Dica, Quantum

Conexão à Internet: Aprenda a compartilhar do Quantum GO

compartilhar a conexão à internet

Profissionais que estão sempre em reuniões externas ou estudantes sabem a dor que é precisar de conexão à internet, ver o notebook sofrendo para baixar uma página via Wi-Fi e o smartphone conectado em alta velocidade. Felizmente o Quantum GO é um smartphone bastante generoso e permite compartilhar a conexão à internet, seja via 3G ou 4G, com vários aparelhos via Wi-Fi. Veja como é fácil.

Conexão à internet: Compartilhando via Wi-Fi

Abra o app em Configurar e na seção Redes sem fio e outras toque na opção Mais e em Compartilhar internet do celular / Acesso Wi-Fi. Em teoria basta tocar na “chave” ao lado da opção Desativado no topo da tela para compartilhar a conexão à internet. Mas espere! Que tal modificar antes algumas coisinhas antes, como nome do ponto de acesso e senha?

Começar a compartilhar uma conexão 3G ou 4G é fácil. Mas vale a pena configurar algumas opções antes.
Começar a compartilhar uma conexão 3G ou 4G é fácil. Mas vale a pena configurar algumas opções antes.

Para isso toque na opção Configurar ponto de acesso Wi-Fi. Em Nome da rede coloque o nome que você deseja para o ponto de acesso. Em senha você define a senha de acesso, que deve ter no mínimo 8 caracteres. Você não precisa ser tão rígido quanto ao escolher uma senha para seu smartphone, mas não use uma senha fácil de adivinhar para não ter “penetras” na sua conexão. No rodapé desta janela é possível definir a quantidade máxima de usuários que estarão conectados à sua rede, de 1 a 8 acessos simultâneos. Com tudo configurado a seu gosto, clique em Salvar.

compartilhamento_configuracao
Nome da rede e senha são opções que devem ser modificadas, no mínimo por segurança. Também é possível limitar o número de conexões.

Pronto, agora é só ativar o ponto de acesso, procurar pela rede no PC, se conectar e navegar!

compartilhamento_conectar_pc
No PC, é só procurar sua nova rede, digitar a senha e aproveitar a conexão

Conexão à internet: Outras Opções

Mas ainda há algumas opções úteis que vale a pena conhecer. Uma se chama Manter ponto de acesso Wi-Fi ligado, na seção Configurações Básicas. Lá você pode decidir se o ponto de acesso ficará ativo Sempre (até que seja desligado manualmente), após ficar ocioso por 5 minutos ou após ficar ocioso por 10 minutos.

compartilhamento_bloquear
Se você souber o MAC Address do “intruso” conectado à sua rede, é fácil bloquear o acesso.

Outro ajuste interessante, ainda na tela Acesso Wi-Fi, é a lista de usuários conectados. Ela mostra o MAC Address (um identificador único associado a cada placa de rede) dos dispositivos conectados, e permite bloquear este usuário e impedir conexões futuras. Assim você pode “expulsar” um carona que por ventura tenha conseguido se conectar à rede. Isso, claro, se você souber que o MAC Address é dele, e não de um usuário legítimo.

4 Comments

  1. No Android 4.1.2-Jelly Bean (meu atual) você pode atribuir o nome que quiser a cada MAC identificado. Por exemplo, quando conecto com meu e-reader ao ponto de acesso do smartphone, ele agora mostra a marca e modelo do e-reader ao lado do MAC dele.
    No Android 5.1-Lollipop só vou descobrir se dá pra fazer o mesmo quando receber meu Quantum Go (provavelmente hoje).

  2. Olá sou dono do portal de notícias https;//ryfox.net/ que é voltado ao mundo dos games e tecnologia para manter nossos assinantes atualizados sobre os assuntos do momento no mundo tecnológico e virtual. GOSTEI muito do seu site/blog que tal nós fazermos uma parceria?dessa forma um AJUDA o outro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.