Dica, Quantum

Google Duo: uma nova forma de fazer videochamadas

Há várias opções para quem quer fazer videochamadas no Android. Quem vive inserido no mundo corporativo tem o Skype, a Google tem o Hangouts e até a WhatsApp está testando este recurso em uma versão beta de seu app. Mas todas elas tem seus pontos fracos: a solução da WhatsApp ainda não está disponível para todos, e tanto Hangouts quanto Skype exigem que você tenha uma lista de contatos específica para o app, separada de sua agenda. O Google Duo é uma novo app da Google para videochamadas que vem para simplificar radicalmente a experiência.

O app é otimizado para conexões e dispositivos móveis, e dispensa listas de contatos e nicknames específicos, já que se integra à agenda de seu aparelho: logo na primeira vez em que usar o app, você verá quem mais tem o Google Duo instalado e já pode começar a conversar.

Como funciona o Google Duo

O Duo é gratuito no Google Play, e também tem uma versão para o iPhone. Depois de instalado, basta abrir o app e você verá a imagem da câmera frontal e alguns botões: um para iniciar uma nova chamada (com o ícone da câmera), e outros para chamar novamente as últimas pessoas com quem conversou.

google duo chamar
Toque no botão azul para iniciar uma chamada

Basta tocar no ícone da câmera e escolher um nome na agenda para iniciar a chamada. Se a pessoa ainda não tiver o Google Duo instalado, você verá a opção Convidar ao lado de seu nome na lista. Toque nela para compor uma mensagem SMS com o convite e o link para o app, como mostrado abaixo.

google duo convite
Basta um toque para convidar uma pessoa que não tem o Google Duo para instalar o app.

Mas se a pessoa selecionada tiver o app, acontece o que a Google chama de Knock Knock: antes mesmo de atender a chamada a pessoa verá você, ao vivo, em tela inteira. Se preferir, você pode desativar isso nas configurações do app (basta tocar nos três pontos no canto superior direito da tela e em Configurações).

Em nossos testes, a qualidade de chamada no Duo foi muito boa, tanto via Wi-Fi (em uma conexão doméstica) quanto em redes móveis 4G. De fato, achei melhor do que em chamadas via Skype ou Hangouts, onde costumo sofrer com perda de qualidade de vídeo e som metalizado ou com eco em redes móveis.

google duo knock
Antes mesmo de atender a chamada você vê, ao vivo, quem está chamando

O Google Duo não tem alguns recursos de apps mais sofisticados, como conferências com múltiplas pessoas (se precisa disso, use o Skype ou Hangouts), um cliente desktop nem a possibilidade de alternar entre vídeo e texto, mas é justamente essa simplicidade que pode torná-lo atraente para o grande público: basta “pegar o telefone e discar”, sem se preocupar com os detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *