Dica, Quantum

Conheça todos os modos de câmera do Quantum FLY

A fotografia é parte importante no dia-a-dia de qualquer usuário de smartphone, e é por isso que nós da Quantum prestamos especial atenção às câmeras de nossos aparelhos. Não só nos componentes do hardware, como sensor e lentes, como também no software, como os recursos e a facilidade de uso. Neste artigo vamos explicar todos os modos de câmera do Quantum FLY, para ajudá-lo a tornar suas fotos ainda melhores.

Estes são os modos de câmera do Quantum FLY

Modo Normal: é o modo “padrão” de funcionamento da câmera, indicado pelo ícone da paisagem no canto superior esquerdo da tela. Neste modo, basta tocar na tela para focar uma imagem, e tocar no ícone da câmera para fazer a foto. Uma dica interessante: se você tocar e segurar o dedo sobre um ponto da imagem, irá travar o foco neste ponto. A partir daí, o FLY irá acompanhar este ponto, não importa o movimento da câmera.

câmera do quantum fly normal
Câmera do Quantum FLY no modo Normal, indicado pelo ícone em destaque no canto superior esquerdo da imagem.

Modo PIP: indicado pelos dois retângulos no lado esquerdo da tela. Com isso você pode fazer fotos com as duas câmeras ao mesmo tempo. A imagem da câmera traseira preenche toda a tela, e a da frontal aparece em uma miniatura sobre ela. Arraste a miniatura para reposicioná-la, ou toque e arraste o símbolo + para aumentar ou diminuir seu tamanho.

câmera do quantum fly PIP
Câmera do Quantum FLY no modo PIP, indicado pelo ícone em destaque no lado esquerdo da imagem. O tamanho e posição da miniatura podem ser ajustados livremente.

Panorama: este modo, indicado pelo ícone da paisagem “esticada” no canto inferior esquerdo da tela, combina múltiplas imagens para fazer uma foto muito mais larga (ou alta) que o normal. Ideal para capturar aquela paisagem estonteante ou edifício impressionante. Basta ativar o modo, fazer a primeira foto e seguir as setas e indicações na tela. Aqui no blog temos um artigo que explica como fazer fotos panorâmicas com seu smartphone Quantum.

câmera do quantum fly panorama
Nas capturas no modo Panorama, basta seguir as instruções na tela.

HDR: a sigla significa High Dynamic Range (algo como Ampla Faixa Dinâmica), e indica uma técnica de fotografia onde múltiplas imagens são combinadas para formar uma única foto com muito mais detalhes e equilíbrio entre as áreas claras e escuras, revelando detalhes que de outra forma seriam perdidos. Por funcionar com a fusão de múltiplas imagens, este modo não é recomendado para retratos ou para fotografar cenas com movimento, como multidões. Algum tempo atrás fizemos aqui no blog um artigo explicando como usar o modo HDR no Quantum GO, e o funcionamento e dicas são os mesmos para o Quantum FLY.

câmera do quantum fly hdr
Basta tocar no ícone no topo da tela para ativar ou desativar o modo HDR

Time Lapse: modo de vídeo onde o tempo parece passar de forma acelerada, ideal para registrar eventos que se desenrolam em um período longo de tempo, como o movimento de nuvens, o desabrochar de uma flor ou o pôr do sol, condensando várias horas em alguns segundos. Para isso, é necessário deixar o smartphone parado durante toda a gravação, o que exige o uso de um suporte ou tripé. Já contamos aqui no blog como fazer video em time-lapse com o Quantum GO, e o procedimento é exatamente o mesmo para o Quantum FLY.

câmera do quantum fly time lapse
GIF gerado a partir de um time-lapse representando 5 minutos de tempo real, condensados em cerca de 6 segundos.

Selfie: é o popular “auto-retrato”. Para isso usamos a câmera frontal de 8 MP do Quantum FLY, basta usar o ícone da câmera com as setas no canto superior direito da tela. É possível fazer selfies em HDR e no modo PIP (com a imagem da câmera frontal ocupando toda a cena, e a da traseira no detalhe), e há um flash para ajudar nas selfies noturnas. Neste modo um sistema de detecção de faces entra em ação para focar automaticamente os rostos na imagem.

câmera do quantum fly pip
Selfie com PIP? No Quantum FLY é possível sim.

Vídeo Normal: o Quantum FLY grava vídeos em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Durante a gravação, toque no ícone da máquina fotográfica para fazer uma foto da cena atual, ou faça um gesto de pinça sobre a imagem na tela, afastando dois dedos, para aplicar zoom digital de até 4x.

Vídeo Slow-Motion: este modo de câmera do Quantum FLY é o inverso do Time Lapse, fazendo com que eventos que acontecem em uma fração de segundos se desenrolem em um período maior de tempo. Deve ser ativado tocando em um ícone (a câmera com os círculos) no canto superior direito da tela antes de iniciar a gravação de vídeo. Enquanto estiver ativo, todos os vídeos serão em câmera lenta com um fator de 4x, ou seja, cada segundo na vida real resulta em quatro segundos de vídeo. Um vídeo de 10 segundos passa a ter quarenta, um de dois minutos passa a ter 8, e por aí vai. Vídeos em Slow-Motion tem resolução máxima de 720p (HD).

câmera do quantum fly slow motion
O ícone em destaque ativa ou desativa o modo câmera lenta na câmera do FLY

Filtros de imagem: são acessados clicando na seta no canto inferior da imagem nos modos Normal, PIP ou nos modos de vídeo. São ao todo 9 efeitos de imagem, de filtros de cor como o Sepia a efeitos especiais como o “Quadro Branco”, que podem ser aplicados em tempo real.

câmera do quantum fly filtros
Alguns dos filtros de imagem em tempo real disponíveis no Quantum FLY

Se você gosta de fotografar, não deixe de conhecer o espaço Fotografia na comunidade Quantum+, um local onde você pode compartilhar as melhores fotos feitas com seu smartphone, trocar dicas e conversar com outros entusiastas como você. E fique de olho no #QdeFotografo: todo mês lançamos em nossa página no Facebook um “desafio” aos nossos fãs, e as melhores fotos podem aparecer nos álbuns que publicamos mensalmente. Participe!

19 Comments

  1. Bom dia.

    O meu aparelho é o Quantum Fly, e desde que ele chegou eu não consigo tirar foto com a câmera traseira sem que o HDR esteja ativado. Quando bato a foto com o HDR desativado, não consigo abrir a imagem. Aparece “miniatura não encontrada”. Pode me ajudar? O celular do meu namorado é o mesmo e não tem esse problema.

    Outra coisa, o carregador do meu aparelho quebrou, e parece que o celular não está aceitando bem os carregadores de outras marcas? Como eu faço? Tem alguma opção de carregador que vai funcionar?

  2. A câmera tem vários recursos, mas não tem um dos principais e mais utilizados: não consigo tirar fotos nítidas de perto! Documentos e textos ficam bastante embaçados. Qual celularzinho furreca tira fotos de perto melhor do que o Quantum Fly. Existe algo que possa ser feito?

  3. Eu quero só dar uma sugestão para vocês, que vocês colocassem o “Q” de Quantum na frente do smartphone como colocaram atrás, porém na parte superior da tela como algumas marcas fazem, acho que ficaria muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *