Dica, Quantum

Economize energia e vá ainda mais longe com seu Quantum GO

Economize energia e vá ainda mais longe com o Quantum GO

Já detalhamos aqui no blog os vários recursos fazem com que o Quantum GO economize energia, e os resultados dos primeiros reviews do aparelho mostram o sucesso de nossa estratégia. O Adrenaline menciona que:

… no uso prático conseguimos uma duração de bateria consistente para um dia de uso, mesmo mantendo todos os sensores e 4G ativados, brilho de tela no máximo e um bom tempo de navegação na web e uso de aplicativos.

Mas como diz o velho ditado, “cautela, canja de galinha e autonomia de bateria não fazem mal a ninguém”. Se você quer, ou precisa, passar muitas horas longe da tomada, siga estas dicas extras para extrair o máximo de cada elétron armazenado na bateria.

Economize energia: Diminua o brilho da tela

A tela é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia em um smartphone Android, mesmo uma tela AMOLED como a usada no Quantum GO, que consome menos que as telas LCD tradicionais. E a principal forma de frear o consumo e fazer com que o Quantum GO economize energia.

Há duas opções: a primeira é ativar o recurso “Brilho Adaptável” em Configurar / Tela. Com isso o smartphone ajusta automaticamente o brilho da tela de acordo com a quantidade de luz no ambiente, detectada por um sensor de luminosidade sobre a tela. A vantagem desse método é que o brilho está sempre no nível “ideal” para as condições de uso.

Economize energia: Diminua o brilho da tela
O Brilho Adaptável ajusta automaticamente o brilho da tela de acordo com a iluminação ambiente

Se o ajuste automático não te agradar, outra opção é o ajuste manual. Simplesmente baixe o painel de notificação (deslize o dedo do topo para o fundo da tela duas vezes) e ajuste o controle logo abaixo do relógio ao seu gosto. Na minha opinião, cerca de 25% do brilho é suficiente para a maioria dos casos de uso, com exceção de ambientes muito ensolarados.

Para ajustar manualmente o brilho, basta deslizar este controle no painel de notificações
Para ajustar manualmente o brilho, basta deslizar este controle no painel de notificações

Economize energia: Desligue o que não usa

Você deixa a TV ligada quando não está assistindo? Não né? Então faça o mesmo com o smartphone e desligue os recursos que não usa. Não tem nenhum acessório conectado via Bluetooth? Desligue o Bluetooth. Não vai se conectar a uma rede Wi-Fi? Desligue o Wi-Fi. Basta tocar nos ícones correspondentes no painel de notificações.

Economize energia: Desligue o que não usa
Toque no ícone do Wi-Fi ou Bluetooth no painel de notificações para ligar (à esquerda) ou desligar (à direita) o recurso

Economize energia: Olho no GPS

Outro truque para que o Quantum GO economize envergia é modificar o funcionamento do GPS. O modo padrão, definido em Configurar / Localização / Modo é Alta precisão, que usa o GPS, Wi-Fi e informações das redes de telefonia celular para determinar sua posição, mas tem um consumo maior de energia.

Economize energia: Olho no GPS
Mudar o método usado para determinar sua localização também ajuda a reduzir o consumo de energia

Se você não usa apps de navegação como Waze ou Google Maps, pode se contentar com um posicionamento menos preciso. Para isso alterne a configuração para Economia de bateria, que vai ignorar os satélites GPS na hora de calcular a posição. O ponto negativo é que a precisão diminui para algumas centenas de metros.

Economize energia: Ative manualmente a Economia de bateria inteligente

O Quantum GO tem um modo inteligente de economia de energia que entra em ação automaticamente quando a carga da bateria chega em 15%. Entre outras coisas ele reduz o desempenho do aparelho, o uso da vibração, dos serviços de localização e a maioria das atividades de sincronização em segundo plano. Além disso, a tela entre no Modo monocromático, para reduzir ainda mais o consumo.

Economize energia: Ative manualmente a Economia de bateria inteligente
Use a “chave” destacada em vermelho para ativar manualmente o modo inteligente de economia de energia

Se você perceber que tem um longo caminho até voltar para casa, pode ativar a economia inteligente manualmente. Basta ir até Configurar / Bateria / Economia de bateria inteligente e acionar a chave no topo da tela, ao lado da palavra Desativado. O modo de economia será desativado automaticamente assim que o aparelho for conectado a um carregador

Economize energia: Encontre os fominhas

Essa é para aqueles casos de mistério: tudo ia bem com seu Quantum GO até que, subitamente, a bateria começa a durar muito menos do que de costume. O que aconteceu? Provavelmente você instalou recentemente um “fominha”. Estes apps mal-comportados consomem dados (com pedidos constantes de atualização de conteúdo, por exemplo) e poder de processamento em excesso mesmo quando estão em segundo plano, colocando um peso extra sobre as costas da bateria.

Mas descobrir o fominha é fácil. Clique em Configurar / Bateria e note as barras logo abaixo do gráfico de carga. Elas indicam quais as atividades que mais consumiram bateria, e qual a participação delas no consumo total desde a última carga.

Esta tela mostra os apps que mais consumiram energia (em % do consumo total). Fique de olho nos apps que aparecerem no topo!
Esta tela mostra os apps que mais consumiram energia. Fique de olho nos que aparecem no topo!

Algumas coisas estarão sempre ali: “Telefone ocioso” por exemplo é o consumo realizado por todas as atividades que acontecem quando ele está em espera, sem uso sobre a mesa ou no bolso. Tela também estará sempre próximo ao topo, já que é um dos itens de maior consumo no hardware. Mas logo abaixo vem os apps, e é ali que os fominhas aparecem.

Veja no exemplo acima que o app que mais consumiu energia no meu smartphone foi o Google Chrome, com 1% do consumo total desde a última carga. Se você vir ali um app responsável por um percentual alto do consumo (e mesmo 15 ou 20% é alto), especialmente se você não usou este app, achou seu fominha. A forma mais fácil de lidar com ele é simples, desinstale-o e procure uma alternativa. Na maioria dos casos não faltam alternativas na Play Store.

60 Comments

  1. Smartphone muito bom, mas apresenta problemas com conexão de WiFi, as vezes indica conectado mas não abre nenhuma página de internet, já testei minha rede está OK.

    1. Acho que se vocês portassem o ubuntu nesse aparelho, eu iria comprar.
      Será que ia ficar bom? Fico me imaginando usando o ubuntu e ligando a uma tela pelo hdmi e usando como se fosse um pc…

      1. Alexandre, não temos intenção de portar o Ubuntu para o Quantum GO, ele foi desenvolvido desde o começo para o Android. Mas nem com Ubuntu você poderia conectar o smartphone a uma TV via HDMI, isso depende de suporte a esse tipo de conexão no hardware, o que não existe no Quantum GO.

  2. Acho que o “entre” na frase “Além disso, a tela entre no Modo monocromático, para reduzir ainda mais o consumo.” esta errado (pagina Economize energia …).

  3. Bom dia,

    estou analisando as condições tecnicas para comparar o QUANTUM GO de outras marcas.
    E não encontrei onde diz qual é o tempo de garantia do produto.
    Poderiam me informar.
    Aguardo o retorno.
    Obrigado desde já pela atenção.

  4. Estou prestes a comprar o aparelho, porém tenho receio de que a bateria apresente problemas. Então gostaria de um teste em vídeo ou coisa assim que mostrasse o desempenho da mesma .

  5. Olá, gostei muito do aparelho e tenho interesse de comprar o produto mas, gostaria que a Quantum fosse bem sincera quantos as reclamações que estão surgindo, quero saber quanto tempo vai demorar e se realmente vai solucionar os problemas do wi-fi e da bateria do celular, e se o som da ligação ( QUE ESTA BAIXA) vai melhorar, quero muito esse aparelho mas estou com receio de comprá-lo.E gostaria de saber se os aparelhos que estão saindo da Quantum, já estão com esses problemas resolvidos. Desde já agradeço e aguardo resposta.

    1. Jessica, estamos trabalhando em uma atualização de sistema que deve corrigir os problemas que você mencionou, ela deve ser lançada em breve. Assim que ela for disponibilizada, será também incorporada à linha de montagem para instalação nos aparelhos produzidos a partir desta data.

  6. Olá, comprei um Quantum Go recentemente. E notei no escuro que quando se desliga a tela dele, ele fica com um brilho colorido na lateral q demora um tempo pra sumir. E deixar a tela toda preta. O que seria isso?

  7. Quero comprar meu Quantum Go o mais rápido possível, mas gostaria de comprar junto a ele a película e case transparente que hoje não estão disponíveis no site. vocês tem alguma previsão de quando estão disponíveis ?

  8. Comprei o Quantum recentemente e ate agora nao tenho do que reclamar. Porem eu so acho um absurdo o quiosque que tem dentro do Shopping Eldorado na regiao de Sao Paulo, nao ter a opcao de comprar tanto o aparelho quanto os acessorios. O problema é somente nesse quiosque ou nos demais tambem??? Estou desesperada atras de uma pelicula e uma capa porem se comprar no site tenho que esperar esse prazo todo sendo que no quiosque seria muito mais viavel e de facil acesso para todos.
    Uma outra coisa porque em outras lojas que trabalham com outras marcas ainda nao possuem acessorios da Quantum? Sera que tem uma previsao de quando isso ira ocorrer? Fico no aguardo do contato mais breve possivel.

    1. Fabiana, até o momento nenhum quiosque faz vendas, e não trabalhamos com lojas físicas. Faz parte de nossa estratégia, com isso conseguimos reduzir os custos com depósito, distribuição, margens de lojistas e oferecer ao consumidor um produto com um preço menor. Pretendemos inicias vendas em alguns quiosques, em caráter de teste, em breve, fique de olho em nossa página no Facebook para saber das novidades.

  9. Gosteria que meu Quantum Go mantivesse o WIFI sempre ligado mesmo quando o celular estiver bloqueado por muito tempo.

    Vi que mesmo mudando configuração para Sempre ligado ele não mantem o WIFI ativo por muito tempo.

    Meu problema ao desativar o WIFI é que ao voltar a usar o celular ele tenta procurar o IP não volta erros e depois da o aviso de rede salva porem não conecta, mesmo eu esquecendo a rede e colocando a senha novamente. A única forma que volta a conectar é reiniciando o roteador, mas como estou em uma empresa isso não é muito simples de se fazer.

  10. Ola boa noite! Sou um novo usuário desta marca de smartphone e gostaria de pegar umas dicas. Uma delas é saber como faço pra instalar um aplicativo na memória do próprio aparelho, visto que está opção já está selecionada e ao clicar sobre um aplicativo ele afirma que não há espaço no cartão SD, sendo que a instalação já está selecionado o armazenamento interno. Como posso fazer pra instalar aplicativos na memória de 32Gb do meu celular? Abraço!

  11. Depois da atualização o meu celular ainda continua com o mesmo bug da bateria , descarrega q nem água …tento economizar o máximo mas descarrega mas ou menos um porcento por min. O que fazer?

  12. bom dia comprei um quantum go 32G e quando jogo com o wifi ligado passa no maximo estourado 2 horas muito triste com isso o telefone esta ocioso 41 por cento me ajudem configuraçao bom de mais mais a bateria quantum go vai ter que concerta!!!

    1. Cassio, leve em conta que jogos por si só exigem bastante do processador, o que aumenta o consumo. Uma conexão Wi-Fi ativa também consome bastante energia. E considere que neste período todo sua tela está ligada. Dependendo do brilho da tela, atividade da rede e consumo de poder de processamento/gráfico, o consumo pode mesmo ser mais alto que sob uso típico. Consulte nossa equipe técnica para mais detalhes, no e-mail suporte@meuquantum.com.br ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Ela com certeza poderá te ajudar. O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  13. Adquirim um Quanto GO Fronze white. Estava lendo como economizar bateria, porem mesmo colocando para passar todo dia no modo econômico (monocromático) a bateria aguenta no máximo 8 horas de uso moderado, isso está correto ou meu aparelho esta com algum problema?!

    1. Ricardo, depende do que você considera como uso moderado, da rede em sua região, dos apps que utiliza, etc. Eu costumo chegar em casa depois de um dia de trabalho com 20% de carga no aparelho, após 12h de tomada (usando 1 chip 3G na Oi em Curitiba). Os reviews na imprensa especializada refletem um desempeno similar. Para saber mais em entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  14. Ola, boa tarde
    Meu Quantum apareceu um problema, quando recebo ligações a outra pessoa não escuta minha fala, como também quando mando áudios pelo whatsapp não reproduz minha voz só uma chiadeira. Porém ao receber a ligação escuto perfeitamente a voz da outra pessoa, como também os áudios do whatsapp e músicas.
    O que faço?

  15. Recebi esta semana meu quantum Go e estou totalmente insatisfeita com o consumo da bateria, mesmo com minimo de uso ela nao esta durando 12h, algo a melhorar para o consumo da bateria?, tempo de tela 30 segundos, min de brilho, wifi e dados ligado somente para uso de nem 1h durante o periodo de 12h.

  16. Boa noite!

    Fiz tudo o que esta escrito e mesmo assim a bateria vai muito rápido, tenho que dar duas cargas por dia, tem outra forma de poupar?

    E eu comprei ele a uma semana e já esta travando, como proceder??

  17. Bom dia! Recebi meu QUANTUM GO dia 15/09/16 portanto tem apenas 3 dias de uso e não estou muito satisfeita com a bateria. Já fiz todos os procedimentos acima inclusive já utilizei alguns aplicativos para calibrar a bateria. Mas em 30 minutos de uso de redes sociais utilizando o WiFi, houve um consumo de 20% e em 4hrs alternando SMS, ligações e mantendo Wi Fi desligado na maior parte do tempo a bateria tem apenas 45%. Existe algo a mais que possa fazer? Obrigada

  18. Olá amigos, tenho um quantum ue super recomendo esse aparelho não pretendo trocar ele tão cedo. Já tive vários aparelhos Android mas esse éo único que fiquei satisfeito desempenho suas funções etc, única coisa que mim desagradou foi a bateria que descarrega muito rapido. Mas super recomendo.

  19. Como aumentar a potência da vibração do aparelho pois quando está em modo vibrar se estou com ele no bolso não sinto a vibração pois está muito fraca.Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *