Dica, Quantum

Como usar o Modo Não Perturbe no Android 6.0

Alguns meses atrás publicamos aqui no blog um artigo sobre o Modo Prioridade no Android 5.1, uma forma de controlar as notificações e evitar que o celular fique apitando madrugada afora por causa de mensagens no WhatsApp enviadas por amigos insones, e-mails nada importantes ou notificações de que alguns aplicativos podem ser atualizados. No Android 6.0 a Google refez completamente este recurso, que agora tem um nome mais intuitivo: modo Não Perturbe.

Apesar do novo nome e de algumas mudanças na configuração, ele ainda funciona da mesma forma: enquanto ele estiver ativado seu aparelho ainda irá receber mensagens, e-mails e outras informações normalmente. Mas só as realmente importantes irão produzir uma notificação sonora. E o melhor é que quem define o que é ou não importante é você.

Como ativar o Modo Não Perturbe

Para ativar o modo Não Perturbe deslize dois dedos do topo para o meio da tela para abrir o painel de Configurações Rápidas, e toque no ícone Não perturbe. Na tela seguinte você poderá escolher o “nível” de silêncio, entre Silêncio total, Somente alarmes e Somente prioridade.

não perturbe ativar
Toque no ícone do modo Não Perturbe (à esquerda, acima do Modo Avião) para ativar este recurso. Na tela à direita, é possível escolher por quanto tempo ele ficará ativo.

Também é possível escolher por quanto tempo o modo Não Perturbe ficará ativado: até você desativar ou por um período pré-determinado. O padrão nesse caso é Por 1 hora, mas você pode aumentar ou diminuir esse tempo clicando nos botões + e em frente a esta opção.

Quando o modo Não Perturbe está ativo, um ícone surge na área de notificação, no canto superior direito da tela.

não perturbe ativo
O ícone no destaque indica quando o Modo Não Perturbe está ativo.

Definindo prioridades

No mesmo painel onde o modo Não Perturbe é ativado, toque em Mais Configurações para acessar a tela de opções desde recurso. Em Prioridade: só permite é possível escolher o que é considerado uma prioridade: Alarmes, Lembretes (de compromissos na agenda, por exemplo), Eventos, Chamadas ou Mensagens.

não perturbe prioridade
Você pode definir o que é prioridade e irá gerar uma notificação quando o Modo Não Perturbe estiver ativo.

Caso ative as notificações de Chamadas e Mensagens, você pode definir quando uma notificação será gerada: sejam elas de qualquer pessoa, somente de pessoas na sua lista de contatos (assim você não será acordado por chamadas de telemarketing no sábado de manhã) ou somente de contatos marcados com uma estrela na lista de contatos. Isto permite um ajuste muito preciso do comportamento: você pode ignorar chamadas e mensagens de todos, menos os membros mais próximos de sua família, por exemplo.

Ativando o modo Não Perturbe automaticamente

A opção Regras automáticas nas configurações do modo Não Perturbe permite ativá-lo automaticamente em determinados dias e horários. Três regras já vem pré-definidas: Durante a semana à noite, Fim de semana e Evento, e basta tocar em uma delas para acertar os detalhes, como hora de início e término ou o nível de silêncio. Se quiser, basta clicar em Adicionar regras para criar uma nova.

não perturbe automatico
É possível ativar o modo Não Perturbe automaticamente em um horário ou evento pré-determinado.

9 Comments

  1. Vocês só esquecerão de um detalhe. pra usar o modo não perturbe é preciso que vocês cumpram com a promessa e atualizem todos os celulares para o Android 6.0 só isso.

    1. Não nos esquecemos da promessa Jean. Nesta semana lançamos uma atualização da versão beta que está sendo testada por um grupo de voluntários. Estamos analisando os resultados, e mais próximos de uma versão final para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.