Dica, Quantum

Aprenda a gravar a tela do celular

Gravar a tela do celular em um vídeo é algo que pode ser muito útil, seja para ensinar alguém distante a usar um app ou para mostrar aos amigos uma vitória em seu jogo favorito. Antigamente isso era algo complexo, que exigia “root” no aparelho e o uso de apps que prejudicavam o desempenho durante a gravação. Mas com versões mais recentes do Android e os poderosos smartphones modernos, tudo ficou mais fácil. Basta instalar um app como o ilos, que é gratuito no Google Play.

Como gravar a tela do celular com o ilos

O ilos funciona em qualquer smartphone com o Android 5.0 ou mais recente. Depois de instalá-lo, abra o app e clique no botão TAP TO CAPTURE SCREEN (literalmente “Toque para capturar a tela”). Na tela seguinte, toque na opção Start Capture no topo da tela e em Iniciar agora na janela que surge.

Bastam três toques para iniciar gravar a tela do celular com o ilos
Bastam três toques para iniciar gravar a tela do celular com o ilos

Um painel com os controles de gravação irá aparecer no topo da tela. É só clicar em Start para começar a gravar.

ilos_start_capture

Você pode pausar ou encerrar a gravação a qualquer momento, basta abrir o painel de notificações (deslizando um dedo do topo para centro da tela) e clicar em Pause ou Stop.

ilos_stop_capture

Um detalhe importante: o som é capturado do alto-falante externo através do microfone do aparelho. Isso significa que os sons ao seu redor, como outras pessoas conversando, telefones tocando, etc também serão registrados. Tenha isso em mente na hora da gravação.

Salvando a gravação

Ao encerrar a gravação o ilos mostra uma tela com uma miniatura do vídeo capturado e algumas opções. A primeira, com o ícone do disquete, salva o vídeo na memória interna de seu smartphone. A segunda (lixeira) apaga o vídeo, a terceira compartilha o clipe e a quarta envia o vídeo para ilosvideos.com, embora para isso seja necessário ter uma conta registrada no app.

ilos_save
Clique no ícone do disquete para salvar o vídeo em seu aparelho.

Assistindo e editando

Os vídeos salvos aparecem na Galeria de seu smartphone, em uma pasta chamada ilos. Basta um toque para assistir. O que muitos não sabem é que é possível cortar os vídeos no próprio smartphone, sem precisar de apps especiais para isso.

ilos_crop
Arraste as abas para cortar o vídeo.

Para isso, abra o app Galeria e o vídeo que você quer editar. Clique no botão com os três pontos no canto superior direito da tela e selecione a opção Cortar. Agora basta arrastar os marcadores de início (à esquerda) e fim (à direita) do vídeo para as posições desejadas, e clicar em Salvar no topo da tela. O resultado será salvo como um novo vídeo em seu smartphone, e o arquivo original será mantido.

9 Comments

  1. Olá eu estou com um problema, eu comprei um Quantum, ele chegou hoje mas não veio o conector DTVI, os outros acessórios vieram todos. Pode me ajudar? Obg!

    1. Junior, desde meados de fevereiro o Quantum GO não vem com o sintonizador de TV Digital. Entre em contato com nossa equipe de atendimento (em Suporte / Fale Conosco em nosso site) para mais informações.

  2. fiquei triste com uma coisa com o Quantum, infelizmente ele não é compatível com o app do google cardboard de realidade virtual, alguém teria uma solução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.