Dica, Quantum

Use um filtro de luz azul no smartphone e durma melhor

Muitos tem o hábito de ler na cama antes de dormir, e com o advento de smartphones e tablets cada vez mais fazemos isso em uma tela brilhante em vez de um pedaço de papel impresso. O problema é que as telas emitem uma grande quantidade de luz azul, justamente o tipo que reduz os níveis de um hormônio chamado melatonina, que regula o sono e o ritmo circadiano do corpo. Ou seja, ler no smartphone antes de dormir pode prejudicar o sono e “desregular” nosso relógio interno, o que pode causar impacto na saúde como um todo. Uma forma de evitar o problema é usar um filtro de luz azul.

Este é um recurso de software que modifica a forma como as cores são exibidas na tela, reduzindo a quantidade de luz azul emitida. Dentre os smartphones da Quantum, o filtro de luz azul está disponível apenas no Quantum FLY. Veja como ativá-lo.

Ativando o filtro de luz azul no Quantum FLY

Para ativar o filtro de luz azul basta deslizar dois dedos do topo para o meio da tela e ativar a opção Modo Noturno no painel de configurações rápidas. Imediatamente você vai notar que a imagem parece um pouco mais “amarelada”, o que significa que o filtro está funcionando.

No Quantum FLY, toque na opção Modo Noturno para ativar o filtro de luz azul.
No Quantum FLY, toque na opção Modo Noturno para ativar o filtro de luz azul.

Agora basta ler à vontade sem medo de que seu sono seja prejudicado. E quando você terminar de ler e decidir dormir, basta desligar o filtro.

Uma alternativa para todos os smartphones

Twilight: um filtro de luz azul que funciona em qualquer smartphone Android.
Twilight: um filtro de luz azul que funciona em qualquer smartphone Android.

Uma alternativa ao Modo Noturno do Quantum FLY que funciona em todos os smartphones Android é o Twilight, um app gratuito no Google Play. Ele funciona de forma similar, modificando as cores na tela, mas pode ser programado para fazer isso automaticamente e de forma gradual ao longo do dia, para que a mudança seja menos súbita. E o app também pode controlar o brilho da tela, evitando que seja excessivo para um determinado horário.

2 Comments

  1. Boa tarde equipe Quantum.

    Muito boa essa dica. Como meu aparelho é o GO 4G 32gb e não tem essa facilidade, costumo deixar a luminosidade no mínimo. Não filtra a luz azul, mas já ajuda bastante. Legal a opção do aplicativo.

    Aproveito a mensagem para perguntar: existe alguma possibilidade do GO também receber o Nougat ou vai ficar exclusivo ao Fly?

    Outra dúvida: existem planos da Quantum em contemplar os usuários com aparelhos modernos como o Fly, mas no tamanho de até no máximo 5 polegadas? Ou quem sabe, 4.7 polegadas, como os iPhones?

    O Fly é um excelente aparelho e tem um ótimo custo-benefício, mas sai de minha lista de desejos com 5.2 polegadas e ter de escolher entre dois chips ou um chip e um cartão de memória.

    Agradeço pela atenção.

    1. Marcos, ainda não definimos a estratégia de atualização de nossos aparelhos para o Android 7.0. Depende não só da Quantum, mas também de negociação e discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

      Quanto a futuros produtos, não posso comentar. Mas estamos sempre abertos a sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *