Dica, Quantum

Google Assistant: uma secretária dentro de seu smartphone

Muita gente não sabe, mas dentro de seu smartphone Android há um assistente pessoal inteligente, uma espécie de “secretária virtual” que pode ajudá-lo a se lembrar de compromissos, responder perguntas , fazer chamadas e enviar mensagens, sugerir restaurantes e passeios e até mesmo ajudá-lo a passar o tempo com alguns jogos simples. É a Google Assistant.

Anunciado em Maio de 2016 nos EUA, a Google Assistant só começou a chegar aos smartphones brasileiros em meados deste ano, sendo distribuído gradualmente para aparelhos com Android 6.0 (Marshmallow) e 7.0 (Nougat). Vamos ver do que ela é capaz?

Interagindo com a Google Assistant

Talvez a Assistant (que no Brasil usa uma voz feminina, por isso “a”) esteja em seu aparelho e você nem tenha percebido: segure o botão Home por alguns segundos e ela deve aparecer na tela, como mostrado abaixo. Se ela não aparecer, atualize o app Google na Play Store.

google assistant interface
A interface da Google Assistant. Basta conversar com ela para interagir.

Outra forma de chamá-la é dizer OK Google com a tela do smartphone ligada. Se não funcionar, abra o app Google em seu smartphone, clique no menu com as três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela e em Configurações / Voz / Detecção de OK Google. Ative a opção Diga OK Google a qualquer momento e pronto.

A principal forma de comunicação com a Assistant é a voz. Basta fazer uma pergunta em linguagem natural, como “Vai chover amanhã?” ou “Quais as principais notícias de hoje?”. A resposta vem em segundos.

Você também pode pedir um lembrete, como “Me lembre de ir ao médico no sábado às 9 horas da manhã”, ou uma dica como “Me mostre restaurantes aqui perto”. Os lembretes são adicionados ao Google Agenda, e as dicas vem de informações do Google Maps, completas com a avaliação de outros usuários.

Também é possível pedir um timer (ex: “Timer de 3 minutos”) ou um alarme (ex: “Defina um alarme para as 6h”), e tirar aquelas dúvidas de mesa de bar que são tipicamente resolvidas com uma busca no Google, como “Quem é o homem mais velho do mundo?” ou “Quantos campeonatos mundiais o Corinthians ganhou?”. Se o Assistant não tiver certeza de uma resposta, vai mostrar uma lista com os principais resultados de busca.

A Assistant também pode identificar e mostrar informações sobre o que está na tela, e obviamente pode fazer chamadas e mandar mensagens, basta dizer “Ligar para” ou “Envie uma mensagem para” e o nome de uma pessoa em sua agenda.

google assistant exemplos
À esquerda, o “jogo da cobrinha”. Ao centro a previsão do tempo, e à direita a resposta a uma pergunta.

Brincando com a Google Assistant

A Siri pode contar piadas, mas a Google Assistant pode brincar com você para ajudá-lo a passar o tempo. Diga “Vamos jogar” e uma lista de jogos e atividades aparece na tela. Entre eles o clássico “jogo da cobrinha”, jogos de perguntas e respostas ou de adivinhação, jogos que foram “Doodles” na página da Google no passado (como o excelente“Academia do Gato Mágico”) e jogos clássicos como o jogo da velha ou paciência.

A Google Assistant é um recurso extremamente versátil, que pode ajudá-lo a simplificar várias pequenas tarefas do dia-a-dia. Explore o que ela tem a oferecer, tenho certeza de que logo logo ela será uma companhia indispensável.

Photo via VisualHunt.com

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.