Sem categoria

Entenda como funciona o Dual-SIM no Quantum FLY

O Quantum FLY é um smartphone fino e leve, com 7,5 mm de espessura e pesando 140 gramas, e recheado de tecnologia. E como tal, espaço interno é algo extremamente valioso. Durante o projeto um de nossos desafios foi encontrar um modo de acomodar dois recursos importantes para o consumidor brasileiro: o suporte a Dual-SIM no Quantum FLY (o popular “dois chips”) e um slot para cartões microSD, usados para expansão da memória interna.

No Quantum GO havia duas “bandejas” para cartões, uma na lateral esquerda para os SIM Cards e uma na lateral direita para um micro SD. Mas devido à disposição interna dos componentes, no Quantum FLY não há espaço para isso. A solução que encontramos foi o uso de uma bandeja híbrida, capaz de comportar dois SIM Cards ou um cartão micro SD e um SIM Card. Assim, cabe ao consumidor decidir qual recurso é o mais importante.

A bandeja híbrida não é uma novidade, e já foi usada por outros fabricantes (um exemplo é o Galaxy A5, da Samsung). Ainda assim há quem se confunda com este recurso, por isso decidimos explicar direitinho como funciona o Dual-SIM no Quantum FLY.

Entendendo o Dual-SIM no Quantum FLY

No Quantum FLY a bandeja para SIM Cards fica na lateral esquerda do aparelho. Para abrí-la, basta inserir a ferramenta ejetora (na imagem abaixo) no orifício.

unboxing do quantum fly extrator
A ferramenta para ejetar a bandeja com os SIM Cards.

Na bandeja há dois espaços, ou slots, para cartões de memória. O Slot 1 (à esquerda) comporta um cartão nano SIM. O Slot 2 (à direita) comporta um cartão Micro SIM, como mostrado na imagem abaixo.

Nesta configuração o Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM 4G. A seleção de qual o chip usar para dados, voz ou mensagens é feita via software, em Configurar / Cartões SIM. É possível alterar qual o chip usado para a conexão de dados a qualquer momento, sem a necessidade de reiniciar o aparelho.

dual-sim no quantum fly cartoes micro nano
Bandeja do Quantum FLY na configuração Dual-SIM. Cartão nano SIM à esquerda, micro SIM à direita.

Lembramos que, como todo smartphone 4G no mercado, o Quantum Fly também funciona em redes 3G ou 2G, se adaptando automaticamente às condições locais.

A bandeja para os SIM Cards usada no Quantum FLY também pode comportar um cartão Micro SD em vez de um nano SIM no Slot 1, como mostrado abaixo.

dual-sim no quantum fly cartoes sd micro
Bandeja do Quantum FLY na configuração SIM+SD. Cartão micro SD à esquerda, micro SIM à direita.

Nesta configuração o Quantum FLY funciona como um Single-SIM com memória expansível. Os cartões micro SD, que podem ter capacidade de até 128 GB, podem ser usados para armazenar fotos, vídeos e músicas, ou formatados como “memória interna” e usados para o armazenamento de apps.

Como sempre, recomendamos o uso de cartões de memória de alta velocidade, identificados como Classe 10, UHS-1 ou mais rápidos, e de fabricantes renomados. Cartões de baixa velocidade ou procedência duvidosa podem causar lentidão, “travamentos” e instabilidade no sistema, especialmente quando usados como memória interna.

41 Comments

  1. Claro que é um direito da empresa optar por essa solução mas isso tornou inviável pra mim a compra do fly. Eu preciso de um dual sim e de um cartão de memória. Não se trata de escolher entre eles. Agora a minha dúvida é quanto a política de atualização do Quantum Go? O que temos de garantia?

    1. Maria, ainda não definimos uma política de atualização dos nossos aparelhos para o Android 7.0. Isso depende de uma análise do sistema, do seu comportamento em nosso hardware e de discussões com nossos parceiros e fornecedores. Enquanto isso atualizações menores, para correções de bugs por exemplo, continuarão a ser feitas.

      1. Otávio, a atualização dos Quantum GO 3G para o Android 6.0 está em testes com um pequeno grupo de voluntários. No momento estamos analisando e corrigindo os problemas reportados antes do lançamento para o público em geral.

    2. Sim.. concordo..
      Mas a questão é que o GO foi elaborado por engenheiros E TODOS OS OUTROS COM slot compartilhado, como o fly foram desenvolvidos por ESTAGIÁRIOS em 1 ano de curso…..
      Só faltava essa, escolher usar dois chips ou expandir a memoria, sem contar a maldita ferramentinha (coisa de estagiario, uma verdadeira GAMBIARRA.
      É a crise, e isso é o melhor que conseguiram para produzirem os aparelhos daqui por diante, e qualquer coisa, coloca a culpa na DISPOSIÇÃO DOS COMPONENTES…kkkkkk

      1. Carlos, pedimos mais respeito à nossa equipe nos comentários. O slot compartilhado não é uma exclusividade do FLY, vários outros aparelhos no mercado adotam a mesma solução. Espaço interno nos smartphones é cada vez mais escasso, e um slot compartilhado é uma forma comum de oferecer flexibilidade de uso e expansão sem prejudicar o tamanho do aparelho ou outros recursos.

  2. Queria saber se o Quantum Fly terá capas e a película, e também estou pensando em comprar o Qt Fly, eu consigo comprar em qualquer uma das cores? sempre quando vou clicar lá aparece avisaremos o próximo lote.

        1. Alexandre, não informo porque realmente não tenho uma data exata. A sugestão é cadastrar seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

  3. Poxa, o aparelho é muito bonito mais para mim a Quantum andou p/trás.
    O GO, pega dois chips e um cartão de memória, esse fator aliado ao design foram os principais parâmetros que me fizeram escolher a marca.
    Agora queria o Fly, mais assim como Maria Lygia eu preciso de dois chips e o cartão… não dá para entender porque tiraram já que isso era uma das principais vantagens do aparelho quando comparado ao seus concorrente. Decepcionado

    1. Pedro, o design do Quantum FLY não permite duas bandejas separadas. Na escolha entre fazer um aparelho Dual-SIM sem entrada pra cartão e um Single-SIM com entrada pra cartão, acabamos optando por uma solução híbrida.

  4. Estava em duvidas em relação a compra do quantum fly, mas mediante esta informação, já não tenho mais dúvidas, infelizmente não comprarei… Preciso de um celular que eu possa usar dois chips e um cartão de memória e não um celular que eu tenha que optar entre um e outro… Que pena, pois estava praticamente aguardando voltar o estoque para poder comprar…

    1. Bruna, é uma pena que o FLY não lhe atenda. Dê uma olhada no Quantum GO 4G e no Quantum MUV PRO, ambos são modelos Octa-Core com 2 GB de RAM e excelente desempenho, que aceitam dois cartões + micro SD ao mesmo tempo.

  5. Que mancada! Eu estava decidida a comprar um quantum fly até ver essa infeliz “escolha”. Não quero ter que optar por usar ou dual sim ou single sim + SD card. Preciso usar DUAL SIM + SD card. Vocês QUASE me ganharam como cliente…

  6. Também havia pensado em adquirir o aparelho, mas a informação do slot híbrido foi com certeza o maior retrocesso da Quantum. Tive o citado A5 da Samsung e a experiência foi péssima, e, por isso mesmo vendi e comprei o Quantum GO 4g. Retroceder, jamais.

    1. Faik, você está errado. Smartphones Dual-SIM são extremamente populares não por questão de custo de chamada (promoções entre operadoras quase eliminaram essa necessidade), mas por praticidade. Com um aparelho assim fica muito mais fácil ter uma linha pessoal e uma profissional, por exemplo, sem precisar de dois aparelhos. Ou então manter sua linha “nativa” durante uma viagem e ainda assim ter uma linha local com um plano de dados mais barato para se manter conectado à internet.

    2. se andar com um aparelho pelas ruas já esta perigoso imagina andar com dois
      tenho dois chips um é meu e outro da firma q trabalho imagina se eu tiver q ficar trocando o sd pelo chip td vez q tiver q usar um dos dois
      isso não é questão de pobreza mas sim de praticidade
      vc nao deve nem trabalhar p saber das necessidades do dia dia deve ser sustentado pelos pais pq nem o português sabe escrever

  7. Olha eu queria saber se o quantum FLY ainda será vendido esse ano, porque eu esperei até hoje para comprar ele, mas nada de liberar a compra, estou q mais de um mês esperando a disponibilidade do aparelho e até agora nada. Eu estou cansado de esperar e só essa resposta de em breve não ajuda em nada. Desse jeito infelizmente vou ter que comprar um celular de outras marcas, não era minha primeira opção mas essa demora em disponibilizar o aparelho está muito longa.

    1. William, estramos trabalhando para repor o estoque do Quantum FLY o quanto antes, certamente neste ano. Cadastre seu e-mail em nosso site (use a opção “Avise-me quando estiver disponível” na página do produto) para ser informado assim que tivermos novos lotes disponíveis.

  8. Para mim o erro mais grave no Fly é a tela,pois mesmo com uma tela HD,o Quantum GO traz mais riqueza de cores e contraste.O Müv também teve essa falha.Deveriam ter continuado com o Amoled e não colocar LCD.Não estou dizendo que as telas sejam ruins,mas é inegável que a tela Amoled é superior.As câmeras foram o principal alvo de críticas,mas nada que não se ajeite com o tempo 😉 .

    1. Gabriel, as telas são uma questão de gosto: há quem prefira as cores saturadas do AMOLED, há quem prefira a imagem mais equilibrada do LCD. Tanto no FLY quanto no MUV optamos pelo LCD, mas em ambos os casos agregamos tecnologia para melhorar a saturação das cores e contraste em relação a um LCD comum.

  9. Qual micro SD é compativel para um melhor desempenho no Quantum FLY?

    tecnologias UHS-1 ou classe 10? utilizar micro SDXC ou SDHC?

    Quantum fly é compativel com UHS-3?

  10. Excelente escolha dadas as limitações do aparelhos. De longe o Smart com melhor custo-benefício do mercado até a faixa de R$1800. Comprei recentemente e não me arrependi nem um pouco. Toda equipe está de parabéns!

    1. Também comprei um fly. Eu tinha um iPhone 6S e garanto que não deixa a desejar o fly, pelo contrário superou as minhas expectativas principalmente por ser uma marca pouco conhecida. PARABÉNS A QUANTUM E EQUIPES DE MARKETING E ENGENHARIA​.

  11. bom dia
    eu estava empolgado com o aparelho quantum fly mas desinteressei quando vi q nao tem a funcao de trabalhar com 2sim card mais micro sd q pena
    tenho um aparelho q usa o mesmo slot porem ele aceita os dois sim em cima e um micro sd embaixo
    se fosse diferente teria comprado o aparelho

  12. Acabo de dar uma lida nos post e digo que também pensei bastante em não comprar o Fly por conta desse slot híbrido, porém isso parece ser uma tendência hoje pois o Lenovo vibe k6 plus funciona do mesmo jeito e a minha primeira escolha que era o Zenfone Max de 5,5 e 3GB de Ram que parece que não colocaram a venda no Brasil também é assim. O Fly me chamou atenção pelo estilo, afinal é um smart super estiloso e pelo deca-core. Aliás pessoal 32GB de armazenamento interno é muito mais do que os 8GB do meu atual smart + 8GB do cartão de memória que possuo. Minha única preocupação com o Fly que deve estar chegando hoje na minha casa, de acordo com o rastreio, é com a questão bateria, se dura ou não e a estória dele ser meio esquentadinho, no mais não estou tão preocupado com a câmera ser top ou não, se deixa marcas de dedo em excesso na tela ou não até porque praticamente ninguém usa smart sem película e por conta disso esse negócio de marca de dedo creio eu que seja besteira. No mais estou ansioso para a chegada do meu FLY.

  13. E eu que comprei pq na especificação do site dizia que todos Fly eram dual sim ://www.meuquantum.com.br/smartphone-quantum
    Sem explicarem o pequeno detalhe…me dei mal, preciso usar os dois chips e o cartão e não posso. Comprei meu quantum Go em junho do ano passado e quis atualizar meu aparelho e me arrependi pois acaba que o Go é melhor pra mim pela opção que preciso. Do que adianta ter um cartão de memória até 128 se não poderei usa-lo sem tirar um chip? Vcs deram um belo passo pra trás. Agora terei que ficar com um celular que não me servirá e que paguei mais caro.
    Vocês melhoram o celular, mas pioram em outras coisas, parece que não usam os aparelhos que fazem. Dei um tiro no pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.