Dica, Quantum

Aprenda a localizar seu smartphone

Aprenda a localizar seu Quantum GO

Sabemos que o smartphone pode ser o “gadget” mais importante no seu dia-a-dia, e como é traumático ficar subitamente sem ele como consequência de perda ou roubo. É assim conosco. Por isso todos os smartphones Quantum tem um sistema de localização integrado que batizamos de Find My Quantum. Com ele você pode localizar seu smartphone e tentar recuperá-lo, ou ao menos evitar que suas informações pessoais caiam em mãos erradas.

Como localizar seu smartphone

O uso é muito simples: basta acessar o endereço www.google.com/android/devicemanager e fazer login com a mesma conta Google que estava cadastrada em seu smartphone. Se ele ainda estiver ligado e conectado à internet, em alguns minutos você verá a posição dele em um mapa e algumas informações, como a precisão da localização e a última vez em que ele reportou a posição. Veja o exemplo abaixo:

localizar seu smartphone
O “pin” vermelho mostra a posição do smartphone no mapa

Agora que você já aprendeu a localizar seu smartphone você tem algumas opções:

Tocar

A opção tocar fará o aparelho tocar em volume máximo durante cinco minutos, o que é útil para se você perdeu o celular dentro de casa.

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A tela de bloqueio de um smartphone que foi localizado e está tocando

Bloquear

Na opção bloquear você pode travar o smartphone com uma senha, mostrar uma mensagem na tela como “Pertence a José da Silva” e informar um número de telefone. A tela de bloqueio irá mostrar um botão que permitirá ligar para esse número, assim se um bom samaritano encontrar seu Quantum GO conseguirá entrar em contato com você.

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A tela de bloqueio de um smartphone bloqueado remotamente

A opção de definir uma senha é especialmente útil se você tem o mau hábito de não usar uma senha na tela de bloqueio. Dessa forma quem encontrar o aparelho não poderá acessar seus dados pessoais (e as contas do Google, Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, etc…) armazenados nele.

Apagar

Por último temos a opção “nuclear”: Apagar. Ela irá formatar o celular, restaurando o sistema à configuração de fábrica e apagando apps instalados e dados pessoais na memória interna. Isso não tem volta, é um recurso que só deve ser usado se você já perdeu as esperanças de recuperar o seu Quantum GO. Depois de alguns minutos ele estará “limpinho”, como se tivesse acabado de sair da caixa.

Pense bem antes de clicar em Apagar, não tem volta!
Pense bem antes de clicar em Apagar, não tem volta!

Lembre-se de que todos estes recursos dependem do aparelho estar conectado à internet. Se ele estiver desligado (ou sem um chip e sem conexão Wi-Fi) o localizador irá reportar a última posição conhecida. Já os comandos de bloquear e apagar são “armazenados” e enviados quando ele voltar a se conectar.

Imagine esta situação: seu Quantum GO é roubado, mas o bandido o desliga para evitar que seja encontrado. Dois dias depois ele liga o Smartphone e este se conecta à internet. Imediatamente ele irá receber e executar o comando. Ou seja, mesmo que você não consiga localizar, vale a pena bloquear ou apagar.

Por fim, vou aproveitar o espaço para dar um conselho: se seu aparelho for roubado e você conseguir localizá-lo com o Find My Quantum, não tente recuperá-lo sozinho. Vá à polícia, faça um boletim de ocorrência, diga que você sabe onde o aparelho está e peça ajuda. Não coloque sua segurança em risco por nenhum gadget, por mais querido que ele seja.

57 Comments

  1. Poderiam criar um recurso para impedir o desligamento quando estiver bloqueado, assim como a bateria não é removível teria tempo para localizar o celular antes do aparelho descarregar. Seria o fim dos roubos de celular se todos tivessem esse recurso de não desligar bloqueado e bateria não removível.

      1. Solange, a questão não é ativar o GPS, é o aparelho ter uma conexão de dados (Wi-Fi ou 3G/4G) ativa. Sem ela não é possível enviar nenhum comando ao aparelho, nem receber respostas. Mesmo sem GPS é possível estimar a posição de um aparelho triangulando as redes Wi-Fi e de telefonia nas proximidades.

  2. ola!
    Tenho um quantum go, é um celular excelente não me arrependo de ter comprado. Parabéns quantum.
    Minha duvida é se o quantum vai atualizar o smart para o android 6?

  3. Comprei o Quantum Go com a Cristal case, mas no estoque não tinham a cristal case. E uma atendente ligou aqui em casa e me ofereceu a Duo case como forma de retribuição do erro. Parabéns quantum por ser uma empresa séria e que quer o melhor para seus clientes. E parabéns também para o atendimento que foi impecável, não podia ser melhor!

    1. Derick, temos uma autorizada em Goiânia sim. Mas antes você precisa abrir um pedido de reparo com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Ela com certeza poderá te ajudar. O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

    1. Tem sim!! eEu tenho um quantum go… faz assim: Salve uma imagem, ou pegue qualquer foto do seu dispositivo, clique nos três pontinhos acima da foto… Selecione definir imagem como… seleciona plano de fundo… acima no canto esquerdo, selecione “Definir papel de parede” e escolhe onde quer que fique a imagem (tela principal, tela de bloqueio ou em ambos). Espero ter ajudado, Anisio.

  4. Meu quantum trincou, gostaria de saber se posso fazer a troca aqui mesmo em minha cidade, são Luís – MA, o quanto mais rápido melhor, desde já agradeço.

  5. Boa noite, equipe quantum!

    Estou enfrentando alguns problemas com o meu Quantum Go, eu fiz uma restauração nele a poucos dias e o aparelho está no modo Android Device Protection. Acontece que sei minha senha e meu email correto, mas não consigo mais ter acesso ao meus dados. O que posso fazer pra recuperar o meu Quantum ??!
    Me Ajudem, por favor.
    Agradeço muito desde Já.

  6. meu celular foi roubado, o sistema de segurança era pra impedir ele desligar com ele travado ou melhor ainda rastreia sem precisar o celular esta ligado. ainda estou pagando meu aparelho, gostaria que me ajude a recuperar.

    1. Israel, é impossível rastrear um aparelho desligado. Ele precisa se comunicar com um servidor de alguma forma, como faria isso sem energia? Infelizmente, não há muito o que você possa fazer além de seguir as instruções deste posto. Abra também um Boletim de Ocorrência na Polícia, para isso você precisará do número de série (SN) que fica em uma etiqueta atrás da caixa. Não se esqueça também de pedir o bloqueio do aparelho na operadora.

  7. Eu amo o meu Quantum. Parabéns aos desenvolvedores!

    Mas tenho uma dúvida, percebi que meu celular desliga se esquentar e ele demora de 2 à 4 horas pra voltar.
    Isso é normal? É uma forma de não queimar o celular? Ou está com defeito?
    Outra coisa que eu não consigo perceber, quando estou na área 4G, não aparece no celular?

  8. Boa tarde, testei o dispositivo mas nao estou satisfeita. O aparelho so sera localizado caso esteja com sinal de internet e localização ativado no aparelho e o volume é baixissimo!

    1. Ana, a localização do aparelho realmente só funciona se ele estiver conectado à internet, e é assim em todos os smartphones Android ou mesmo iPhones. Quanto ao volume de chamadas, fale com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  9. Olá, eu aprecio o desenvolvimento do app de vocês, porém ele é basicamente a mesma coisa de todos os outros apps, se roubarem o celular e formatarem (coisa comum e óbvia) o app PUF! Some, agora se vocês buscassem estudar o código fonte do falecido ( 🙁 ) avast anti theft – ROOTED, um app em que mesmo que o bandido reseta o aparelho por comando ele permanece instalado, este app tambem previne o debug USB impedindo soft reset. Se fizessem somente isso teriam com certeza um dos melhores apps do mercado e competiriam lado a lado com a cebergus, até eles comprarem vocês como fizeram com o avast.

    1. Chiaki, a solução que usamos foi desenvolvida pela Google. Não recomendamos o uso de apps que dependem de root, porque o processo invalida a garantia. Quanto à possibilidade de um malfeitor formatar um aparelho, temos uma solução para isso também, é o Android Device Protection. Este artigo explica como funciona.

    1. Fabiano, desde meados de fevereiro que o Quantum GO não vem mais com o sintonizador de TV na caixa, e não tem o app Play DTVi pré-instalado. Se você tem um sintonizador de outro aparelho, basta instalar o app (disponível no Google Play) e a TV irá funcionar. Quanto à localização, não há nenhuma configuração especial, mas seu aparelho precisa estar com o GPS ativado para maior precisão. Se ainda assim não funcionar, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  10. o meu quantum foi roubado, e desligado por quem roubou, quando ele for ligado novamente vai dar pra rastrear mesmo que não esteja conectado com a internet? E como faço p bloquear ele de vez caso eu não recupere ?

    1. Niele, as instruções de bloqueio estão no artigo acima. Mas tanto no rastreio quanto no bloqueio é necessário que o aparelho esteja conectado à internet. De qualquer forma, se o bandido não tiver sua senha e tentar “forçar” uma formatação do smartphone não conseguirá usá-lo por causa de um outro sistema de segurança chamado Android Device Protection. Mais informações neste artigo.

  11. Não é uma dúvida, mas uma observação. Esqueci meu celular em casa e aproveitei para testar a funcionalidade de localização pela primeira vez. Pode ser minha falta de conhecimento do sistema, ou ter algo a ver com o primeiro acesso, mas a forma de login me pareceu equivocada. Tenho as opções de receber mensagem de texto, uma ligação ou um código de segurança, tudo isso no meu smartphone. Ora, se estou tentando localizá-lo preciso de outra forma de acesso, que não via smartphone. Apenas achei estranho.

    1. Leandro, o processo de login é controlado pela Google. Pelo que você descreve sua conta está com autenticação em dois fatores ativada (é necessário uma segunda senha enviada para um dispositivo seu), correto? Nesse caso realmente você precisa do seu aparelho com você. Mas veja por outro lado: se ele realmente estiver perdido, quem estiver com ele não conseguirá acesso à conta.

      1. De fato. Vou deixar vocês em paz e chorar minhas pitangas lá com o Google, que é o dono do serviço ;-). Só acho que neste caso (localização) eu deveria ter a opção de enviar o código para uma outra conta segura de e-mail ou telefone, previamente cadastrados. É um erro depender de um código que será recebido justamente neste dispositivo, que eu não tenho acesso porque está extraviado. Bom, de toda forma, obrigado pela atenção.

  12. Meu quantum já caiu dentro do vaso, lavei com sabão neutro, coloquei dentro de uma vazilha com arros, não deu defeito nenhum, está funcionando redondo até hoje, parabéns a quantum.

  13. Boa tarde, o comprei meu celular Quantum Fly domingo (21/05) e desde ontem (23/05) quando chega mensagem de texto e vou visualizar na tela inicial do celular, após responder quando fecho entra diretamente na página do google inicial, todas as vezes tenho que sair, o que devo fazer?
    Outro fato é que ao comprar o celular, fiz o backup do whatsapp do antigo e foi salvo no Drive, porém ao conectar no novo celular e baixar o whatsapp perdi todas as conversas, a mensagem que aparece é de que foram encontrados backups a por exemplo 02 minutos atrás, e nenhuma das vezes com a extensão de gb que foi realmente salvo no Drive, entrei no computador, salvei o aquivo na memória interna do Fly e mesmo assim o whatsapp não puxa as conversas, como proceder?
    Uma outra questão foi que tenho 02 e-mails, gmail e hotmail porém ao entrar na caixa de E-mail e colocar meus dados do Hotmail aparece que devo colocar, é uma conta pessoal (imap) e pede para configurar o servidor e aparece uma mensagem dizendo que não foi possível, como posso arrumar isso?

    1. Rauana, para acessar o Hotmail você deve instalar no smartphone o app Outlook, que é gratuito no Google Play. Sobre as outras dúvidas, sugiro que entre em contato com nossa equipe de suporte através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

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