Dica, Quantum

Os melhores Gerenciadores de Arquivos para seu smartphone Android

Armazenamos tantas coisas em nossos smartphones que um gerenciador de arquivos se tornou uma ferramenta essencial para dar conta da “bagunça”. O problema é que na sede por mais espaço começamos a armazenar coisas também fora dos aparelhos, em serviços “na nuvem” como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, cada qual com um app diferente para gerenciar seu conteúdo.

Os múltiplos apps, a necessidade de se lembrar em qual serviço está cada arquivo e de distinguir quais arquivos são remotos e quais são locais é o suficiente para deixar qualquer um maluco. Não seria legal ter um único aplicativo capaz de dar conta de todos os seus arquivos, onde quer que estejam? É o que prometem os gerenciadores de arquivos com integração com a nuvem.

Não faltam opções de apps nesta categoria. Analisamos várias e apontamos abaixo nossos gerenciadores de arquivos favoritos, que aliás são gratuitos.

ES File Explorer

ES File Explorer é um verdadeiro canivete suíço. É capaz de gerenciar seus arquivos locais (estejam na memória interna, em cartões SD ou em pendrives conectados via OTG), em serviços de armazenamento online como Box, SugarSync, Dropbox, OneDrive, Google Drive, MediaFire e outros menos conhecidos, em servidores FTP ou em compartilhamentos de rede. Categoriza os arquivos por tipo (vídeos, fotos, músicas, apps), cria arquivos compactados nos formatos ZIP, 7Zip e GZip, e abre arquivos nestes formatos e também em RAR.

file_manager_es
ES File Manager: opções não faltam neste gerenciador de arquivos. À direita, a integração com o Dropbox.

Também monta “coleções” de mídia por tipo (por exemplo: “Todas as fotos no smartphone”, não importa onde estejam) e tem um player de música integrado. A interface é fácil de usar, e atalhos nos cantos da tela dão acesso às operações mais comuns (copiar, colar, enviar, apagar) na hora de manipular arquivos.

E ele vai além: tem uma ferramenta que permite obter informações ou desinstalar apps, integração com o ES App Locker para proteger o acesso a apps com senha, uma ferramenta que analisa apps instalados e alerta se algum deles precisar de permissões suspeitas pra funcionar (o que pode ser sinal de um app malicioso) e traz o ES Cleaner, que promete fazer uma “faxina” em seu smartphone e se livrar de arquivos inúteis ou duplicados.

Gerenciador de Arquivos

A Cheetah Mobile pode não ter tido muita imaginação na hora de nomear seu app, mas certamente não economizou em recursos. Assim como o ES File Explorer, o Gerenciador de Arquivos é capaz de lidar com arquivos locais e em serviços como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, Box, SugarSync e Yandex, além de servidores FTP e pastas compartilhadas na mesma rede.

O app também consegue categorizar apps por tipo e criar coleções, e é capaz de abrir e criar arquivos compactados no formato ZIP, mas não conseguiu lidar com arquivos em outros formatos como o 7Zip. Um recurso útil é a capacidade de ter múltiplas “abas” abertas ao mesmo tempo, cada uma em uma pasta, e alternar rapidamente entre elas com gestos, o que facilita o processo de copiar arquivos.

file_manager_cheetah
O “Gerenciador de Arquivos” da Cheetah Mobile é mais leve que seus concorrentes, e traz quase os mesmos recursos.

Outra função que pode interessar é a possiblidade de criar atalhos para pastas na tela inicial. Também é possível fazer a transferência de arquivos para um PC via Wi-Fi, basta que smartphone e PC estejam na mesma rede. É um recurso similar ao oferecido pelo AirDroid, app do qual já falamos aqui no blog.

O Gerenciador de Arquivos não tem os recursos “extras” do ES File Explorer, como o player de música, limpador de arquivos ou análise de malware, mas isso pode ser um ponto positivo, já que resulta em um app mais leve tanto na memória interna (ele ocupa metade do espaço do concorrente, com apenas 19 MB) quanto em poder de processamento, já que tem menos tarefas rodando em segundo plano. E a Cheetah Mobile desenvolve vários apps para preencher as lacunas, como o Clean Master (um limpador de arquivos e memória bastante popular).

E você, tem algum gerenciador de arquivos sensacional para indicar? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!

13 Comments

  1. Vocês falaram que a atualização do Android 6.0 sairia no primeiro semestre desse ano, já tem alguma previsão? ou ainda estão aguardando aprovação/dados da MediaTek e Google para adaptar ao celular? Sabem informar se vai ter beta test? e se houver, como que eu faço para ser informado ou me cadastrar para o mesmo?
    Obrigado pela atenção

    1. Pedro, nunca prometemos uma data para a atualização para o Marshmallow. Aindaa não tenho uma previsão, nem informações sobre o processo interno de desenvolvimento. Assim que tivermos novidades iremos divulgar aqui no blog e em nossa página no Facebook.

    1. Germania, não tenho esta informação. Mas banimentos são raros, ocorrem apenas em casos como publicação de spam, de mensagens com conteúdo ofensivo ou divulgação de links com caráter comercial. Sempre com aviso prévio.

  2. Estou tentando passar alguns vídeos para o computador e TV mas now estou tendo sucesso, poderiam me ajudar, pois sei que existe um app dele mesmo p isso, mas now encontro no meu celular…….. O meu é de 32g 2g RAM 4g actacore, e nada…………. Obgdo………

    1. Agner, não temos um “aplicativo para passar vídeo para a TV”. Você por acaso está se referindo ao Miracast? Este é um recurso do sistema que fica em Configurar / Tela / Transmitir Tela. Mas sua TV precisa ser compatível com esta tecnologia.

  3. O desenvolvedor chinês BAIDU, adquiriu o E S FILE EXPLORER, e sabedor que instalam subprodutos da empresa sem nossa permissão, desinstalei, pois tive um dessabor em instalar o browser da Baidu, no meu computador e apareceu vários subprodutos e agora estão fazendo a mesma coisa no Android. Instalei o gerenciador e o DU BATTERY SAVER, um dos dois, ao deletar instalou essa pasta de arquivo, que colhe dados dos gadgets e dos usuários, para china. Informações do site AndroidPit.

  4. Olá, comprei um Quantum MUV Pro. Tenho já ha muito tempo o costume de sempre usar o ES File Explorer para gerenciar os dados dos meus aparelhos, sempre transferindo arquivos da memória interna para a externa, porém quando fui utilizar no Quantum, infelizmente o aparelho me informa que a seguinte mensagem: “Dica: O seu sistema proíbe o ES de escrever no cartão SD externo. Por favor permita-o na “róxima” (creio que a intenção seria o uso da palavra “próxima”) janela e repita as operações anteriores.” Então me são oferecidas duas opções, a de “Cancelar” e a de “Selecionar”. Ao escolher a segunda opção sou remetido a uma janela onde aparentemente o problema demonstra estar resolvido, pois me abre o cartão SD, e me dá a escolha da pasta para com a qual eu queira depositar o arquivo a ser transferido da memória interna para a externa, porém ao escolher essa pasta e mais uma vez escolher a opção “Selecionar”, pois só existem duas opções “Cancelar” e justamente “Selecionar”, o sistema apresenta a tela de transferência de dados, mas não transfere. O que acontecer é que a tela de transferência fica aberta e nenhum dado é carregado de uma memória para a outra. Simplesmente não vai pra frente.

    Eu gostaria de saber como isso pode ser solucionado. Pois há outros modelos de celulares onde inicialmente esse problema se apresenta, mas há opções para se solucionar o problema pois quando liberado as “Opções do desenvolvedor” nas configurações do aparelho, opções essas que possibilitam o desbloqueio da transferência de dados da memória interna para externa, e assim o problema é solucionado. No Quantum não encontrei nada a respeito se quer dentre as “Opções do desenvolvedor”, ou pelo menos não que estivesse escrito e descrito de forma clara.

    Peço a vocês que por gentileza me tirem essa dúvida e esse problema, pois preciso por demais ter acesso no aparelho a transferências de arquivos de uma memória para a outra (da interna para a externa). Há essa possibilidade dentro do sistema do aparelho, e se há, como são realizadas coordenadas para que esta possa ser desbloqueada, liberada, e, ou realizada?

    Creio que uma publicação a respeito disso iria facilitar a vida de muitos usuários do aparelho. Favor, analisar e responder o quanto antes a este questionamento.

    1. Jonathas, você já experimentou outro gerenciador de arquivos (como o do próprio aparelho) para saber se o problema se repete? Se ocorre apenas no ES File Explorer, pode ser um bug do app. Nesse caso, sugiro entrar em contato com o desenvolvedor através das informações de contato na página do app no Google Play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.