Destaque, Quantum

Tire suas dúvidas sobre o Quantum FLY

Como o lançamento do Quantum FLY, em setembro passado, a Quantum colocou no mercado seu primeiro smartphone high-end, capaz de competir em pé de igualdade com concorrentes consagrados produzidos por gigantes multinacionais coreanos e norte-americanos. Neste artigo vamos responder às principais dúvidas sobre o Quantum FLY, selecionadas entre as mais frequentes enviadas por nossos fãs e consumidores desde o lançamento. Tem alguma pergunta que não foi respondida? Deixe ela nos comentários no final do artigo!

O que é o Quantum FLY?

O Quantum FLY é atualmente o carro-chefe da linha de smartphones da Quantum. Lançado em 1 de Setembro de 2016, o FLY é o primeiro smartphone com um processador Deca-Core no Brasil, projetado para levar nossos consumidores a um novo patamar em tecnologia, sem abrir mão do custo-benefício que já é característica de nossos produtos.

O Quantum FLY na cor Aurora Blue, uma das três disponíveis.
O Quantum FLY na cor Aurora Blue, uma das três disponíveis.

Quais as características do Quantum FLY?

O Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM 4G com um processador Deca-Core (10 núcleos de processamento) com 3 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna, expansível com cartões microSD de até 128 GB. Sua tela LCD IPS de 5.2” tem resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). A câmera traseira tem um sensor de 16 MP com flash DualTone, que combina a luz de dois LEDs de cores diferentes para produzir fotos noturnas com cores mais equilibradas, evitando que saiam “esbranquiçadas”. A câmera frontal tem 8 MP e um flash para selfies.

Também há um sensor de impressões digitais no painel traseiro, que pode ser usado para substituir senhas e traz mais segurança no acesso ao aparelho e aos seus apps. Além disso, o FLY é equipado com um conjunto completo de sensores internos, que inclui giroscópio, acelerômetro, sensores de proximidade e de luminosidade.

Visite a página do produto para uma ficha técnica completa do Quantum FLY.

Em quais cores o Quantum FLY está disponível?

São três cores: Aurora Blue (azul escuro), Rose Gold (rosa) e Stone Grey (cinza)

quantum fly cores
As três cores do Quantum FLY: Stone Grey, Aurora Blue e Rose Gold

Quais materiais são usados no acabamento do Quantum FLY?

painel traseiro é feito em alumínio, e a tela é protegida por um painel de Gorilla Glass 3. As laterais e a estrutura interna são de Policarbonato.

Onde o Quantum FLY é produzido?

Ele é produzido no Brasil, em uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

De onde vem as peças?

Assim como todos os outros fabricantes de smartphones, importamos peças de fornecedores de várias partes do mundo, incluindo o próprio Brasil, Taiwan, China, Japão, EUA, etc. Montamos o aparelho, da placa de circuito até o acabamento final, aqui no Brasil.

Quanto tempo dura a bateria do Quantum FLY?

É difícil dizer um número exato, pois a resposta depende de inúmeros fatores, como o seu padrão de uso, apps instalados, ajustes do aparelho e até mesmo a rede de sua operadora. O que podemos dizer é que temos uma série de tecnologias para aumentar ao máximo a autonomia da bateria, e que sites especializados mencionam em seus reviews uma autonomia suficiente para um dia típico de uso.

Que tipo de “chip” o Quantum FLY usa?

O Quantum FLY usa cartões micro SIM no Slot 1, e cartões nano SIM no Slot 2.

quantum fly dual sim
A bandeja de cartões do Quantum FLY no modo Dual SIM. No Slot 2 (à esquerda) está um nano SIM, e à direita (Slot 1) um Micro SIM.

O Quantum FLY tem entrada para cartões Micro SD?

Sim, porém adotamos uma solução híbrida: a bandeja de cartões pode abrigar dois SIM Cards, ou opcionalmente o nano SIM no slot 2 pode ser substituído por um cartão Micro SD de até 128 GB. Neste modo o aparelho opera com apenas um SIM Card.

quantum fly sd
Um Quantum FLY com um cartão Micro SD, que ocupa o lugar do nano SIM no Slot 2.

Como funciona o Dual-SIM? Dá pra usar dois chips 4G?

O Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM “Dual Standby”, o que significa que quando uma linha está em chamada, a outra fica indisponível. Ambos os slots aceitam SIM Cards 4G, e em Configurar / Cartões SIM é possível definir qual dos “chips” é o preferido para dados. Este chip irá funcionar em 4G. O outro entra em modo 2G, disponível apenas para chamadas de voz. É possível alterar essa configuração e “trocar” qual chip funciona em 4G a qualquer momento.

Aqui na minha região ainda não existe 4G, só 3G. O Quantum FLY irá funcionar?

Vão sim, além do 4G o FLY também é compatível com todas as redes 3G e 2G em operação no Brasil.

O Quantum FLY tem LED de notificação?

Sim, há um LED de notificação no canto superior esquerdo da tela.

O Quantum FLY tem giroscópio?

Sim, o Quantum FLY tem um giroscópio interno. Com isso, pode ser usado em soluções de realidade aumentada (como o “Modo AR” em Pokémon GO) ou realidade virtual, como os óculos compatíveis com o sistema Google Cardboard.

O Quantum FLY tem NFC?

Não, o FLY não tem NFC

O Quantum FLY tem carregamento rápido ou sem fios?

Não, o Quantum FLY não tem tecnologia de carregamento rápido ou sem fios. Entretanto, vem acompanhado de um carregador USB de 10 Watts (5V, 2A), capaz de recarregar completamente a bateria em cerca de 2 horas e meia.

Como é a qualidade das fotos do Quantum FLY?

A fotografia é um dos muitos aspectos importantes no desenvolvimento de nossos smartphones. Por isso nos preocupamos não só com a resolução das câmeras (medida em megapixels, MP), mas também com a qualidade final das imagens.

É por isso que incorporamos a nossos aparelhos tecnologias como o flash na câmera frontal, para selfies ainda melhores, flash DualTone na câmera traseira, para evitar fotos esbranquiçadas ou “lavadas”, e o PDAF (Phase Detection Auto Focus), um recurso vindo das câmeras profissionais que permite focar uma imagem em apenas 0,3 segundos.

Veja abaixo algumas amostras de fotos feitas com a câmera traseira de 16 MP do Quantum FLY. Todas vieram direto da câmera, sem qualquer tipo de retoque, recorte ou edição.

IMG_20161106_153250
Foto feita no modo HDR com um Quantum FLY. Clique para ampliar
Foto feita com um Quantum FLY. Clique para ampliar.
Foto feita com um Quantum FLY. Clique para ampliar.

Acabei de receber meu Quantum FLY, por quantas horas tenho que carregar a bateria?

Não é necessário nenhum procedimento especial de carga da bateria, carregue ela até 100% e use o aparelho normalmente.

Como “tiro um print” da tela no Quantum FLY?

O comando é o mesmo de outros smartphones Androoid: pressione o botão de diminuir volume e o liga/desliga ao mesmo tempo, e mantenha ambos pressionados até ouvir o “clique” da câmera.

O Quantum FLY tem suporte a USB On-The-Go (OTG)?

Sim, você pode conectar pendrives (diretamente, no caso de pendrives com conector micro USB, ou com um cabo adaptador) e até mouses e joysticks a seu smartphone.

Dá pra ligar o Quantum FLY à TV?

Não há suporte às tecnologias MHL ou SlimPort, normalmente usadas para conectar smartphones a uma TV usando cabos. Mas há suporte à tecnologia MiraCast, que permite espelhar a tela em qualquer TV compatível via Wi-Fi.

Onde posso comprar o Quantum FLY?

No momento o Quantum FLY está à venda em nosso site, www.meuquantum.com.br, e também em todos os quiosques de nossa marca. Consulte a lista de endereços em nosso site para encontrar o mais próximo de você.

Há algum lugar onde eu possa conhecer o produto antes de comprar?

Sim, temos quiosques próprios em vários Shopping Centers no Brasil. Lá você encontra todos os smartphones Quantum e nossa linha completa de acessórios, como capas, películas, fones de ouvido e caixas de som. Os quiosques também vendem smartphones e acessórios, com pronta entrega. Consulte os endereços em nosso site.

Posso comprar um Quantum FLY online e retirar em um quiosque?

Não, os quiosques não fazem entregas de produtos adquiridos online. Todas as compras feitas em nosso site são entregues pelos correios, usando o serviço E-Sedex com código de rastreio.

Onde encontro acessórios para meu Quantum FLY?

Temos uma linha completa de acessórios para o FLY, incluindo capas e películas plásticas e de vidro, na seção de acessórios de nosso site e também em nossos quiosques. Confira também nossa linha de produtos de áudio, composta pela caixa de som Quantum BOOM e o headset Bluetooth Quantum LIV.

Qual a diferença entre as películas brilhantes (Glare), foscas (Anti-Glare) e de vidro?

A película brilhante preserva o aspecto original da tela. Já a fosca reduz marcas de dedo e reflexos, mas altera ligeiramente a aparência da tela, tornando-a menos brilhante e mais “áspera”. As películas de vidro são mais espessas, e oferecem mais proteção contra riscos mais profundos.

Qual o material das capas?

As ColorCase e Crystal Case são feitas em Policarbonato.

Algumas dos modelos da Color Case do Quantum FLY
Algumas dos modelos da Color Case do Quantum FLY

O Quantum FLY tem garantia? Quanto tempo?

Sim, a garantia é de um ano.

O Quantum FLY tem assistência técnica?

Sim, temos 113 postos de assistência técnica em 91 cidades em todo o Brasil. Nos locais onde não há atendimento o consumidor tem a opção de enviar o aparelho a um centro de reparos autorizado via Correios. Para mais informações sobre nosso serviço de assistência técnica, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

Como faço se eu tiver problemas com um Quantum FLY ou dúvidas de uso?

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9hs às 20hs e de sábado das 9hs às 14hs.

Qual o sistema operacional usado no Quantum FLY?

O Quantum FLY vem com o sistema operacional Android 6.0 “Marshmalow” instalado de fábrica. Usamos uma versão praticamente “limpa” do Android, com modificações mínimas: mudamos alguns ícones e adicionamos alguns apps que complementam os recursos do sistema (como um Gerenciador de Arquivos e Backup) ou adicionam suporte a recursos específicos de nossos aparelhos, como o Rádio FM e o DashCam, que transforma seu smartphone em uma câmera veicular.

Vocês irão atualizar o Quantum FLY para o Android 7.0 “Nougat?”

Ainda não definimos a estratégia ou cronograma de atualização de nossos aparelhos para o Android 7.0. Depende não só da Quantum, mas também de negociação e discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

Tenho um site, blog ou canal do YouTube e gostaria de testar o Quantum FLY, como faço?

Mande um e-mail apresentando seu veículo e seu trabalho para nossa equipe de imprensa na AViV Comunicação, em imprensa@meuquantum.com.br.

74 Comments

    1. Emerson, ainda não definimos a estratégia de atualização de nossos aparelhos para o Android 7.0. Depende não só da Quantum, mas também de negociação e discussões com nossos parceiros e fornecedores no exterior.

  1. Tem hora pra reclamar e hora pra elogiar, o que eu posso dizer é que recebi meu celular (Quantum Fly) muito rápido e ele é realmente muito bonito, muito rápido. Há canais no youtube falando algumas coisas que me deixou com o pé atrás, mas quem estiver em dúvida por críticas que muitas vezes me parece até uma contra propaganda, apenas comprem, não vão arrepender, pois, é só mexendo e usando pra saber que é realmente um celular muito bom, muito completo.

    1. Concordo, mas é bom para usuários que nunca tiveram celulares de ponta de outras marcas, tipo S7 ou um.xplay. esse celular deixar muito a desejar em termos de software, o hardware e perfeito mas não está integrado cm o software, ele não entrega jamais o que está na propaganda. Arrependimento total.

  2. Alguém poderia me explicar o significado das luzes do sensor de notificação? Ainda não entendi porque algumas vezes ele pisca em azul e outras em vermelho no meu quantum fly.

  3. Olá bom dia, comprei um fly, soh q não tô entendendo, pq quando salvo um número via whats ZAP depois de um tempo o nome some e fica apenas o numero, alguém pode me explicar ??

  4. Olá, recebi meu quantum fly e coloquei pra carregar. Ocorre que já está há 4 horas carregando e não completa os 100% fica só no 97%.
    Qual o procedimento tomar?
    Devo ter problema depois na bateria?
    Será necessário a troca?
    Fico no aguardo.

    Simone de Castro

    1. Simone, a príncípio não é necessária troca. Experimente o seguinte: carregue a bateria até o máximo (os 97%) e use o aparelho normalmente até ele se desligar por falta de energia. Carregue o aparelho desligado até os 100% (ou 97%, se não chegar lá), e repita o uso normal até o desligamento. Carregue mais uma vez (ele deve chegar aos 100%) e a partir daí use normalmente.

      Se isso não resolver, entre em contato com nossa equipe de suporte, através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  5. Boa tarde, comprei um Quantum Fly no dia 23/02,e tenho notado um que o aparelho tem aquecido muito, até já apareceu uma mensagem de advertência pedindo para desligar o aparelho.
    O que devo fazer?

    1. Marcondes, é normal o aparelho aquecer um pouco durante o carregamento ou sob uso mais intenso (como durante jogos), mas a mensagem de desigamento só deve aparecer em casos extremos (como um aparelho ligado no painel do carro sob o sol do verão). Se não foi esse o caso, entre em contato com nossa equipe de suporte, através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  6. Não achei a resposta nas especificações. A entrada p2 serve pra conectar um microfone de lapela, ou funciona apenas como saida de audio?

    1. Lucas, não sei informar. É necessário verificar quais as frequências de telefonia usadas pelas operadoras de lá, especialmente para 4G. Você encontra as frequências de nossos aparelhos na ficha técnica no rodapé da página de cada produto.

  7. Olá gostaria de saber porque em outros aparelhos é possivel mudar as cores do led de notificações naturalmente ou por meio de apps e no Quantum fly não. Só tem um led azul e outro vermelho, mesmo baixando inumeros apps de gerenciamento nada dá certo. Obrigada desde já

  8. Ola, gostaria de saber se ja existem atualizações para o quantum fly, pois vi alguns reviews e alguns falam em bugs(câmera, bateria, jogos) que talvez se resolveriam em futuras atts, desde já, Grato!

    1. Jean, lançamos várias atualizações de sistema para o FLY desde setembro, inclusive uma correção de câmera que melhorou bastante a qualidade das fotos. Quanto aos jogos, são poucos os problemas mas cabe às desenvolvedoras corrigir. Já nos pusemos à disposição delas, com aparelhos e informações técnicas.

      1. muito obrigado pelo retorno Rafael, antes mesmo da tua resposta já tinha comprado meu fly, pois meu cel anterior que era o quantum GO me durou 2 otimos anos porem infelizmente veio a falecer ontem, que os Deuses dos eletrônicos o tenha kkkk

  9. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se o quantum fly tem sensor de proximidade (aquele que apaga a tela quando estamos em ligação e aproximamos o aparelho do rosto).

  10. Boa noite,

    Tenho tido dificuldade em localizar capinhas e películas de proteção, por acaso existe algum site ou loja que vocês recomendam ?

    1. Luan, aperte o botão de diminuir volume. Um painel irá surgir no topo da tela, clique na seta para baixo no lado direito. Ali você pode ajudar o volume das notificações (sino), da mídia (nota musical) e dos alarmes (relógio).

  11. O telefone me parece muito bom, com bastantes recursos (além de ter chegado rápido). Mas, para o hardware que possui deveria ter um desempenho um pouco superior; provavelmente seria possível fazer uma melhor integração entre hardware e software, lançando um update assim que possível; isso faria do telefone imensamente melhor.. e praticamente incontestável em quesito custo/beneficio.

  12. Mais considerações: Os alto-falantes (ou o programa) é muito estridente e não muito alto; precisa ser regulado. A saída de áudio (p2/p3) é muito baixa (meu notebook antigo tem mais potência); não sei se isso pode ser ajustado via programação ou não (estou testando alguns equalizadores pra ver se fica melhor, mas nada funcionou bem até agora).

  13. Há a possibilidade de retirar as propagandas enquanto carrega o celular???
    Comprei faz dois dias, e isso fica muito feio.
    Inclusive impede de carregar mais rapidamente.

    1. Frank, lançamos várias atualizações de sistema para o FLY ao longo do ano, inclusive com modificações para o comportamento da bateria. A autonomia é uma questão que varia muito de acordo com o uso, apps instalados e até local onde o aparelho está.

  14. Olá, estou com problemas no Quantum fly, está em loop infinito, não entra em modo recovery. Não tenho mais a nota fiscal, comprei ele esse ano, ainda tá na garantia?

  15. Boa tarde.

    Recebi meu FLY a uns 3 dias e estou adorando o aparelho.
    Porém me surgiu uma dúvida quanto ao sensor de proximidade.
    Em outros aparelhos que eu possui, bastava posicionar o celular como se fosse fazer uma ligação e eu conseguia escutar um audio do whatsapp por ali, mas só tenho conseguido ouvir pelo auto-falante.
    Isso é alguma configuração que precisa ser feita no Quantum?

  16. Meu FLY simplesmente PAROU de responder ou toque na tela, ou seja, o touch screen não funciona!! Como devo proceder?? Não houve queda do aparelho e não molhou…simplesmente deixou de funcionar. Botões de bloqueio de tela e volume funcionam normalmente, assim como o sistema, que ainda conectado a internet recebe notificações e recebe ligações, mas nem atender o telefone consigo, de fato o touch screen “morreu”. O que deve fazer?? Já contatei o Serviço Técnico, mas no último problema que tive com o aparelho não foram muito precisos. Preciso de uma luz urgente!!!

    Obs.: Meu aparelho não tem nem 1 ano de uso!!

  17. Olá, por favor alguém me ajuda, meu quantum Fly travou o touch dele estou desesperada eu tenho ele a dois meses tentei reiniciar ou desligar mas não consigo pq a tela não funciona … alguém sabe oq posso fazer?????

    1. Marcio, na maioria dos casos não pode*. Para isso é necessário que o aparelho tenha um emissor infravermelho, que o FLY não tem. Apenas o Quantum SKY tem esse recurso.

      * A exceção é se sua TV for uma SmartTV conectada via Wi-Fi. Nesse caso alguns fabricantes oferecem na Play Store apps de controle remoto. Verifique com o fabricante de sua TV.

  18. Ganhei de presente o Quantum Fly dia 12 de Outubro e estava funcionando tudo bem. Hoje do nada ele apagou e estou carregando e nada de ligar novamente. A luz vermelha tá lá acesa, mas não liga de jeito nenhum! Como foi presente de pessoa de outro estado, não sei o que fazer para ir na assistência sem nota fiscal!

    Obs.: O celular não sofreu queda e nem outra avaria qualquer e estava funcionando normal quando de repente apagou e achei que era a bateria que tinha descarregado

    1. Alessandro, a pessoa que comprou o aparelho para você deve ter recebido uma cópia da nota fiscal, ou ao menos ter o número do pedido. Com isso, nossa equipe de suporte pode abrir um chamado de reparo em garantia. Entre em contato com a equipe de suporte visitando o site servicos.meuquantum.com.br/suporte.

      1. Boa tarde Rafael.
        Instalei a Nova Launcher e também não encontrei como habilitar a ação de arrastar na home para aparecer o feed.
        Uma dúvida, por favor. Por que a Quantum optou em retirar essa funcionalidade já que o Launcher3 me parece bem próximo ao launcher Google Now,
        Abraço

        1. Silvio, a Quantum não removeu este recurso, ele não está presente no Launcher 3. Recentemente expandimos nossa parceria com a Google, e em futuras versões do sistema poderemos incluir um Launcher mais próximo do usado em aparelhos como os Pixel, incluindo o recurso de feed integrado à tela inicial.

          No caso do Nova Launcher, você precisa instalar um plugin chamado Nova Google Companion que habilita este recurso.

  19. Solicitei assistência da quantum pela garantia. Meu celular está esquentando absurdamente, estava demorando mais que 10h para carregar e o sensor de biometria parou. Me instruíram a enviar o aparelho, nota e carregador. Mas não estou encontrando o carregador. Ele é imprescindível para o atendimento? Caso seja, como proceder, já que nem no site já carregador para vender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.