Dica, Quantum

Conheça os modos de câmera do Quantum SKY

Um dos destaques do Quantum SKY é o sistema de câmeras. Tanto pelos sensores usados (13 MP com sensor Sony na câmera traseira, 16 MP com sensor Samsung na frontal) quanto pela alta qualidade das imagens capturadas. Mas fomos muito além da escolha dos sensores, e adicionamos às câmeras vários recursos extras para lhe ajudar a conseguir fotos ainda melhores ou simplificar o seu dia-a-dia. Quer saber quais são eles? Venha conhecer os modos de câmera do Quantum SKY.

Alternando entre os modos de câmera no Quantum SKY

O app de câmera do Quantum SKY lista os vários modos de câmera no rodapé da tela, logo acima do botão do obturador. O modo padrão é o Foto, e para alternar entre modos basta deslizar a tela para direita (modo anterior na lista) ou esquerda (próximo modo).

Outra opção é acessar diretamente um menu com todos os modos e escolher diretamente o que deseja usar. Para isso, toque no ícone com os retângulos coloridos no canto superior esquerdo da tela.

Os modos de câmera do Quantum SKY

O Quantum SKY tem no total 15 modos de câmera disponíveis. Os modos abaixo estão listados diretamente no rodapé da tela, acima do botão do obturador.

Video: é o modo padrão para gravação de vídeo. Imagens podem ter resolução de até 1080p (na câmera traseira) ou 720p (na frontal).

Beleza Facial: ferramentas que podem ser usadas para modificar a aparência do rosto em uma foto, como uma espécie de “maquiagem virtual”. Entre elas temos suavizar (suaviza a pela e esconde imperfeições), tonalizar (ajusta a tonalidade da pele), afinar (afina o rosto) e aumentar (aumenta os olhos). Para usar estas ferramentas é necessário ativar o modo Beleza Facial, tocando no ícone da varinha de condão à direira do obturador.

O modo Beleza Facial tem várias opções para retocar suas selfies

Foto: é o modo padrão de fotografia, com ajustes completamente automáticos. Toque em um ponto da foto para focar, e no botão do obturador para capturar. No topo da tela o ícone HDR permite três modos de operação: HDR Automático, Ligado ou Desligado. HDR (High Dynamic Range) é um recurso que aprimora o contraste entre as áreas mais claras e escuras da foto, eliminando pontos “chapados” por excesso ou falta de luz. No Quantum SKY costumo deixar o modo HDR no automático, e estou feliz com os resultados.

Panorama: ideal para capturar paisagens grandiosas que não cabem em uma foto só. Ao ativá-lo, você deve segurar o smartphone em pé. Toque no obturador para iniciar a captura e mova o aparelho em um arco para a direita ou esquerda para capturar o restante da cena. Minha sugestão é se certificar de que a imagem está em foco antes de começar o panorama, e procurar locais com a maior quantidade de luz possível, o que ajuda bastante na qualidade.

No modo Panorama, mova o smartphone em um arco para capturar uma grande parte da cena.

Já os modos abaixo estão em uma página separada, acessível através do ícone dos retângulos coloridos no canto superior esquerdo da tela.

Foto Noturna: neste modo a câmera eleva o ISO (sensibilidade à luz) e deixa o obturador aberto por mais tempo, na tentativa de captar mais luz em cenas escuras. Entretanto, por causa do tempo de exposição mais alto a câmera se torna muito suscetível a movimento, o que pode resultar em fotos borradas. A dica é deixar o smartphone o mais estável possível, como apoiado sobre um móvel ou suporte, ao usar esse modo.

Profissional: este modo permite o ajuste manual de vários parâmetros da câmera, como ISO, tempo de exposição, balanço de branco, foco, entre outros. Recomendado para quem já tem alguma noção dos fundamentos da fotografia e quer ter mais controle sobre o funcionamento da câmera.

modos de câmera no Quantum SKY
Ajustes manuais são o ponto forte do Modo Profissional.

Time-lapse: neste módulo a câmera faz uma foto a cada X segundos (sendo X um intervalo definido por você) e ao final da gravação costura todas as fotos em um vídeo que parece mostrar o tempo “acelerado”. Ideal para mostrar eventos que se desenrolam por um longo período, como o movimento de nuvens, o pôr do sol ou o desabrochar de uma flor. Os intervalos possívels são 600 ms, 2s ou 4s, ajustados em um botão à direita do obturador. Com um intervalo de 4s são necessários 2 minutos de tempo “real” para um segundo de vídeo final.

Câmera lenta: é o oposto do time-lapse, e ideal para mostrar em detalhes eventos que acontecem em um piscar de olhos. Os vídeos são gravados a 120 fps (quadros por segundo), e quando reproduzidos na velocidade padrão de 30 fps dão a impressão de estar acontecendo quatro vezes mais devagar.

Cena inteligente: neste modo a câmera analisa a imagem e sugere o modo de cena mais adequado (por exemplo: noturno) de acordo com o que vai ser fotografado.

GIF: tira uma série de fotos e as converte em uma animação no formato GIF com duração máxima de 6 segundos.

Digitalizar: ideal para digitalizar documentos, já que transforma seu smartphone em um scanner de mão. Faça uma foto de um documento, indique as bordas (caso não sejam detectadas automaticamente) e o smartphone faz a correção de perspectiva e entrega uma imagem “retinha” e pronta para usar.

modos de câmera no Quantum SKY
O modo Digitalizar é útil para capturar documentos.

Código de Barras: leitor de código de barras tanto no formato “tradicional” quanto QR-Code. Basta colocar o código dentro da moldura e o smartphone faz o resto.

Polaroid: faz uma foto em formato “quadrado” e a coloca dentro de uma moldura branca como as antigas fotos instantâneas “Polaroid”. O usuário ainda pode escolher entre seis filtros para modificar a aparência da imagem, digitar uma descrição e até marcar as coordenadas de GPS na foto.

Cartões de Visita: muito útil para vendedores e empresários, permite fotografar um cartão de visitas, digitalizar a informação e criar automaticamente um contato na agenda. Chega de cartões soltos na bolsa, organize seus contatos!

modos de câmera no Quantum SKY
Com o Tradutor, basta apontar para uma palavra para ver sua tradução.

Tradutor: viajantes irão adorar este modo. Escolha dois idiomas no topo da tela, aponte o celular e traduza palavras ou parágrafos inteiros para o idioma de sua preferência.

E você, o que achou dos modos de câmera do Quantum SKY? Tem algum favorito? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.