Dica, Quantum

Domine o clima com o Yahoo Tempo

Com o verão chegando, aumentam as chances de “viradas” súbitas no clima. O que começa como um dia claro e agradável pode subitamente se transformar em uma tempestade de proporções bíblicas, e não é nada bom ser pego de surpresa em uma destas. Além disso, é necessário tomar cuidado extra com a radiação ultravioleta, mais intensa nesta época do ano, para evitar queimaduras e danos aos olhos. Para acompanhar tudo isso é imprescindível ter um bom app de previsão do tempo no smartphone, e uma das melhores opções é o Yahoo Tempo.

Usando o Yahoo Tempo

O app é gratuito e muito fácil de usar: durante a configuração inicial você pode ativar alertas climáticos e a previsão do tempo em locais famosos (cidades “mundiais” como San Francisco e Nova Iorque). Por padrão, o app exibe a previsão do tempo em seu local atual (através da posição no GPS), e para adicionar novos locais deslize o dedo da borda esquerda para o centro da tela para abrir um painel de opções, e toque no item Editar locais.

No mesmo painel, a opção Configurações traz alguns ajustes úteis, como a seleção de escala de temperatura (Celsius, padrão usado no Brasil, ou Fahrenheit, padrão nos EUA), um limitador no consumo diário de dados no app (bom para quem tem planos de dados limitados) e algumas opções de notificações.

Mas o que importa mesmo é a previsão do tempo em si. Logo de início o app mostra a temperatura atual, mínima e máxima para o dia, bem como a probabilidade de chuva, em uma tela com imagens de fundo que mudam de acordo com o local e clima. Rolando a tela para cima você encontra a previsão do tempo de hora em hora para o dia, bem como a previsão para os próximos cinco dias. Logo abaixo, detalhes como a sensação térmica, umidade do ar, visibilidade e o índice UV no momento.

yahoo tempo previsao
Yahoo Tempo: Previsão do tempo detalhada e com muito estilo

O app também mostra um mapa climático, probabilidade de chuva de acordo com o período do dia, fase da lua e os horários de nascer e pôr do sol, bem como sua posição no céu. Tudo apresentado de forma rápida e de fácil compreensão.

O Yahoo Tempo também tem alguns widgets que permitem colocar a previsão do tempo na tela inicial, assim você não precisa abrir o app. Veja aqui mesmo no blog como usar widgets no Android.

O único “defeito” do Yahoo Tempo são as propagandas. mas elas são discretas: há um banner logo após a tela inicial, e atalhos para apps do Yahoo! no painel de configuração. Mas nada intrusivo ou que atrapalhe o uso do app.

Uma alternativa: Google Now

Quem tem um smartphone com Android 6 e prefere não instalar um app tem outra opção: a previsão do tempo integrada ao Google Now. Para acessá-la, segure o botão Home na tela inicial e na tela de buscas diga: OK Google. Previsão do Tempo. Veja o exemplo abaixo.

app google now previsao tempo
O Google Now traz a previsão do tempo integrada ao sistema, basta perguntar.

O nível de detalhe nas informações é bastante parecido com o do Yahoo Tempo, com a desvantagem de que não há um “widget” na tela inicial para acesso rápido.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.