Dica, Quantum

Como usar cartões de memória no Marshmallow

A Google mudou completamente a forma como são tratados os cartões de memória no Marshmallow (Android 6.0), a mais recente versão de seu sistema operacional. Se por um lado as mudanças causam confusão entre os usuários acostumados ao “jeito antigo”, por outro são bem-vindas, já que tornam possível usar cartões como expansão da memória interna, inclusive para a instalação de apps. Neste artigo, vamos explicar o que mudou, como usar um cartão como memória interna e as vantagens e desvantagens deste recurso.

Os dois modos dos cartões de memória no Marshmallow

No Marshmallow, os cartões SD podem ser tratados de duas formas. Como Armazenamento Portátil eles funcionam exatamente como nas versões anteriores do Android: podem ser usados pra armazenar fotos, vídeos, músicas e documentos, removidos a qualquer hora e lidos em um PC.

A novidade é que agora os cartões também podem ser formatados como Memória interna, e neste modo além dos dados do usuário eles também podem armazenar apps. O novo modo é ideal para aquele momento em que você subitamente se vê sem espaço na memória do celular. Basta adicionar um cartão, formatar como memória interna e pronto! Espaço extra. Mas há alguns “poréns” para os quais você deve estar atento.

Particularidades dos cartões de memória no Marshmallow

Para uso como Memória interna, recomendamos cartões microSD Classe 10 ou superior (como UHS-1), de fabricantes conhecidos. Cartões de baixa qualidade podem causar problemas de desempenho e até a perda de dados em seu aparelho.

Antes de adotar um cartão como Memória interna, o sistema operacional irá testar o desempenho do cartão para saber se ele é adequado para a tarefa. Caso não seja, uma mensagem irá avisar que o procedimento não é recomendado. Você pode ignorar este aviso e adotar o cartão mesmo assim, mas tenha em mente que isto pode prejudicar significativamente o desempenho do sistema, causando lentidão e instabilidade.

Um cartão adotado como memória interna não pode ser removido com o smartphone ligado. Se isso acontecer, os apps instalados no cartão irão desaparecer e o sistema pode apresentar comportamento errático.

Um cartão no modo Memória interna é ilegível em um PC ou qualquer outro aparelho que não seja o smartphone onde foi formatado. Isso porque o Android formata os cartões com o sistema de arquivos Ext4, típico do mundo Linux mas incompreensível para os PCs com Windows. Além disso, os cartões são criptografados usando um algoritmo AES com chave de 128 Bits armazenada no dispositivo em que foram formatados. Sem ela, o acesso aos dados é impossível.

A opção de migrar um app para um cartão de memória só aparece se houver um cartão formatado como Memória interna. Se ele estiver no modo Armazenamento Portátil isso não é possível.

Transformando um cartão em “Memória Interna”

Para formatar um cartão como Memória Interna e poder ter apps nele, vá em Configurar / Armazenamento e USB e toque no nome do cartão. Clique no menu com os 3 pontos no canto superior direito da tela e em Configurações. Selecione a opção Formatar como interno e siga as instruções na tela, como mostradas abaixo:

Imagens mostrando passo a passo o uso de cartões de memória no Marshmallow
Em Configurar / Armazenamento e USB, selecione o cartão, a opção Formatar como interno e siga as instruções na tela.
Imagens mostrando passo a passo o uso de cartões de memória no Marshmallow
Não remova o cartão durante o processo. Ao final, o sistema se oferece para mover alguns dados para o cartão.
Imagens mostrando passo a passo o uso de cartões de memória no Marshmallow
Com o processo terminado, veja a tela Armazenamento e USB em Configurar. O Espaço total deve refletir a soma do armazenamento interno com o cartão de memória.

Ao fim do processo o sistema irá migrar todos os dados do usuário (fotos, vídeos, músicas, downloads) para o cartão. A partir deste ponto todos os apps que você instalar irão para ele. Apps que estavam na memória interna antes disso continuarão lá, a não ser que sejam movidos manualmente. Esta opção aparece na página de informações do app: toque no ícone, arraste-o para a opção Informações no topo da tela e toque em Armazenamento. Em Armazenamento usado você verá onde o app está instalado. Toque em Alterar para movê-lo da memória interna para o cartão, ou vice-versa.

Imagem mostrando como mover apps para cartões de memória no Marshmallow
A opção de mover um app para um cartão de memória só aparece se ele estiver no modo Memória interna.

Reformatando o cartão como Armazenamento Portátil

Para transformar um cartão SD em armazenamento portátil vá em Configurar / Armazenamento e USB e toque no cartão de memória. Agora toque no menu com os três pontos no canto superior direito da tela e selecione a opção Formatar como Portátil. Toque no botão Formatar e pronto!

Mas antes, preste atenção ao aviso na tela: todo o conteúdo do cartão de memória será apagado, e aplicativos que estavam nele serão removidos do sistema. Faça um backup de seus dados antes de prosseguir.

Imagem mostrando como formatar cartões de memória no Marshmallow
É possível transformar um cartão no modo Memória interna em Armazenamento portátil, mas você perderá todos os dados e apps armazenados nele.

Lidar com cartões de memória no Marshmallow não é difícil, e as mudanças são para melhor, já que dão ao usuário muito mais controle sobre a capacidade de armazenamento de seu aparelho. Se você quer experimentar este recurso, sugerimos o uso de um cartão com capacidade maior do que a memória interna do aparelho. Afinal, cautela, canja de galinha e espaço na memória não fazem mal a ninguém.

69 Comments

  1. Boa tarde, tenho um Quantum GO 3G 32Gb, com a atualização 6.0 prevista pretendo usar um cartão SD como memória interna, gostaria de saber qual o mais indicado e até quantos Gb ele irá suportar?

    1. Jean, o Quantum GO é certificado para cartões micro SD de até 32 GB. Já ouvimos relatos de pessoas usando cartões de 64 GB, mas não garantimos o funcionamento. Recomendamos cartões Classe 10/UHS-1 de marcas renomadas, como SanDisk, Kingston, Crucial, etc…

  2. Comprei um cartão de 128Gb Classe 10/UHS-1 ele funciona normalmente como armazenamento portátil, porém quando tento colocá-lo como memória interna ele apresenta erro e diz que não pode formatar. Como proceder?

  3. Mudei o cartão de memória SD transcend para memória interna e não percebi que tinha que fazer o backup e perdi todos meus arquivos de fotos e musicas. Como faço para reaver estes arquivos. Liguei para o suporte e me orientaram refazer e que voltava ao normal o cartão de memória com meus arquivos, fiz com o orientador dosuporte mas não voltou os arquivos. Como faço para reaver os arquivos???

  4. Assistindo ao programa “The Noite” ouvi dizer q sera lançado em breve uma versão aínda mais forte do Quantum. Ela seria pra quando? Vale esperar mais um pouco pra investir nesse novo produto?

    1. Edivan, um cartão que não é formatado como interno fica no modo “armazenamento portátil”. Você ainda pode armazenar fotos, vídeos, músicas e documentos nele, e ele continua legível em outros smartphones e PCs, mas não pode ser usado para armazenar apps.

  5. Bom dia
    No Android 5.1 , pode mover alguns aplicativo para o cartão e ou colocar o cartão como armazenamento padrão. No Android 6 se caso deixar o cartão como armazenamento portátil, poderá fazer o mesmo citado acima?

    1. Evanilson, como explicamos no artigo, no modo Armazenamento Portátil não é possível mover apps para o cartão de memória. A opção sequer aparece. Isso só é posível com um cartão formatado no modo Memória Interna.

      1. Rafael, e quando essa opção de formatar como memória interna não aparece?
        Eu tenho um j2 prime.. comprei um cartão de memória de 16 gb e classe d
        10 da scan disk mas mesmo assim essa opção de formatar como interno não aparece. Socorro!

        1. Silvia, você não é a primeira pessoa que ouço reclamando do J2 Prime. Os fabricantes podem desabilitar o uso do cartão como memória interna, e me parece que a Samsung fez exatamente isso. Nesse caso, não há o que fazer.

  6. Mesmo colocando o cartão como memória interna do aparelho e conseguindo colocar app nele, eu vou poder ver as coisas dele PC através do cabo USB conectado no celular e no PC?

  7. Fiz o procedimento com um cartão Sandisk Ultra de 16GB no meu Quantum GO 4G de 16 GB. Agora é como se eu tivesse adquirido a versão com 32 GB, Ficou muito bom!

  8. olá possuo um ASUS Zenfone 2 Laser ZE601KL e tenho um cartão Sandisk 32GB classe 10 acabei de atualizar para o Android 6.0.1 e esta opção “Formatar como Interno” não aparece no meu aparelho possui apenas as opções “Ejetar” e “Formatar” por que será?

  9. Deixando o cartão como memória interna, sendo ele classe 10 de marca muita boa, irei perder desempenho em algo ?
    Alguma “vantagem”, em deixa-lo como memória interna ?

    1. Marcelo, depende do cartão. A Classe define uma velocidade mínima, mas fabricantes podem exceder isso. No geral, um Classe 10 não deve causar perda de desempenho. A vantagem é expandir a capacidade de armazenamento do aparelho: com um cartão no modo “portátil” você não pode instalar apps nele, por exemplo.

  10. Ola estou com um problema no meu Zenfone 2 laser,pois na versão 6.0.1 não tem a opção de Formatar como interno. Tem algo que possa fazer já q a opção não aparece .

  11. gostaria de tirar uma duvida , pois tenho um LG K10 e um cartão de memoria de classe 4 de 8 GB e quando aperto nos tres pontos … nao aparece a opção de formatar como interna iso e por causa do cartão classe 4 …………. comprar um cartão classe 10 essa opção vai aparecer ?

    1. Gustavo, não posso responder pois não conheço o aparelho da LG. E empresa modifica bastante o sistema operacional de seus aparelhos, e por isso alguns recursos podem não estar disponíveis ou estar em um lugar diferente.

  12. Tenho um LGK10 e já vi milhões de tutoriais e não consigo mudar isso.

    Não há para mim esta opção quando abro as configurações do cartão de memória.. Pode me ajudar?

  13. Bom dia! Comprei um cartão extreme 64gb e formatei no meu Moto G4 como memória interna para fazer vídeos longos. Até ai tudo certo. O que não sabia é que não poderia remover o cartão. E fiz essa burrada. Removi o cartão que agora não lê nem no celular nem no pc. Gostaria de formatar ele para reverter a situação. Conseguem me dar uma luz?

    Grato,

    Antonio Denardin

  14. Olá! Tenho um LG K10 Android 6.0, mas essa opção de utilizar o cartão SD como armazenamento interno não aparece pra mim. Em configurações, aparece apenas a opção FORMATAR e isso faz com que o cartão SD seja formatado como armazenamento portátil.
    Meu cartão SD é de 32GB classe 10. Comprei especialmente para fazer esse processo, já que a memória interna de 16GB está quase cheia por causa dos aplicativos.

    Sabe como me ajudar nesta questão?

    Obrigado.

  15. Tenho um SanDisk num moto G 3 quero formatar meu CELULAR e gostaria de saber se eu fizer isso, com o cartãoSD fora do aparelho, depois de Formatar o Celular, o cartão vai ser formatado o cartão SD ao ser inserido. né??????

  16. Olá! Tenho um Galaxy On 7 de 8Gb de memória interna. Ele esta acusando memória interna cheia.Comprei um cartão Micro SD de 32Gb. Ele mostra que a versão do Android é 6.0.1, mas quando eu acesso (Configurações > Armazenamento) Ele mostra o cartão de memória como dispositivo portátil. Ao clicar nele para formatar a única opção que aparece é formatar ou desmontar (não aparece a opção formatar como memória interna). E no menu “Armazenamento” não aparece como indicado na sua tela “Armazenamento e USB”. Aparece apenas Armazenamento. Como proceder?

  17. Tenho um moto g3, porém quando tento colocar meu cartão SD SanDisck 32GB ou 16GB, ao formatar esta dando erro e não me permite usar-lo como memoria interna, somente como memoria externa (cartão removível). A aparece como cartão corrompido, solicitando uma nova formatação.
    Meu aparelho possui 8GB memoria interna.

    Obrigado.

  18. Bem, meu aparelho é um Samsung Galaxy J2 Prime TV e… SIM, ele tem este recurso descrito por você no post. Porém, comprei um cartão SD (32gb Sandisk Class10 Para Raspberry Pi ORIGINAL). Inseri o cartão no meu aparelho e ele fez exatamente o que você explicou. ele me ofereceu 03 (três) opções: FORMATAR; FORMATAR COMO INTERNO e MONTAR. Eu escolhi a opção FORMATAR e ele formatou o cartão como portátil. O problema que estou tentando resolver está aí… ele não oferece mais a opção de FORMATAR COMO INTERNO. agora só aparecem duas opções: DESMONTAR e FORMATAR (formata como portátil de novo)… Alguém aí sabe como reverter o processo de “formatar como portátil” para que a opção “formatar como interno” apareça de novo ???…. Já procurei em vários sites e blogs, mas ninguém sabe como fazer. Todos só mostram como reverter de “formatação interna para portátil”… mas o que eu quero é o contrário, “formatação portátil para interna”… Alguém sabe fazer ???

  19. olá,,,, minha preocupação é quando eu trocar de celular, o novo vai reconhecer o meu cartão? não vou perder tudo que está no cartão?o próximo celular for o mesmo android vai funcionar perfeitamente, pois ele pede para formatar como interno, ao formatar ele perde tudo ou recupera tudo do cartão para o novo celular,,, fiquei preocupada com isto… aguardo grande abraço

  20. Recurso praticamente inútil:
    Instalei micro SD de 64 GB (alta performance) e a composição da memória ficou assim:
    Armazenamento do dispositivo
    15,52 GB
    Usados de 66,53 GB
    Sistema operacional Android
    2,49 GB
    Interno
    5,2 GB usados de um total de 5,51GB
    Cartão SD
    8,01 GB usados de um total de 58,53 GB

    A maioria dos programas pré instalados na memória interna (por opção dos desenvolvedores) não aceitam migrar para o SD. Pelo mesmo motivo, quase todos os novos aplicativos só se instalam na memória interna.
    Na prática nada mudou.

    1. Ivair, você transformou o cartão em “Memória interna” como indicado no artigo? Assim fica mais fácil usá-lo como real expansão de memória. Mas realmente, um desenvolvedor pode optar por ignorar o cartão, nesse caso não há o que possamos fazer.

  21. Bom dia

    Comprei recentemente um Muv UP, e o Google Play Música, não está reconhecendo as músicas armazenadas no meu cartão de memória, somente as que estão na memória do aparelho, pq será ?

    Obrigado

  22. Olá, tenho um J3 que não consigo fazer nada, de tão pouco espaço, mas o android é o 5.1.1, eu consigo fazer um sd card como memória interna pra ele será? por favor, ajuda 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.