Dica, Quantum

Google Allo: conheça o novo concorrente do WhatsApp

WhatsApp, Telegram, Hangouts, Facebook Messenger… não importa qual seu favorito, o fato é que os aplicativos de “bate papo” efetivamente substituíram as mensagens SMS como a forma favorita de comunicação entre os usuários de smartphones. E mesmo com tantos concorrentes por aí, a Google acha que tem uma chance de conquistar os usuários com o Google Allo, seu novo app de bate-papo, que foi lançado recentemente no Brasil.

Superficialmente, o Google Allo é muito similar aos apps que já citamos. Você pode conversar com uma pessoa específica ou com grupos, criar conversas anônimas e mandar imagens e mensagens de voz. Mas o principal atrativo é o Google Assistant, uma “inteligência artificial” embutida no app que pode lhe ajudar oferecendo sugestões de respostas, planejando passeios ou até mesmo brincando com você.

Conversando no Google Allo

O Google Allo é gratuito no Google Play, e o processo de configuração é bem simples: dar permissões ao app (para acesso a SMS, Microfone, fazer fotos e vídeos, armazenamento, entre outras), confirmar um número de telefone, fazer uma foto para o perfil e informar um nome de usuário. A partir daí é só começar a conversar.

google allo permissao
Conceda as permissões para poder começar a usar o Google Allo.

Assim como no WhatsApp, o Google Allo é “amarrado” ao seu número de telefone, é com ele que as outras pessoas irão encontrá-lo no app. A tela inicial lista os seus bate-papos, basta clicar no botão azul com um balão de fala, no canto inferior esquerdo, para escolher um contato e iniciar uma nova conversa.

Dentro de uma conversa você pode enviar mensagens de texto, digitando no campo “Diga alguma coisa…”. O botão com a carinha à direita dá acesso a uma lista de emoji, e o botão do Microfone permite gravar uma mensagem de voz.

google allo conversa
Uma conversa no Google Allo. Na direita, aumentamos a palavra “Fome” arrastando o ícone do aviãozinho de papel para cima.

Quando você digita uma mensagem, o microfone vira um avião de papel, usado para enviar a mensagem. E aqui está o primeiro segredinho do Allo: você pode mudar o tamanho do texto se segurar o dedo sobre o aviãozinho e deslizá-lo para cima ou para baixo.

O botão com o + à esquerda do campo de texto dá acesso à lista de Stickers, imagens divertidas que você pode usar em suas conversas. Três “pacotes” vêm pré-instalados, e você pode conseguir mais stickers clicando no botão com a carinha à direita da lista.

google allo sticker
Alguns dos stickers disponíveis no Google Allo

Abaixo dos stickers, uma barra permite adicionar outros tipos de conteúdo à conversa, como fotos feitas com a câmera, imagens de seu aparelho ou a localização no mapa. Da próxima vez em que um amigo perguntar onde você está, você pode responder com um link do Maps, em vez de tentar explicar como chegar na ruazinha onde fica o bar.

Conversas anônimas

Na hora de iniciar uma conversa o Google Allo lhe dá a opção de “Iniciar um bate-papo anônimo”. Talvez um nome melhor para esta opção fosse “secreto”, porque é assim que funciona: a conversa é criptografada, e só você e os outros participantes tem acesso ao conteúdo. Nem a própria Google é capaz de bisbilhotar o que é dito.

google allo anonimo
Uma conversa anônima no Google Allo

Um recurso legal desse modo é que tocando no relógio no canto superior direito da tela é possível determinar um “prazo de validade” para as mensagens, que pode variar de nenhum, alguns minutos, algumas horas ou até uma semana. Após o prazo, a mensagem simplesmente desaparece. E ele pode ser mudado à vontade, você pode começar mandando mensagens sem validade, alterar para 5 minutos para um tema mais sensível e depois voltar a nenhum prazo.

Usando o Google Assistant

O principal diferencial do Google Allo em relação aos outros programas de bate papo é que a qualquer momento você pode convocar o Google Assistant, um assistente pessoal com a “inteligência” do Google, para participar da conversa. Basta escrever @google e uma pergunta. Se eu digito “@google restaurantes” o Google Assistant me sugere restaurantes na vizinhança, com direito a foto e a nota de outros usuários.

google allo assistant
O Google Assistant pode lhe ajudar com uma grande quantidade de informações e tarefas.

Para uma lista de tudo no que o Google Assistant é capaz, basta perguntar “@google O que você pode fazer”?. Entre as opções estão consulta a notícias, resultados de esportes, sugestões de passeios, traduções, previsão do tempo, mercado de ações e mais.

Talvez a opção mais inusitada do Google Assistant sejam os jogos. Pergunte “@google jogos” e ele oferece algumas opções simples para ajudar a passar o tempo, como jogos de trivia, jogos “clássicos” como Jogo da Velha ou Paciência e vários joguinhos que foram lançados como “Doodles” na página do Google no passado, como Pacman.

google allo jogo
Quer uma ajuda para passar o tempo? O Google Assistant pode jogar vários jogos simples com você.

O Assistant é bastante útil, mas não faz sentido a Google deixá-lo “preso” dentro do Google Allo. Ele deveria ser integrado ao sistema operacional, talvez como uma interface padrão para acesso ao Google Now, onde seria muito mais versátil. Talvez a empresa esteja querendo testar as águas antes de um mergulho completo em uma futura versão do Android.

O que o Google Allo não faz?

O Google Allo não é perfeito: alguns recursos encontrados em seus concorrentes estão ausentes nele, como chamadas de voz e de vídeo. Para vídeo, a solução oferecida pela Google é um outro app, o Google Duo.

O Google Allo também não é capaz de enviar/receber SMS, como seu antecessor, o Hangouts. Aliás, a estratégia da Google na categoria de mensagens não está muito clara, já que a empresa tem dois apps que competem pelo mesmo espaço. Em entrevistas, executivos da Google deram a entender que o Allo seria promovido como uma ferramenta “para as massas”, e o Hangouts seria direcionado ao mercado corporativo.

Tecnicamente o Google Allo está no caminho certo, mas seu sucesso vai depender da vontade do público de adotar ou migrar para uma nova plataforma de mensagens. Afinal de contas, as pessoas não escolhem um app de bate-papo por seus recursos, mas sim pelo que os amigos estão usando.

E você, pretende usar o Google Allo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *