Destaque, Quantum

Tire suas dúvidas sobre o Quantum FLY

Como o lançamento do Quantum FLY, em setembro passado, a Quantum colocou no mercado seu primeiro smartphone high-end, capaz de competir em pé de igualdade com concorrentes consagrados produzidos por gigantes multinacionais coreanos e norte-americanos. Neste artigo vamos responder às principais dúvidas sobre o Quantum FLY, selecionadas entre as mais frequentes enviadas por nossos fãs e consumidores desde o lançamento. Tem alguma pergunta que não foi respondida? Deixe ela nos comentários no final do artigo!

O que é o Quantum FLY?

O Quantum FLY é atualmente o carro-chefe da linha de smartphones da Quantum. Lançado em 1 de Setembro de 2016, o FLY é o primeiro smartphone com um processador Deca-Core no Brasil, projetado para levar nossos consumidores a um novo patamar em tecnologia, sem abrir mão do custo-benefício que já é característica de nossos produtos.

O Quantum FLY na cor Aurora Blue, uma das três disponíveis.
O Quantum FLY na cor Aurora Blue, uma das três disponíveis.

Quais as características do Quantum FLY?

O Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM 4G com um processador Deca-Core (10 núcleos de processamento) com 3 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna, expansível com cartões microSD de até 128 GB. Sua tela LCD IPS de 5.2” tem resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). A câmera traseira tem um sensor de 16 MP com flash DualTone, que combina a luz de dois LEDs de cores diferentes para produzir fotos noturnas com cores mais equilibradas, evitando que saiam “esbranquiçadas”. A câmera frontal tem 8 MP e um flash para selfies.

Também há um sensor de impressões digitais no painel traseiro, que pode ser usado para substituir senhas e traz mais segurança no acesso ao aparelho e aos seus apps. Além disso, o FLY é equipado com um conjunto completo de sensores internos, que inclui giroscópio, acelerômetro, sensores de proximidade e de luminosidade.

Visite a página do produto para uma ficha técnica completa do Quantum FLY.

Em quais cores o Quantum FLY está disponível?

São três cores: Aurora Blue (azul escuro), Rose Gold (rosa) e Stone Grey (cinza)

quantum fly cores
As três cores do Quantum FLY: Stone Grey, Aurora Blue e Rose Gold

Quais materiais são usados no acabamento do Quantum FLY?

painel traseiro é feito em alumínio, e a tela é protegida por um painel de Gorilla Glass 3. As laterais e a estrutura interna são de Policarbonato.

Onde o Quantum FLY é produzido?

Ele é produzido no Brasil, em uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

De onde vem as peças?

Assim como todos os outros fabricantes de smartphones, importamos peças de fornecedores de várias partes do mundo, incluindo o próprio Brasil, Taiwan, China, Japão, EUA, etc. Montamos o aparelho, da placa de circuito até o acabamento final, aqui no Brasil.

Quanto tempo dura a bateria do Quantum FLY?

É difícil dizer um número exato, pois a resposta depende de inúmeros fatores, como o seu padrão de uso, apps instalados, ajustes do aparelho e até mesmo a rede de sua operadora. O que podemos dizer é que temos uma série de tecnologias para aumentar ao máximo a autonomia da bateria, e que sites especializados mencionam em seus reviews uma autonomia suficiente para um dia típico de uso.

Que tipo de “chip” o Quantum FLY usa?

O Quantum FLY usa cartões micro SIM no Slot 1, e cartões nano SIM no Slot 2.

quantum fly dual sim
A bandeja de cartões do Quantum FLY no modo Dual SIM. No Slot 2 (à esquerda) está um nano SIM, e à direita (Slot 1) um Micro SIM.

O Quantum FLY tem entrada para cartões Micro SD?

Sim, porém adotamos uma solução híbrida: a bandeja de cartões pode abrigar dois SIM Cards, ou opcionalmente o nano SIM no slot 2 pode ser substituído por um cartão Micro SD de até 128 GB. Neste modo o aparelho opera com apenas um SIM Card.

quantum fly sd
Um Quantum FLY com um cartão Micro SD, que ocupa o lugar do nano SIM no Slot 2.

Como funciona o Dual-SIM? Dá pra usar dois chips 4G?

O Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM “Dual Standby”, o que significa que quando uma linha está em chamada, a outra fica indisponível. Ambos os slots aceitam SIM Cards 4G, e em Configurar / Cartões SIM é possível definir qual dos “chips” é o preferido para dados. Este chip irá funcionar em 4G. O outro entra em modo 2G, disponível apenas para chamadas de voz. É possível alterar essa configuração e “trocar” qual chip funciona em 4G a qualquer momento.

Aqui na minha região ainda não existe 4G, só 3G. O Quantum FLY irá funcionar?

Vão sim, além do 4G o FLY também é compatível com todas as redes 3G e 2G em operação no Brasil.

O Quantum FLY tem LED de notificação?

Sim, há um LED de notificação no canto superior esquerdo da tela.

O Quantum FLY tem giroscópio?

Sim, o Quantum FLY tem um giroscópio interno. Com isso, pode ser usado em soluções de realidade aumentada (como o “Modo AR” em Pokémon GO) ou realidade virtual, como os óculos compatíveis com o sistema Google Cardboard.

O Quantum FLY tem NFC?

Não, o FLY não tem NFC

O Quantum FLY tem carregamento rápido ou sem fios?

Não, o Quantum FLY não tem tecnologia de carregamento rápido ou sem fios. Entretanto, vem acompanhado de um carregador USB de 10 Watts (5V, 2A), capaz de recarregar completamente a bateria em cerca de 2 horas e meia.

Como é a qualidade das fotos do Quantum FLY?

A fotografia é um dos muitos aspectos importantes no desenvolvimento de nossos smartphones. Por isso nos preocupamos não só com a resolução das câmeras (medida em megapixels, MP), mas também com a qualidade final das imagens.

É por isso que incorporamos a nossos aparelhos tecnologias como o flash na câmera frontal, para selfies ainda melhores, flash DualTone na câmera traseira, para evitar fotos esbranquiçadas ou “lavadas”, e o PDAF (Phase Detection Auto Focus), um recurso vindo das câmeras profissionais que permite focar uma imagem em apenas 0,3 segundos.

Veja abaixo algumas amostras de fotos feitas com a câmera traseira de 16 MP do Quantum FLY. Todas vieram direto da câmera, sem qualquer tipo de retoque, recorte ou edição.

IMG_20161106_153250
Foto feita no modo HDR com um Quantum FLY. Clique para ampliar
Foto feita com um Quantum FLY. Clique para ampliar.
Foto feita com um Quantum FLY. Clique para ampliar.

Acabei de receber meu Quantum FLY, por quantas horas tenho que carregar a bateria?

Não é necessário nenhum procedimento especial de carga da bateria, carregue ela até 100% e use o aparelho normalmente.

Como “tiro um print” da tela no Quantum FLY?

O comando é o mesmo de outros smartphones Androoid: pressione o botão de diminuir volume e o liga/desliga ao mesmo tempo, e mantenha ambos pressionados até ouvir o “clique” da câmera.

O Quantum FLY tem suporte a USB On-The-Go (OTG)?

Sim, você pode conectar pendrives (diretamente, no caso de pendrives com conector micro USB, ou com um cabo adaptador) e até mouses e joysticks a seu smartphone.

Dá pra ligar o Quantum FLY à TV?

Não há suporte às tecnologias MHL ou SlimPort, normalmente usadas para conectar smartphones a uma TV usando cabos. Mas há suporte à tecnologia MiraCast, que permite espelhar a tela em qualquer TV compatível via Wi-Fi.

Onde posso comprar o Quantum FLY?

No momento o Quantum FLY está à venda em nosso site, www.meuquantum.com.br, e também em todos os quiosques de nossa marca. Consulte a lista de endereços em nosso site para encontrar o mais próximo de você.

Há algum lugar onde eu possa conhecer o produto antes de comprar?

Sim, temos quiosques próprios em vários Shopping Centers no Brasil. Lá você encontra todos os smartphones Quantum e nossa linha completa de acessórios, como capas, películas, fones de ouvido e caixas de som. Os quiosques também vendem smartphones e acessórios, com pronta entrega. Consulte os endereços em nosso site.

Posso comprar um Quantum FLY online e retirar em um quiosque?

Não, os quiosques não fazem entregas de produtos adquiridos online. Todas as compras feitas em nosso site são entregues pelos correios, usando o serviço E-Sedex com código de rastreio.

Onde encontro acessórios para meu Quantum FLY?

Temos uma linha completa de acessórios para o FLY, incluindo capas e películas plásticas e de vidro, na seção de acessórios de nosso site e também em nossos quiosques. Confira também nossa linha de produtos de áudio, composta pela caixa de som Quantum BOOM e o headset Bluetooth Quantum LIV.

Qual a diferença entre as películas brilhantes (Glare), foscas (Anti-Glare) e de vidro?

A película brilhante preserva o aspecto original da tela. Já a fosca reduz marcas de dedo e reflexos, mas altera ligeiramente a aparência da tela, tornando-a menos brilhante e mais “áspera”. As películas de vidro são mais espessas, e oferecem mais proteção contra riscos mais profundos.

Qual o material das capas?

As ColorCase e Crystal Case são feitas em Policarbonato.

Algumas dos modelos da Color Case do Quantum FLY
Algumas dos modelos da Color Case do Quantum FLY

O Quantum FLY tem garantia? Quanto tempo?

Sim, a garantia é de um ano.

O Quantum FLY tem assistência técnica?

Sim, temos 113 postos de assistência técnica em 91 cidades em todo o Brasil. Nos locais onde não há atendimento o consumidor tem a opção de enviar o aparelho a um centro de reparos autorizado via Correios. Para mais informações sobre nosso serviço de assistência técnica, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

Como faço se eu tiver problemas com um Quantum FLY ou dúvidas de uso?

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9hs às 20hs e de sábado das 9hs às 14hs.

Qual o sistema operacional usado no Quantum FLY?

O Quantum FLY vem com o sistema operacional Android 6.0 “Marshmalow” instalado de fábrica. Usamos uma versão praticamente “limpa” do Android, com modificações mínimas: mudamos alguns ícones e adicionamos alguns apps que complementam os recursos do sistema (como um Gerenciador de Arquivos e Backup) ou adicionam suporte a recursos específicos de nossos aparelhos, como o Rádio FM e o DashCam, que transforma seu smartphone em uma câmera veicular.

Vocês irão atualizar o Quantum FLY para o Android 7.0 “Nougat?”

Ainda não definimos a estratégia ou cronograma de atualização de nossos aparelhos para o Android 7.0. Depende não só da Quantum, mas também de negociação e discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

Tenho um site, blog ou canal do YouTube e gostaria de testar o Quantum FLY, como faço?

Mande um e-mail apresentando seu veículo e seu trabalho para nossa equipe de imprensa na AViV Comunicação, em imprensa@meuquantum.com.br.

53 Comments

    1. Emerson, ainda não definimos a estratégia de atualização de nossos aparelhos para o Android 7.0. Depende não só da Quantum, mas também de negociação e discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

      1. Rafael minha câmera frontal ao usar Watsapp ou até mesmo somte ela, tem ficado verde, as vezes vermelha ela perde muita qualidade o que eu faço?
        Quantum fly é meu aparelho

  1. Terceira vez que venho fazer sobre a Quantum. Depois de todos os problemas que já tive ainda estou com outro problema. Então o microfone do aparelho não funciona, liguei avisei e a Quantum me direcionou para uma assistência técnica aqui em Brasília me faz sair de casa com o pé quebrado e me deslocar 28 Km para chegar e ouvir que a assistência não poderia pegar o telefone para fazer o reparo, porque a Quantum não é informou a ordem de serviço, mas o atendente da Quantum me disse que não precisava e que ele estava me encaminhando pra assistência porque havia uma ordem de serviço em meu nome, mas que ordem de serviço, numa outra reclamação feita eles me ofertaram como brinde um fone de ouvido porque o que veio com o aparelho estava estragado. Liguei na Quantum novamente e fui mal atendida, falaram que se eu quiser que eu mande o telefone pra assistência e não não farei isso, porque já mandei um outro e o telefone voltou amassado, e com o mesmo defeito.
    De fato desisti da Quantum, não quero mais, perdi a vontade de desfrutar do aparelho que eu comprei e quase fiz a besteira de comprar 15 para disponibilizar para meus funcionários usarem como telefone funcional, e estou receosa com medo do que eu indiquei para amigos e familiares comprarem.
    Quantum nos clientes não queremos brindes, eles não resolvem a dor de cabeça que temos, o certo seria a substituição dos aparelhos por aparelhos novos para cada cliente que reclama de desfeito e um sentimento adequado, as mesmas respostas cansam.
    Guardei o aparelho de lembrança, achei que o usaria e faria a diferença, mas voltei pra concorrência que tem sempre o mesmo feijão com arroz. Desisti de vocês e não aconselho mais ninguém quando vierem me perguntar se compensa comprar produto de vocês. Complicado ganhar espaço no mercado com essa posição de vocês, me senti feita de palhaça e assim como eu tem tantos outros clientes na mesma situação ou em situação piores, os atendentes não deixam a gente nem explicar o problema a resposta já é automática, o triste é que assim como eu um mo te de gente foi feito de bobo, um monte de gente encontrou o aparelho e não vai querer saber mos de vocês, o aparelho tem configuração ótima, mas o atendimento ao cliente e péssimo quando se relata algum problema. Lamentável a situação que nós clientes passamos quando nossos aparelhos apresentam defeitos.

    1. Luana, esse não é o tipo de experiência que esperamos de nossa equipe e rede de suporte. Prezamos pelo bom atendimento, estamos constantemente expandindo as equipes e rede de autorizadas e temos uma reputação Ótima no Reclame Aqui, com 99,7% das solicitações atendidas. Sugiro que entre em contato novamente (através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades)) e relate o ocorrido para que possamos investigar e corrigir estes prpblemas.

  2. Mal fiz o pedido e já deu problema. Gerei o meu boleto fiz o pagamento no mesmo dia que gerei e a quantum me envia um email dizendo que meu pedido foi cancelado pois meu boleto venceu. Confirmem meu pedido número 111429 e me dê uma resposta o mais rápido possível.

  3. Tem hora pra reclamar e hora pra elogiar, o que eu posso dizer é que recebi meu celular (Quantum Fly) muito rápido e ele é realmente muito bonito, muito rápido. Há canais no youtube falando algumas coisas que me deixou com o pé atrás, mas quem estiver em dúvida por críticas que muitas vezes me parece até uma contra propaganda, apenas comprem, não vão arrepender, pois, é só mexendo e usando pra saber que é realmente um celular muito bom, muito completo.

    1. Concordo, mas é bom para usuários que nunca tiveram celulares de ponta de outras marcas, tipo S7 ou um.xplay. esse celular deixar muito a desejar em termos de software, o hardware e perfeito mas não está integrado cm o software, ele não entrega jamais o que está na propaganda. Arrependimento total.

  4. Alguém poderia me explicar o significado das luzes do sensor de notificação? Ainda não entendi porque algumas vezes ele pisca em azul e outras em vermelho no meu quantum fly.

  5. Olá bom dia, comprei um fly, soh q não tô entendendo, pq quando salvo um número via whats ZAP depois de um tempo o nome some e fica apenas o numero, alguém pode me explicar ??

  6. Olá, recebi meu quantum fly e coloquei pra carregar. Ocorre que já está há 4 horas carregando e não completa os 100% fica só no 97%.
    Qual o procedimento tomar?
    Devo ter problema depois na bateria?
    Será necessário a troca?
    Fico no aguardo.

    Simone de Castro

    1. Simone, a príncípio não é necessária troca. Experimente o seguinte: carregue a bateria até o máximo (os 97%) e use o aparelho normalmente até ele se desligar por falta de energia. Carregue o aparelho desligado até os 100% (ou 97%, se não chegar lá), e repita o uso normal até o desligamento. Carregue mais uma vez (ele deve chegar aos 100%) e a partir daí use normalmente.

      Se isso não resolver, entre em contato com nossa equipe de suporte, através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  7. Boa tarde, comprei um Quantum Fly no dia 23/02,e tenho notado um que o aparelho tem aquecido muito, até já apareceu uma mensagem de advertência pedindo para desligar o aparelho.
    O que devo fazer?

    1. Marcondes, é normal o aparelho aquecer um pouco durante o carregamento ou sob uso mais intenso (como durante jogos), mas a mensagem de desigamento só deve aparecer em casos extremos (como um aparelho ligado no painel do carro sob o sol do verão). Se não foi esse o caso, entre em contato com nossa equipe de suporte, através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  8. Não achei a resposta nas especificações. A entrada p2 serve pra conectar um microfone de lapela, ou funciona apenas como saida de audio?

    1. Lucas, não sei informar. É necessário verificar quais as frequências de telefonia usadas pelas operadoras de lá, especialmente para 4G. Você encontra as frequências de nossos aparelhos na ficha técnica no rodapé da página de cada produto.

  9. Olá gostaria de saber porque em outros aparelhos é possivel mudar as cores do led de notificações naturalmente ou por meio de apps e no Quantum fly não. Só tem um led azul e outro vermelho, mesmo baixando inumeros apps de gerenciamento nada dá certo. Obrigada desde já

  10. Ola, gostaria de saber se ja existem atualizações para o quantum fly, pois vi alguns reviews e alguns falam em bugs(câmera, bateria, jogos) que talvez se resolveriam em futuras atts, desde já, Grato!

    1. Jean, lançamos várias atualizações de sistema para o FLY desde setembro, inclusive uma correção de câmera que melhorou bastante a qualidade das fotos. Quanto aos jogos, são poucos os problemas mas cabe às desenvolvedoras corrigir. Já nos pusemos à disposição delas, com aparelhos e informações técnicas.

      1. muito obrigado pelo retorno Rafael, antes mesmo da tua resposta já tinha comprado meu fly, pois meu cel anterior que era o quantum GO me durou 2 otimos anos porem infelizmente veio a falecer ontem, que os Deuses dos eletrônicos o tenha kkkk

  11. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se o quantum fly tem sensor de proximidade (aquele que apaga a tela quando estamos em ligação e aproximamos o aparelho do rosto).

  12. Boa noite,

    Tenho tido dificuldade em localizar capinhas e películas de proteção, por acaso existe algum site ou loja que vocês recomendam ?

  13. Bom dia. Comprei o aparelho sexta feira. Dia 12/07/2017. Sábado dia todo. E ainada hoje domingo não consigo usar aparelho. Aparece na tela : G – sensor cali. CLear Cali Data . R . D. N O QUE PODE SER? ALGUMA ATUALIZAO? OU DEFEITO? AGUARDO RESPOSTA para que eu possa trocar na loja de necessario

  14. Olá, pessoal, que puder se salvar não compre este aparelho, tenho um a 2 semanas, já foi trocado na loja da Quantum, e a resposta é padrão, assistência técnica.
    Problemas:
    Camera, apesar das configurações de hardware o software deixa a desejar, as imagens capturadas são lindas mas jamais de zoom ele é equipado cm Photoshop, do Paint, isso mesmo, Paint, a imagem e lixosa. Obs1: não é explodir a imagem, e. Doom simples e você verá os encantos da câmera do quanto fly;
    Processador, meu celular já não é mail celular ele tem 10 núcleos mas nem os 10 conseguem processar informações do Facebook ou whatsapp, trava mais que gente nervosa quando é pega na mentira. Obs2: isso c memória em 55% de uso, a frase mais especial do aparelho é “o app X parou de responder” ou “galeria parou”
    Temperatura, ele é excelente no inverno, ele é equipado com aquecedor sem termostato, meu chega sem uso aos 44° e ótimo para dedos frios e orelhas frias. Esquenta a ponto da biometria travar e a tela perder sensibilidade.
    E chegamos a cereja do bolo, ele é equipado com um auto falante que e superior ao do Quantum Go1 mas esqueceram de que potência não é qualidade, ou seja, auto falante na modalidade caixa de marimbondo tocando funk no fundo do ônibus.

    Observações gerais,
    A Quantum tem uma imagem descolada, que é próxima ao cliente, porém não vejo resolução, meu aparelho foi trocado por outro aparelho de lote diferente e a resposta é que é só com o meu aparelho, mas o que tenho mais visto aqui e em outros lugares e gente reclamando do mesmo motivo, mas eu acho interessante como as críticas somem dos meios oficiais da Quantum. Observem, críticas bem construídas como a minha.
    Então Quantum, vai devolver meu dinheiro ou não? Provavelmente não, mas minha vida será dedicada a Review desse belo aparelho.
    Sem mais

    1. Luan, aperte o botão de diminuir volume. Um painel irá surgir no topo da tela, clique na seta para baixo no lado direito. Ali você pode ajudar o volume das notificações (sino), da mídia (nota musical) e dos alarmes (relógio).

  15. O meu Quantum Fly tirou fotos normais, apareciam jogos normais, os apps baixados também imagens nítidas as imagens, fotos do Face book eram perfeitas agora sozinho ficou tudo transparente como negativo de foto não dá para ver se a pessoa é velha, nova, se seus dentes são normais ou se realmente tem espinhos de rosas em lugar dos dentes, as pessoas parecem não terem rostos só uma caricatura ou esboço, esquenta e muito quando quero abrir qualquer app, dos que baixei, bem como os de fábrica, nisso incluindo o manual do próprio Quanto Fly, relógio, jogos etc… Permitir que o APP Acesse fotos,mídia, artigos do seu dispositivo, negando ou permitindo, aí na outra tela aparece sobreposição de tela detectada para alterar a configuração dessa permissão, você abra o foi o pagamento e a entrega que foi rápidíssima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *