soube que a transmissão de energia no carregador é de 1A, na minha opinião pouco, já que alguns carregadores são de 2A ou mais. Minha pergunta é: Quanto tempo demora para a bateria ser totalmente carregada, dos 0% aos 100%? E uma dica: Desenvolvam algum APP igual o moto tela, isso ajuda no dia-a-dia!

    1. Leônidas, preciso verificar os números oficiais de tempo de carga e retorno aqui com uma resposta quando souber. O carregador de 1A é “na medida” do que o circuito de carga do Quantum GO precisa, usar um carregador mais potente (como 1,2A ou 2A), é possível, mas não vai fazer diferença no tempo: quem determina o quanto de corrente “puxar” é o smartphone, e o Quantum GO sempre vai puxar 1A.

  3. Amei isso! há muito tempo que esperava algo oficial parecido com o modo “super economia de energia” da samsung. Na minha opinião, vocês criaram algo muito bom! só poderia ter mais opções de modo de controle de tela, em vez de só 15 e 5%, o que pode ser implantado num futuro update. Uma duvida: no lollipop, ele tem um modo de economia de energia nativo. No caso, quando ativamos esse modo do lollipop, ele automaticamente ajusta a tela para monocromatica? Outra pergunta é se a quantum vai lançar algum software “PC Suite” como as outras empresas têm? Faz falta se a pessoa tiver um “desaster update”. E a respeito do root, vocês vão adotar a mesma estrategia da Motorola, liberando através de código e anulando a garantia automaticamente?

    1. Diego, você pode forçar o modo monocromático quando quiser, mas com isso os outros recursos de economia de energia (reduzir vibração, desempenho, serviços de localização, dados em segundo plano) vão junto. Você pode escolher se quer que o modo monocromático seja ativado como parte da economia de energia ou não. Não temos planos pra um software do tipo PC Suite, nem suportamos root. Você perde automaticamente a garantia se fizer.

    1. Alexandre, os quiosques do Rio (Botafogo Praia Shopping e Shopping Nova América) devem estar abertos até o final do mês. Há um posto de assistência técnica no RJ sim. Quanto ao tempo para carga total da bateria, vou checar o número oficial e respondo mais tarde.

  4. Não esperei quiosque na minha cidade, quando vi no site já fui comprando, embora seja o modelo mais básico o dispositivo é muito bom. A bateria dura umas 12 h, com wifi ligado e um uso moderado de aplicativos como whatsapp e telegram, além do gps sempre ativado e brilho de tela intermediário.

    1. Tarso, a confirmação do pagamento de um pedido pode levar até 48h (considerando dias úteis), dependendo da forma de pagamento, como foi feito, banco, etc. O código de postagem é gerado pelos correios, e enviado geralmente 48h após a emissão da nota fiscal.

  5. Olá, comprei um quantum go, porém a bateria dele acaba muito rápido, acredito que seja defeito no software. O que vocês me indicam fazer?

    Obrigado pela atenção.

    1. Pedro, atualize o aparelho com a versão mais recente do sistema (detalhes em http://goo.gl/5iDFWm) e após isto faça o seguinte:

      1) Carregue a bateria até 100%
      2) Use o aparelho até ele se desligar
      3) Com ele desligado, coloque para carregar. Não retire da tomada antes de 100%
      4) Ligue e repita os passos 2 e 3 mais uma vez.

      Caso o problema persista, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  6. boa noite, quero comprar um quantum go 4g para mim, mais vou esperar virar o cartao….no site de voces poderia ter a opçao de compra com dois cartoes assim como em alguns sites…eu vi algumas reclamaçoes sobre o produto de voces no reclame aqui e espero que voces tenha melhorado o atedimento pois estarei comprando um apartir do dia 26/01 estou confiante que estarei fazendo um bom negocio e espero nao me decepcionar com a quantum go….

    1. Alex, alguns de nossos parceiros como Americanas, Extra e Ponto Frio oferecem pagamento em dois cartões de crédito. Quando ao aparelho, o número de reclamações em relação ao total de vendas é muito baixo, e estamos de olho para corrigir todos os problemas reportados.

  7. Gostaria de saber o tempo de carregamento dele. Várias pessoas já perguntaram isso e não houve resposta. Por ser 1A não demora muito? Será que este tempo pode ser compensado por uma atualização de software?

    1. Fábio, a carga total do 0 a 100% com o carregador incluso leva cerca de três horas e meia. Carregar numa porta USB do computador, ou usar o aparelho enquanto ele carrega, aumenta esse tempo. O tempo de carga não é regulado por software, depende da capacidade do carregador e, mais ainda, do circuito de carga dentro do smartphone.

  8. Ola
    Estou com uma dúvida quanto a bateria. A minha dura um dia inteiro com a luminosidade da tela no mínino, uso moderado do smartphone (acesso de vez em quando a internet e utilizo mais o whats APP, mas TB pouco), mas mesmo assim ela zera no final do dia. Li em vários sites de testes que a bateria durava o dia todo em uso intenso. Tenho um outro da LG que dura mais de 24 hs no uso moderado. É normal isso ou minha bateria pode estar com algum problema? Obrigada

    1. Carol, a autonomia de bateria varia de aparelho pra aparelho, e até mesmo entre aparelho de um mesmo modelos ou marca dependendo de vários fatores, como modo de uso, quais apps estão instalados, os ajustes (brilho da tela, volume, uso de bluetooth e GPS, etc) e até mesmo a configuração da rede de telefonia de sua operadora.

  9. O Quantum GO 4G 64bit é mais rapido do que o 3G 32bit. Por conta disso ele consome mais bateria?
    E vcs da Quantum estão pensado em fabricar um outro aparelho ou uma nova geração do QuantumGO?

  10. Eu estou querendo comprar um Quantum GO pois é um ótimo celular pela sua faixa de preço, mais estou com medo que sua bateria acabe rápido. Pesquisei em sites e em canais no youtube e a maioria deles falam que o GO sofre para chegar ao fim do dia com carga.E o uso da Carol Fontenele no comentário acima parece ser bem básico e msm assim ele consegue um dia fora da tomada. O gerenciamento de energia será melhorado com o android 6.0 ou não mudará muito?

    1. Welinton, o Android 6.0 é um pouco mais eficiente no gerenciamento de energia, mas não espere grandes mudanças. A autonomia de bateria é um assunto complexo, depende de configurações do aparelho, apps instalados, quantos “chips” você usa e até mesmo da rede da operadora.

  11. Esqueci de perguntar. Vcs continuaram com o bom custo x beneficio ou esse foi para chamar a atenção para a empresa e começaram a partir de agora seguir o estilo sony de ser com aparelhos com preços altos?

  12. Olá boa tarde, estou prestes a comprar meu QUANTUM GO e gostaria de saber se todos esses problemas citados acima sobre a bateria já foram resolvidos em novos aparelhos fabricados ou continuam a mesma coisa?

  13. ok Rafael, mas pode me tirar mais uma duvida em relação a bateria? isso será de muita importância para minha decisão na compra, a bateria deve durar em torno de quantas horas estando conectado em wi-fi o dia todo? pois caso eu compre e veja que dure menos , saberei que algo esta fora do normal….obg pela atenção!

    1. Bianca, é impossível dizer um número “definitivo”. Depende de ajustes do aparelho, apps instalados (mesmo apps em segundo plano podem consumir energia) e até mesmo da frequência, intensidade de sinal e canal da rede Wi-Fi. No meu padrão de uso, consigo chegar ao fim de um dia típico com algo entre 20 a 30% de carga.

  14. Esses dias fui dormir com a bateria em 30%, amanheci com o celular desligado. Mais recente fui dormir às 4 da manhã com a bateria em 100% e acordei 10:30 com a bateria em 40%. Gostaria de entender como um smartphone eh capaz de consumir tanta bateria mesmo sem estar em uso. Demora uma eternidade pra carregar e depois descarrega numa rapidez impressionante. Mesmo não estando em uso. Se for pra ter um celular assim eu prefiro não ter e pegar meu dinheiro de volta. Meu smartphone é um Quantum MUV pró. Gostaria de uma explicação plausível pq isso é inaceitável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.