Dica, Quantum

Conheça o Microsoft Office para Android

O Microsoft Office é tão popular que muitos dos seus aplicativos se tornaram sinônimos para as tarefas que desempenham. Não é raro ver alguém dizendo que vai “mostrar um PowerPoint” em vez de “fazer uma apresentação”. E durante décadas o pacote foi quase um sinônimo de aplicativo para Windows, ao ponto de muitos usuários acharem que ele era parte do sistema operacional. Mas nos últimos anos o mundo da computação sofreu uma guinada rumo à mobilidade, e os smartphones e tablets estão assumindo tarefas que antes eram exclusividade dos “PCs”. Reconhecendo esta mudança a Microsoft lançou uma versão do Microsoft Office para Android. Vamos conhecer?

Os apps do Microsoft Office para Android

Assim como no PC, as principais estrelas do Microsoft Office para Android são o Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint e Microsoft Outlook. Além deles alguns coadjuvantes, como o OneNote, o Skype e o Office Lens também estão disponíveis.

office para android apps
Os apps do Microsoft Office para Android são gratuitos no Google Play.

Os apps são distribuídos separadamente, e ao contrário da versão PC são gratuitos. Mas vários recursos, como o controle de revisões no Word, só estão disponíveis para quem tem uma assinatura válida do Office 365, que também inclui licença de uso do Microsoft Office em PCs e Macs.

Vale destacar que todos os apps tem interfaces otimizadas para tablets, o que significa que você pode aproveitar o espaço extra na tela, parear um teclado ou mouse Bluetooth ao seu aparelho e transformá-lo em um “mini PC” para aquelas horas em que precisar criar documentos mais complexos.

O Microsoft Office para Android substitui a versão PC?

Não totalmente. Muitos recursos avançados das versões PC não estão disponíveis nas versões para Android. Ainda assim, as funções mais comuns no dia-a-dia estão presentes.

office para android word
O Word para Android tem os principais recursos da versão para PCs

No Word, por exemplo, consegui criar um documento com texto fluindo ao redor de uma imagem, múltiplas fontes com cores e formatação variada, anotações e controle de revisão. Outros recursos como notas de rodapé e controle das margens de um documento também estão presentes.

office para android excel
Excel para Android: gráficos, fórmulas e opções de formatação de suas tabelas.

O Excel tem suporte a fórmulas, gráficos e vários controles de formatação para que você possa dar “um trato” em suas planilhas. Já no PowerPoint você tem 20 modelos à disposição, além de recursos para inserir imagens e transições. Ou seja, tudo o que você precisa para montar uma apresentação básica.

office para android powerpoint
PowerPoint para Android: a melhor forma de fazer apresentações com fidelidade sem precisar carregar um PC por aí.

Então para que serve o Microsoft Office para Android?

Embora não seja capaz de substituir completamente a versão para PCs, o Microsoft Office para Android pode ser suficiente para o usuário casual, que raramente se aventura nos recursos mais sofisticados de cada um dos programas do pacote. E é a melhor forma de editar um documento quando você está longe do PC, sem medo de prejudicar a formatação como pode acontecer com outros programas.

Além disso, também é a melhor opção para quem quer visualizar documentos do Microsoft Office no smartohone e precisa de fidelidade absoluta. Em um teste abri uma apresentação complexa do PowerPoint, com vários efeitos e transições, e ela foi reproduzida sem problemas no smartphone. Quando tentei usar o Apresentações, software similar da Google que é parte do Google Docs, as fontes estavam erradas e vários efeitos e transições desapareceram.

A capacidade de reproduzir conteúdo com total fidelidade é especialmente útil se você tiver um smartphone com um projetor integrado, como o Quantum V. Em vez de levar um notebook até o cliente, leve apenas seu smartphone e projete suas apresentações, planilhas e documentos em um telão de até 80 polegadas e alta definição.

Pacotes “office” na web, como o Google Docs e o Office Online da própria Microsoft, tem o potencial de acabar com a necessidade de “instalar” software dedicado em um computador ou smartphone, mas enquanto eles não atingirem o mesmo nível de compatibilidade e recursos que os aplicativos nativos, é melhor estar preparado. Se você trabalha com documentos do Microsoft Office no dia-a-dia, o Office para Android é indispensável.

1 Comment

  1. Acredito que o WPS Office seja a melhor opção, pois ele roda no Android, Windows e Linux. Ou seja, nada de frustrações quando você vai ter que editar seu arquivo em plataformas diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.