Dica, Quantum

Smart Lock: desbloqueie automaticamente seu smartphone

Já discutimos aqui os motivos para usar um bloqueio de tela para proteger todas as informações pessoais armazenadas em seu smartphone. Mas eu entendo porque muita gente resiste à idéia: isso adiciona um passo extra (desbloquear a tela) ao gesto de “dar uma olhadinha” no aparelho, algo que pode se tornar um incômodo, especialmente se feito várias vezes ao dia. Foi por isso que a Google criou o Smart Lock, um recurso do Android que mantém o smartphone desbloqueado quando na sua mão ou em um “ambiente seguro”, e bloqueado em todos os outros momentos.

Antes de ativar o Smart Lock…

Antes de usar o Smart Lock você deve definir um bloqueio de tela, seja com código numérico, senha ou padrão, para proteger seu aparelho. Se o seu smartphone tem um sensor de impressões digitais, como o Quantum FLY, elas também podem servir como autenticação.

Os cinco métodos de desbloqueio do Smart Lock

Introduzido no Android 5.0 “Lollipop”, o Smart Lock oferece cinco formas para manter seu celular desbloqueado enquanto ele estiver com você, todos configurados em Configurar / Segurança / Smartlock.

Com o Smart Lock, há várias formas de manter seu smartphone desbloqueado
Com o Smart Lock, há várias formas de manter seu smartphone desbloqueado

Detecção no bolso: usa os sensores de seu smartphone para detectar quando ele está na sua mão ou seu bolso, e mantê-lo desbloqueado enquanto isso. Quando o aparelho for colocado em um outro lugar (sobre a mesa, por exemplo), o bloqueio de tela volta a entrar em ação.

A detecção de bolso mantém o smartphone desbloqueado enquanto estiver no seu bolso ou mão.
A detecção de bolso mantém o smartphone desbloqueado enquanto estiver no seu bolso ou mão.

É prático, mas o próprio Android avisa que este método não consegue distinguir entre usuários. Ou seja, se você estiver com o aparelho desbloqueado em mãos, e entregá-lo a outra pessoa, ele continuará desbloqueado enquanto estiver na mão dela, o que pode representar uma falha de segurança.

Lugares confiáveis: mantém o aparelho desbloqueado enquanto estiver em um “lugar confiável” como sua casa ou escritório. O problema é que o sistema não garante a precisão, que é de até 80 metros. Ou seja, seu smartphone ficará desbloqueado em uma “área” de até 80 metros do endereço indicado, o que provavelmente significa o quarteirão inteiro. Se quiser usar esta opção, toque em Adicionar lugar confiável e digite o endereço.

Lugares confiáveis usa o GPS para manter o smartphone desbloqueado em sua casa ou no trabalho.
Lugares confiáveis usa o GPS para manter o smartphone desbloqueado em sua casa ou no trabalho.

Dispositivos confiáveis: desbloqueia o smartphone quando ele está conectado a um “acessório confiável” como um Smart Watch, o som do carro ou uma etiqueta NFC. Eu, por exemplo, uso muito o smartphone na cozinha como rádio e timer, então configuro meus aparelhos para ficarem desbloqueados sempre que estiverem conectados à caixa de som que fica sobre a geladeira.

Você pode manter seu smartphone desbloqueado enquanto ele estiver conectado a um dispositivo confiável.
Você pode manter seu smartphone desbloqueado enquanto ele estiver conectado a um dispositivo confiável.

Para usar esta opção basta tocar em Adicionar dispositivo confiável e seguir as instruções na tela. Mas assim como nos lugares confiáveis, fique atento ao alcance: as conexões Bluetooth podem ter alcance de até 100 metros em condições ideais (embora na prática a média seja de 10 metros), o que significa que seu smartphone ficará “aberto” dentro desta área.

Rosto de confiança: usa reconhecimento facial (com a câmera frontal do smartphone) para desbloquear o aparelho. Não recomendo este método: não funciona bem com pouca luz, pode falhar com mudanças na fisionomia (se você deixar a barba crescer ou removê-la, por exemplo), e é propenso a falsos positivos: uma pessoa parecida com você pode conseguir enganar o sistema e desbloquear o aparelho em seu lugar. No passado era até possível desbloquear um smartphone com uma foto do proprietário, mas ao menos esta falha foi corrigida em versões mais recentes do Android.

Seu rosto pode ser usado para desbloquear o smartphone, embora este método não seja muito preciso.
Seu rosto pode ser usado para desbloquear o smartphone, embora este método não seja muito preciso.

Se desejar usar este método, recomendo “registrar” seu rosto enquanto estiver em um local bem iluminado.

Voz de confiança: desbloqueia seu smartphone usando sua voz como “chave”. Para isso ative as opções Em qualquer tela e Voz de confiança. Depois, registre sua voz dizendo OK Google três vezes e pronto! A partir de agora basta dizer OK Google sempre que a tela estiver acesa ou o aparelho estiver carregando para desbloqueá-lo.

Sua voz pode ser sua senha. Basta dizer "OK Google!"
Sua voz pode ser sua senha. Basta dizer “OK Google!”

Este sistema analisa o timbre e entonação da voz e a compara com o que foi registrado no momento em que o recurso foi ativado para reconhecer o usuário. Pode falhar em locais barulhentos, ou ser enganado por pessoas com a voz muito parecida com a sua.

O SmartLock oferece várias opções para manter seu smartphone desbloqueado enquanto você precisa e protegido em todos os outros momentos. A Detecção de Bolso e Dispositivos Confiáveis parecem ser os mais úteis no dia-a-dia, mas outros podem ser mais adequados ao seu padrão de uso. Experimente!

6 Comments

  1. Bom Dia a todos da Quantum.

    Resumo da ópera dessa reportagem: todos os recursos disponíveis do Smart Lock possuem, de alguma forma, uma falta de precisão, o que pode comprometer bastante seu uso.

    A Google precisa melhorar muito esse recurso no Android para ficar minimamente utilizável, sem surpresas. Entretanto, com a evolução e popularização do leitor biométrico, talvez fique para um segundo plano.

    Parabéns à equipe Quantum pelo canal de notícias. Muito bom.

    Excelente 2017 a todos.

    Marcos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.