Destaque, Mobile, Quantum

Quantum FLY vs Concorrentes: batalha de titãs!

Com o recente lançamento do Quantum FLY, nós da Quantum fizemos um bom barulho no mercado de smartphones. Também pudera, com um aparelho tão poderoso por um preço tão baixo, não é surpresa que nossos estoques tenham se esgotado em 24 horas e já exista uma lista de espera para os próximos lotes. Um verdadeiro topo de linha, o Quantum FLY é capaz de competir em pé de igualdade tanto contra lançamentos recentes quanto contra aparelhos consagrados de grandes multinacionais. Vamos fazer uma comparação rápida do Quantum FLY vs concorrentes, mais especificamente o LG G5 SE, Samsung Galaxy S6, Motorola Moto X Force e iPhone 6. Primeiro, as fichas técnicas:

Tabela comparativa, Quantum FLY vs concorrentes. Preços oficiais sugeridos pelos fabricantes.
Tabela comparativa entre o Quantum FLY e concorrentes. Preços oficiais sugeridos pelos fabricantes.
Preço promocional de lançamento para o Quantum FLY, R$ 1.299 para pagamento à vista.

Quantum FLY vs Concorrentes

Vamos começar falando do desempenho, afinal o Quantum FLY é o primeiro smartphone deca-core na América Latina, equipado com o poderoso processador MediaTek Helio X20. Acompanhado de 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna (expansível) de alta velocidade, isso significa desempenho superior ao de todos os concorrentes aqui listados, como demonstrado por benchmarks como o AnTuTu 6.

Benchmarks comparativos do Quantum FLY contra alguns de seus concorrentes.
Benchmarks comparativos do Quantum FLY contra alguns de seus concorrentes.
Valores em pontos, quanto mais melhor.

Os 10 núcleos fazem a diferença não só na hora de rodar os apps e jogos mais pesados, mas também tem um benefício inesperado: ajudam a economizar bateria. Isso porque os núcleos são divididos em três grupos de acordo com seu perfil de eficiência energética: um otimizado para o menor consumo possível, um equilibrado e um otimizado para desempenho máximo.

O processador tem inteligência suficiente para analisar o app em execução e delegar a tarefa aos núcleos mais adequados, evitando o desperdício, já que muitas tarefas do dia-a-dia podem ser executadas confortavelmente pelos núcleos de baixo consumo. Some a isso uma bateria de 3.000 mAh, maior que a de muitos concorrentes, e você tem um aparelho que consegue acompanhá-lo até o fim do dia sem uma “paradinha” para recarregar no meio da jornada.

O Quantum FLY é o primeiro smartphone no mercado nacional com um processador deca-core, o MediaTek Helio X20
O Quantum FLY é o primeiro smartphone no mercado nacional com um processador deca-core, o MediaTek Helio X20

A tela também merece destaque: optamos por uma tela de 5.2” por uma questão de ergonomia, já que nossos estudos apontaram que este é o tamanho mais confortável para operação com uma só mão no dia-a-dia e está se tornando uma tendência mundial. Com tecnologia IPS e resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), a tela tem densidade de 421 PPI, o que significa excelente ângulo de visão e imagens muito mais nítidas e realistas.

O conforto também pautou outras decisões do design, como os 7,5 mm de espessura, 140 gramas de peso, o acabamento em alumínio acetinado na tampa traseira e até mesmo a posição do leitor de impressões digitais: ele fica na tampa traseira, logo acima do logo da Quantum, em um local de fácil alcance do dedo indicador não importa com que mão você segure o smartphone. Graças a ele você não precisa memorizar senhas ou bolar padrões, basta um toque para desbloquear o aparelho instantâneamente.

O sensor de impressão digital está em uma posição ergonômica, na traseira do aparelho.
O sensor de impressão digital está em uma posição ergonômica, na traseira do aparelho.

Na comparação do Quantum FLY vs concorrentes as câmeras também se destacam: a de 16 MP na traseira tem flash Dual Tone, ou seja, duas lâmpadas de cores diferentes que tem sua intensidade controlada por software para produzir uma luz mais “equilibrada” de acordo com a cena fotografada, evitando o “branco total radiante” dos flashes comuns. Também adicionamos a ela o sistema PDAF (Phase Detect Auto-Focus), vindo de câmeras digitais profissionais, que garante foco mais rápido e preciso, em apenas 0,03 segundos.

Na câmera frontal o destaque é o sensor de 8 MP, o melhor entre os concorrentes aqui mencionados, acompanhado por um flash LED. Além disso, fizemos um cuidadoso trabalho de otimização do software da câmera, para que suas selfies saiam melhores do que nunca.

fly_cameras
Acima, câmera traseira do Quantum FLY e flash Dual Tone. Abaixo, a câmera frontal (à esquerda) e seu flash LED (à direita).

Mas talvez o maior trunfo do Quantum FLY vs concorrentes seja o preço: a partir de R$ 1.299 (preço promocional de lançamento para pagamento à vista), menos da metade do valor cobrado por alguns dos concorrentes aqui mencionados. Visite nosso site para saber mais sobre o Quantum FLY e peça já o seu!

148 Comments

    1. Quantum,sobre seu próximo lançamento,poderia dar a vocês umas dicas(celular intermediário)
      -TELA AMOLED ou TrueView 5,2″ 1368×750
      -Construção em MetalPrint ou um material tão premium quanto ele
      -Processador Mediatek com 1.5Ghz A53 Octa-Core 2GB ram 16GB de armazenamento expansível até 200GB
      -Camêra de 13MP 1.9 lente de 8 elementos
      Bateria 3000 ou 3300Mah
      8.2MM de espessura
      Abraço!!

  1. Então…
    Uma coisa muito falada em alguns comparativos é justamente esse comportamento de comparar o Fly que é o “Premium” da Quanto o substituto do GO. Então o comparativo dele seria entre os intermediários de forma comparativa.
    O pessoal ta pegando pesado nas análises por causa desse quesito.
    A câmera por exemplo, o que pode ser melhorado?
    O aquecimento que é citado?
    A saída de som?
    Abraços.

    1. Diego, o FLY foi projetado para competir com vários smartphones top de linha no mercado, como mencionado no artigo, e o enquadramos na mesma categoria. Características como os 3 GB de RAM, sensor de digitais e o processador deca-core o colocam acima do perfil típico de um intermediário. Estamos cientes dos relatos sobre a câmera, a trabalhando em melhorias no software para aprimorar a qualidade de imagem. O “aquecimento” é comum em um aparelho de sua categoria, e dentro dos limites de engenharia do produto.

      1. Falam bastante sobre a instabilidade do aparelho (Fly), da vibração excessiva da saída de som, e a câmera pelo que vi demora pra focar, digamos, é “lenta”. Mediatek demora pra liberar atualização, e o fato de que ele esquenta em excesso.
        Essas informações procedem? Muitos andam falando isso e gostaria de um esclarecimento de vocês por favor. Abraço!

        1. Nikolaus, estamos investigando a questão da câmera, que será corrigida com uma atualização de sistema. Não há “instabilidade” no FLY, há UM app (Asphalt 8) que não roda no aparelho por bug do próprio app, bug aliás que ocorre também em outros aparelhos como o Moto X. Estamos em contato com a Gameloft para auxiliar na correção. Aquecimento em um aparelho de alta performance é normal, e o que ocorre está dentro de todos os parâmetros de segurança definidos pela nossa equipe de engenharia.

          Por fim, quando ao som, todo smartphone tende a distorcer no volume máximo, é um reflexo dos alto-falantes pequenos. Acreditamos que o Quantum FLY oferece boa qualidade de som no volume típico do dia-a-dia, mas estamos investigando a questão.

          1. Rafael Rigues fiquei muito afim de comprar o FLY porém vi uma review sobre o aparelho, não gostei muito da parte que perde desempenho nos jogos com gráficos um pouco mais pesados, eles também falam que o aparelho é para ser considerado apenas intermediaria e não um top de linha.

          2. Felype, o Quantum FLY não tem problema nenhum de desempenho em jogos pesados, mas dois jogos populares não rodam nele: Asphalt 8 e Real Racing 3. Não é um problema do aparelho em si, é por causa de uma exigência das desenvolvedoras em certificar os jogos individualmente para cada aparelho, e já estamos em contato com a Gameloft e EA para resolver.

            Quanto ao topo de linha, é um critério subjetivo. Consideramos o Quantum FLY um topo de linha, e ele certamente é superior a aparelhos também considerados topo de linha como o LG G5 SE. Mas infelizmente a comparação mais comum na imprensa é por preço, e não por recursos, e com isso o FLY é constantemente combinado com o Moto G4 Plus, um aparelho de desempenho inferior. Daí a confusão.

      1. Quando ele voltar a ter em estoque vai ser vendido no Quiosque do Shopping Eldorado? Fui até la para dar uma olhada mais de perto no aparelho, e o vendedor disse que não tinha previsão para tal, apenas poderia realizar a reserva para quando o segundo lote estivesse pronto.

  2. Várias análises que já estão rolando por aí com o Quantum FLY relatam que ele é um excelente celular por um preço muito atrativo, no entanto, anda apresentando muitos aquecimentos e consequentemente ‘lags’ em execução de jogos pesados. Além disto, foi relatado também um alto consumo da bateria em comparativo com outros celulares equivalentes a ele.

    Por possuir um hardware potente, se especula que esses problemas sejam de otimização de softwares e afins.. Gostaria de saber se vocês já estão sabendo desses problemas e se estão trabalhando em cima deles já.

    Perdão se pareci agressivo, não foi a intenção, mas me interessei muito pelo celular e fiquei com o pé atrás diante dos reviews que vi. Porém, se for referente apenas a problemas de software, que se resolve com atualizações, eu ainda manterei minha preferência pelo Quantum FLY.

    Obrigado.

    1. Lucas, imagino que você viu um certo review específico, que infelizmente tem muita informação equivocada. O Quantum FLY tem uma GPU Mali T-880MP4, uma das mais poderosas no mercado e com desempenho superior à de concorrentes muito mais caros. “Lags” em jogos pesados são algo que não deve ocorrer, não por culpa da GPU. Quanto ao aquecimento, é normal um smartphone nessa categoria aquecer (o GO também aquece durante jogos ou uso intenso do 4G, e o mesmo pode ser dito do MUV PRO), mas tudo fica dentro dos limites de segurança definidos por nossa equipe de engenharia.

      1. Pois eh Rafael, o problema todo esta ai! não ha disponibilidade nem posicionamento da empresa.. eh capaz do zenfone3 chegar antes do fly. ai alguns que pretendiam comprar o Fly correrão para o zenfone3… como eu fiz, corri pro moto z play. Mas, deixo claro minha tristeza, queria o Fly.

  3. Temos visto varias “analises” a respeito do Fly e cada um tem uma opinião a respeito desse ou daquele ponto, mas um ponto comum a todos, está nas Câmeras do aparelho. Todos falam que a Câmera frontal é boa porem a Câmera traseira está bem abaixo da média, inclusive quando comparado à aparelhos intermediários. Tenho certeza que tanto eu que já comprei o aparelho (e também não recebi) quanto as pessoas que estão indecisas, queremos saber o que está sendo feito para melhorar essa situação, ou se não há nada a fazer alem de sentar e chorar. Há no youtube um vídeo em que são colocadas lado a lado as mesmas fotos do fly e do motog4 e a diferença é realmente gritante.

  4. As melhorias de software na câmera virão junto com eventual atualização do Android? Sou leiga no assunto e gostaria de saber se, caso eu compre o celular agora, ainda assim conseguirei usufruir de alguma melhora da câmera. Ou se é melhor aguardar a compra de lotes futuros, já atualizados.

    Estou em dúvida entre levar o Fly, ou o G4 Plus ou o Zenfone 3, e a câmera é um dos quesitos que considero relevante. Tenho um moto g1 e não vejo a hora de trocar!

    Abçs.

    1. Priscila, as melhorias são entregues via internet, não é preciso uma atualização completa do Android para isso. Você pode comprar seu FLY já, e assim que uma correção estiver disponível ela será baixada e instalada automaticamente.

    1. Osvanir, o GPS do Quantum GO recebeu uma correção com a atualização para o Android 6.0, e ficou bem mais preciso. Mas a precisão e agilidade do GPS foram um dos muitos pontos que levamos em conta no desenvolvimento do Quantum FLY, e ele está muito bom.

    1. Yuri, a comparação prática está ali mesmo no artigo: vencemos todos os concorrentes citados no AnTuTu, um dos apps de benchmark mais usados na indústria. E não temos medo não, enviamos dezenas de FLY para os principais jornalistas e sites de tecnologia do país justamente para que muitas análises e comparações independentes sejam feitas.

    2. Yuri, o poder do processador aliado a memoria do fly, torna ele um concorrente top, acredito que so snapdragon 820+4gb ou 821 bata nele..mas um aparelho nao eh so processador e memoria nao eh mesmo? acredito q poderia melhorar na camera e som.

  5. Você não respondeu a respeito da qualidade de som… Seria bom vocês conseguirem colocar pelo menos no mesmo patamar do Moto G4 Plus que é seu concorrente direto, e também no quesito câmera. Vocês melhorariam muito suas chances de crescer no mercado.

    Outro detalhe: vocês fecharam o único quiosque que tinham em Belo Horizonte, e isso não condiz com uma empresa que precisa mostrar seus produtos para um mercado tão concorrido como esse.

    1. Alexandre, o som depende de várias coisas, desde a potência do alto-falante até o formato da câmara de ressonância onde ele está alojado e da grade por onde o som sai. Obviamente levamos tudo isso em conta no desenvolvimento do aparelho e procuramos a melhor qualidade de som em uso típico, mas tenha em mente que é comum um smartphone distorcer o som na potência máxima, por causa dos alto-falantes pequenos usados.

      Quanto ao quiosque de Belo Horizonte, foi fechado pois infelizmente não atendeu às nossas expectativas. Mas em breve você irá encontrar os smartphones Quantum em todos os principais varejistas, inclusive lojas aí de BH.

  6. Olá, é a primeira vez que acesso o blog da Quantum, achei muito legal vocês responderem as perguntas. Geralmente em blogs vemos muitas perguntas que ficam no vazio.
    Eu não conhecia os smartphones da Quantum até pouco tempo atrás, conheci através de uma notícia sobre o Fly em um site de celulares, e fiquei muito interessado.
    Minha dúvida (por enquanto) é: vocês pretendem manter o mesmo preço nos próximos lotes? Se não, como ficará o preço?
    E minha sugestão: vocês poderiam oferecer formas de parcelamento que mantivessem o preço a vista (exemplo, em menos vezes no cartão, ou permitir que o cliente pague um boleto com metade do valor do smartphone e parcelar a outra metade no cartão).

  7. Rafael, eu tenho que concordar com o pessoal ao dizer que várias das análises que vi atacam a câmera do Fly…Dai como não entendo muito sobre o desenvolvimento de aparelhos e tudo mais ,queria saber se tem como melhorar a qualidade da câmera só com software ou precisaria mexer no hardware ou mesmo especificamente nas lentes ?Eu ainda estou super interessada no Fly, mas se a câmera não for muito boa vou ter que acabar optando por outro aparelho, porque esta é super importante pra mim.

  8. Vocês tem datas para correções de câmera e bateria? Estou desde lançamento acompanhando e pra ser sincero está dificil esperar o novo lote e saber se realmente será consertado esses problemas. Concordo que em processador está a frente de por exemplo G4 Plus, porém tem que ser um conjunto da obra pra realmente ficar acima. Na parte de design ele está perfeito, parabéns.

    1. Sérgio, não há problema de bateria com o Quantum FLY. Quanto à câmera, a correção está em desenvolvimento mas não sei de uma data de lançamento. Estamos trabalhando junto com nossos fornecedores no exterior nessa questão.

  9. Boa Noite! Do que adianta esse bla bla bla todo se nao tem o aparelho disponivel pra compra? tenho umas 2-3 semanas esperando o tal do lote 2 e nada! acabei de comprar o moto z play, estava dando preferencia ao fly, porem a demora de disponibilizar me fez mudar de escolha.

  10. Boa noite. Recebi o Fly hoje e passei boa parte da noite instalando aplicativos. Tentei instalar o Play DTVi da Quantum mas acusa que o aparelho não é compatível ( tentei com e sem o dongle ). Poderia confirmar se ele deveria ser compatível mesmo, como está informado no site? Se for seria o caso de alguma correção? Obrigado.

  11. ” Preço promocional de lançamento para o Quantum FLY, R$ 1.299 para pagamento à vista ” Não gostei das palavras ” Preço promocional de lançamento ” palavras essas que tenho certeza que não vou gostar tambem no momento em que se mostram efetivas no Preço final.

    Para o povo que ta falando dele em Desempenho em Jogos, o LinuxBRs (Youtube) fez Testes de Jogos onde, Modern Combat 5 roda lindo no Quantun Fly e GTA SA Que apesar de algumas falhas graficas rodou Lindo com tudo no maximo, e esquntou bem depois começou a dar alguns lags, mas ainda assim rodando bem.

    Pois bem, uma coisa me intriga, na Análise do Canaltech (Análise essa estranha na minha visão) o Asphalt 8 não abriu no Quantum Fly, isso deveria acontecer? Digo, Vocês estão cientes disso? Já havia visto Análise do Asphalt 8 no MediaTek Helio X20 rodando Lindamente, então o que há de errado? Esse Software ta precisando de correções em amigos

    1. Diego, é um bug do Asphalt 8 que afeta alguns aparelhos com o Android 6.0, e também acontece com o Moto X. Já estamos trabalhando com a Gameloft para auxiliar na solução do problema com um update do app. O preço “cheio” do Quantum FLY é R$ 1.449, parcelável em até 10x.

  12. Gostaria de adquirir um fly mais tenho visto alguns reviwe e principalmente o do canaltech me deixou intrigado preciso de um smartphone com bom desempenho o fly realmente tem um bom desempenho porque tenho o go e ele é muito bom obrigado

  13. no dia que a quantum fizer um celular com essa característica, rodando windows phone, comprarei um sem pensar duas x… e, pensando bem, no brasil não temos mais a Microsoft vendendo aparelhos.. e a nokia tinha 8% do mercado de celulares, rodando windows phone.. não seria uma má ideia, o dpto de marketing da quantum aproveitar e lançar uma linha para esse nicho de mercado que carece de produtos…
    terei que importar dois HP daqui a uns meses, para substituir dois aparelhos com windows phone em casa..

  14. De acordo com varios reviews e minha experiencia de uso, o quantum fly NAO EH TOPO DE LINHA e sim intermediario concorrente de moto g4. E com qualidade ruim de camera e processador inferior aos de iphone 6 e galaxy s6. Benchmarks nao mostram a realidade e compatibilidade geral com sistema

    1. Armando, discordamos da sua posição. O Quantum FLY é um topo de linha, capaz de competir em pé de igualdade com outros aparelhos topo de linha mencionados aqui no artigo (e outros que não mencionamos). Quanto à câmera, estamos trabalhando em uma atualização de sistema para corrigir alguns dos problemas mencionados pela imprensa.

  15. Oi Rafael, obrigado pela resposta ali em cima. A respeito do Android 7, vocês pretendem lançar o Fly com essa versão? Ou sera lançado apenas na versão 6? Se for o caso, ele poderá receber a atualização para o 7?
    Se após algum tempo de uso eu precisar de manutenção (botão que quebra, dano na tela, etc), como poderei proceder? Moro no interior do estado de SP.

    1. Tesler, os Quantum FLY saem de fábrica com o Android 6, mas planejamos o upgrade gratuito de todos os aparelhos para o Android 7. Sobre suporte técnico, temos postos autorizados em várias cidades e duas centrais de reparos (SP e Curitiba) para onde o produto pode ser enviado via Correios caso não há uma autorizada próxima a você.

  16. Vi algumas análises que afirmam que a câmera traseira tira fotos meio “embaçadas”. Essa atualização de software vem pra corrigir isso? E possível corrigir esses problemas apenas com atualização de software?
    Tbm achei estranho a câmera frontal ser apenas 720. A Quantum tem q melhor nessas questão da câmera, comparando meu GO com outros sinto que ele fica abaixo da média para seu preço principalmente na frontal. Poderiam ter economizado um pouquinho em processador e colocado umas câmeras melhores, MP não e tudo.

    1. Fabio, estamos desenvolvendo uma atualização de câmera para o FLY que irá melhorar a qualidade das fotos, é uma questão de processamento, já que usamos um conjunto de lentes e sensor top de linha (Samsung S5K3P3, o mesmo dos Galaxy S6 Edge+).

      1. Olha Rafael, se vocês conseguirem deixar o FLY com um conjunto que tire fotos próximo ao S6, eu serei o primeiro a dizer que o fly é realmente um TOP … por enquanto sinto em dizer que o aparelho não valeu o investimento que eu fiz. É horrível ter que sair de casa para um evento e ter que levar a antiga câmera digital no bolso pois o celular que comprei a uma semana não consegue tirar fotos minimamente razoáveis em modo automático. Hoje eu não recomendaria o Fly para ninguém justamente por causa do ponto FOTOGRAFIA, realmente não entendo como vocês foram deixar isso acontecer, queimaram o aparelho no mercado, é uma pena porque o aparelho é bom.

        1. Emerson, estamos trabalhando para melhorar a câmera do FLY, e devemos ter novidades (e um post aqui no blog) sobre isso em breve. Realmente erramos neste ponto ao não dedicar mais tempo para “amadurecer” a câmera.

  17. Porém não é possível usar em realidade virtual fazendo o uso do Cardboard. Por exemplo.

    A ausência de giroscópio e acelerometro. É no meu caso um grande problema q tenho com a Quantum GO.

    E não poder aproveitar as possibilidades da realidade virtual imersiva é algo muito triste

    1. Adriano, todos os aparelhos da Quantum tem um acelerômetro, é algo obrigatório em quaquer smartphone Android. Quanto ao giroscópio, realmente o Quantum GO e Quantum MUV não possuem esse recurso, mas o Quantum FLY tem um conjunto de sensores completo, incluindo acelerômetro. Com isso, é completamente compatível com o Cardboard, vídeos em 360º do YouTube e outras formas de realidade virtual.

  18. Olá,
    estou querendo adquirir o Quantum Fly futuramente. Porém em algumas analises ele tem apresentado instabilidade em alguns casos, acredito que pelo processador ser novo e tudo mais. Existe algum canal para acompanhar atualizações dele ?

    Obrigado desde já

    1. Matheus, a “instabilidade” que foi mencionada em um review é um bug no jogo Asphalt 8, que também acontece em outros aparelhos com o Android 6.0 como o Moto X. Já estamos em contato com a Gameloft e auxiliando em uma solução. Quanto a atualizações, elas sempre são anunciadas aqui no blog.

  19. Gostaria de saber a previsao de chegada do proximo lote do quantum fly, por que eu fui na loja do site para tentar comprar um e la me diz que não tem estoque disponivel.. ‘-‘

  20. Boa tarde! adquiri um quatum flay, realmente a câmera tem que ser melhorada a minha ta embaçada demais, a resolução da traseira e da Frontal não estão nada boas. o meu ao colocar pra carregar esta esquentando muito. essa atualização pra melhorar a camera demora quanto tempo,? ele tira print ???

    1. Michelly, todo smartphone Android tira print, basta apertar ao mesmo tempo o botão de abaixar volume e o de ligar e segurar ambos até ouvir um “clique” da câmera. O aquecimento durante a carga é normal, e quanto à atualização de câmera, ainda não tenho uma previsão.

  21. Olá, pessoal.
    Acho que como a maioria dos aqui presente, eu também estou muito interessado noFly. Minha irmã está sem celular e eu, atualmente, uso um Moto G4 Plus. Pretendo adquiri um novo smartphone e deixar o G4 com ela. Acompanho sempre os canais de tecnologia, busco avaliar as especificações dos aparelhos que me interessam, antes de firmar qualquer compra. Em números, o Fly me impressionou bastante. Mas depois que saíram as análises acabei recuando com minha empolgação. O aparelho é muito bom, no quesito desempenho, isso me agrada e muito. Mas as câmeras me desapontaram. Eu já vi que você, Rafael, mencionou em vários comentários, que estão trabalhando em novas atualizações para corrigir algumas dessas falhas e isso é ótimo. Mas agora vem as minhas dúvidas, espero que você possa me responder. Seria possível que essas atualizações façam com que as gravações feitas com as câmeras sejam salvas no formato MP4 (que é o padrão) e não mais o 3GP? E a câmera frontal que possui resolução de 8 megapixels, é possível que depois dessas correções ela possa filmar em FULLHD e não mais se limitar ao HD? Essas podem parecer perguntas sem muita relevância para alguns, mas para uma boa parcela do publico que usa o smartphone como “cinto do Batman” (pra tudo e qualquer coisa kkk), detalhes como esses podem fazer toda a diferença na hora de comprar um aparelho novo. Digo isso, principalmente, porque todos os concorrentes na mesma faixa de preço trabalham assim (MP4/FULLHD em ambas as câmeras, mesmo com resoluções inferiores) e isso pode acabar sendo um diferencial muito negativo. Existem outros detalhes como a falta de proteção contra marca de digitais na tela. Mas isso…eu já não colocaria na lista de prioridades. É só um toque mesmo. A final, o Fly é um aparelho muito bonito e não fica legal ele aparentar estar sempre manchado com a gordura das mãos (existem pessoas que poderiam desistir da compra apenas por esse detalhe… acreditem). Espero, sinceramente que o ponto da câmera seja solucionado. Para mim está sendo ainda um forte motivo para pesquisar outros aparelhos. Se ao menos a gravação em MP4 fosse estabelecida como arquivo de gravação de vídeo eu nem me importaria tanto com os outros detalhes que foram apontados como “problemas da câmera” (Estou falando por mim mesmo, viu?). No demais…o Fly me agrada muito (ainda não tive a felicidade de mexer em um, mas estou acompanhando tudo que publicam sobre ele) e espero, de verdade, que a Quantum consiga fazer os que criticaram esse aparelho voltarem atrais em suas observações.

    Agradeço pelo espaço.

    1. Italo, teremos uma correção para melhorar a qualidade das fotos e vídeos feitos com a câmera do FLY, e pretendemos também habilitar a gravação em HD com a câmera frontal. Quanto ao formato de vídeo, é mais complicado do que parece: a gravação em MP4 exigiria o pagamento de royalties por aparelho aos criadores do formato, o que encareceria o produto. Por isso optamos pelo 3GP.

  22. Prezados,

    Tenho um Samsung J7 e tenho interesse em saber se tal celular tem a capacidade de executar tarefas simultâneas (tal como acontece com os aparelhos Samsung). Outra dúvida seria em relação à câmera: Qual a data certa de tal atualização do software, responsável pelo gerenciamento, sair? Aproveito aqui para manifestar minha opinião sobre a avaliação do Canaltech: Só presta se for das multinacionais rsrs… Francamente, pior do que os Gringos que nos exploram (cobrando os olhos da cara por aparelhos que não correspondem a sua realidade) são os compatriotas que nos vendem (incentivando tal consumo insano). Parabéns, Quantum. Produto nacional com qualidade em potencial e por um preço justo!

    1. Flavio, o Quantum FLY é bastante superior ao J7 (na verdade, em testes ele supera aparelhos como o Galaxy S6 e o recém-lançado LG G5 SE) e não tem problemas no dia-a-dia, mesmo com muitas tarefas ao mesmo tempo. Quanto à atualização de câmera, é nossa prioridade, mas não tenho como informar uma data pois ela depende não apenas de nós, mas também de outras empresas que participam do projeto. Mas não deve demorar muito e todos os aparelhos serão atualizados, inclusive os que já estão em uso.

  23. Olá, Rafael, gostaria de saber se a previsão para a próxima remessa vai continuar sendo na primeira semana de outubro e se os quiosques (especificamente o do RJ), vão receber o aparelho e os acessórios na mesma data que disponibilizar venda aqui no site. Já estou ha 2 semanas adiando a compra do celular, esperando o FLY chegar, e está me atrapalhando demais! Caso vcs forem adiar mais tempo, para final do mês de outubro etc, terei de comprar outro mesmo =\

    1. Tony, não tenho como lhe informar uma data exata de chegada dos novos estoques, o que posso dizer é para cadastrar seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

      Quanto aos quiosques, assim que recebemos novos estoques iniciamos a transferência de aparelhos para os quiosques, então uma eventual diferença na disponibilidade é de no máximo alguns dias (devido a transporte, questoes fiscais, etc).

  24. Eu vi bastante comentários e o que mais me incomodou na verdade foi o fato de todos relatarem que a câmera não é muito boa porque falta estabilização óptica e demora muito para focar e a saturação das cores não fica tão boa. Por apresentar um hardware de 16mp na traseira e 8mp na frontal, isso por acaso seria um problema de software ou o hardware empregado no aparelho (câmeras) não é de primeira qualidade? Eu quero trocar meu Moto X 2 pelo Quantum Fly, mas existem coisas que eu acho que vocês não explicam muito bem, contudo no geral eu vi que o aparelho, pelo preço de mercado, é um concorrente acima da média.

    1. Thiago, a falta de estabilização óptica foi uma decisão de projeto, pois encareceria o produto. Foco e cores estão sendo corrigidos com uma atualização de sistema que será lançada em breve, a câmera do FLY é nossa prioridade no momento.

  25. Boa noite,

    Gostaria de saber se o 2º lote vem com os problemas que estão sendo mencionados solucionados. Há inúmeros reviews falando dos pontos positivos e negativos do FLY. Entendo que problemas há em todas as marcas. Tenho GRANDE interesse em adquiri o FLY, espero realmente que esteja disponível a partir do dia 05/10, pois é a minha data limite para adquirir um smartphone.

    1. Gabriel, Real Racing 3 não aparece na Play Store porque a EA ainda não certificou nosso aparelho, já estamos trabalhando com eles para resolver isso. Quanto à tela, acessórios como nossas películas de vidro ajudam a reduzir as marcas de dedo.

      1. Somente complementando o assunto do Real Racing 3, Ele roda no Fly sim. Pela Play Store não é possível instalar devido ao motivo reportado pelo Rafael mas se você instalar o apk do jogo ele roda fluido.

  26. Oi, estou usando o Quantum Fly tem umas duas semanas e notei que quando a bateria chega a 5%, ela vai para 1% em seguida, e se demorar um pouquinho desliga o celular. Já li que alguns usuários passam por esse mesmo problema. Alguma correção via software é capaz de corrigir isso ou é problema da bateria? O aparelho realmente é muito bom, sem travamento algum até o momento.

    1. Victor, esta é a data de envio de alguns aparelhos do primeiro lote. Não estamos anunciando datas para reposição de estoque, cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

  27. Eu e minha esposas temos o GO, queremos comprar o Fly, e estamos esperando as novas remessas. Já vendemos os nossos GO, se demorar, teremos que comprar de outra marca. Vê se apressem, estão tirando o doce da boca da criança.

  28. Boa tarde.
    Quanto ao sensor biométrico ser atrás do aparelho, como fica a usabilidade dele quando o smartphone estiver com capa? Funcionará normalmente???

  29. Disseram que a estimativa para normalizar os estoques eram pro começo de outubro….. Pois é hoje é 12/10 e NADA !!! Tive que comprar o Moto G4 Plus, mas queria mesmo o Quamtum fly, fazer o que né quem perde é vcs ….

  30. Prezados,

    estou tendencioso a comprar um FLY, porém essa demora em ter o produto disponível para venda gera uma desconfiança enorme.

    Com ela, me traz outra desconfiança: Assistência técnica.

    Sou de BH e as coisas aqui já são complicadas com marcas estabelecidas no mercado. Como funciona a assistência técnica da Quantum se eu tiver problemas?

    Ainda continuam sem qualquer previsão de novo lote?

    1. Ricardo, estamos trabalhando para normalizar os estoques. Quanto à assistência técnica, temos postos autorizados em várias cidades no Brasil, bem como postos centrais para onde um aparelho pode ser enviado via Correios caso não haja assistência na região.

      Nossa equipe de suporte pode dar mais detalhes sobre as opções de atendimento disponíveis, você pode entrar em contato no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  31. Nenhuma previsão de estoque?
    Tinha lido que seria no inicio de out e até agora nada… Só queria saber se demora muito ou se posso esperar pra comprar…

    1. Thais, não tenho uma previsão para retorno dos estoques. Cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

  32. Oi, fiquei sabendo que o estoque só será liberado para o Natal, isso é verdade?
    Se for verdade, garanto que muitas pessoas como eu não vão esperar mais 2 meses para comprar o celular.

    Fiquei sabendo também que vocês tem previsão para lançamento de um novo aparelho no começo do ano, essa informação procede?

    Já estou esperando a 2 meses para comprar o Quamtum Fly, não quero esperar mais 2.

    1. Aryadne, não acredite em rumores. Recebemos um lote do Quantum FLY há cerca de 2 dias (que se esgotou em cerca de 2h) e temos um outro chegando nos próximos dias. Estamos trabalhando para regularizar a produção em breve, certamente antes do Natal. Cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

      Quanto a novos produtos, novamente isso é um rumor. Estamos sempre avaliando idéias e projetos, mas não temos nada a anunciar no momento.

  33. Gostei muito da Processador, dos 3 GB RAM. Estou migrando de um excelente aparelho , Lumia 920, por conta da falta de atualização do Software (SO). Para o Quantum Fly , há garantia de atualização para Android Nougat?

    1. Romualdo, pretendemos atualizar o Quantum FLY para o Android 7.0, mas no momento não temos mais informações sobre isso. Não depende apenas de nós na Quantum, mas também de discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

    1. Dianiny, não tenho uma data para informar. Cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

  34. Vi em alguns reviws que apos jogar jogos pesados o quantum fly tem um aquecimento considerável, mas a questão principal não foi essa , foi que ele passou a dar lags depois de aquecer ao rodar por exemplo o minecraft poket edition e gta san Andreas ( isso pelo que pude ver do Linuxs brs jogando ), existe alguma previsão de atualização de vocês para tentar corrigir ou minimizar esse problema ? , desde já obrigado , ah e mais uma coisa , quanto a bateria à alguma previsão de atualização de melhora de sua autonomia?

      1. poxa :/, ok então, mas não podem ao menos considerar trabalhar nisso pfv ?, comprei um fly e ainda não chegou, mas ficaria muito desapontado em jogar algo mais pesado e perceber que começa a ficar lento dps de esquentar.

  35. Boa noite, já tinha visto muitos vídeos na internet com críticas ao quantum fly, mas até então não me preocupei tanto, pois já conhecia um pouco da empresa e sabia que a maior parte deles ou os mais importantes ( como câmera incopatibilidades e algumas questões relacionadas a aquecimento e desempenho) poderiam ser facilmente corrigidas por meio de atualizações que nao duvidava nem um pouco que viriam, porém muitas atualizações já vinheram com a promessa de resolver esses problemas ( até um relacionado a sensibilçidade da tela que eu nem sabia que existia ), porém ao ver esse vídeo https://www.youtube.com/user/RssV/videos que é muito recente ( ou seja em tese veio depois das atualizações já que foi colocado ao ar hoje ) ainda aponta muitos problemas e que em tese já deveriam ter sido corrigidos, enfim de qualquer forma estou preocupado em ter feito uma má escolha em adquirir o fly, já que foi uma aposta que fiz em vocês, tem algo que possa explicar essas questões apontadas no vídeo ? podem ser corrigidas ? , desculpe pelo texto , mas foi precisdo, grato pela atenção.

    1. Marcus, como você mesmo aponta já lançamos atualizações de sistema para corrigir alguns problemas apontados no Quantum FLY, e pretendemos continuar atualizando o produto enquanto necessário. Leve também em consideração que muitas das questões apresentadas no vídeo são subjetivas, como o ponto sobre o desempenho: em benchmarks populares no mercado o Quantum FLY supera com folga aparelhos como o G5 SE e Moto G4 Plus.

  36. Mais uma coisa, existe algum lugar onde eu possa saber coisas mais específicas sobre o fly (tipo qual a velocidade de leitura e gravação da memória dele, ou velocidade da memória RAM e se é dual Chanel ou não, ou O SAR dele, i quanto emite de radiação eletromagnética, etc) ?

  37. Muito obrigado pela atenção Rafael, já comprei o meu fly, e estou com grandes expectativas quanto a ele, devo dizer que sou um usuário avançado, no sentido de que gosto de jogos pesados e uso muito o celular, acredito em vocês e espero muito que ele atinjam as minhas expectativas 🙂

  38. Esses problemas dos dois jogos (“Asphalt 8″ e ” Real Racing 3″), foram ou irão ser solucionados?…tem alguma estimativa para essa solução ocorrer?…
    Pois quando comprei o fly, sabia que tinha a incompatibilidade com o asphalt 8, até então tudo bem, pois não jogava mesmo; porém recentemente fiquei sabendo que ele também tem a incompatibilidade com o Real Racing que é o único jogo que gosto, daí fiquei até arrependido por ter comprado. Portanto gostaria de saber se vocês tem alguma posição real quanto a esses específicos problemas. E só pra constar o meu fly ainda nem chegou, e já estou arrependido por conta disso…Se puderem me dar alguma informação, agradeço…
    Desculpe, pela dureza das sinceras palavras, mas é a realidade…

    1. Emerson, os problemas devem ser solucionados pelas desenvolvedoras dos jogos, não pela Quantum. Já estamos em contatos com ambas e oferecemos nosso auxílio, mas o cronograma não depende apenas de nós. Asphalt Extreme, o novo jogo da franquia Asphalt, já é compatível com o Quantum FLY.

  39. Olá Rafael. Estou pra comprar um novo aparelho e o Fly está em prioridade. Li/vi reviews sobre as questões da câmera, mas também vi aqui no blog que você anunciou que a atualização no software foi realizada. Os problemas relativos à câmera foram solucionados? Desde já muito obrigado.

  40. Olá, boa tarde , comprei o quantum fly e este chegou hoje , até agora tenho gostado MT do aparelho , apenas duas coisas estão me incomodando , a primeira é que estou achando a tela meio amarelada., Mas à segunda é um pouco mais chata, não apenas asphalt 8 e realracing são incompatíveis,mas muitos outros jogos mesmo, gangstar vegas., Wildblood( esse eu paguei por ele então realmente seria bem ruim se não funcionasse ), modern combat 5(o estranho é que já vi videos desse jogo sendo rodado no fy porém no meu simplesmente aparece que não é compatível) gostaria de saber se eles passarão a ser compatíveis ou se realmente existe o risco de nunca poder jogar esses jogos que gosto tanto e que paguei por alguns., Não quero ter perdido dinheiro , desde já agradeço

    1. Marcus, a compatibilidade dos apps é de responsabilidade da desenvolvedora do app, não da fabricante do aparelho. Entretanto, já estamos em contato com a Gameloft e Electronic Arts para auxiliá-los nos testes de seus jogos com nossos aparelhos. Quanto às cores da tela, podem ser ajustadas ao seu gosto com o app MiraVision em Configurar / Tela / Miravision.

  41. Ah , e o Firefox tbm se mostrou incompatível (o que foi bem estranho na minha opinião por não se tratar de um jogo que exija APIs gráficas etc etc )

  42. Bom, então tudo bem, fico no aguardo, mas quero parabenizar vcs pelo ótimo trabalho, o quantum fly é excelente, estou realmente bem satisfeito com ele, mas acho que vcs poderiam falar com os grandes canais do YouTube pra fazer reviws dele após as atualizações, porque infelizmente esse ótimo smartphone ficou com má fama

  43. Olá, boa tarde, recentemente adquirir um quantum fly, e até que estou gostando dele, porém estou tendo alguns problemas relacionados à duração da bateria e principalmente ao aquecimento , noto que ele aquece bastante as vezes sem motivos aparentes (como ao utilizar o Gmail), e isso ao meu ver prejudica a bateria, que não está durando tanto ao meu ver, só chega até metade do dia, mas o maior problema é que quando eu estou fazendo alguma atividade que exige mais dele e ele esquenta, perde muito desempenho, por exemplo quando joguei gta san Andreas depois de 20 min de partida começou a dar algumas travadas (diferente do zenfone 3 de minha amiga que mesmo sendo bem menos potente ela joga horas sem dar nenhuma travada eu mesmo já testei e comprovei), enfim gostaria de saber se é algo no meu aparelho ou se haverá alguma correção de software, obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *