Dica, Quantum

Multitarefa no Android 7: aprenda a rodar dois apps ao mesmo tempo

Uma das novidades na versão mais recente do Android é um modo que permite rodar dois apps ao mesmo tempo em tela dividida. Com isso, você pode checar um endereço no Maps sem abandonar uma conversa com um amigo no WhatsApp, conferir a agenda sem sair do e-mail que você está compondo no GMail ou assistir um vídeo do YouTube ao mesmo tempo em que bate papo no Facebook. Veja neste artigo como ativar a multitarefa no Android 7 e ganhar em produtividade.

Como ativar a Multitarefa no Android 7

Ativar a multitarefa no Android 7 é muito simples: para começar, abra o primeiro aplicativo que deseja usar. Em seguida, toque por dois segundos o botão Visão Geral (o “quadrado” no canto inferior direito na tela). A tela será dividida em duas metades: na superior você verá o aplicativo onde estava, e na inferior a lista com os outros apps abertos. Escolha um app na lista e ele será executado na metade inferior.

multitarefa no android 7
À esquerda, um app na metade superior da tela, e a visão geral na metade inferior. Na direita, dois apps rodando ao mesmo tempo.

 

Fora o espaço reduzido na tela, os apps irão se comportar como se estivessem em tela cheia, e você pode até mesmo copiar e colar conteúdo entre eles. Para voltar a usar apenas um app por vez na tela, basta arrastar a divisória entre os apps para a parte de baixo ou de cima da tela. Se arrastar para baixo, o app na metade superior da tela entra em tela cheia. Se arrastar para cima, quem assume a tela é o app na metade inferior.

multitask_naocompativel
Uma mensagem avisa se um app não é compatível com a divisão de tela.

É importante notar que nem todos os apps são compatíveis com o modo multitarefa no Android 7. Caso você escolha um app que não suporta este recurso, como um jogo, uma mensagem surgirá na tela avisando que “o app não é compatível com a divisão de tela”. Em meus testes, apps do Google (como Docs, GMail, Drive, Maps, YouTube), os principais clientes de bate papo (como WhatsApp e Telegram) e navegadores (como Chrome e Opera Mini) funcionaram sem problemas.

Photo credit: eflon via VisualHunt.com / CC BY

6 Comments

  1. Quem sabe um dia essa empresinha tome vergonha na cara e ao invés de ficar postando sobre um sistema operacional que nem usam. Quebrem a cabeça pra liberar a atualização para este mesmo sistema operacional?

  2. O legal é que a resposta para todos que falam da atualização é “No momento não temos informações sobre isso” até mesmo para o fly que na teoria seria o ponta de linha deles, a resposta é a mesma.

    Legal é pagar 1.500 em um equipamento e mesmo assim ficar sem atualização por quase 10 meses já e suporte é igual a nada, paguei o suporte ( que por sinal é muito a cima da media ) para o fly já tem 7 dias e nada de me enviaram o código para envio.

    Nunca mais comprarei um quantum e não irei indicar para ninguém.

    Tentamos valorizar o mercado nacional e ficamos sem nada.

    1. Aires, o chamados do suporte geralmente são atendidos em até 72 horas. Se você solicitou um orçamento de reparo e está aguardando o boleto para pagamento, veja se seu filtro de spam não segurou um e-mail vindo de moip@moip.com.br. A MOIP é a empresa responsável pelo processamento do pagamento de todas as compras feitas em nosso site, bem como dos reparos fora de garantia.

  3. Pessoalmente fiquei chateado com isso da atualização, desde que eu tinha um Quantum Go e o quantum fly foi lançado que prometeram a atualização! Minha tia comprou um Moto G5 que custou 500 reais a menos e já veio com o Android 7.0

    Se for pra prometer e não cumprir é melhor nem prometer! Ainda me lembro que passei pela mesma coisa com o Quantum Go, prometeram atualizar pra o Android 6.0 e demorou muito!

    Não tô falando que o aparelho é ruim. Mas que detalhes como esse frustram o consumidor!

    1. Gabriel, você está equivocado. Nunca prometemos uma atualização para o Android 7.0 para qualquer de nossos aparelhos, exceto o Quantum FLY. No caso do GO o que prometemos, e foi cumprido, foi a atualização para o Android 6.0, que já está disponível para todos os aparelhos há alguns meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.