Dica, Quantum

Live Photos: Aprenda a fazer com seu smartphone Android

Live Photos: Aprenda a fazer com seu smartphone Android

Na série Harry Potter os bruxos tem acesso a algo sensacional: fotos que se movem, registrando alguns segundos do momento em que foram capturadas. Talvez por isso a Apple tenha chamado a atenção quando introduziu uma idéia similar com o lançamento do iPhone 6S, as Live Photos: basta tirar uma foto para levar “de brinde” um filminho com alguns segundos antes e após o momento.

Mas você não precisa gastar alguns milhares de reais em um iPhone novo para ter acesso a este recurso. Com um app de câmera gratuito, o Camera MX, você pode reproduzir o efeito em qualquer smartphone Android moderno, como o Quantum GO.

Live Photos: Capturando

A resposta é o modo Live Shot, um dos muitos modos de captura oferecidos pelo Camera MX, que registra ao mesmo tempo uma foto e um clipe com os 5 segundos antes do “clique”. Para ativá-lo basta abrir o app e tocar no ícone da espiral na lista de atalhos à esquerda da tela. A partir daí cada foto feita com o Câmera MX será um Live Shot, basta tocar no ícone da câmera à direita da imagem.

Basta tocar no ícone da espiral (em destaque) para ativar o modo Live Photos no Camera MX.
Basta tocar no ícone da espiral (em destaque) para ativar o modo Live Shot no Camera MX.

Para ver um Live Shot, basta abrir a galeria dentro do Camera MX (toque no ícone no canto superior direito da tela). As fotos feitas com este recurso são indicadas com o ícone da espiral no canto inferior direito da miniatura. Ao abrir uma Live Shot, a mensagem Manter Live Shot Premido aparece no rodapé da tela. Soa estranha, mas o que ela na verdade quer dizer é que basta segurar o dedo sobre a imagem para ver uma animação com momento da foto.

livephoto_galeria
Na galeria do Camera MX, as Live Shots são identificadas com o ícone da espiral no canto inferior direito da miniatura.

Live Photos: Compartilhando

Para compartilhar um Live Shot, abra a imagem na galeria do Camera MX e toque no ícone de compartilhamento, o “<” no canto superior esquerdo da tela. Você terá a opção de compartilhar só a imagem ou o momento completo. Nesse último caso ele é transformado em um vídeo comum no formato MP4.

livephoto_compartilhar
Você pode compartilhar um Live Shot como uma foto tradicional ou como um arquivo de vídeo.

Live Photos: Editando

É possivel editar um Live Shot para reduzir o momento capturado. Basta abrir a imagem na galeria do Camera MX. tocar no ícone do lápis e selecionar a opção Editar Live Shot. O arco na tela representa a duração do clipe (por padrão 5 segundos), e basta arrastar as extremidades para definir os pontos de início e fim.

Arraste as extremidades do arco para definir os pontos de início e fim de um Live Shot.
Arraste as extremidades do arco para definir os pontos de início e fim de um Live Shot.

Live Photos: Limitações

A maior limitação do modo Live Shot no Camera MX é que ele não se integra ao restante do sistema operacional. Se você visualizar as fotos na Galeria padrão do sistema ou no Google Photos, verá apenas as fotos, não o vídeo. E não dá pra compartilhar um Live Shot completo (Foto + Video) via Facebook ou WhatsApp, você é obrigado a escolher entre as fotos ou o vídeo.

O Camera MX é um app de câmera bastante completo, que oferece muito mais do que apenas Live Shots. Há vários modos de cena para auxiliar nas fotos sob quaisquer condições, além de um conjunto de efeitos com mais de uma dezena de filtros, overlays (imagens sobrepostas à foto) e bordas que você pode combinar como quiser. Vale a pena conferir seus recursos e fazer vários Live Photos.

23 Comments

  1. Essa pergunta não tem relação com o post, mas na falta de outro canal, eu gostaria de saber quanto elevaria o preço do Quantum Go ao consumidor final, acrescentar o recurso NFC?

    Eu tenho esperado o melhor momento financeiro pra comprar um smartphone e existe pelo menos um concorrente com o hardware quase idêntico e com NFC. É um recurso do qual eu sinto falta. Faço uso dele com frequência.

    Não seria possível, por exemplo, criar um dongle com um App específico, como o da TV digital?

    É o meu maior dilema, já que eu estou quase doente de vontade de comprar o QG.

    1. Jonathas, o dongle não seria uma boa solução de NFC: é mais uma coisa pra carregar no dia-a-dia, não seria pequeno e ocuparia uma porta USB o tempo todo. Adicionar NFC internamente ao Quantum GO implicaria mudanças significativas no produto, com um chip extra dedicado a essa função, uma antena extra para captação do sinal e mudanças no design para comportar os novos componentes. Mas à medida em que esta tecnologia se populariza, iremos levá-la em consideração em futuras gerações de nossos produtos.

  2. Oi, sei que o comentário não tem muito a ver com o post mas meu fone de ouvido parou de funcionar e gostaria de saber se a Quantum vende os fones dela separadamente ou se tem informações sobre quais modelos são compatíveis com o aparelho. Obrigado!

  3. Que dia os smartphones 4g 32gb voltam ao estoque? Esperei tanto para comprar e quando vou fazer a compra não tem disponível no estoque, assim fica difícil confiar na marca…

  4. Oi, será possível futuramente uma melhora na qualidade da câmera frontal? A nitidez e saturação são razoáveis, mas acredito que pela qualidade do celular a frontal poderia ser melhor..

      1. e o gold vai demorar muito ainda? estou sem celular e esperando pelo gold 4G 32GB, se demorar muito infelizmente terei que desistir da marca.. O celular é muito bom, porém está bem complicado ficar sem.

  5. Bom dia. Eu queria saber se acontecerá correção de BUGS do sistema do Quantum. O bug da economia inteligente, que piora a duração da bateria, a definição da foto final, que ao aplicar ZOOM na foto, embaça muito rápido para uma câmera de 13mpx. Esse BUG da resolução final das fotos acontecia muito nas fotos da motorola, mas ela deu uma atualizada no software da câmera, no G2, e funcionou legal.

    1. Daniel, desde o lançamento já lançamos três pacotes com correções de bugs para o Quantum GO, e devemos ter em breve mais um. Quanto ao que você fala sobre o ZOOM, não é um bug, é uma característica da câmera e do algoritmo de zoom usado.

  6. Eu queria deixar também uma pequena contribuição para uma possível sacada da Quantum em relação a melhorias do aparelho: seria bom as atualizações moduladas, como a Motorola faz. Ao invés de atualizar o software, por exemplo, da câmera por atualização via OTA, vcs poderiam atualizar via GOOGLE PLAY, como aplicativo. Ou seja, seria mais cômodo para vocês e para nós.
    É uma sugestão.

  7. Acabei de baixar o aplicativo “Camera MX” e tal como acontece com alguns outros aplicativos, aparece sistematicamente a seguinte mensagem “o aplicativo Camera MX parou” e não abre. Acontece também com o App Skype, Messenger, etc.
    Como posso corrigir esta falha??

    1. Guillermo, você está usando um cartão de memória como memória interna? Algumas sugestões: 1) Reinicie o aparelho, 2) Mova o app do cartão de memória para a memória interna ou 3) Remova o cartão de memória e reinstale o app na memória interna. Nossa equipe de suporte pode dar mais informações, mande um e-mail para suporte@meuquantum.com.br, ou ligue para 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *