Dica, Quantum

Guia gratuito para dar os primeiros passos com o Android

Primeiros passos com o Android: Guia gratuito para te ajudar

Foi-se o tempo em que todo o conhecimento necessário para tirar o máximo de um telefone celular se resumia a saber como adicionar contatos à agenda e programar o despertador. Smartphones modernos baseados no sistema operacional Android, como o Quantum GO, trazem uma quantidade tão grande de recursos que um usuário inexperiente pode se sentir “perdido”, sem saber por onde começar.

Primeiros Passos com o Android: Guias de Início Rápido

Foi por isso que a Google desenvolveu uma série de Guias de Início Rápido que explicam em linguagem fácil os primeiros passos com o Android. A versão mais recente fala sobre o Android 5.0 “Lollipop”, mas também se aplica quase que integralmente à versão 5.1 usada no Quantum GO.

O guia tem versão em português disponível gratuitamente no Google Play, basta clicar no botão Gratuito na página para adicioná-lo à sua biblioteca. A partir daí ele fica disponível no app Play Livros em seu smartphone. Você também pode ler no PC se preferir, basta clicar no botão Ler na página do guia no Google Play.

Depois de pedir o guia no Google Play, ele aparece no app Play Livros no smartphone
Depois de pedir o guia no Google Play, ele aparece no app Play Livros no smartphone

Com instruções passo-a-passo, o guia começa com uma rápida introdução sobre o Android e seus derivados (como Android TV, Android Auto e Android Wear), explica como fazer a configuração inicial de um aparelho, apresenta conceitos básicos de interação com o sistema (gestos, botões e o significado de informações na tela), e mostra como fazer chamadas, enviar mensagens e usar apps como o Google Now, GMail, Google Photos e Agenda. Até mesmo tópicos como a segurança do smartphone são abordados.

Resumindo, o Guia de início rápido, Android 5.0 Lollipop é leitura recomendada, mesmo que você já tenha experiência com outros aparelhos ou versões do Android. Você pode acabar aprendendo alguns truques novos.

14 Comments

  1. Eu sou apaixonado pelo meu Quantum Go e um dos grandes defensores da marca nas redes sociais espero que a atualização para o Android 6.0 não demore, pois hoje em dia o maior diferencial da Quantum seria a atualização frequente e suporte a seus usuários. Torcendo pela agilidade e rapidez da equipe de programadores!

    1. Obrigado pelo apoio Wallace! Estamos trabalhando para lançar a atualização o quanto antes, mas ainda não temos uma data definida. Não depende apenas de nós, mas também de parceiros como a Google (que desenvolve o sistema) e a MediaTek (que fabrica nosso processador).

      1. Li uma notícia de que estariam apenas esperando pelos drivers da Mediatek para o MM, e então começariam os testes do 6.0

        Quero estar entre os beta testers, quando o programa for aberto.

          1. Olá Rafael, se entrar nos planos um programa de testes não deixe de avisar, pois também vou querer estar entre os Beta Tester.
            Prometo reportar qualquer bug que eu possa encontrar e até alguma forma de correção quando for possível.

  2. Já que vcs da quantum gostam de apoiar apps de terceiros neste blog, tenho uma ótima indicação a fazer.

    O APP se chama AC Display e funciona de maneira bastante interessante.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.achep.acdisplay

    E ainda para quem usa uma launcher alternativa e tem problemas com o papel de parede da tela de bloqueio, o app tem uma opção para usar o mesmo papel de parede da área de trabalho.

    Gratuito e sem propaganda, merece uma postagem no blog só para ele.

      1. E na tela AMOLED fica massa!

        Meu quantum está completo agora, cada vez que tiro o celular do bolso já acende a tela para me mostrar se tenho alguma notificação, além de substituir a ausência do led de notificação ainda gasta menos bateria pois só acende os pixels necessários.

  3. Eu gostei muito do Smartphone realmente é muito bom exceto a bateria dele.
    O meu tem dois erros.

    1-Quando eu o coloco pra carregar com a bateria em 20 porcento ele pula pra 60 porcento em 5 minutos.
    2-A bateria dele descarrega muito rápido e a bateria dele trava durante 1 hora em 70,60 porcento.

    Eu amei o Smartphone mais a bateria é muito ruim.Eu não sei se é algum bug ou se é problema na minha bateria.
    Por favor resolvam.

    1. Luan, lançamos uma atualização de sistema para lidar com isso em meados de Novembro, detalhes aqui mesmo no blog: http://blog.meuquantum.com.br/2015/11/19/novembro-de-2015-novas-atualizacoes-de-sistema-para-o-quantum-go/. Se mesmo após a atualização o problema persistir, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.