Dica, Quantum

Prisma: Transforme suas fotos em obras de arte

Quando a fotografia surgiu, muitos temiam que ela fosse acabar com a pintura. Mas com o passar do tempo ficou claro que há espaço para ambas, e a fotografia passou a ser considerada como uma forma de arte por seus próprios méritos. Mas e se fosse possível combiná-las instantâneamente para produzir peças individuais, criadas a partir de suas fotos e reproduzindo técnicas e obras de arte mundialmente aclamadas? E o que promete o Prisma, um app da Prisma Labs.

Originalmente lançado para o iOS em junho deste ano, em uma semana o app já havia conquistado mais de 7 milhões de usuários. Recentemente chegou também ao Android, em versão gratuita (e sem anúncios) disponível no Google Play. E com poucos segundos de uso fica fácil entender a popularidade: com pouco trabalho é possível criar imagens estonteantes! Veja como.

Como usar o Prisma

O Prisma é um app muito fácil de usar. Assim que é aberto, ele mostra um preview da câmera e três botões logo abaixo dele: o primeiro (com o raio) controla o Flash, o do meio alterna entre as câmeras traseira e frontal, e o último (a engrenagem) abre as configurações do app.

prisma 1
O Prisma permite fazer uma nova foto (à esquerda) ou escolher e editar (direita) uma pronta na memória do smartphone.

Se quiser fazer uma foto, é só enquadrar a imagem e tocar no círculo na parte inferior da tela. Ou então tocar na Miniatura de uma foto no canto inferior direito da tela para abrir uma imagem já salva. O “carrossel” na tela mostra as 11 mais recentes, mas basta clicar em Open Photos para ver mais imagens de sua coleção.

Depois de escolher ou fazer uma foto, o app mostra uma tela onde você pode ajustar o enquadramento ou usar gestos de “pinça” com os dedos para aproximar ou afastar a imagem. Também é possível rotacioná-la (em 90º) clicando nas setas. Quanto tudo estiver ao seu agrado, clique em Next.

prisma 2
Cada obra de arte no rodapé da tela representa um estilo diferente que será aplicado à sua imagem.

Agora chegamos à parte onde a mágica acontece. No rodapé da tela surge um carrossel com vários exemplos de obras de arte. Cada uma delas representa um estilo que pode ser aplicado à sua foto. O que o Prisma faz é analisar sua imagem e aplicar a ela as características mais marcantes de cada estilo, produzindo uma “fusão”. Cada estilo vai produzir um resultado final diferente.

Depois de escolher o estilo, o Prisma fará o processamento da imagem. Isso é feito “na nuvem”, nos servidores da desenvolvedora do app, portanto você precisará de uma conexão à internet neste momento. Com a popularidade do app os servidores andam um tanto sobrecarregados, então erros de processamento podem acontecer. Neste caso basta tentar novamente.

Se tudo der certo, em alguns segundos você terá na tela uma obra de arte exclusiva, criada a partir de sua foto original. Se gostar do resultado você pode salvá-la no smartphone ou compartilhar no Instagram ou outras redes sociais, ou então escolher um outro estilo para produzir uma nova imagem que lhe agrade mais.

Prisma Resultados
A mesma imagem processada em quatro estilos diferentes. A partir do canto superior esquerdo, em sentido horário: Caribbean, Tears, Wave e Mosaic.

Acima, coloquei quatro exemplos da mesma imagem processada com diferentes filtros do Prisma. E você, produziu alguma obra de arte incrível? Deixe um link para ela nos comentários abaixo.

10 Comments

  1. boa tarde eu gostaria de saber se todos os aparelho da quantum se a gente pidir junto o cartão memoricard 128gb e se tiver alguma diferensa a gente paga eu gostaria que respondece a minha pergunta no meu mail eu estou esperando chega do submarino mais ainda não chegou eu estou gardado um dinhero na minha caderneta se o cartão não chegar podi pagar com boleto bancario e como eu fasso para boleto bancario .

    1. Franklayne, os Quantum MÜV não vem com cartão de memória. Eles tem 16 GB de memória interna e aceitam cartões de até 128 GB, mas o cartão é um opcional que deve ser comprado à parte. Não vendemos cartões, mas recomendamos modelos Classe 10 ou UHS-1, de fabricantes conhecidos como Kingston, Sandisk, Samsung, etc.

  2. Gostaria de saber se o quantum GO vai ter atualização para o 6.0.1? Pois o meu quantum fica atrasando a hora sozinho, pesquisei e disseram que é um bug da atualização.

    1. Rayanna, estamos trabalhando em uma correção. Enquanto isso vá em Configurar / Data e Hora e Desmarque a opção Fuso Automático. Ajuste o fuso horário para o correto (a maior parte do país usa GMT-03:00: Horário Padrão de Brasília) e pronto.

  3. A câmara do meu MUV PRO a imagem fica muito escura na visualização da tela, após tirar a foto ela fica boa, mas para ver o visor é muito escura.

  4. Quantum eu tenho o designer inovador para o quanto fly na versão 4.7 com tela em hd . 2 GB ram com mesmo procesador deca core a câmera mesma,
    16 GB memoria interna e expansão ate 64 GB com dois chip. com uma bateria de 2500.mAh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.