Dica, Quantum

Aprenda a usar o Editor de Fotos integrado ao Quantum GO

Editor de Fotos: Aprenda a usar o integrado ao Quantum GO

A edição de imagens no smartphone se tornou algo tão corriqueiro que um software de edição, seja um simples conjunto de filtros ou algo mais sofisticado como uma versão de bolso do Photoshop, é presença garantida em quase todo smartphone que você possa encontrar.

E os usuários do Quantum GO estão muito bem servidos neste quesito, já que o smartphone vem de fábrica com um editor de fotos muito poderoso. Quer aprender a usá-lo? Então siga nossa dica.

Cadê o editor de fotos?

Não se espante se você nunca viu o editor de fotos do Quantum GO: ele não é um app separado, e não tem um ícone próprio como os outros apps instalados em seu smartphone. Em vez disso ele é parte da Galeria, aquele app que você usa para ver as imagens feitas com seu smartphone ou armazenadas nele.

Abra uma imagem na Galeria e toque no ícone do lápis para abrir o Editor de Fotos. À direita, algumas das opções de filtros.
Abra uma imagem na Galeria e toque no ícone do lápis para abrir o Editor de Fotos. À direita, algumas das opções de filtros.

Para abrir o editor, abra a Galeria e a imagem que deseja editar. Notou o ícone de um lápis no canto inferior esquerdo da tela? É o acesso ao editor de fotos, basta um toque nele para começar.

Entendendo a interface do editor de fotos

Ao abrir o editor, você verá a imagem que está editando e, no rodapé da tela, quatro ícones. Cada um dá acesso a um conjunto de ferramentas ou recursos. Da esquerda para a direita, eles são:

  • Filtros: são como os do Instagram. Aqui há 9 opções, basta tocar em uma para aplicar e ver os resultatos imediatamente.
  • Molduras: 12 opções para decorar suas imagens. Em algumas delas é possível escolher a espessura, curva e cor das bordas.
editor_foto_curvas
À esquerda, algumas das opções de molduras. À direita, uma das ferramentas avançadas: ajuste individual dos canais de cor.
  • Ferramentas: Em Cortar você pode recortar parte da imagem, deixando apenas o que interessa. E é possível escolher proporções de corte pré-definidas, como 1:1 (o “corte quadrado” do Instagram), 3:4, 5:7, etc. Endireitar é muito útil para corrigir um horizonte inclinado na foto de uma paisagem. Girar rotaciona a imagem em incrementos de 90º. Espelhar inverte a imagem como se estivesse sendo mostrada em um espelho, e Desenhar permite desenhar à mão livre sobre ela, com cor à sua escolha. É útil para fazer anotações curtas ou apontar um detalhe antes de compartilhar, por exemplo.
  • Ajustes: Aqui estão as ferramentas mais poderosas. Entre elas Cor Auto, que analisa a imagem e tenta encontrar automaticamente o melhor equilíbrio de cores. Exposição pode ser usada para tentar salvar uma imagem que ficou muito clara (diminua a exposição) ou escura (aumente). Vinheta adiciona uma sobra às bordas da imagem, destacando o centro. Também há ajustes de nitidez, saturação (controla a intensidade das cores), um filtro preto & branco (P&B) e até controle manual de curvas, permitindo o ajuste manual do vermelho, verde e azul na imagem. Há mais opções, recomendamos experimentar cada uma para entender como funcionam.

O mais legal é que a edição é completamente não destrutiva, ou seja, não importa o que faça você não perde a imagem original. Ao clicar em Salvar o app grava uma cópia da imagem com suas modificações. E você não gostar de uma mudança, pode desfazer (ou refazer) cada passo clicando nas setas no topo da tela.

E depois de deixar tudo a seu gosto, que tal compartilhar com a hashtag #qdefotografo? Todo mês selecionamos as melhores imagens feitas com um Quantum GO e divulgamos em um álbum em nossa página no Facebook. Já pensou ter uma foto sua em nossa galeria?

12 Comments

  1. Acabei de fechar um pedido do quantum, vi tantos videos no youtube e gostei demais o que mais me agradou foi o cabo da tv, mas acabei de ficar sabendo que nao tem mas tv e nem vem o cabo mais e verdade 😕

  2. Já tentei contato de todo jeito com o suporte e até agora não obtive resposta alguma. Então, recebi meu celular dia 07/03/2016. Quando passei a usar notei que a bateria descarrega muito rápido, e eu não sou uma pessoa que mexe constantemente. Em um único dia são necessárias 3 recargas, pensei que fosse mal uso, excesso de apps, mas não, é do próprio aparelho. Pesquisei no blog de vocês e vi vários comentários, e disseram que ia ter uma atualização pra corrigir esse problema. Quero saber como fazer essa atualização. Grata.
    Essa foi a mesma mensagem que mandei pro suporte e não obtive retorno. Espero algum posicionamento da empresa.

    1. Ana, fizemos uma atualização de sistema em novembro que corrigiu o indicador de bateria na tela. Ele mostrava valores muito abaixo do real, o que fazia com que o usuário acreditasse que a bateria estava esgotada, quando na verdade não estava. Mas pela data da compra, certamente seu aparelho já veio de fábrica atualizado. Quem pode lhe ajudar é mesmo a equipe de suporte, se não conseguir contato por e-mail (o prazo de resposta é 48h contando dias úteis) tente os telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  3. Meu Quantum foi comprado ano passado, logo depois
    do lancamento, hoje eu noto que ele nao sai o som pelo as duas saidas da parte inferior, é normal ou o outro altofalante nao tá funcionando.

  4. Prezado Senhores –
    Sou proprietário do Quantum Go e a cada dia tenho falado bons adjetivos sobre a marca e o aparelho, o meu é o cinza, 4G, 32g.
    Entretanto, esta semana a minha operadora Porto Seguro Conecta lançou o Wi-fi Calling e percebi que no meu Android não está disponibilizado este benefício. Entrei em contato com a operadora de celular e ela me informou que o processo de liberação não dependia somente deles, pois há a necessidade da fabricante do aparelho celular liberar o wi-fi calling no android, como já fez a Samsung.
    Sabedor que esta empresa pensa sempre a frente das outras fabricantes, peço que atualize o android no sentido de possibilitar o benefício do wi-fi calling, conforme descrito no site da Porto Seguro Conecta que tem as instruções de liberação do wi-fi calling – http://www.portoseguroconecta.com.br/a-conecta/wi-fi-calling/

    Grato.
    Paulo César Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.