Dica, Quantum

Dicas para aproveitar seu smartphone Quantum

Então você resolveu aproveitar a Black Friday para comprar um smartphone Quantum? Parabéns, temos certeza de que ficará satisfeito com seu novo aparelho. Aqui no blog da Quantum publicamos semanalmente artigos com dicas para aproveitar seu smartphone ao máximo, e para que você possa começar com o “pé direito” com seu Quantum, reunimos neste compilado as mais importantes, de dicas de segurança a apps que irão economizar tempo, além de sugestões de acessórios para incrementar seu aparelho.

Aproveitamos para convidá-lo a participar de nossa comunidade online, a Quantum +. É um espaço dedicado para que os membros expressem suas ideias, criem conteúdo e compartilhem conhecimento, não só sobre a Quantum mas sobre tecnologia em geral, além de promover discussões sobre tendências e inovações no Brasil.

A comunidade pode ser acessada via web, no desktop ou mobile em comunidade.meuquantum.com.br ou através do aplicativo da Comunidade Quantum+, que vem pré-instalado em nossos aparelhos e também pode ser baixado no Google Play. Vemos você lá!

Dicas para aproveitar seu smartphone: Atualize o sistema operacional

Os smartphones Quantum recebem frequentemente atualizações do sistema operacional, que podem incluir ajustes de estabilidade e desempenho, correções de problemas reportados pelos usuários ou as mais recentes correções de segurança emitidas pela equipe da Google.

Por isso é importante manter o smartphone atualizado. Os aparelhos da Quantum procuram automaticamente por atualizações de sistema sempre que estão conectados à internet, e notificam o usuário quando elas estão disponíveis. Mas também é possível fazer uma busca manual. Para isso abra o app Configurar, selecione a opção Sobre o Telefone (a última da tela) e toque em Atualização do Sistema.

dicas para aproveitar seu smartphone

Uma mensagem na tela informará se houver uma atualização disponível. Recomendamos que o download seja feito através de uma conexão Wi-Fi estável, e por precaução que o aparelho tenha ao menos 30% de carga restante na bateria antes da instalação.

Dicas para aproveitar seu smartphone: Não descuide da segurança

Já parou para pensar na imensa quantidade de informações pessoais que você armazena em seu smartphone? Por isso é muito importante definir um bloqueio de tela, para impedir que estranhos tenham acesso a elas caso seu aparelho seja perdido ou roubado.

Os smartphones Android oferecem várias opções de bloqueio de tela, de padrões traçados na tela a combinações numéricas ou alfanuméricas. Em alguns modelos, como o Quantum FLY, você pode dispensar senhas e usar sua impressão digital como forma de autenticação, um método muito prático e seguro. O importante é escolher e usar uma forma de bloqueio de tela, não importa o método.

dicas para aproveitar seu smartphone
As muitas opções de bloqueio de tela no Android

Muito se fala na mídia sobre a segurança dos smartphones Android, com frequentes relatos de invasões ou artigos sobre a ameaça do software malicioso, o Malware. A verdade é que a situação não é nem de longe tão crítica quanto a imprensa dá a entender, e bastam alguns cuidados básicos para manter seu smartphone e seus dados a salvo de malfeitores. Aqui mesmo no blog temos um artigo falando sobre Malware no Android, explicando o que é e como se prevenir.

Dicas para aproveitar seu smartphone: Escolha seus acessórios

As capas são uma ótima forma de proteger ou personalizar seu smartphone, e por isso a Quantum oferece em seu site uma linha completa capas para o Quantum FLY, capas para o Quantum MUV e capas para o Quantum GO. Entre elas as Color Case, capas rígidas em plástico colorido, as Crystal Case transparentes e as Flip Cover, em estilo “carteira” e com acabamento em couro.

dicas para aproveitar seu smartphone
Algumas dos modelos da Color Case do Quantum FLY

Conheça também nossa linha de acessórios de áudio: o Quantum LIV é um fone de ouvido Bluetooth com design sofisticado, 5 perfis de equalização de áudio e cancelamento de ruído. Já a Quantum BOOM é uma caixa de som Bluetooth capaz de usar qualquer superfície plana para amplificar o som.

Dicas para aproveitar seu smartphone: Personalize o sistema

Outra forma fácil e rápida de personalizar o smartphone é trocando o papel de parede ou os ícones do sistema. Para mudar o papel de parede nosso app favorito é o Planos de Fundo, da Google, que é gratuito e traz uma coleção com centenas de imagens de alta qualidade, divididas em categorias. Você pode escolher uma favorita ou definir uma categoria e o app escolhe todo dia uma imagem nova para você.

dicas para aproveitar seu smartphone
Planos de Fundo: Centenas de belas imagens organizadas por categorias.

Mudar os ícones dá um pouquinho mais de trabalho: você precisará trocar o app que gerencia a tela inicial, o “Launcher”, por um que tenha suporte a temas. Depois disso, basta escolher entre os muitos pacotes com ícones temáticos disponíveis no Google Play. Temos aqui no blog um artigo que explica passo-a-passo como usar temas para personalizar seu smartphone.

dicas para aproveitar seu smartphone
Algumas das opções de ícones disponíveis no Google Play

Dicas para aproveitar seu smartphone: Expanda seu aparelho

Sabia que todos os smartphones Quantum são compatíveis com TV Digital? Basta instalar um app disponível gratuitamente no Google Play, o Play DTVi, e plugar o sintonizador Play DTVi, vendido separadamente. Com isso seu smartphone passa a ter acesso à programação de TV Digital no padrão 1Seg (para dispositivos móveis), com direito a extras como suporte a TV Interativa e guias de programação. Aqui no blog já explicamos como assistir TV Digital no Quantum MUV, e o procedimento é exatamente o mesmo para outros aparelhos, como o Quantum GO e Quantum FLY.

dicas para aproveitar seu smartphone
Com o sintonizador e app Play DTVi, você pode assistir TV Digital em seu smartphone Quantum

Outra forma fácil de expandir seu smartphone é com um cartão Micro SD: aparelhos com o Android 6.0 “Marshmallow” permitem usar cartões de memória para expandir a memória interna, aumentando o espaço disponível para fotos, vídeos e apps. Veja nosso artigo sobre como usar cartões de memória no Marshmallow para saber quais os tipos de cartão de memória recomendados e os detalhes da configuração.

Dicas para aproveitar seu smartphone: Capriche nas fotos

Todo mundo adora fotografar, e com um smartphone Android as possibilidades para incrementar suas imagens são praticamente infinitas. Comece experimentando estes apps para fotografia, que certamente darão um toque mais artístico, ou ao menos mais divertido, às suas imagens. Quer registrar fotografar um pôr-do-sol inesquecível? Você pode até tentar apontar e clicar, mas se souber o “jeitinho” com certeza as fotos sairão melhores e renderão muito mais likes.

dicas para aproveitar seu smartphone
Um pôr-do-sol fotografado com o Quantum GO.

E não importa quantas fotos você faz, ou como faz, o importante é ter todas elas organizadas e em segurança. Para isso recomendamos que você aprenda a fazer o backup com o Google Photos, que oferece espaço ilimitado na “nuvem” para suas fotos, e permite acessá-las de qualquer lugar com uma conexão à internet.

Mais truques e dicas para aproveitar seu smartphone

Quem está começando agora no mundo dos smartphones pode se interessar por este guia gratuito para os primeiros passos com o Android, desenvolvido pela própria Google. Ele explica, em português, como fazer a configuração inicial de um aparelho, apresenta conceitos básicos de interação com o sistema (gestos, botões e o significado de informações na tela), e mostra como fazer chamadas, enviar mensagens e usar apps como o Google Now, GMail, Google Photos e Agenda. Até mesmo tópicos como a segurança do smartphone são abordados.

Quer economizar tempo na digitação? Experimente o Swiftkey, o melhor teclado virtual para Android. Com sua permissão o app pode analisar seus e-mails e mensagens de texto, e usando inteligência artificial completar palavras e até frases inteiras com apenas um toque na tela. E o suporte a múltiplos idiomas é muito útil para os usuários poliglotas.

Para economizar na navegação na internet, experimente o Opera Mini. Este navegador gratuito pode eliminar anúncios e comprimir páginas web antes de enviá-las a seu smartphone, o que resulta em sites que carregam mais rápido e com menor consumo de dados.

dicas para aproveitar seu smartphone
Sonic 2 é um dos muitos clássicos disponíveis no Android

Se você quer mais produtividade, irá gostar de nossas dicas para transformar seu smartphone em um escritório de bolso, e talvez se surpreenda com a quantidade de tarefas nas quais pode dispensar o notebook. E na hora de relaxar, que tal usar o smartphone para relembrar alguns jogos clássicos? Seja em versões fielmente adaptadas do original ou em remakes com uma nova roupagem, eles sobreviveram ao teste do tempo e são garantia de diversão.

60 Comments

  1. Pessoal comprei um quantum muv pro. Gostei porém diversos programas (apps) não estão funcionando. No meu caso a pior situação é o messenger que utilizo inclusive como ferramenta de trabalho.

    Vcs estão enfrentando tal situação com outros aparelhos ?

    Obrigado.

    1. Jordão, o que acontece quando um app “não funciona”? Existe uma mensagem de erro? Por acaso estes programas estão em um cartão de memória? Se estiverem, tente instalá-los na memória interna para ver se o problema se resolve. Vale também entrar em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  2. Eu comprei o Muv Pro na Black Friday e aguardei ansiosamente 11 dias para ele chegar e supresa: A bateria veio estufada, parece que tem ar dentro! Decepção é a palavra pra descrever esse momento, entrei em contato com o suporte de vocês e irão me enviar outra bateria, porém tenho que esperar de 15 a 30 dias pra entrega!!! E até lá não posso utilizar meu celular!! Mas o que é mais engraçado que no site vocês garantem a entrega da compra de um celular novo antes do Natal!!! Estou completamente arrependida de ter trocado de marca de celular.

    1. Fabiana, lamentamos o ocorrido. O prazo informado pelo suporte é o prazo máximo, nos esforçamos para fazer as entregas antes disso. Quanto à promoção de compra garantida, é válida apenas para pedidos do Quantum GO (e não o MUV), adquiridos em nosso site e entregues nas capitais do Sudeste e Sul do país.

      1. Rafael, eu vi que a entrega garantida era somente para o Quantum Go, mas minha indignação é pelo fato da empresa não priorizar a resolução de problemas com os outros clientes que já efetuaram a compra. Fazer o que se eu fiz uma má escolha, Obrigada pela atenção!

  3. Seguinte, preciso configurar meu aparelho para acessar a internet 3/4g, porém, a TIM informa que não há cadastro desse celular e que seria necessário entrar em contato com o fabricante para resolver… Com isso, o que devo fazer?

    1. Paulo, não é preciso nenhuma configuração especial para usar a conexão 3G/4G em nossos smartphones, basta inserir um chip com um plano de dados habilitado. Por via das dúvidas, verifique em Configurar / Cartões SIM se o cartão que você inseriu é o preferido para Dados da rede celular, e em Configurar / Uso de Dados se a opção Dados da rede celular está habilitada.

      Se isso não resolver o problema, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  4. Lendo esse monte de aperfeiçoamentos da até vontade de comprar. E infelizmente foi o que eu fiz! Cheio de travamentos em coisas básicas como por exemplo o teclado, vídeo então nem se fala… Pior smartphone que ja tive… Ebolha que ja tive vários!

  5. Comprei um Quantum Muv Pro à um mês e meio e, apesar de todos os cuidados possíveis, a tampa traseira acabou arranhando. Há pouco mais de dois meses atrás vi que vocês anunciaram o lançamento de novos modelos de tampa traseira para o Muv, em couro e emborrachado e, até agora, nada! Quando vão disponibilizar, de verdade, a venda das tais tampas? Seria de grande utilidade, sem falar que os modelos são lindos e venderiam como água. Por favor, agilizem essa parte pra nós?! Não tenho reclamações quanto ao aparelho, exceto esta parte de espera da liberação das vendas para as tampas traseiras. Obrigada!

  6. Comprei o quantum muv pro na Black Friday e olha, estou satisfeito até o momento. Chegou antes do 11° dia, apps rodando limpos sem contar a beleza do telefone. O único ponto que não achei tão surpreendente foram as câmeras. Dependem muito da luminosidade para que tenham uma imagem compatível com a resolução prometida e ainda assim têm a aparência de maquiadas, no escuro então, nem se fala. Mas de resto é um bom telefone, valeu a pena se comparado ao preço que paguei na Black Friday.

  7. Comprei o Quantum Muv pro e achei algo estranho na tela… Ela tem uns pontos brancos fixo que fica nítido quando a tela está no tom mais escuro, Isso é normal? Devo mandá-lo para autorizada?
    E as fotos da câmera traseira e frontal quando dado zoom fica muito estranha, com qualidade péssima, isso será resolvido com alguma atualização?

  8. Bom dia

    Comprei um Muv Pro que para mim era muito esperado, adquirir pelo site capa e película de vidro. O prazo de entrega já passou e nada chegou no meu endereço, gostaria de uma solução quanto a demora. Ah a capa traseira arranha muito fácil ao meu ver na hora da compra como sugestão é precaução deveriam oferecer a venda casada com desconto. Para minha satisfação completo ao meu ver deveria receber outra capa traseira.
    Aonde resido ninguém ouviu nem falar da marca mais tenho contribuído de forma significativa a divulgação. No mais quanto ao funcionamento e performance do aparelho nada e falar.
    Grato.

  9. Meu quantum de um tempo para cá, quando recebo as mensagens do aplicativo WhatsApp não está mais identificando na tela, tenho que abrir o aplicativo para saber se recebi mensagens! Tem jeito?!

  10. Comprei um quantum e além de chegar depois do prazo ainda veio cheio de defeitos, o celular desliga sozinho é super aquecido a câmera parece que tem uma nuven branca péssima, sem contar que alguns apps não funcionam, recebi hoje e já quero devolver, como vamos resolver isso dona quantum? Procon ou um acordo.

  11. Comprei um QUANTU MUV no dia 10/12, ainda não faz nem sete dia que tenho o aparelho e o mesmo começou a apresentar problemas, travamento constante, APP que reiniciam ou encerram sozinho, o teclado demora para digitar as letras, o menu fica desfocado. Fui na loja para trocar o aparelho e não pude, pois fui informada que há várias reclamações de que o aparelho apresenta problemas.
    Agora, não pude trocar o aparelho que ainda está na garantia da loja e do fabricante, e ainda vou ter que pagar por um produto que não funciona direito. PREJUÍZO!

    1. Adriana, antes de mais nada verifique se seu aparelho está atualizado: abra o app Configurar e toque em Sobre o Telefone / Atualização do Sistema. Se houver uma atualização disponivel, siga as instruções na tela para fazer a instalação.

      Além disso, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  12. Comprei o Muv Pro, chegou tudo certo celular perfeito, nada a reclamar do aparelho,muito bonito inclusive onde passa chama atenção, otimo desempenho, acredito que esses problemas de travamento da maioria deve ser o pessimo uso, pois o meu nao trava nada e responde sempre rapido, compraria de novo sem receio, porem unico ponto negativo ao meu ver,uma bateria de 2800 para um celular desse nivel e pouco, devido a extrema qualidade positiva da tela, e a potencia do hardaware, deveria ser pelo menos uma bateria de 3600

  13. Estou decepcionaa pois eu não ouço ninguém nas vídeos chamadas do Whatsap, messenger, hangout, nenhum, todos me ouvem mas eu não ouço ninguém! Eu liguei na assistência me pediram para restaurar as configurações de fábrica assim eu fiz, não resolveu nada. Eu quero uma solução, comprei esse celular para me comunicar principalmente por vídeos chamadas.

  14. Estou usando meu Quantum muv a quase uns 4 dia é a bateria dura muito pouco pra um celular novo. De manhã conheço com carga total é a noite já entra em bateria baixa. É isso mesmo? Meu uso é bem básico, não acesso vídeos com frequência e não utilizo jogos.

    1. Juliane, o primeiro passo é verificar se seu smartphone está atualizado: abra o app Configurar e toque em Sobre o telefone / Atualização do sistema. tente também um procedimento de caibração da bateria: use seu smartphone até ele se desligar por falta de carga. Depois, plugue ele ao carregador e deixe-o carregando, desligado, até o indicador na tela mostrar 100%. Ligue e repita o procedimento mais uma vez.

      Se não resolver, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  15. estou com problemas, Quando boto meu quantum MUV PRO pra carregar ele fica carregando e super aquecendo ao mesmo tempo e quando jogo nele com uns 5 minutos ele já começa a esquentar muito, o que eu faço ???

    1. marcos, aquecimento é normal enquanto o aparelho carrega ou em uso intenso (como jogos). Para mais informações entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  16. ola, meu Muv pro chegou ontem, e enquanto estava mexendo apareceu atualização do sistema. Ficou um tempão assim, agora aperto pra ligar o celular e ele não liga. coloquei pra carregar achando que ele poderia estar descarregado, mas mesmo assim não ligou. Tem algum tempo especifico que eu tenha que deixar ele carregando pra tentar ligar novamente??

    1. Rafaela, não existe nenhum procedimento especial para carregar. Experimente o seguinte: ligue seu smartphone ao carregador (ele não vai dar nenhum sinal de vida) e deixe-o assim por 1 hora. Agora aperte o botão de força por três segundos até o smartphone vibrar. Ele deve ligar normalmente, espere a bateria carregar e use normalmente.

      Se não resolver, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  17. Decepcionada com as câmeras do meu quantum mum muv pro,tanto pra foto como pra video as imagens ficam um borrão só.
    Muito diferente das propagandas que vcs fazem,ja vi muuuuitas pessoas reclamando do mesmo problema.
    Quando vão solucionar isso?

    1. Jalcia, verifique se seu aparelho está atualizado (abra o app Configurar e toque em Sobre o telefone / Atualização do Sistema), já que desde o lançamento distribuimos novas versões do sistema que melhoram a qualidade de imagem. Se o problema persistir, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  18. Meu principal problema no Quantum Müv pro é que não consigo conectar no computador para transferir arquivos. Já fiz segui todas as dicas da quantum e nada. Nem sequer aparece o dispositivo mo computador ao conectar ele.

  19. Eu quero saber se vocês vão lançar alguma atualização pra melhorar o desempenho do muv (Q3)? Eu não aguento mais esse aparelho travando bastante!! E também quando vocês vão corrigir o bug dá tela,ao bloquear a tela fica um brilho ?

    1. Flávio, Seu aparelho está atualizado? lançamos recentemente uma atualização que traz melhorias tanto de desempenho quanto de qualidade das câmeras. Para verificar se seu aparelho está atualizado, vá em Configurar / Sobre o Telefone / Atualização do Sistema. Em caso de dúvidas nossa equipe de suporte pode ajudar, entre em contato através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14

    2. Flávio, verifique se o seu aparelho tem a atualização de sistema mais recente (em Configurar / Sobre o Telefone / Atualização do Sistema), pois lançamos há alguns dias uma que melhora bastante o desempenho. Se o problema persistir com o aparelho atualizado, entre em contato com nossa equipe de suporte através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  20. Tenho um Quantum muv, ele é zero, e ele trava demais, pra abrir apps como whatsapp, ejogos que são considerados leves, como candy crise rodam travando muito e muitas vezes fecham sozinhos por não responderem, o que eu faço pra resolver isso? Nao aguento mais !!!

    1. Vinicius, seu smartphone está atualizado? Lançamos recentemente uma nova versão do sistema que melhora o desempenho. Verifique em Coonfigurar / Sobre o Telefone / Atualização do Sistema. Se a atualização não resolver o problema, entre em contato com nossa equipe de suporte através da página http://servicos.meuquantum.com.br/suporte/, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  21. Olá. Tem mais ou menos 20 dias que adquiri um Quantum Muv Pro. Lindo, fininho, leve, prático, rápido, lindo, ( já disse que ele é lindo?? rsrsrsr), bem… um aparelho perfeito que atendeu completamente as minhas necessidades. Porém… estou com um problema na carga da bateria. A bateria dele tem duração de 24hs ( o que pra mim esta mais que normal, meu antigo aparelho da Samsung a duração era a mesma), mas para carregar o aparelho esta demorando horas… horas…. horas…. Já aconteceu de ficar a noite toda e no outro dia acordar com meros 50% de carga…. O que pode estar acontecendo??? Por favor me responda!!!

  22. Comprei um Quantum Fly. Sincronizo o telefone com a mídia do carro (Ford Ka), via bluetooth, seguindo todos os procedimentos solicitados pela mídia e pelo telefone. Ocorre que consigo ouvir músicas do telefone no som do carro porém, nas ligações telefônicas realizadas/recebidas, o diálogo da conversa não passa pelo som do veículo. A mídia informa que o aparelho é compatível. Algo está errado. Já sincronizei diversos aparelhos (Iphone, dois modelos Sony com android, dois modelos Nókia com windowsphone, e um Motorola) utilizando os mesmo procedimentos que funcionaram perfeitamente.
    No tocante a bateria, não é tão durável quanto foi divulgado, principalmente em se tratando de uma bateria de boa capacidade. Só demora um pouco mais se ativar a “economia de bateria”.

    1. Jacyr, vá em Configurar / Bluetooth, localize na lista o dispositivo correspondente ao som do carro e toque na engrenagem em frente ao nome dele. Certifique-se de que as opções Áudio do Telefone e Áudio da Mídia estão marcadas.

      Quanto à autonomia da bateria, pode variar bastante de acordo com as configurações do aparelho, seu modo de uso, apps instalados (Facebook é um notório “comilão” de bateria) e até mesmo a rede da operadora à qual o smartphone está conectado.

  23. 4G não funciona!!!!
    Adquiri um Quantum Muv Pro há 15 dias, na Fnac, e percebi que o 4G não funciona.
    Fiz todas as configurações possíveis, verifiquei com a operadora, e até agora não funcionou.
    Gostaria de saber como devo proceder para corrigir o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *