Lançados em Outubro passado, os smartphones da família Google Pixel representam um “Android ideal” na visão da empresa, com hardware de ponta, câmeras de altíssima qualidade e acesso prioritário ao que há de mais recente no sistema operacional Android. Como atraem usuários avançados e entusiastas, são também uma plataforma para novas experiências em interação como o usuário. Uma delas é o Pixel Launcher, um “launcher” (app que controla a tela inicial) que além de mudanças visuais traz alguns recursos que tornam a interação com o aparelho mais ágil e agradável.
Oficialmente, o Pixel Launcher está disponível apenas nos smartphones Google Pixel. Mas isso não impediu alguns desenvolvedores de extrair o app de seus aparelhos e modificá-lo para aumentar a compatibilidade. Nasceu assim o Rootless Pixel Launcher, um app que leva um pouco da experiência do Google Pixel a qualquer smartphone Android.
Uma palavrinha sobre segurança
O Rootless Pixel Launcher é uma modificação não-oficial (um “hack” ou “mod”, no jargão) do Pixel Launcher da Google, feita pelo desenvolvedor holandês Amir Zaidi. Como não é um app oficial, não pode ser oferecido na Google Play, e a distribuição é feita através de um arquivo com a extensão .apk.
O Android tem um recurso que evita a instalação de apps de “fontes desconhecidas”, ou seja, arquivos que não tenham vindo da Google Play. O motivo é a segurança: todos os apps da Google Play são analisados em busca de software malicioso (malware), mas a Google não tem como realizar este controle em arquivos vindos de outras fontes. Por isso, desabilita a instalação de apps de fontes desconhecidas para evitar que os usuários sejam induzidos a instalar um app contendo malware.

Entretanto, este recurso pode ser útil para alguns usuários, como desenvolvedores, portanto a Google escondeu esta opção através de uma chave. Ao exigir que o usuário ative ela explicitamente, a empresa transfere parte da responsabilidade pelas consequências ao usuário. É como se dissesse: “tem certeza? prossiga por sua própria conta e risco!”.
Recomendamos fortemente aos usuários que no dia-a-dia deixem esta opção desativada, e a ativem apenas caso necessário na instalação de um app, desativando-a logo em seguida. Assim, você evita que software mal-intencionado, por descuido, se infiltre em seu computador.
Instalando o Pixel Launcher
Instalar o Pixel Launcher em seu smartphone é um pouco diferente de instalar um aplicativo do Google Play, mas ainda assim é fácil: basta seguir os passos abaixo. Testamos o processo tanto em aparelhos com o Android 6.0 (Quantum MUV PRO) quanto com o Android 7.0 (Quantum GO 2):
- Baixe a versão mais recente do Rootless Pixel Launcher no site do desenvolvedor. No momento em que este artigo é escrito, é a versão 1.5. Basta clicar no link que diz Launcher3-aosp-debug.apk.
- Conecte seu smartphone ao PC usando um cabo USB, e transfira o arquivo Launcher3-aosp-debug.apk para um local na memória interna de seu smartphone, como a pasta Downloads.
- No smartphone, abra o Gerenciador de Arquivos, navegue até a pasta contendo o arquivo .apk baixado e toque sobre ele.
- Uma mensagem surgirá informando que a instalação do APK foi bloqueada por segurança. Toque na opção Configurações e habilite a opção Fontes Desconhecidas no rodapé da tela. Toque em OK e no botão voltar.

- Você será levado de volta ao gerenciador de arquivos. Toque novamente no .apk do Pixel Launcher e em Instalar.
- Quando surgir a mensagem de “App instalado” toque em Concluído.
- Toque no botão Home para retornar à tela inicial, e no painel de surge selecione a opção “Tela de início 3” sob “Usar outro app”.

- Na próxima vez que você tocar no botão Home, um outro painel pode surgir perguntado se você deseja usar Tela de início 3 como Página inicial. Toque em Sempre.
Reativando a segurança
Com o Rootless Pixel Launcher instalado, reative as medidas de segurança do Android. Vá em Configurar / Segurança e desative a opção Fontes desconhecidas.
Recursos do Pixel Launcher
Além da mudança visual, o Pixel Launcher tem alguns recursos para facilitar o uso do smartphone, especialmente no que diz respeito aos serviços da Google. Veja só.
Cadê os apps?
Uma das mudanças no Pixel Launcher está na forma como você acessa a lista de todos os aplicativos. A dock no rodapé da tela comporta apenas quatro ícones, e não há um ícone dedicado para a lista de apps. Para acessá-la, basta deslizar a dock para cima.

Um campo de pesquisa no topo da lista torna mais rápido o acesso a seus apps favoritos, especialmente se você tem muitos instalados. Arraste a barra azul no canto direito para rolar a lista, que é ordenada alfabeticamente, rapidamente. À medida em que você faz isso letras surgem no lado direito da tela, indicando em que ponto da lista você está.
Busca integrada
Com o Pixel Launcher ficou mais fácil ainda fazer buscas no Google. Basta tocar no botão G no canto superior esquerdo da tela inicial. E se seu smartphone estiver plugado ao carregador, basta dizer “OK Google” e o que deseja buscar.
Google Now, sempre a postos
Para acessar o Google Now, basta deslizar a tela inicial para a direita. Você verá um campo de busca e vários cards com informações de seu interesse. Se ainda não tiver configurado o Google Now, toque em Primeiros Passos e siga as instruções na tela.
Previsão do tempo na tela inicial
O Pixel Launcher tem um widget de previsão do tempo integrado, dispensando o uso de apps como o Yahoo!Tempo. Para que ele apareça na tela inicial, faça o seguinte:
- Abra o painel do Google Now arrastando a tela inicial para a direita.
- Toque no menu com as três linhas horizontais no topo da tela e selecione a opção Configurações / Seu feed
- Habilite a opção Feed
- Na tela seguinte toque em Configurar e Sim, Vamos lá.

A previsão do tempo aparecerá no canto superior direito da tela inicial, logo em frente ao botão G para buscas. Toque nela para saber mais detalhes sobre o dia.
Pra que dar essa dica? sinceramente é perda de tempo. Deveriam estar lançando o android 7.0 pros aparelhos atualizarem e ficar mres, principalmente o Quantum MUV que foi abandonado, agora ta ai travando o tempo todo… podemos nem mexer rápido que aparece a mensagem “Teclado gboard parou de funcionar” ate mesmo interface trava e vários outros aplicativos. Vejo varias dicas de coloque um cartão de memoria, fala serio, muitos outros celulares nem precisa disso e também essa dica nem funciona e mesmo se trocarem o aparelho, não vai adiantar nada, vai continuar a mesma coisa.
Derek, o MUV não foi abandonado, recebeu uma atualização de sistema há cerca de um mês, e receberá outras conforme necessário. Quanto à dica, personalização do Android é um dos temas mais populares aqui no blog, por isso abordamos sempre que possível.
Pois é por isso ja estou me aditando e olhando outro celular acabei de atualizar mas não vi nenhuma mudança os travamentos estão iguais acabei de formatar ele para ver mas bom so perdi tempo melhor que você tem a fazer e trocar de celular e marca por que qauntum nunca mais e não recomendo para ninguém.
Guilherme, se o problema persiste após a atualização o melhor é entrar em contato com nossa equipe de suporte, em http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/
Também concordo com o Derek no sentido que o aparelho foi abandonado tenho uma aparelho muv pro com oito meses, tem uma série de bugs de software dos quais já reclamei, e vi inumeras reclamações do mesmo problema aqui no site, dos quais se quer foram corrigidos, como tela que entra em modo espera e não desliga, câmera que fica escura em uso com alguns aplicativos e outros, e não estou nem falando no sentido de atualizaçã da versão do android para a versão 7, coisa descrito pela marca em seu canal do youtube no lançamento do produto, estou falando no sentido de correção dos problemas que existem no aparelho, e isso com certeza é deixar o aparelho de lado, e lendo os comentários até mesmo lançamento recentes como quantum fly, estão apresentando uma série de problemas, o que pega muito mal pra marca, pois eu não compro mais aparelhos da marca e para todas as pessoas que me perguntarem foi vou contar como foi minha experiencia com o mesmo.
João, estamos preparando pacotes de atualização tanto para o Quantum MUV PRO quanto para o Quantum FLY. Quanto ao Android 7, você está equivocado: o único aparelho para o qual prometemos atualização foi o FLY. Ainda não temos definição sobre nossos outros aparelhos.
Na minha opinião, seria mais viável investir menos em propaganda nas redes social e dar mais atenção pra quem tem o aparelho, pois convêm, quando alguém quer comprar um celular, recorre principalmente aos vídeos de grandes canais no YouTube, (ex.: TecMundo, AndroidPIT, TudoCelular, etc…).
A rede sociais de vocês estão muito poluídas com especificações em vão, informar o consumidor traz confiança para quem tem e para quem vai comprar.
Meu feedback, vocês da QUANTUM tem aparelhos excelente, espero que entendam essa crítica construtiva!
Vitor, o blog é justamente uma iniciativa para levar mais informação aos nossos consumidores, com artigos que ensinam a tirar melhor proveito de seus aparelhos. Além disso temos nossa comunidade, a Quantum+, onde os usuários podem compartilhar informações, dicas e experiências com nossos produtos.
Muito boa a dica, excelente launcher!!!
Uma pena que a Quantum esteja se mostrando iguais as demais, pois as demais acham que atualizando os aparelhos mas antigos na versão Android vão perder venda … Vcs da Quantum estão indo pro mesmo caminho e estou muito lentos… Garanto a vcs toda publicidade que vcs fazem seria outro atrativo bem melhor no caso do marketing o famoso boca boca… Se vcs já tivessem atualizados os Quantum para versão 7, vcs estariam na frente pelo respeito a quem já gastou com vcs e propaga a marca pros amigos, parentes e estranhos…agora do jeito que tá vcs verão quedas, pois nos que confiavamos hoje já não acreditamos mais… Só que levei no mínimo 7 amigos a largarem as marcas famosas e entrarem no mundo Quantum com Android puro e estável, eu tenho o primeiro Quantum Go G4… E estou esquecido por vcs nas atualizacoes para o 7 …lamentável, eu já tô pensando em ser um ex cliente e a mais não divulgar a marca, agora pensem bem vcs se isso está gerando frustrações com demais…venda não é só uma vez, cativar o cliente saber ouvir e se importar com quem já é cliente e o mínimo que se faz…eu vou trocar de aparelho porém Quantum já ficou de lado pra mim…. Triste Por que um dia propaguei aos 7 ventos a marca e com orgulho exebia o meu Quantum…pensem…
Marcos, quando lançamos o Quantum GO fizemos uma promessa: a atualização para o Android 6.0, que foi cumprida. Mesmo sabendo que logo em seguida teríamos modelos (a família MUV) com Android 6.0 nativo, o que mostra que de forma alguma estamos preocupados em “perder” vendas com um upgrade.
Uma atualização de sistema operacional demanda um grande esforço, em tempo, dinheiro e mão de obra, por parte do fabricante e de seus parceiros. Considere também que para todos os efeitos somos uma startup, com equipes reduzidas. Ou seja, não é justo cobrar a mesma “velocidade” de atualização de outras empresas. Do ponto de vista interno, atualizar uma grande base de aparelhos é até mais complexo do que desenvolver um aparelho completamente novo, e é por isso que estamos avaliando todas as opções com muito cuidado antes de anunciar qualquer coisa.
Agradecemos pela confiança na Quantum, e esperamos continuar a contar com você e seus amigos enquanto continuamos nossa jornada.
Estou satisfeito com o meu MUV. Só não consegui ainda uma capa e uma pelicula de vidro….
Parabenizo a QUANTUM por nos propocionar um bom aparelho com um preço adeqauantum… o tempo nos encaminhará a melhorar sempre mais.
obrigado
Após ativar Fontes Desconhecidas e voltar na pasta Downloads para seguir com a instalação, aparece (é criado) um outro arquivo igual ao baixado, “QUE MACUMBA É ESSA, VÉI”??? Não instalei e deletei tudo, seguro morreu de velho.
Um abraço.
Roberto, isso não aconteceu em nenhum momento em nossos testes.
Vale a pena instalar no Quantum Fly? E tem como desativar se não gostar?
É uma questão de gosto, você pode conseguir um efeito muito parecido (e com alguns recursos extras) com o Nova Launcher. Se não gostar, é só desinstalar o app e tudo volta ao normal.