Dica, Quantum

Aprenda a desinstalar apps no seu smartphone Android

Desinstalar Apps: Aprenda como fazer no smartphone Android

O que torna os smartphones tão versáteis e importantes no dia-a-dia são os apps, os “programinhas” que permitem compartilhar fotos no Instagram, ler e responder e-mails ou pedir uma pizza no sábado à noite.

E com a imensa oferta de apps no Google Play, facilidade de instalação e recomendações de amigos, não é de se estranhar que nossos aparelhos acabem cheios de apps. Muitos dos quais instalamos, usamos uma vez e nunca mais abrimos.

Mas como diz o ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”. Individualmente estes apps “inúteis” podem ser pequeninos, mas juntos ocuparão um espaço considerável na memória interna de seu aparelho. Você sabe desinstalar apps que não usa mais?

Se engana quem pensa que basta arrastar o ícone do app da tela inicial para a opção Remover no topo da tela. Isso apaga só o ícone, e não libera quase nada de espaço. O processo correto é um pouquinho diferente, mas nem por isso complicado. Confira abaixo.

Desinstalar Apps: Iniciando a Desinstalação

Há duas formas de desinstalar apps. A mais fácil é abrir a lista de aplicativos, tocar e segurar o dedo sobre o ícone do app que deseja desinstalar e arrastá-lo até o item Desinstalar no topo da tela.

Desinstalar Apps: Desinstalando um app
Para desinstalar um app, basta arrastar ele da lista de aplicativos para a opção correspondente no topo da tela.

Uma alternativa é arrastar o ícone para a opção Informações do app, também no topo da tela. Ou então abrir o app Configurar, tocar em Apps e encontrar o app que deseja remover na lista Instalados. Toque no ícone para abrir a tela com informações sobre o app e clique no botão Desinstalar para remover o app e seus dados da memória do aparelho.

Desinstalar Apps: confirmando a desinstalação
Na tela de informações do app, clique em Desinstalar e confirme a ação para remover o app. Preste atenção ao que faz, pois uma desinstalação não pode ser desfeita!

Não importa o método, tenha atenção pois uma desinstalação não pode ser desfeita. Você pode até reinstalar o app depois, mas os dados removidos na desinstalação não serão recuperados.

Desinstalar Apps ou desativar?

Note que alguns apps, mais especificamente os que vieram instalados “de fábrica” no aparelho, não podem ser desinstalados. Em vez da opção Desinstalar no topo da tela eles mostram apenas a opção Informações do app, e na tela de informações eles tem apenas o botão Desativar. Qual a diferença?

Um app desativado fica em hibernação. Ele não aparece mais na lista de aplicativos de seu aparelho, nem consome poder de processamento, pois não está sendo executado. Mas continua ocupando espaço na memória interna, pois seus arquivos não foram excluídos.

Desinstalar Apps: desativando o app
O botão Desativar coloca o app em hibernação. Ele continuará presente e ocupando espaço na memória interna, mas não irá “rodar” mais nem aparecerá na lista de apps instalados.

Alguns apps podem apresentar um botão extra, o Desinstalar Atualizações. Ele reverte o aplicativo à versão original “de fábrica” e elimina quaisquer atualizações que tenham sido recebidas via Google Play. É útil se um aplicativo parar de funcionar direito após ser atualizado: basta desinstalar as atualizações e voltar a usá-lo como antes.

E qual app você nunca desinstalaria de seu smartphone? Compartilhe seus favoritos nos comentários abaixo 🙂

7 Comments

  1. Queria aprender a operar o smartphone. Há um manual ?
    Por favor me envie, Na Operadora Claro, o funcionário não conhecia esse aparelho e só colocou o CHIPP. Meu aparelho está parado pois não sei como operar. agradeço se for atendido.

    1. Boanerges, temos o guia rápido que está na caixa, e um manual um pouco mais completo dentro do próprio aparelho, no aplicativo Manual do Usuário. Além disso, a Google publica um guia para os novos usuários do Android, veja mais informações neste artigo aqui no Blog.

  2. Instalei o Airdroyd e Swiftwifi e não consigo desinstalar. Pede para tira-los na configuração de segurança como administradores, mas não consegui. Aparece: Configurações parou de funcionar e é só com esses dois aplicativos que acontece isso. Peço que me ajudem por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *