Dica, Quantum

Modo Prioridade: Use-o e controle as notificações no Android

modo prioridade

No Android 6.0, o Modo Prioridade foi substitído pelo Modo Não Perturbe. Mantemos este artigo apenas para fins de registro.

Poucas coisas são mais irritantes do que acordar às 3 da manhã com o smartphone apitando por causa de mensagens no WhatsApp enviadas por amigos insones, e-mails nada importantes ou notificações de que alguns aplicativos podem ser atualizados.

Para evitar este incômodo há quem deixe o aparelho no mudo, mas com isso você corre o risco de não ouvir o despertador pela manhã. Outros desligam o celular, mas com isso se arriscam a perder uma chamada realmente importante em caso de emergência. A forma mais fácil de garantir um sono sossegado é colocando seu Quantum GO no Modo Prioridade (popularmente conhecido como “Não Perturbe”), um dos novos recursos do Android 5.1.

Este modo é indicado por uma estrela branca na barra de status no topo da tela: nele seu aparelho ainda irá receber mensagens, e-mails e outras informações normalmente. Mas só as realmente importantes, ou prioritárias, irão produzir um aviso sonoro. E o melhor: quem define o que é ou não prioridade é você.

Agora você sabe: a estrela branca significa que o aparelho está no Modo Prioridade.
Agora você sabe: a estrela branca significa que o aparelho está no Modo Prioridade.

Como ativar o Modo Prioridade

Para ativar o Modo prioridade basta pressionar um dos botões de volume e no painel que surge no topo da tela selecionar a opção do meio, Prioridade.

Pressione um dos botões de volume e selecione o item Prioridade no painel para ativar o modo prioridade

Desta forma, a maioria das notificações sonoras de seu aparelho será desativada até que o modo prioridade seja desligado. Isso pode ser feito manualmente (basta pressionar um dos botões de volume e selecionar a opção Tudo), ou após um período de tempo pré-determinado.

O padrão nesse caso é Por 1 hora, mas você pode aumentar ou diminuir esse tempo clicando nos botões + e em frente a esta opção. Outra opção é manter o modo ativado até o próximo alarme. Entretanto, isso só vale para alarmes não-recorrentes, ou seja, aqueles que não se repetem automaticamente.

É possível desativar o Modo Prioridade automaticamente após um período de tempo pré-determinado.
É possível desativar o Modo Prioridade automaticamente após um período de tempo pré-determinado.

Definindo prioridades

Para acessar a tela de opções do modo prioridade toque na engrenagem no mesmo painel onde ele é ativado. Em Interrupções Prioritárias é possível escolher o que é considerado uma prioridade: Eventos e Lembretes (de compromissos na agenda, por exemplo), Chamadas e Mensagens, estes dois últimos desativados por padrão.

É possível escolher o que é considerado prioridade
É possível escolher o que é considerado prioridade

Caso ative as notificações de Chamadas e Mensagens, você pode definir quando uma notificação será gerada: sejam elas de qualquer pessoa, somente de pessoas na sua lista de contatos (assim você não será acordado por chamadas de telemarketing no sábado de manhã) ou somente de contatos marcados com uma estrela na lista de contatos. Isto permite um ajuste muito preciso do comportamento: você pode ignorar chamadas e mensagens de todos, menos os membros mais próximos de sua família, por exemplo.

Um contato "prioritário" tem uma estrela branca no topo de sua ficha.
Um contato “prioritário” tem uma estrela branca no topo de sua ficha.

Ativando o Modo Prioridade Automaticamente

É possivel programar o Modo Prioridade para se ativar automaticamente em determinados dias e horários, assim você não corre o risco de se esquecer de ativá-lo. Para isso, toque na opção Dias e selecione os dias da semana nos quais você quer que ele entre em ação. Em seguida, determine um horário de início e de término, e selecione Só prioridade em Interrupções permitidas.

prioridade_recorrente
É possível ativar o Modo Prioritário automaticamente, basta especificar dia e hora.

E os alarmes?

Pode dormir tranquilo: alarmes sempre são considerados prioridade, e irão tocar não importa o modo em que o smartphone esteja.

10 Comments

  1. Puxa, estou esperando alguma promoção para a versão 4G, mas até agora nada… Tem alguma previsão se vai haver em breve? O celular do meu filho quebrou e ele está querendo muito o QGo, porém aumentou muito em relação ao que vi antes.

    1. Magno, não tenho informações sobre promoções. Aumentamos os preços (devido a dólar e novo tributos), mas os concorrentes também. Considere que alguns modelos de desempenho e configuração similar custam até R$ 500 a mais.

  2. O meu cel está com o som para fazer ligações e receber muito baixo quase não se ouve o que é falado, já fui em configurações e deixei no máximo e não adianta nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *