Dica, Quantum

Google Fit: o app que te ajuda a entrar em forma

Não faltam apps e aparelhos para ajudar os usuários a quantificar seu nível de atividade física em busca de um corpo mais saudável. Um deles é o Google Fit, da Google, que consegue monitorar automaticamente diversos tipos de atividades. Além disso ele se integra a outros apps e aparelhos para se tornar uma central de informações relacionadas à sua forma física. Vamos conhecer?

Google Fit mostra sua atividade física na ponta do lápis

O Google Fit é gratuito no Google Play, e não tem propaganda de qualquer tipo. Logo que é instalado ele usa o acelerômetro de seu aparelho para monitorar seus movimentos e pode medir caminhadas e corridas. Metas de passos e tempo de atividade servem como um incentivo, e o usuário pode ajustá-las a seu gosto.

A tela inicial apresenta as informações de forma resumida e fácil de compreender. Lá estão sua meta diária de passos, tempo de atividade no dia, distância percorrida e calorias queimadas, além do histórico da semana. Também há um aspecto de “gamificação”, comparando sua atividade com a média dos usuários em sua cidade.

google fit tela inicial
A tela inicial do Google Fit mostra um resumo de sua atividade

Clique no ícone com as três linhas no canto superior direito da tela e em Cronograma para colocar seus resultados em gráficos. Os resultados podem ser agrupados por dia, semana ou mês. Também podem ser filtrados por tempo de atividade, distância percorrida, calorias ou passos dados.

A opção Configurações, no mesmo menu, permite adicionar outros tipos de atividades físicas. Na mesma tela é possível informar seu sexo, idade, altura e peso, informações importantes para um cálculo correto das calorias gastas.

google fit grafico
Gráfico de atividade física (à esquerda) e detalhes de uma caminhada (à direita)

O mais legal do Google Fit é que você não precisa “iniciar” manualmente uma atividade, embora isso seja possível. Basta ter o celular no bolso e começar a caminhar, correr ou pedalar e o app faz o resto. No caso de caminhadas, corrida ou ciclismo, ele gera até mesmo um mapa mostrando seu percurso.

Sua central fitness

Um recurso importante do Google Fit é a capacidade de importar dados de outros apps e dispositivos. Com isso ele oferece uma “visão geral” de sua atividade física não importa como você se exercita. Ele pode importar dados de corridas do Runtastic ou Strava, monitorar seus batimentos cardíacos com o Instant Heart Rate Monitor ou dados de séries de exercícios do 7 Minutos Treino. As informações complementam as registradas pelo próprio Google Fit.

Versátil e fácil de usar, o Google Fit é um app indispensável para quem está pronto para levar a atividade física a sério. Com ele, fica muito mais fácil acompanhar o progresso e se manter motivado.

Photo by Dev Dodia on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.