Dica, Quantum

Fixação de Tela no Android 5.1: Aprenda a ativar

Link para a licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/

Celulares são aparelhos extremamente pessoais, mas há momentos em que é necessário compartilhar rapidamente o aparelho, seja com um colega que precisa fazer uma ligação ou uma rápida pesquisa na web, seja com um filho que quer matar o tempo com um joguinho.

E nessas horas há um recurso do Android 5.1 projetado especificamente para permitir esse tipo de acesso rápido sem o risco de que seu convidado acabe esbarrando em informações pessoais como chamadas, notificações, compromissos ou mensagens: é o Fixação de Tela (Screen Pinning, em inglês). Com ele você “tranca” o seu aparelho em apenas um app ou atividade específica, impedindo o acesso ao restante do sistema. Veja como ativá-lo.

Ativando a Fixação de Tela

Para ativar a Fixação de Tela, abra o app Configurar e toque na opção Segurança. Role a tela até o final, toque na opção Fixação de Tela e marque a opção Ativado.

Por precaução, na mesma tela ative a opção Pedir padrão de desbloqueio antes…“. Com isso, para sair de um aplicativo fixo à tela será necessário informar seu padrão de desbloqueio. É uma camada extra de segurança.

Fixação de Tela no Android 5.1: Aprenda a ativar
Basta ativar duas opções para habilitar a fixação de tela no Android 5.1

Usando a Fixação de Tela

Para fixar um app na tela, abra o app e toque no botão Visão geral (o quadrado no rodapé da tela) para listar todos os aplicativos abertos em seu Quantum GO. A ficha do app em uso será a primeira da lista. Arraste esta ficha pra cima e você verá um botão circular com uma “tachinha” no canto inferior direito. Basta tocar neste botão.

Fixação de Tela no Android 5.1: Aprenda a ativar
Toque na “tachinha” sobre a ficha do app (à esquerda) para fixá-lo à tela. Antes, o sistema ensina como sair deste modo (à direita).

Nesse momento o sistema irá mostra um aviso explicando como desafixar o app e retornar ao modo normal de uso. Toque em Entendi e pronto!

O que acontece quando há um app fixo

Quando um app está fixo na tela a barra de status desaparece, e com ela o relógio, os indicadores de bateria, de sinal de telefonia e de Wi-Fi, bem como ícones de notificações. Além disso, os painéis de notificações e acesso rápido também ficam inacessíveis.

Fixação de Tela no Android 5.1: Aprenda a ativar
Um exemplo de app “fixo”. Note que a barra de status (que ficaria na área em destaque no topo da tela) sumiu.

O botão Home também deixa de funcionar, bem como o botão Visão Geral, ou seja, não é possível ver quais outros apps estão abertos e alternar entre eles. O botão Voltar ainda funciona, mas apenas dentro do app fixo. Se a ação levar para fora do app (exemplo: voltar para um app anterior) ele não irá funcionar.

Como sair do app de um app fixo

Para sair de um app fixo, basta pressionar o botão Visão Geral por alguns segundos até o smartphone voltar para a tela de bloqueio. Confirme seu padrão ou senha de desbloqueio e pronto.

4 Comments

  1. Este tópico tocou em um tema bastante interessante.

    Porque cargas d’água a QUANTUM removeu do sistema a função de multi usuários?

    É bastante útil usar o perfil de visitante do sistema pra deixar os penetras de fora das suas informações.

    Seria bom devolver este recurso, pontual mas muito útil do sistema.

        1. Ainda no ano passado, enviei um email à Quantum pedindo o retorno da função, na resposta, a mesma informou que função seria ativada em atualizações futuras, porém até o momento, não houve essa tal “atualização”. Levando em conta que a atualização é bimestral e que o pedido juntamente com uma atualização foi feita em Novembro, logicamente a atualização estaria programada pra Janeiro, mas com a chegada do Marshmallow, creio que tudo será resolvido em uma só atualização. Vamos aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.