Dica, Quantum

Use o Opera Mini para economizar no plano de dados

Um smartphone sem conexão à Internet não serve lá pra muita coisa. Afinal WhatsApp, Telegram, Facebook, navegação na web, e-mail e tantos outros serviços online são tão cruciais no dia-a-dia que não ter acesso a eles é quase impensável. E embora as operadoras ofereçam uma variedade de planos de dados para todos os bolsos, todos eles tem uma coisa em comum: uma franquia (a quantidade de dados que podem trafegar pela conexão) limitada. Isso torna essencial o uso de ferramentas que possam ajudar a economizar no plano de dados.

Considere que um plano de dados de 1,5 GB mensais pode parecer o bastante, mas na verdade são apenas 50 MB por dia. E dependendo do seu perfil de uso, você vai gastar isso rapidinho. Um estudo feito em maio passado apontou que o tamanho médio de uma única página na web já ultrapassou os 2 MB (somando texto, imagens, scripts e anúncios), e tende a aumentar. Some a isso os feeds cheios de imagens no Facebook, os vídeos engraçadinhos no YouTube e os grupos de WhatsApp para ter uma idéia do tamanho do estrago.

Por isso, cada byte conta. É aqui que entra o Opera Mini, um navegador rápido, versátil e gratuito. Ele ajuda a economizar no plano de dados de duas formas: filtrando anúncios e comprimindo texto, imagens e vídeo para reduzir o tamanho dos arquivos e consequentemente a quantidade de dados trafegados, sem prejuízo para a experiência do usuário. Tudo isso de forma transparente e automática, é instalar e esquecer.

Configurando o Opera Mini para economizar no plano de dados

Assim que é aberto pela primeira vez, o Opera Mini já oferece a opção de bloquear anúncios. Bata clicar em Habilitar para ativá-la.

dados_opera_adblock
Logo no início o Opera Mini oferece a opção de bloquear anúncios. Basta tocar em Habilitar.

Já para ativar a economia de dados, toque no O vermelho no canto inferior direito da tela do Opera e selecione a opção Configurações. Toque em Economia de Dados e escolha entre os dois modos disponíveis: Alta e Extrema. Pessoalmente prefiro o modo Alta, já que traz bons resultados sem alterar a aparência e funcionamento das páginas web. No modo Extrema podem haver problemas com formatação (como a ausência de fontes customizadas no texto), scripts e outros recursos interativos que prejudicam a experiência de navegação.

Na opção Imagens, é possível ajustar o nível de compressão das imagens da página. Ao reduzir a qualidade (para Qualidade média ou Qualidade baixa) o Opera Mini comprime as imagens antes de enviá-las para seu smartphone, o que resulta em arquivos menores às custas de uma queda na qualidade visual. Para navegação em um smartphone, a Qualidade média pode ser usada sem maiores problemas.

A mesma coisa pode ser dita para a opção Aceleração de Vídeo: o Opera Mini comprime vídeo online (como clipes do YouTube) para que você possa assistir com um consumo menor de dados. Ainda assim, dados são os vilões de qualquer conexão. Melhor que isso é deixar para assistir em casa, ou quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

dados_opera_economia_2
O modo de economia Alta é recomendado para a maioria dos usuários. As opções de Qualidade de imagem e Aceleração de vídeo podem ajudar a economizar ainda mais.

Normalmente a economia de dados só é aplicada em conexões 3G ou 4G, mas a opção Economia de dados no Wi-Fi pode ser uma boa opção para quem está sofrendo com uma conexão Wi-Fi lenta ou instável.

E os resultados?

Uso o Opera Mini há cerca de um mês, e posso comprovar que ele realmente ajuda a economizar no plano de dados. Dentro do app basta tocar no O vermelho para ter uma visão rápida do tamanho desta economia: no meu caso são 38% em média, no perfil Alta. Se ativar a compressão de imagens, a economia pode ser ainda maior.

dados_opera_resultado
É fácil ver quanto o Opera está economizando na navegação. Basta tocar no ícone do O e observar o gráfico.

O melhor é que praticamente não há um lado negativo no uso do Opera Mini. Notei que as páginas demoram um pouco mais para começar a carregar, mas isso é normal considerando que quando você acessa um site o navegador manda o pedido para os servidores da Opera, que irão fazer o download da página, comprimir os dados e só então enviá-los ao seu aparelho.

E se você quiser mais dicas para economizar no plano de dados, dê uma olhada neste outro artigo aqui mesmo no blog. Nele ensinamos a restringir dados em segundo plano, desativar o roaming e monitorar o consumo no próprio smartphone.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.