Dica, Quantum

Aprenda a editar o painel de configurações rápidas

Uma das principais características do Android é que ele é infinitamente personalizável: dos aplicativos padrão a aspectos do sistema, tudo pode ser modificado ao gosto do usuário, seja diretamente ou com um truque ou app específico. Um exemplo disso é o painel de configurações rápidas, aqueles que fica guardado no topo da tela e tem opções para desligar o Wi-Fi, ligar a lanterna, etc.

Os atalhos que aparecem ali, e a posição em que aparecem, podem ser modificados à vontade. O detalhe é que não é possível fazer isso diretamente, é necessário antes ativar uma função do sistema chamada System UI Tuner. Felizmente isso é fácil, basta conhecer um truquezinho. Veja como a seguir.

Como personalizar o painel de configurações rápidas

Na tela inicial, deslize dois dedos do topo para o meio da tela para abrir o painel de configurações rápidas. Observe no canto superior direito três ícones: um indicador de bateria, uma engrenagem e a silhueta de uma pessoa. Toque e segure o dedo sobre o ícone da engrenagem por cerca de três segundos, ela vai girar.

Toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela por três segundos para ativar o Sintonizador SystemUI
Toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela por três segundos para ativar o Sintonizador SystemUI

Solte o dedo e a mensagem Parabéns, o sintonizador System UI foi adicionado às configurações aparecerá na tela. Isso significa que o truque funcionou. Agora abra o app Configurar e role a tela até o final. Toque na última opção, chamada Sintonizador System UI, para acessar a tela de configuração.

As opções do Sintonizador SystemUI

Dentro da tela SystemUI, a primeira opção que chama a atenção é Mostrar porcentagem da bateria. Com ela ativada, a porcentagem da bateria passa a aparecer dentro do ícone no canto superior direito da tela. Em versões anteriores do Android isso exigia um “truque” com um app, mas agora é um recurso nativo do sistema.

Mostrar porcentagem de Bateria, à esquerda, é a primeira opção útil que você irá encontrar.
Mostrar porcentagem de bateria, à esquerda, é a primeira opção útil que você irá encontrar.

Em Barra de Status você pode escolher quais funções poderão ou não mostrar um ícone na barra de status, à esquerda do relógio no topo da tela. Por exemplo, se você desativar a opção Wi-Fi o ícone que indica uma conexão Wi-Fi não aparecerá mais na barra, mesmo que a conexão esteja ativa.

Nesta tela você escolhe quais recursos do sistema irão mostrar um ícone na barra de status, perto do relógio no topo da tela.
Neste painel você escolhe quais recursos do sistema irão mostrar um ícone na barra de status, perto do relógio no topo da tela.

Mas o que queremos está no item Configurações rápidas. Toque nele e você verá uma cópia do painel de configurações rápidas de seu smartphone. Você pode trocar os atalhos de lugar simplesmente arrastando-os para a nova posição, excluir atalhos arrastando-os para o botão Excluir (no rodapé da tela, role a tela para vê-lo) ou adicionar novos blocos tocando na opção Adicionar Bloco.

Arraste e solte os blocos para modificar o painel de configurações rápidas.
Arraste e solte os blocos para modificar o painel de configurações rápidas.

Quando terminar, basta tocar na seta no topo da tela para voltar à tela anterior. As alterações são aplicadas imediatamente. Se desistir das mudanças, toque no menu com os três pontos no canto superior direito da tela e escolha a opção Redefinir.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.