Dica, Quantum

Dicas e Truques para curtir o carnaval com seu smartphone

Curtir o carnaval com seu smartphone: Dicas e Truques

Carnaval! Quatro dias de muita alegria. Há quem prefira fugir do agito e procurar um lugar calmo para relaxar, mas boa parte da população procura o “agito” das festas e do carnaval de rua.

E provavelmente seu celular vai junto pra folia, certo? Por isso preparamos algumas dicas para você curtir o carnaval com seu smartphone. Mostramos como protegê-lo contra infortúnios, de furtos a banhos de piscina, além de truques para fazer melhores fotos, esticar a autonomia de bateria e controlar o uso do plano de dados na viagem. Separe alguns minutos para ler este artigo antes de correr atrás do trio. E se cuide!

Curtir o carnaval com seu smartphone: Segurança acima de tudo

A segurança é a primeira coisa que você deve ter em mente, antes mesmo de sair de casa. Afinal, no meio da folia é muito fácil de distrair e com isso ter o smartphone roubado ou esquecê-lo em algum lugar. Mas alguns cuidados básicos irão ajudá-lo a proteger suas informações, e até mesmo a localizar um aparelho caso o pior aconteça.

A primeira coisa a fazer é definir um bloqueio de tela, para impedir que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais. Há vários métodos de bloqueio de tela que você pode usar dependendo do aparelho. Todos oferecem a opção de como códigos númericos, padrões e senhas, e alguns permitem até mesmo desbloqueio por voz ou reconhecimento facial.

Desbloqueio com PIN (à esquerda) e com senha (à direita)
Desbloqueio com PIN (à esquerda) e com senha (à direita)

Todo smartphone Android moderno conta com um recurso chamado Android Device Manager, que permite localizar e até mesmo bloquear ou apagar um aparelho perdido ou roubado. Na Quantum o recurso é conhecido como Find My Quantum, mas o funcionamento é idêntico em outros modelos.

Para que o Android Device Manager funcione o aparelho ainda precisa estar “logado” em sua conta Google e conectado à internet. E caso você consiga localizá-lo, uma dica: não tente recuperá-lo sozinho, você pode estar colocando sua vida em risco. Peça sempre a ajuda da polícia.

O "Pin" mostra a posição do smartphone no mapa
O “Pin” mostra a posição do smartphone no mapa

Curtir o carnaval com seu smartphone: Fique de olho no consumo!

Ninguém vai ficar parado no meio da folia para recarregar um smartphone, mas ao mesmo tempo é horrível ficar sem bateria e não poder contatar os amigos. O jeito é “esticar” ao máximo a carga, fazendo alguns ajustes no sistema e na forma como você usa seu aparelho. Este artigo mostra como economizar energia e passar mais tempo longe da tomada, e quase todas as dicas se aplicam a qualquer smartphone com o sistema operacional Android 5.1.

É nesta tela que são definidos os limites e opções para controlar o consumo de dados
O Android permite visualizar o uso de dados por app, e restringir o acesso em segundo plano.

Outro ponto no qual você deve ficar de olho é no consumo de dados, afinal provavelmente irá postar muitas fotos e mensagens em redes sociais. Novamente o Android 5.1 tem ferramentas para medir e limitar o uso do plano de dados para que você não ultrapasse os limites de seu plano. E se você vai viajar para fora do país, lembre-se de desativar o roaming de dados antes de embarcar, para não ser surpreendido com uma conta astronômica na volta.

Curtir o carnaval com seu smartphone: Fotos na nuvem

Sou capaz de apostar um abadá que ao final do carnaval você terá feito muito mais fotos com seu smartphone do que com uma câmera digital. A maioria dos aparelhos no mercado tem câmeras mais que suficientes para as fotos no dia-a-dia, mas sempre há alguns truques que você pode usar para conseguir fotos melhores.

Começe por este artigo com algumas dicas para fazer fotos melhores. Ele foi escrito pensando no Quantum GO, mas ainda assim há ali várias truques que se aplicam a qualquer smartphone, de técnicas básicas a ajustes presentes em todos os aparelhos.

curtir o carnaval com seu smartphone
Muitas vezes uma simples mudança no enquadramento da cena pode resultar em uma foto muito melhor. Experimente!

Também recomendamos fortemente que você configure o backup automático de fotos no Google Photos, e dedique alguns minutos para aprender sobre seus recursos. O backup é um seguro: caso algo aconteça com seu aparelho, suas fotos da folia estarão salvas na nuvem, acessíveis em qualquer PC ou mesmo em outro smartphone.

curtir o carnaval com seu smartphone
Já pensou ter um álbum automático com fotos de suas viagens? O Google Photos faz isso para você.

Mas são os recursos extras que são a coisa mais legal do Google Photos. Entre eles temos um editor de imagens bastante poderoso e um sistema que usa inteligência artifical para analisar suas imagens e montar “álbuns” e histórias automaticamente. Os resultados são surpreendentes!

Curtir o carnaval com seu smartphone: Em caso de acidentes…

Se seu celular tomar um banho, seja porque você tomou chuva no meio do desfile do bloco, um amigo te jogou na piscina ou derrubaram um copo de cerveja sobre ele na mesa do bar, a primeira dica é: não entre em pânico!

Desligue imediatamente seu smartphone, da forma mais rápida que conseguir. Você não quer que o líquido cause um curto-circuito interno. Se a bateria for removível, arranque ela imediatamente. Se não é, desligue o celular normalmente. Se por algum motivo você não consegue enxergar a tela para dar o comando de desligar, segure o botão de força por cerca de 15 segundos até o aparelho vibrar.

Acredite, arroz cru é o melhor amigo de um smartphone molhado | Foto por Fastily / Wikimedia Commons, CC-BY-SA 3.0
Acredite, arroz cru é o melhor amigo de um smartphone molhado | Foto por Fastily / Wikimedia Commons, CC-BY-SA 3.0

Seque a parte externa do smartphone com um pano, guardanapo ou papel toalha. Não tente ligá-lo de volta! Provavelmente ainda há umidade ou líquido na parte interna que pode causar um curto-circuito e “matar” o aparelho, especialmente se ele foi submerso.

O melhor a fazer é colocar o celular dentro de uma bacia com arroz cru. Parece maluquice, mas eu explico: o arroz cru é altamente higrofílico, ou seja, absorve a umidade e pode ajudar a “puxar” líquido que esteja na parte interna.

Deixe o smartphone lá dentro por 24h, e aí sim tente ligá-lo para saber se ele sobreviveu ao banho. Modelos “fechados” como o Quantum GO ou iPhones tem mais chances do que aparelhos que podem ser abertos, já que há menos caminhos para a água chegar ao circuito. Se não der certo, entre em contato com sua equipe de assistência técnica.

5 Comments

  1. Comprei um quantum go 16gbs e já paguei três parcelas, e notei que veio com problemas no som e WiFi fica desconectando mandei para eles e esperei por quase um mês, depois voltou com os mesmos problemas e com o círculo da câmera afundada e com ranhuras mas resolvi deixar queto, agora começaram problemas no chip e cartão SD que ficam desconectando, tive quê pegar um celular velho para poder usar pois meu quantum não recebe ligações pois o chip não fica conectado, espero devolução do dinheiro se a empresa tenha um pingo de profissionalismo, caso contrário estarei mandando fotos e vídeos do celular para canais de review para mostrar como a quantum trata seus clientes.

    1. Breno,

      Se o aparelho voltou do reparo com o mesmo defeito e danos adicionais, você deveria ter contatado nossa equipe de suporte IMEDIATAMENTE, e não “deixado quieto”. O problema que você mencionou, do chip “desconectando”, infelizmente também tem de ser verificado pela mesma equipe. O e-mail para contato é suporte@meuquantum.com.br, e os telefones são 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs. Ao ligar, informe o número de seu primeiro chamado de reparos para que possam verificar o que aconteceu. Após análise, nossa equipe irá determinar o procedimento a ser seguido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *